quarta-feira, 18 de abril de 2012

Cruzando o Caminho do Sol - Corban Addison [RESENHA]


John Grisham não estava exagerando quando disse: "Um romance belíssimo com uma importante mensagem.". É um livro forte, que mexeu comigo de todas as maneiras possíveis. E mesmo após ter concluído a leitura, ainda não consegui esquecê-lo. Ele conseguiu superar minhas expectativas e ainda me mostrou um outro lado do mundo, onde as pessoas  mas principalmente mulheres e crianças —,  são tratadas como mercadoria e não como seres humanos, dotados de sentimentos e fragilidades.

Sita e Ahalya são duas adolescentes de classe média alta que vivem tranquilamente junto de seus familiares, na Índia. Suas vidas tranquilas mudam completamente quando um tsunami destrói a costa leste de seu país, levando com suas ondas a vida dos pais e da avó das meninas. Sozinhas, elas tentam encontrar um modo de recomeçar a vida. Mas elas não devem confiar em qualquer um... Enquanto isso, do outro lado do mundo, em Washington, D. C., o advogado Thomas Clarke enfrenta uma crise em sua vida pessoal e profissional e decide mudar radicalmente: viaja à Índia para trabalhar em uma ONG que denuncia o tráfico de pessoas e tenta reatar com sua esposa, que o abandonou. Suas vidas se cruzarão em um cenário exótico, envolto por uma terrível rede internacional de criminosos. Abrangendo três continentes e duas culturas, Cruzando o Caminho do Sol nos leva a uma inesquecível jornada pelo submundo da escravidão moderna e para dentro dos cantos mais escuros e fortes do coração humano.

Sita e Ahalya  duas irmãs adolescentes, que possuiam uma vida agradável, moravam com seus pais e praticamente não se preocupavam com praticamente nada. Em um determinado dia, seus pais as levaram para verem o nascer do sol. Um dia comum, como qualquer outro. Porém, o destino, às vezes, consegue ser traiçoeiro. De repente, o que parecia ser um lindo passeio entre família, tornou-se um desastre total. Um tsunami aconteceu e destruiu não só uma parte da vida de cada uma, como também toda a costa leste do país onde moravam.  

Em meio a todo aquele caos, várias perguntas começaram a surgir em minha cabeça: O que será que irá acontecer com ambas? Elas sobreviverão a todo aquele desastre? Elas irão conseguir alguma ajuda? Essas e outras perguntas foram surgindo e eu consegui sentir todo o sofrimento que ambas estavam passando. Foi realmente doloroso observar todo o sofrimento delas.

Os únicos parentes que restavam na família moravam muito longe e a única solução  ou melhor, explicando, melhor abrigo — era no colégio interno onde estudavam e que ficava muito longe; em outra cidade. E ir a pé, era praticamente impossível. E é justamente quando vão procurar ajuda para ir até o colégio, que tudo muda; muda para pior.

Do outro lado do continente, Thomas  um renomado advogado, filho de um prestigiado Juiz — não se encontrava em um bom momento da sua vida.  Na empresa onde trabalhava; onde dedicou alguns anos de sua vida para ajudá-la, depois de um erro cometido, resolvem inesperadamente darem a ele, um ano de licença sabática. Ele tinha que tomar uma decisão difícil e com o apoio da sua mãe, resolveu voltar para a Índia  onde sua mulher, Pryia, estava  e reconquistá-la.

E é justamente quando ele volta para a Índia, que os caminhos entre ele e as irmãs  Sita e Ahalya — se cruzam e toda a história flui ainda mais. Ele vai estagiar na Aces  uma ONG que trabalha no combate ao tráfico humano.

"Como aconteceu para dormir, as meninas brigaram pela comida. O estômago de Sita doía de fome, mas ela não queria participar do combate. Ela ficou quieta em um canto, esperando que uma das meninas sentisse no coração o desejo de compartilhar. Nenhuma fez isso.
Pág.: 359

Ficou claro que ambas  Sita e Ahalya — sofreram bastante. Porém, em minha opinião, Ahalya sofreu um pouco mais. Ficou bastante perceptível — pelo menos para mim —, o sofrimento dela em proteger a sua irmã e a si mesma e acima de tudo, sobreviver a tudo aquilo que estava acontecendo com ela.

"— Você não está aqui porque eu sinto prazer no comércio sexual. Você está aqui porque existem homens que gostam de pagar  por sexo. Eu sou apenas o intermediário. Alguns homens de negócios vendem objetos. Outros vendem conhecimento. Eu vendo fantasias. É tudo a mesma coisa."
Pág.: 394

Eu fiquei completamente admirado com o talento do autor. Gostei muito da sua maneira de narrar  principalmente em determinados momentos, onde ele soube conduzir de uma maneira bastante real, passando uma sensação de realidade  o que não deixa de ser, apesar de se tratar de uma obra fictícia.

