Editora: Biruta
ISBN: 978588159914
Ano: 2008
Páginas: 110
Nota: (4/5)
Quem dá o alerta é Miguel, um garoto de 11, 12 ou 13 anos, que nem sabe direito a sua idade, não sabe também se seus pais e a sua irmã estão vivos ou mortos, nem como perdeu a sua casa depois de uma enorme explosão que é só o começo de uma possível catástrofe geral. Ele está aflito, desconfia de tudo, tem que entender o que aconteceu e agir rápido para impedir que o mundo chegue ao fim.
Inesperadamente, Miguel vê sua vida se transformar em um verdadeiro desastre. Uma enorme explosão deu início à uma guerra sem precedentes. Sua casa foi explodida e ao que tudo indica, ele foi o único que sobreviveu, já que não sabe o paradeiro dos seus pais e nem da sua irmã. Ele apenas lembra seu nome, pois até sua idade já esqueceu, deixando-o ainda mais confuso, assustado com todos os acontecimentos e sem saber o real motivo de tudo o que está acontecendo.
Em um determinado dia, ao fugir de soldados e se esconder em um prédio abandonado, ele conhece Ferreira Bueno ― um velho solitário assim como ele. Relutantemente, Miguel acaba confiando no velho que aparentemente não parece ser uma boa pessoa e juntos buscam alguma solução para o grande desastre que só piora a cada dia.
"E você aí, todo confortável nesse sofá, nessa cama, ou seja lá onde você resolveu se acomodar. Por que não foi lá para fora, encontrar os amigos, quando teve a oportunidade? Por que preferiu ficar aí com esse livro nas mãos? Você é mesmo um felizardo por não saber o que é uma guerra. Por nunca ter passado pelo que estou passando. Fome, frio, medo."
Pág.: 39
Com uma narrativa leve, objetiva e até
rápida, eu pude viver juntamente com o Miguel o caos em que tudo se transformou
e ainda assim, entender suas atitudes e pensamentos por viver tudo sozinho e
sem poder contar com a ajuda de ninguém. Ele é um protagonista corajoso e
inteligente, que me cativou quase que de imediato.
O enredo é simples e vai sendo
construído de forma sutil, sem grandes surpresas. Porém, é interessante
acompanhar o rumo que a vida do Miguel toma e quais são as possíveis
consequências de suas escolhas. O ritmo de leitura é rápido e em poucos minutos
é possível concluir a leitura, para que a adorável surpresa seja revelada.
Concluindo, é um bom livro. Cumpre com o esperado e apresenta uma história que poderá agradar qualquer leitor. Proporcionou-me uma boa leitura, além de ser ideal para jovens que estão iniciando agora nesse vasto e maravilhoso mundo literário. Com toda certeza os jovens leitores terão bons momentos de leituras, assim como você, caso tenha ficado interessado.
RECOMENDO!
Realmente parece um bom livro, e para um livro pequeno ele aparenta ter muito conteúdo, e dos bons. Li poucos livros sobre guerra, mas são bem interessantes, pois acabam mostrando a luta do homem para reencontrar a si mesmo e as suas raízes.
ResponderExcluirPercebi que o livro tem um final feliz, e isso me incentivou ainda mais a querer lê-lo, hehehe. ótima resenha!
Abraços!
http://pecasdeoito.blogspot.com.br/
O livro parece ser sim muito bom. Não me interesso muito por livro sobre guerra, etc., mas esse me deixou bastante curioso. Gostei da resenha ;)
ResponderExcluirtheplugados.blogspot.com
Leandro, adorei a indicação! Confesso que não conhecia a trama, mas fiquei extremamente interessada, ainda mais por conta da temática... adoro histórias de drama que envolvam crianças e guerra. Quando bem aplicado, esses elementos são ao enredo uma sensibilidade incrível.
ResponderExcluirÓtima resenha!
Um abraço!
http://universoliterario.blogspot.com.br/
Gostaria desse tipo de leitura, acredito eu! A capa é realmente sem graça, mas se o livro é bom do jeito que você falou, porque não ler. Afinal tem aquele ditado 'não julgue um livro pela capa' .. ou seja la como seja ele rsrsrs
ResponderExcluirDavid - Leitor Compulsivo
Não conhecia o livro, mas mesmo assim não me chamou tanto a atenção. A capa não tem nenhum charme, mas se surgir alguma oportunidade, vou dar uma chance a ele...
ResponderExcluirAbraço
Lucas
ondeviveafantasia.blogspot.com.br
Gostei da resenha Leandro, mas não sei se leria o livro. Tenho o pé atrás com esses temas meio que apocalípticos, sabe? Abraço!
ResponderExcluirwww.newsnessa.com
Gosto muito de livros relacionados a guerra
ResponderExcluirEsse não conhecia
Mas amei a dica
Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com
Oie Lê,
ResponderExcluirseu blog tá lindo!! amei o novo layout!!
Não conhecia o livro, mas adoro essas histórias curtinhas, cuja trama vai crescendo, e nos deixando ansiosos para saber o que irá acontecer com o protagonista.
Bjos
Oi Lê, não conhecia o livro, mas gosto de histórias curtas então talvez me agradasse.
ResponderExcluirBeijo
Não conhecia esse livro, mas sua resenha me convenceu de a história é bem emocionante e apesar de pequeno é uma leitura agradável. Fiquei curiosa para saber o desfecho da história e se Miguel se lembra sua idade.
