Há um bom tempo eu queria ler esse livro. Gosto de livros que abordam assuntos polêmicos e que possuem histórias densas. Em "Identidade Roubada", eu encontrei exatamente isso, porém a autora acrescentou uma dose considerável de drama. Essa inserção de drama na história poderia ter melhorado mais a história, mas não foi o que aconteceu.
Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580410129
Ano: 2011
Páginas: 256
Nota: (4/5)
Era para ser um dia como outro qualquer na vida de Annie O’Sullivan. A corretora de imóveis levanta da cama com três objetivos: vender uma casa, fazer as pazes com a mãe e não se atrasar para o jantar com o namorado. Naquele domingo, aparecem poucas pessoas interessadas em visitar o imóvel. Quando Annie está prestes a ir embora, uma van estaciona diante da casa e um homem sorridente vem em sua direção. A corretora tem certeza de que será seu dia de sorte. Mas o inferno está apenas começando. Sequestrada por um psicopata, Annie fica presa durante um ano inteiro em um chalé nas montanhas, onde vive um pesadelo que deixará marcas profundas.
O livro é narrado por Annie. Ela é uma corretora de imóveis e possui uma vida normal. Até que, inesperadamente é surpreendida por um homem que a sequestra e transforma sua vida em um pesadelo. Esse tal homem é um maníaco, que pratica atos absurdos e grotescos com Annie. É de surpreender qualquer leitor.
Porém, muitas coisas acontecem na vida de Annie. A história é recheada de reviravoltas e o leitor nunca está preparado para o que estar por vir. Uma história repleta de mistérios, dramas e acima de tudo, uma história sobre libertar-se do passado e encontrar a si mesmo, para que possa seguir em frente e ser feliz.
"Existe por aí um monte de livro dizendo que a gente cria o próprio destino, e que aquilo em que acreditamos irá se realizar. Nós devemos sair por aí só com pensamentos positivos na cabeça, e atenção tudo será sombra e água fresca. Não... Desculpe... Não é nada disso. A gente pode estar se sentindo mais feliz do que nunca e mesmo assim pode acontecer uma grande merda.
Mas a merda não apenas acontece. Ela derruba e esmagar você no chão, porque somos idiotas o bastante para acreditar em sombra e água fresca."
Página.: 78
Esse livro tem uma característica muito interessante que é a maneira como ele é narrado. São sessões de terapias, em que Annie conversa e desabafa com sua psicóloga. Eu achei bastante interessante porque, em alguns momentos, tudo se torna tão palpável, que chega a ser incrível.
Os momentos em que ela vive os piores dias de sua vida — que são no cativeiro — foram os que mais me surpreenderam. O maníaco é completamente perturbado, porém em alguns momentos, eu pude entender porque ele agia de tal forma. Claro que ninguém merecia ser tratada da forma que Annie foi. Isso é óbvio. Mas eu pude entender o porquê que ele agia de determinada maneira, em alguns momentos.
É impossível não sofrer com a protagonista durante muitos momentos. Há um momento — que eu não mencionarei — que eu cheguei a chorar, porque o sofrimento presente ali era atormentador. É importante frisar que essa história não é leve. É uma história densa e até mesmo perturbadora, que poderá fragilizar alguns leitores.
O que me incomodou foi a maneira que a autora abordou o drama na história. Ela o abordou de forma demasiada, o que não era tão necessário, até porque a história em si já possui um lado dramático. Principalmente no final eu me senti incomodado com isso. Acredito que teria sido melhor se ela tivesse amenizado. Teria sido mais satisfatório.
Contudo, é um bom livro. Conseguiu atender às minhas expectativas e eu me envolvi com a história. Envolver-se é bastante importante, principalmente em histórias que abordam assuntos polêmicos e até perturbadores. Acredito que muitas pessoas que não leram esse livro irão gostar, porque ele possui uma história interessante e que merece ser lida. Portanto, se você tem curiosidade, não hesite e leia. Vale à pena.