O livro já está entre os meus favoritos! Foi realmente uma leitura perturbadora e ao mesmo tempo bela. O autor me impressionou de várias maneiras positivamente. Espero poder ler outras obras dele e me surpreender ainda mais. É uma leitura que deixará qualquer leitor — mesmo ao concluí-la —, pensando nela algumas vezes

Recomendo!




15 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Leandro! Estou ansiosa para ler Cruzando o Caminho do Sol! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Eu preciso ler esse livro agora. Antes de ler a sua resenha eu nem tinha marcado o livro para ler, sem mesmo ter lido a sinopse. A capa me lembra uma estoria passada no Oriente, o que realmente é, e eu não gosto muito desse cenário, mas só pela estória deu uma vontade imensa de lê-lo.
    Preciso aprender a não julgar o livro pela capa, hahaha
    Beijos

    http://thebooksthief.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Leandro, por que você faz isso comigo? kkkk Eu estou com esse livro aqui na minha lista de leituras só que ainda tenho uns na frente! Depois que li sua resenha minha vontade de ler só aumentou! Aii...ADOROOO!
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nunca tive vontade de ler esse livro, mas depois dessa resenha... É impossível não querer!
    Deve ser uma obra incrível mesmo.
    Espero poder ler muito em breve. ^^
    Abraço...

    ResponderExcluir
  5. Oi Leandro!
    Adorei a resenha, de início não tinha me interessado por esse livro. Confesso que posso tê-lo julgado pela capa. (SHAMEONME)Mas agora que li a primeira resenha dele, ele me lembrou A Cidade do Sol, livro que eu gosto bastante, então me despertou um certo interesse.
    Preciso sair da ressaca literária para poder colocar minha leitura em dia e encaixá-lo em algum lugar.

    Ótima resenha, parabéns!

    Wendell Carvalho
    Something 'Bout Books

    ResponderExcluir
  6. Ainda não tinha parado para ler uma resenha desse livro, realmente interessante, me conhecendo, acho que me emocionaria fácil lendo ele, a estória me pareceu bem dramática e tocante. Com certeza quero ter a oportunidade de lê-lo *_*

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Lê, que resenha linda!
    Dá pra ver que o livro é mexe bastante com o emocional e passa uma mensagem realmente bela, não vejo a hora de ler.
    bjos

    ResponderExcluir
  8. ops, errei ai em cima: dá pra ver que o livro é emocionante, e mexe bastante...

    ResponderExcluir
  9. Olá Leo, tudo bem?
    Adorei a sua resenha, ela está incrível! Eu estou louca para ler esse livro, parece realmente bom! A capa é linda e a história surpreendente.
    Um grande beijo.

    Beatriz Nathaly
    http://escrevendomundos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Nossa! Fiquei aqui morreeeeendo pra ler esse livro! A sua resenha e os pedaços que você postou dele me deixaram com água na boca! Parabééns pelo seu trabalho Léo! Continue assim!

    http://dossonhosolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oie...
    Adorei sua resenha parabéns!
    Já tinha visto esse livro mais não tinha lido nenhuma resenha sobre ele e me pareceu muito interessante, inclusive a temática e bem diferente!
    Já estou querendo ler!=]
    Obg pela visita lá no blog!
    tem post com nosso primeiro autor parceiro
    se vc quiser ir lá e deixar um coment...
    http://falleninme.blogspot.com
    Bjão

    ResponderExcluir
  13. Esse livro é uma das minhas próximas leituras e acredito que será uma leitura fantástica. A expectativa já era grande desde que vi o vídeo onde o autor fala da obra, e com as resenhas - como a sua - isso ficou ainda maior, afinal, tem uma história real, emocionante e com uma mensagem bacana.

    Parabéns pela resenha \o/

    Abraços
    Ricardo - www.overshock.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Sinceramente não nutria expectativas, mas depois da resenha... Tomara que eu goste tanto quanto você! Faz tempo que não leio um livro que me deixe pensando sobre ele muito tempo depois de ler a última página, sabe? Ai que vontade de ler este livro! Ainda bem que ele já está na estante! :)
    Beijão!

    ResponderExcluir
  15. Leandro....linda resenha...agora fiquei com mais vontade ainda de ler Cruzando o Caminho do Sol...parece ser o meu tipo de leitura...tenho a grande sensação de que irei gostar muuuuito...Amei cada palavrinha sua...muito bem argumentada sua resenha, viu?
    Parabéns

    Beijinhos no coração

    ResponderExcluir

Comente com moderação!