Intenso. Esta é a palavra ideal para descrever este livro. É um livro que pode fascinar qualquer leitor e ao mesmo tempo, emocioná-lo. Ele pode passar despercebido, apenas como um livro qualquer, para alguns leitores. Mas também pode marcar várias pessoas interiormente de uma forma impressionante. Eu particularmente amei a estória. Espero que cada pessoa, ao término da leitura desta resenha, possa ficar interessada no livro e ao lê-lo, possa viver em um mundo, onde dependendo das suas atitudes, poderão transformá-lo em brilhante.
Quando o professor Ben Bailey sai de casa para pegar o jornal e apreciar a primeira neve do ano, ele encontra um jovem caído e testemunha os últimos instantes de sua vida. Ao conhecer a irmã do rapaz, Ben se convence de que ele foi vítima de um crime de ódio e se propõe a ajudá-la a provar que se tratou de um assassinato. Sem perceber, Ben inicia uma jornada que o leva a descobrir quem realmente é, e o que deseja da vida. Seu futuro, cuidadosamente traçado, torna-se incerto, pois ele passa a questionar tudo à sua volta, desde o emprego como professor de História, até o relacionamento com sua noiva. Quando a conheceu, Ben tinha ficado impressionado com seu otimismo e sua autoconfiança. Com o tempo, porém, ela apenas reforçava nele a sensação de solidão que o fazia relembrar sua infância problemática. Essa procura pelas respostas o deixará dividido entre a responsabilidade e a felicidade, entre seu futuro há muito planejado e as escolhas que podem libertá-lo da delicada teia de mentiras que ele construiu. Esta, enfim, é uma história fascinante sobre o que devemos às pessoas, o que devemos a nós mesmos e o preço das decisões que tomamos.
Ben, ao sair para pegar o jornal, em uma manhã com muita neve, encontra um corpo caído de um jovem e presencia os últimos minutos de sua vida. O rapaz é socorrido, mas não consegue sobreviver. Ele não sabe como aquilo foi acontecer justo em frente à sua casa e vai em busca de respostas. O rapaz chamava-se Ricky Begay e tinha uma irmã, que se chamava Shandi. Ao conhecê-la, Ben começa sentir uma atração por ela. E esta atração resulta, em um triângulo amoroso e em problemas. Problemas estes, que podem ser vistos diariamente, na sociedade em que vivemos.
Sara, a mulher de Ben, consegue muitas vezes ser irritante. Ela é aquele tipo de mulher, que por muito tempo foi mimada pelos pais e acabou se tornando uma pessoa egoísta. O Ben já não vivia tão bem ao lado dela. Pelo fato, de nunca estar satisfeito com sua vida, após perder sua irmã e ver sua família se desestruturar. Depois deste acontecimento, foi como se sua vida perdesse certo sentido. Ele é professor de História, durante o dia e barman durante a noite.
Ao saber que sua mulher estava grávida, a decisão que iria tomar, que era a de se separar dela, é completamente descartada. Mesmo não satisfeito, não poderia deixá-la naquele momento. E em meio à descobertas, reviravoltas e problemas, a trama se desenvolve e eu me vi completamente preso à ela.
O enredo é brilhante, com personagens bem construídos e narrado na terceira pessoa do passado. A autora consegue narrar, com detalhes na medida certa, sem exagerar, consequentemente não tornando uma leitura lenta. E acrescento que este não é um livro de romance, em que você irá amar sonhar etc. Não. É um drama, sobre um triângulo amoroso, onde os personagens passam por problemas a todo instante.
Contudo, o livro é muito bom. Só não gostei do final. Em minha opinião, foi como se o Ben, em meio a tantos erros e problemas, provocados muitas vezes por suas atitudes, não tivessem sido resolvidos e ele decidiu deixá-los de lado e continuar sua vida, com Sara e de certa forma, contra a sua vontade. O caso da morte do Ricky é investigado e as pessoas responsáveis pela morte do rapaz, são presas. E só são presas, pela grande contribuição de Ben, para descobrir quem havia provocado aquela morte.
O foco principal do livro é mostrar, em minha opinião, que qualquer atitude que você tomar, virá consequências depois. Você será o responsável por todas elas. E se serão boas ou ruins, depende de quais foram as suas atitudes.
Recomendo!
Parabéns pela resenha Leandro! Estou ansiosa para ler Um Mundo Brilhante! Abraços!
ResponderExcluirAinda não entrei no clima para ler Um Mundo Brilhante! =D
ResponderExcluirOi Leandro, poxa estou bastante curiosa para ler Um Mundo Brilhante e sua resenha me deixou ainda mais ansiosa!
ResponderExcluirEspero conhecer esse drama, em breve!
até mais!
Prólogo da Leitura
Oi Lê.
ResponderExcluirEu senti a mesma coisa que você lendo o livro.
Achei que Ben iria tomar atitudes que iriam mudar o rumo da história, e aquele final meio que acabou com tudo, me decepcionou.
Enfim, não deixa de ser um livro ótimo, embora o desfecho não seja o que eu tenha esperado.
Amei a resenha
bjos
Já li o livro e achei a mesma coisa que você. Mas o final, não sei, não foi dos melhores, mas eu estava torcendo pra isso, porque acho que é o mais racional e mais próximo da "realidade" que pode chegar, sei lá.
ResponderExcluirAh, uma dica: pra quem não leu, a sua resenha tem spoilers sobre o final, sobre quem fica com quem e sobre os caras que são presos ;)
Beijos!
Tenho visto ótimas resenhas a respeito desse livro. Ao que parece ele cai mais pro lado do drama que do romance e esse não é meu gênero favorito. Talvez eu venha ler no futuro.
ResponderExcluirBjinho,
Pri.
Finalmente alguém que gostou do livro, como eu! Só li resenhas negativas! E sobre o final, achei que foi o contrário: foi a única escolha que ele fez, não por ele, mas por Sara - porque, como ele mesmo disse, ele fora a única decepção na vida dela, e essa foi a forma que ele encontrou de fazer alguma coisa com sua vida, dar um sentido a ela e PARAR DE FAZER BURRADA! HAHAHAHA!Muito boa a narrativa da autora, né?
ResponderExcluirBeijo!
Amei o sua resenha... não tinha visto nenhuma resenha desse livro tão profunda cm a sua... ainda mais cm uma moral da estória dessas fiquei mais interessada para ler mesmo que não faça meu estilo de livro:)
ResponderExcluirOBG pela visita e seu comentário lá no blog...
tem resenha nova lá se quiser ir e deeixar seu comentário...
http://falleninme.blogspot.com/
bj Rê
Adorei a sua resenha... mesmo não fazendo meu estilo de livro amei a moral que ele passa:)
ResponderExcluirogb pela visita lá no blog e seu comentario...
tem resenha nova lá!
http://falleninme.blogspot.com/
bjão Rê