quinta-feira, 8 de março de 2012

Desenrola - Juliana Lins, Rosane Svartman [RESENHA]

Ao começar a ler este livro, eu não quis criar nenhuma expectativa. Eu havia visto no skoob, várias opiniões positivas, mas ultimamente, os livros mais elogiados no skoob, ao lê-los, me decepciono. Então, optei por não esperar muito dele. E o bom de ter feito assim, foi que não me decepcionei e foi um bom passatempo.


Priscila tem dezesseis anos e é uma garota normal, mais normal do que gostaria. Mora com a mãe, que viajou a trabalho por vinte dias, deixando a casa pela primeira vez só para ela. É nesse curto espaço de tempo que sua vida passa por grandes mudanças, da perda da virgindade até começar a gostar de alguém que, pela primeira vez, também vai gostar dela. Escrito a partir do roteiro do filme de mesmo nome que estreou em janeiro de 2011, Desenrola é uma divertida e emocionante comédia romântica adolescente, contada por essa menina que morre de medo do mar mas não pensa duas vezes antes de mergulhar nas aventuras mais doidas. É no meio de uma confusão de hormônios, sentimentos e expectativas que tudo rola.... E se desenrola! 


Priscila é uma típica adolescente, que mora com a mãe, que é divorciada do seu pai. Ela é louca pelo Rafa, irmão de Tize, a garota mais popular da escola onde estuda. Priscila também é grande amiga de Caco. Sabe aquele tipo de amizade em que ambos se entendem super bem e estão sempre um ajudando o outro? Bem, é exatamente assim, que é 
 entre os dois. A estória realmente tem início, quando ela realmente consegue sair com o Rafa e quando eles estão prestes à transar, ela fala para ele que é virgem. No mesmo instante, ele a deixa, vai embora e não a convida mais para sair.


Aos poucos, a estória vai se desenrolando de uma maneira leve e quando você menos espera, já tem concluído a leitura. São abordados vários assuntos, de certa forma "batidos",  como sexo na adolescência, gravidez etc. Mas a maneira como são tratados na estória, é bem diferente das que vemos atualmente ou da que já vimos. Os personagens realmente conseguem transmitir uma sensação de realidade, de que realmente existem casos iguais, acontecendo diariamente e que muitas vezes, não paramos para observar, por vários motivos.


O que eu não curti muito foi a linguagem, usada na estória. Eu sei que é um livro escrito para adolescentes, mas não é necessário usar excessivamente a linguagem falada por eles. A estória é narrada em primeira pessoa, por personagens diferentes, em cada capítulo. Mas é a Priscila, que narra a maioria dos capítulos.


Contudo, o livro é bom. Como eu disse anteriormente, não espere um livro espetacular, pois talvez não supere suas expectativas. Leia sem pretensões. Apenas como um passatempo. E creio que irá aproveitar mais toda a estória. 


Recomendo!

8 comentários:

  1. Nossa! Juro que não sabia que era um livro!

    Eu já assisti ao filme e até gostei, mas não sei se a história no livro seria mto boa...

    E eu adoro os livros com linguagem mais adolescente e acho bem apropriado para a história - diferente de vc, né? HAHAHAHA

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Leo!
    Não tive oportunidade de ler esse livro ainda, nem ver o filme, mas dizem que agrada. Valeu a resenha.

    Agradeço a visita e o comentário no blog, volte sempre.

    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conheço o livro, mas é bom ver que é uma leitura interessante, pelo menos para passatempo. Assisti ao filme com essa mesma visão que você citou. Achei bem "Malhação" - principalmente pelos atores - mas a história em si é bacana. Só não sei se leria o livro. Pelo menos não agora.

    Parabéns pela resenha.
    Abraços
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Li esse livro em apenas algumas horas, e foi exatamente o que você descreveu: passatempo. Gostei dele, num geral, mas a linguagem era, às vezes, muito forçada, sim. Mas guardo bons momentos da leitura (:
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Não assisti ao filme =/ e também não sabia que tinha virado livro.
    Eu curto esse tipo de história meio besteirol para adolescente... rs. Já está na minha listinha de desejados =D

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  6. Adoro livros com conteúdo teen, eu não conhecia este ainda.
    Juro que quando vi a capa me veio na mente a Regina Casé (nem se se é assim que escreve) rs
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Eu até acho divertidinho livros com esta temática, mas não sei se este eu compraria para ler. Caso ganhasse, eu leria numa boa. Ótima resenha e super sincera.

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  8. Que show seu blog. Bom...nunca li esse livro..dele só ouvi flar mesmo do filme!^^
    Beijos!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente com moderação!