terça-feira, 13 de março de 2012

Romeu e Julieta - William Shakespeare [RESENHA]


Sempre quis ler "Romeu e Julieta", pelo simples fato de tantas pessoas o elogiarem e por ser considerado por muitos, como uma grande história de amor. Nunca havia lido nada do William Shakespeare e confesso que amei ter lido "Romeu e Julieta". E amei mais ainda ter conhecido personagens tão cativantes, como os protagonistas.

Em Verona, na Itália, por volta de 1600, a rivalidade entre os Montecchios e os Capuletos acentua-se e os conflitos estendem-se a parentes e criados, apesar do apelo do príncipe pela paz.Num baile de máscaras na casa dos Capuletos, Romeu Montecchio conhece Julieta Capuleto.A paixão é mútua e instantânea.Ao descobrir que pertencem a familias inimigas, os dois se desesperam.Resolvem casar-se secretamente, com a cumplicidade de frei Lourenço.No entanto, o destino desse amor seria trágico.

A obra se passa na antiga Verona de 1.600. Montecchios e Capuletos, a cada dia que se passa, se tornam ainda mais rivais. Romeu pertence aos Montecchios e Julieta, aos Capuletos. Até então, nunca haviam se visto e ele só nutria sentimentos por outra garota. Até que em um baile de máscaras, promovido pelos Capuletos, eles se vêem e se apaixonam perdidamente. Depois, ambos descobrem que pertencem à famílias rivais, mas mesmo assim, não desistem de seus sentimentos.

Mesmo sabendo que uma guerra entre as duas famílias está por vir, eles não hesitam e conseguem se casar, secretamente, com a ajuda do frei Lourenço. Mas por causa de vários desencontros e desentendimentos, provocados pela fortuna, o destino de ambos acaba sendo a morte.

Nunca havia lido uma peça anteriormente. E confesso que Shakespeare me surpreendeu. Durante a leitura, observei que na peça são abordados vários temas. E o mais explícito é o de que a morte é a única solução, em meio a tantos problemas.

No cômputo geral, é um livro muito bom. Não esperava gostar tanto. Mas é sempre bom quando um livro consegue superar mais que as expectativas esperadas. E não foi diferente com "Romeu e Julieta". Leiam, apaixonem-se e acima de tudo, aproveitem esta obra.

Recomendo!





17 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Leandro! Já li Romeu e Julieta e amei! É o meu romance favorito! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Aii que show! Nunca li esse clássico. Bom, li livros baseados nele como: Julieta e Julieta Imortal...por isso não estou totalmente leiga, mas preciso ler a obra em si!^^
    Beijos!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Shakespeare foi O CARA no século 16 e até hoje suas obras são relembradas e re-encenadas!
    Fico feliz em ver que gostou apesar da complexidade dessa peça!
    Um beijo,
    Nica

    ResponderExcluir
  5. Oi Lê
    eu adoro essa peça dele, é umas das minhas preferidas, junto com Hamlet, e não tem como não se emocionar na cena final.
    Gostei da sua resenha
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Tenho muita vontade de ler esse livro, afinal, Romeu e Julieta é a maior história de amor de todos os tempos. Mas sempre acabo deixando pra depois, acho que por já saber como é o final. Mas pretendo lê-lo com certeza!

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  7. Só li Sonho de uma noite de verão dele, ainda quero ler Romeu e Julieta.

    ResponderExcluir
  8. nunca li Romeu e Julieta sim eu sou uma tapada! rsrs mais não falta vontade so falta tempo...rsrs
    obg pela visita lá no blog!
    não é que eu não tenha gostado de como se livrar de um vampiro apaixonado e que não me prendeu completamente acho que a culpa tenha sido da Jessica ela é irritante rsrs=]
    tem post novo lá...
    http://falleninme.blogspot.com
    Bjão Rê

    ResponderExcluir
  9. Antes eu não gostava de ler peças de teatro. A mudança de falas me deixava confusa rsrs. Ainda não tive oportunidade de ler Rome&Julieta, e por incrivel que pareça, não tenho muita vontade não =D


    BiahB - Garota Pai D'égua
    www.garotapaidegua.com

    ResponderExcluir
  10. òtima leitura mesmo, eu nunca li este livro, tenho muita vontade!!
    ótima resenha, parabéns!!
    Essa história é linda!!

    beijos
    http://dailyofbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Romeu e Julieta = classico *-* É um bom livro, apesar de eu não conseguir me apegar muito a ele. Defitivamente não é meu favorito de Shakespeare, mas a história é linda. Acho que todos deveriam ler, principalmente porque existe essa coisa de todos saírem falando dele por aí sem nunca ter colocado as mãos no livro rs.
    Beijos.
    http://amoressobrenaturais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Sou apaixonada por esse livro! Não é a toa que esta é considerada a maior história de amor de todos os tempos *-*
    Adorei sua resenha!

    Beijos
    @PollyanaCamopos
    entrelivrosepersonagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu nunca li Romeu e Julieta, acredita? Tenho muita curiosidade, mas nunca tive oportunidade. :/
    Espero poder ler em breve. *-*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  14. Eu amo Shakespeare! E se você tiver oportunidade, leia "Sonho de Uma Noite de Verão" também. Apesar de ser escrita em estilo narrativo, porque foi uma peça teatral escrita por Shakespeare, a história em si é muito divertida.

    Sobre sua resenha, em relação à morte, esse tema era moda na época, e todas as pessoas que estavam apaixonadas não viam outra solução para o amor impossível que sentiam, apenas morrer. É bonito por ser tão trágico.

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Leadro, que bom que gostou do título! Apesar de obviamente saber a respeito do livro, nunca li, espero poder ler em breve!

    Parabéns pela resenha!

    até mais!

    Prólogo da Leitura

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho Romeu e Julieta aqui, mas estou protelando para ler. Acho que leitura em forma de peça de teatro não vai me agradar muito =(
    Mas sempre tive curiosidade, afinal, a repercussão da peça foi enorme, ne?
    Adorei a resenha!!


    Beijoss
    Thaís - Berchim e etc

    ResponderExcluir
  17. Adoro Romeu e Julieta!
    Um história de amor trágica, mas belíssima que serve como parâmetro e inspiração para muitos autores.
    Acredito que seja a mais popular, por ser um dos romances de Shakespeare mais focados no amor. Pensar que qdo se casam só tinham 16 e 13 anos...
    Realmente, um livro eterno!
    Parabéns pela resenha!
    Abçs,

    Maribell

    ResponderExcluir

Comente com moderação!