Ao começar a ler este livro, eu não quis criar nenhuma expectativa. Eu havia visto no skoob, várias opiniões positivas, mas ultimamente, os livros mais elogiados no skoob, ao lê-los, me decepciono. Então, optei por não esperar muito dele. E o bom de ter feito assim, foi que não me decepcionei e foi um bom passatempo.
Priscila tem dezesseis anos e é uma garota normal, mais normal do que gostaria. Mora com a mãe, que viajou a trabalho por vinte dias, deixando a casa pela primeira vez só para ela. É nesse curto espaço de tempo que sua vida passa por grandes mudanças, da perda da virgindade até começar a gostar de alguém que, pela primeira vez, também vai gostar dela. Escrito a partir do roteiro do filme de mesmo nome que estreou em janeiro de 2011, Desenrola é uma divertida e emocionante comédia romântica adolescente, contada por essa menina que morre de medo do mar mas não pensa duas vezes antes de mergulhar nas aventuras mais doidas. É no meio de uma confusão de hormônios, sentimentos e expectativas que tudo rola.... E se desenrola!
Priscila é uma típica adolescente, que mora com a mãe, que é divorciada do seu pai. Ela é louca pelo Rafa, irmão de Tize, a garota mais popular da escola onde estuda. Priscila também é grande amiga de Caco. Sabe aquele tipo de amizade em que ambos se entendem super bem e estão sempre um ajudando o outro? Bem, é exatamente assim, que é
entre os dois. A estória realmente tem início, quando ela realmente consegue sair com o Rafa e quando eles estão prestes à transar, ela fala para ele que é virgem. No mesmo instante, ele a deixa, vai embora e não a convida mais para sair.
Aos poucos, a estória vai se desenrolando de uma maneira leve e quando você menos espera, já tem concluído a leitura. São abordados vários assuntos, de certa forma "batidos", como sexo na adolescência, gravidez etc. Mas a maneira como são tratados na estória, é bem diferente das que vemos atualmente ou da que já vimos. Os personagens realmente conseguem transmitir uma sensação de realidade, de que realmente existem casos iguais, acontecendo diariamente e que muitas vezes, não paramos para observar, por vários motivos.
O que eu não curti muito foi a linguagem, usada na estória. Eu sei que é um livro escrito para adolescentes, mas não é necessário usar excessivamente a linguagem falada por eles. A estória é narrada em primeira pessoa, por personagens diferentes, em cada capítulo. Mas é a Priscila, que narra a maioria dos capítulos.
Contudo, o livro é bom. Como eu disse anteriormente, não espere um livro espetacular, pois talvez não supere suas expectativas. Leia sem pretensões. Apenas como um passatempo. E creio que irá aproveitar mais toda a estória.
Recomendo!
Nossa! Juro que não sabia que era um livro!
ResponderExcluirEu já assisti ao filme e até gostei, mas não sei se a história no livro seria mto boa...
E eu adoro os livros com linguagem mais adolescente e acho bem apropriado para a história - diferente de vc, né? HAHAHAHA
Um beijo!
Leo!
ResponderExcluirNão tive oportunidade de ler esse livro ainda, nem ver o filme, mas dizem que agrada. Valeu a resenha.
Agradeço a visita e o comentário no blog, volte sempre.
Cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/
Ainda não conheço o livro, mas é bom ver que é uma leitura interessante, pelo menos para passatempo. Assisti ao filme com essa mesma visão que você citou. Achei bem "Malhação" - principalmente pelos atores - mas a história em si é bacana. Só não sei se leria o livro. Pelo menos não agora.
ResponderExcluirParabéns pela resenha.
Abraços
Ricardo - www.overshock.blogspot.com
Li esse livro em apenas algumas horas, e foi exatamente o que você descreveu: passatempo. Gostei dele, num geral, mas a linguagem era, às vezes, muito forçada, sim. Mas guardo bons momentos da leitura (:
ResponderExcluirBeijos.
Não assisti ao filme =/ e também não sabia que tinha virado livro.
ResponderExcluirEu curto esse tipo de história meio besteirol para adolescente... rs. Já está na minha listinha de desejados =D
Bjinho,
Pri.
Adoro livros com conteúdo teen, eu não conhecia este ainda.
ResponderExcluirJuro que quando vi a capa me veio na mente a Regina Casé (nem se se é assim que escreve) rs
Bjos
Eu até acho divertidinho livros com esta temática, mas não sei se este eu compraria para ler. Caso ganhasse, eu leria numa boa. Ótima resenha e super sincera.
ResponderExcluirUm beijão,
Pronome Interrogativo.
http://www.pronomeinterrogativo.com
Que show seu blog. Bom...nunca li esse livro..dele só ouvi flar mesmo do filme!^^
ResponderExcluirBeijos!
http://palomaviricio.blogspot.com