ResponderExcluirBeijos, Raquel.
Viajando com Livros.
Olá Leandro.
ResponderExcluirSua resenha foi rápida,mas o pouco já chamou bastante atenção ^^
Não conhecia o livro e a capa não chamou atenção...mas sua resenha me deixou curiosa.
Pela resenha,acho que é uma ótima indicação.
Vou ver se indico ao meu irmãozinho também rsrs(sério esta difícil convencer a ler outros livros que não seja quadrinhos,principalmente tirá-lo do computador).
Abraços!
Tamires C.
http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/
Ainda não conhecia esse livro. É muito bom quando um livro faz isso com a gente, nos transforma em personagens e é como se estivesse acontecendo com a gente. Mesmo assim não me interessei muito por ele. Pelo menos não no momento.
ResponderExcluirhttp://blogprefacio.blogspot.com.br/
Não conhecia esse livro mas me chamou muita atenção. Gosto de livros nessa temática, e mesmo com 110 páginas, parece ser bem complexo. Gostei da resenha e da dica, anotei aqui!
ResponderExcluirBeijos,
biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br
Adorooo livros surpreeendentes hahaha!
ResponderExcluirCom ceerteza irei ler \O'
Beijiinhos
Paula,
http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/
Oi Lê! Sempre encontro livros ótimos nesta editora, com história singelas e sensíveis, sempre nos agradam. Gostei muito da proposta deste aqui e sua resenha me deu uma excelente visão do que vou encontrar.
ResponderExcluirBjos!!
Cida
Moonlight Books
Oii ^^
ResponderExcluirPutz, não sou fã de livros de guerra :( Mas a minha mãe gosta bastante. Vou recomendar a ela. :D
Beijos
http://penny-lane-blog.blogspot.com.br/
Oie Lê =D
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas adoro história que me surpreende e sensiveis.
Olhando a capa eu não daria nada por esse livro, mas pela sua resenha acho que ele é um livro que vale apena.
Beijos e um ótima semana;***
Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
@mydearlibrary
Eu quero coisas que me surpreendam, não livros que cumprem com o esperado, entende? Então vou pular esta dica! :)
ResponderExcluirBeijo,
Vinícius - Livros e Rabiscos
Adorei o layout! *o*
ExcluirOi Leandro,
ResponderExcluirEsses livros da editora biruta são ótimos para algumas pausas em leituras mais pesadas se é que você me entende.
Esse livro me chamou atenção vou coloca-lo na minha listinha de leituras futuras adorei a resenhas, parabéns.
Beijos
Mari - Stories And Advice
Bom dia Leandro,
ResponderExcluirMais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, a capa não me chamou atenção, mas pela sua resenha parece interessante...boa dica...abraços.
devoradordeletras.blogspot.com.br
Sinceramente não gostei da capa do livro, mas isso é o de menos. A história parece ser maravilhosa. Adoro protagonistas inteligentes e corajosos! Cansada de bobinhos e bobinhas em livros...
ResponderExcluirBeijos!
Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.
Concordo com o comentário da Paloma! Campanha por protagonistas menos abobalhados! Ahahahaha!
ResponderExcluirAdoro histórias com finais que me surpreendem! ;)
Beijos, Entre Aspas
Oi, Leandro! (você sempre me cumprimenta assim lá pelo Blog, resolvi fazer o mesmo xD)
ResponderExcluirNhá, a resenha me deixou bastante interessado no livro, moço. Gosto de narrativas que fluem com simplicidade e sutileza - e que, ainda, acabam nos surpreendendo por serem surpreendentes (já que sempre temos aquele arquétipo de que livros calmos e sucintos vão ter finais igualmente calmos e sucintos).
Gostei da história cativante, até mesmo emocionante, da jornada do garoto. É bem original a ideia, e, se você gostou, deve realmente ser interessante e valer a pena ser lido.
Aliás, Leandro, tenho mais algo a dizer: que linda a estrutura da sua resenha e o jeito que você a escreve. Você é simples, objetivo e conhecedor do que escreve. Isso foi o que mais me cativou no post. De verdade.
Beijos, meu bem! Sucesso!
mon-autre.blogspot.com.br
Oi Leandro, tudo bem?
ResponderExcluirAntes de tudo, o novo lay ficou lindo *-*
Com relação ao livro, fiquei encantada pela simplicidade que você expôs na resenha. Concordo que há livros que não precisam de algo mirabolante para serem especiais. Dica anotada.
Abraços,
Amanda Almeida
Você é o que lê
Gosto também de livros que conquistam pela simplicidades (ou também pelos que intrigam pela linguagem rica e massante) rs Esse parece realmente muito bom! A sinopse é bem legal, fiquei curiosa
ResponderExcluirAdolecentro
Nao conhecia esse livro, adorei sua resenha. Dica anotada!L!!
ResponderExcluirLe, sinceramente nao esperava tudo isso desse livro nao. Acho que esta pode ser a minha próxima leitura da Biruta haha
ResponderExcluirMas primeiro tenho que ler A ultima carta que chegou ontem aqui :D
Beijos
http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/
Não conhecia esse livro, achei a história bem emocionante. Vou anotar aqui o nome, fiquei interessada em ler.
ResponderExcluirhttp://www.lostgirlygirl.com
bjos