Recomendo!
Adorei a quote! Me deu vontade de ler o livro *-*
ResponderExcluirEu sou louca por esse livro! E agora ele é meu!!!!
ResponderExcluirSempre fico contente em elr resenhas sobre ele e não nenhuma que não me isntigue a lê-lo.
Que pena que achaste demasiada a abordagem, veremos. Eu não curto cutucar a ferida demais e tirar a casquinha. Então, serei um bom termo pra ver.
liliescreve.blogspot.com
Oi, Leandro.
ResponderExcluirEu também gosto de temas polemicos rs
Eu não conhecia o livro, mas gostei bastante.
Creio que o drama, na medida certa, possa abrilhantar a história, mas se exagerar... rs
Espero conferir em breve.
Adorei sua resenha.
Beijinhos!
http://fulanaleitora.blogspot.com.br
Oi Leandro tudo bem?
ResponderExcluireu tenho curiosidade em ler o esse livro, mas não tenho coragem. Só de ler as resenhas eu fico angustiada. Não tenho muita fibra pra estórias assim.
Abraços,
Amanda Almeida
Gostei da resenha Leandro. Sempre tive muito interesse em ler esse livro, mesmo sabendo que ele se trata de um drama, e bem intenso por sinal. Aparentemente, me lembrou um pouco Roubada, da Lesley Pearse. Abraço!
ResponderExcluirOi Leandro, sempre vejo comentários maravilhosos sobre o livro, mas sei que não deve mesmo ser uma história leve, até por causa do assunto que ela trata ;~
ResponderExcluirBeijos
Ainda não tive oportunidade de ler esse livro
ResponderExcluirMas parece ser muito bom e bem forte e emocionante
Beijos
@pocketlibro
pocketlibro.blogspot.com.br
Já tive a oportunidade de pedir esse livro para a editora, porém não pedi me pareceu um livro de leitura cansativa e não curto isso. Mas sua resenha me instigou a lê-lo.
ResponderExcluirBeijos
Brubs
Leandro, que bom que li sua resenha, pq estava interessado no livro...mas no momento não devo ler..vou aguardar um pouco.
ResponderExcluirBeijinhos
http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/
Oi Leandro, como vais?
ResponderExcluirBom, eu não li este livro AINDA, por que já li uma penca de resenhas positivas. Eu já li um livro narrado por uma menina sequestrada (Menina Morta-Viva, muito bom), mas a diferença é que ela narrava em tempo real e Identidade Roubada é na terapia, certo?
Eu adoro dramas e afins, então acho que vou me identificar. Aliás, mesmo você dizendo que foi MUITO drama, eu ainda acho que vou amar o livro SUAUSHUHASAUS
Beijos e amei a resenha!
www.nathlambert.blogspot.com
Parabéns pela resenha, maravilhosa.
ResponderExcluirAinda não li e fiquei curiosa \o/
Oi Lê! Eu fiquei com o coração apertado só de ler a resenha. Tem livros que conseguem nos deixar muito aflitos. Eu gostaria de ler sim. A resenha está excelente.
ResponderExcluirBjos!!
Cida
Moonlight Books
Oi Leandro, adorei a resenha! Faz algum tempo já que quero ler esse livro, seus comentários com certeza só fizeram aumentar a minha vontade!! Gostei de saber um pouco mais a respeito da estória e pretendo ler em breve!!
ResponderExcluirTe espero lá no Prólogo da Leitura, até mais!!
Desde que conheci o livro tenho vontade de ler, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de adquiri-lo. Também gosto de livros polêmicos e esse caso aparenta ter muito mais do que isso. O que acaba sendo triste é a inserção desse drama, que concordo: muitas vezes se torna desnecessário :/
ResponderExcluirEspero ler o quanto antes!
Abraços, Leandro!
Ricardo - www.blogovershock.com.br
Tenho muita vontade de ler esse livro. Apesar de ser chocante, só ouço falar que é muito bom!
