domingo, 11 de março de 2012

O Diário de Suzana para Nicolas - James Patterson [RESENHA]


É surpreendente como um livro é capaz de emocionar qualquer leitor! E mais surpreendente ainda é imaginar, como um autor que geralmente escreve suspenses policiais, consegue escrever um romance tocante, sensível e maravilhoso. Não foi fácil escrever esta resenha. Mas espero que, quem ainda não leu este livro, depois dessa resenha, tente de alguma forma lê-lo. Pois vale a pena! 

Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou. 

Katie Wilkinson é uma jovem editora de Nova York e que é loucamente apaixonada por Matthew Harrison. Eles começam um relacionamento forte e quando este relacionamento completa um ano, Matt termina de uma forma repentina e justo quando Katie iria contar-lhe uma novidade. Ela está grávida. No outro dia, após o ocorrido, ela encontra um pacote, deixado por Matt, contendo uma pequena encadernação. E com uma caligrafia que ela não reconheceu, estava escrito: O diário de Suzana para Nicolas.

Ao começar a leitura do diário, é quando realmente a estória toma vida. Katie sente como uma conexão com Suzana. É como se ela pudesse entender todos os sentimentos, colocados em palavras, naquele diário. O diário foi escrito para Nicolas, filho de Matt e Suzana. Para quem não sabe, Suzana era uma médica workaholic, de 35 anos, que após sofrer um infarto, decide mudar o rumo da sua vida e se muda para a ilha de Martha's Vineyard. 

Com a mudança de rotina, Suzana acabou dedicando-se a outras atividades de sua vida, como a busca pela felicidade e quem a ajuda à encontrá-la é o pintor e faz de tudo Matthew Harrison. Isso mesmo que você leu. O Matt é o sonho de toda e qualquer mulher. Ele é doce, inteligente, educado, prestativo, sedutor apaixonante etc. Eles se apaixonam perdidamente e vivem momentos lindos. Casam-se e Suzana, um tempo depois, fica grávida e dá a luz a Nicolas. Até então, eles viviam felizes. Mas a vida nem sempre é um conto de fadas. Sempre encontramos problemas. E é o que acontece com eles e a vida de todos muda completamente.

Não falarei mais para não soltar spoilers. Ambas, Katie e Suzana, amando o mesmo homem. Este livro nos mostra como o amor consegue mudar vidas e realizar sonhos. Me emocionei diversas vezes durante a leitura. E aviso logo, se você tem coração mole, como eu, prepare os lencinhos. É uma estória realmente emocionante. E que todos deveriam lê-la. 

Contudo, o livro é excelente. Personagens bem construídos, enredo maravilhoso e com mensagens que realmente me fez refletir bastante. Eu amei e espero que todos que irão ler possam amá-lo também. Com toda certeza superou minhas expectativas. E espero que supere as suas também.



Recomendadíssimo! 






9 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Leandro! Estou ansiosa para ler O Diário de Suzana para Nicolas! E com certeza irei preparar os lencinhos...Hehe. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. oi parabéns pela resenha,devo confessar que amei e fiquei com gostinho de quero mais.Seu blog é muito fofo.
    Faça uma visita ao meu blog tbem
    http://palavrasmagica.blogspot.com/
    te aguardo lá
    bjus

    ResponderExcluir
  3. Olha que show! Bom, eu quero muito ler esse livro há tempos...ms tenho que terminar outras leituras, pelo que vi é realmente bom!^^
    Beijos!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi ..

    Eu tenho esse livro, mas ainda não o li. Mas, confesso, estou com boas expectativas. Parece ser realmente um livro muito bom.

    Ótima resenha!

    João Victor – Amigo do Livro
    • Administrador/Dono
    http://www.amigodolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha. Fiquei bem curiosa em ler esse livro, vai para listinha. Valeu Leandro ^-^ beijoss

    ResponderExcluir
  6. Amei sua resenha! Eu tenho esse livro aqui a um tempo, vou ver se passo ele na frente, na minha lista de leitura! Adoro livros assim, que nos emocionam e tudo mais!

    Parabéns!
    @PollyanaCampos
    entrelivrosepersonagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. amei a resenha Lê
    eu chorei tanto lendo este livro, que pretendo reler em breve.
    Uma leitura emocionate e cativante.
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha! Com certeza lerei o livro. Confesso que não tinha me sentido muito atraída por ele, mas sei o quanto você é criterioso e para o ter achado bom, é porque é bom mesmo!

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  9. Acho que nunca li uma resenha negativa sobre esse livro, e conhecendo a escrita do Patterson, tenho cada vez mais vontade de lê-lo. Não tenho dúvidas de que será uma resenha fantástica. Espero ter a oportunidade em breve.

    Parabéns pela resenha :D

    Abraços
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente com moderação!