ResponderExcluirA resenha ficou ótima!
Bjokas
Flavia - Livros e Chocolate
Leandro, eu não consegui identificar toda essa carga de dramaticidade quando realizei essa leitura. Como você bem disse, a história em si já é dramática, mas não achei um tanto exagerada a forma como a autora levou a história. Bem, essa é a minha opinião... talvez eu me deixei levar muito pelo sofrimento de Annie. Identidade Roubada se tornou um dos meus favoritos... ele despertou tanto o meu lado emocional que eu até chorei em algumas cenas. Mas vejo que você adorou o enredo... é realmente um livro que merece ser lido. (:
ResponderExcluirUm abraço!
http://universoliterario.blogspot.com.br/
Apesar desses pontos que destacou como ruins, o livro parece ser bom. Acho que leria se ganhasse, mas não compraria. Gostei da sua resenha e a capa é linda demais.
ResponderExcluirBeijos!
Paloma Viricio- Jornalismo na Alma
Olá
ResponderExcluirTenho vontade de ler esse livro...
Porém não sei se um dia farei isso por ter mais de uma pessoa na família que é corretor de imóveis...
Tenho medo de acabar ficando, digamos, noiada... rs
Beijos
cocacolaecupcake.blogspot.com.br
Oi vim aqui dize que sempre estou atualizando o meu blog '
ResponderExcluiringridegrazielly.blogspot.com
visite tambbén
grazielycristina.blogspot.com.br
><
Oie Léo
ResponderExcluireu namoro este livro faz um tempo, mas quando solicitei para a editora não tinha :( então fiquei chupando dedo lendo tantas resenhas positivas a respeito dele.
Pena que a autora exagerou no drama, mas como eu sou uma drama queen, certamente isso não seria problema rs
bjos
Oi, tudo bom?
ResponderExcluirFiquei com muita vontade de ler esse livro .
Maravilhoda resenha !
Território das garotas
@territoriodg
Bjss *-*
Passa lá no blog?
http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/
Boa noite Leandro,
ResponderExcluirJá li boas criticas desse livro e achei bem interessante...parabéns pela sua resenha...abçs.
http://devoradordeletras.blogspot.com.br/
Oi, Leandro!
ResponderExcluirEu gosto muito desse livro, tá na minha lista de favoritos.
Uma história densa e emocionante. Gosto da narrativa também, que aproxima mais o leitora da história.
Beijo,
Bianca - www.epilogosefinais.com
Oi Leandro ;)
ResponderExcluirAdorei a resenha!
Eu gosto muito de livros assim dramáticos e me pareceu um pouco pesado também neh? Daquele tipo que você termina mas a história fica na cabeça!
Uma pena a autora ter usado muito drama neh? Mas mesmo assim fiquei bastante curiosa! Assim que tiver oportunidade vou solicitar com a editora!
Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
Desde já obrigada!
Fallen In Me
- PatyScarcella
Hey
ResponderExcluirEu adorei esse livro, é bem forte e se tornou um dos meus favoritos, pela leitura forte.
E óbvio fiquei chocada pelo motivo de tudo ter acontecido com a Annie
Abs
Bom domingo
Nana - Obsession Valley
Oie Le!
ResponderExcluirSinceramente não tenho muita curiosidade de ler esse livro. Acho um tanto dramatico demais para mim rs...
Ótima resenha!
bjus e uma ótima semana para vocês!
;***
anereis.
mydearlibrary | bookreviews • music • culture
@mydearlibrary
Olá Leandro,
ResponderExcluirTem um tempão que sumi, não é?
Desculpe por isso (correria...)
Já disse que adoro suas resenhas? Você escreve muito bem. Parabéns!
Já li esse livro e amei. Acho que me prendi tanto na história, que não consegui prestar atenção em nenhum defeito! Hehehe''
Beijos.
Annie Stephanie - http://muchdreamer.blogspot.com.br/