terça-feira, 24 de abril de 2012

Estilhaça-me - Tahereh Mafi [RESENHA]


"Estilhaça-me" é o primeiro livro de uma trilogia. A capa por si só, é um espetáculo. A história me prendeu de uma forma impressionante do começo ao fim — apesar de que o final foi um pouco menos interessante, do que eu esperava. Mas, nada que atrapalhe a leitura ou a opinião geral. 

Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.


Juliette — uma jovem de dezessete anos, que não pode tocar em ninguém. Está presa há exatos 264 dias. Sofre a cada dia com essa sua dura realidade. Foi praticamente abandonada pelos seus pais e entregue para o novo regime que domina o mundo — O Restabelecimento.
Juliette — para aplacar um pouco a solidão e até mesmo sofrer menos — escreve diariamente em um pequeno caderno — que ela esconde de tudo e de todos —, todos os seus anseios, pensamentos, conflitos psicológicos etc.

O que Juliette não esperava, era que receberia um companheiro na sua prisão. O que ela também não esperava, era que pudesse conhecê-lo. Adam — um jovem, ex soldado e que estudava na sua antiga escola. De imediato, ela não quer ele a toque, pelo fato de que pode matá-lo, com um simples toque. A semelhança com Vampira, do x-men é inegável. Mas mesmo com essa semelhança aparente, a autora soube criar uma história diferente e que vem conquistando muitas pessoas — eu sou uma delas!

"— Estão destruindo tudo — diz Adam, e sua voz subitamente soa solene no silêncio. — Todos os livros, todos os artefatos, todos os vestígios de história humana. Estão dizendo que é o único jeito de consertar as coisas. Dizem que precisamos começar do zero. Dizem que não podemos cometer os mesmos erros das gerações passadas."
Pág.: 32

O romance que surge entre Adam e Juliette é de tirar o fôlego! A autora soube como criar um romance na medida certa, sem soar exagerado ou sem graça. Creio que este foi um dos pontos positivos do livro. O Adam consegue preencher todo aquele vazio que existe em Juliette. A maneira como ele age perto dela, demonstra claramente.

"— C-como você pode se importar com alguém... Como eu? — Mal respiro, nervosa e petrificada, mas de algum modo fito seus lábios, estudando seu corpo, contando as gotas d'água despencando das colinas e vales da sua boca.
— Porque estou apaixonado por você."
Pág.: 154

Durante a leitura, surgem outros personagens. E o mais interessante — pelo menos eu achei —, foi o Warner. Foi muito interessante observar a maneira como a autora o construiu. Ele é aquele tipo de pessoa que só consegue observar o seu objetivo e nada mais. Ele é completamente obcecado por Juliette. E eu amei algumas cenas entre ele e Juliette — apesar de ela repudiá-lo quase sempre.

A narrativa da autora é maravilhosa. É praticamente impossível parar de ler. Eu quase não conseguia deixar o livro de lado. O final não foi como eu estava esperando que fosse, mas foi bom. Enfim, nada que possa ter atrapalhado a minha opinião geral.

No cômputo geral, o livro é muito bom mesmo! Antes de começá-lo, eu li muitas resenhas positivas e percebi que estavam certos. Uma leitura completamente intensa e rápida. Recomendo para todos os leitores que curtem uma boa história, acompanhada de um bom romance. Leiam e sejam completamente estilhaçados — no bom sentido, claro!

Recomendo!





13 comentários:

  1. Que ótimo Léo!
    Deve ser uma estória muito legal, não vejo a hora de poder lê-lo, espero muito dele.
    Adorei a resenha, como sempre arrasando (:
    Abraco...

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    Faz tempo que não passo por aqui, tava com saudades.
    E senti sua falta também lá no blog.
    Me disseram que esse livro iria me lembrar x men kkkk
    Mas gostei de suas palavras cinceras sobre o livro.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. OI Lê
    eu fui uma das que amaram a semelhança da trama com X-men, pois sou uma grande fã das HQs.
    Enfim, a narrativa é diferente de tudo o que já li e isso me prendeu ao máximo na história.
    O provável triângulo amoroso também me pegou de jeito, impossível escolher um para torcer.
    Estou ansiosa pela continuação
    amei sua resenha.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Leandro,

    Estou lendo esse livro e estou gostando muito, vamos ver até o final...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha Leandro! Estou ansiosa para ler Estilhaça-me! Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Eu tô louca pra ler esse livro, mas não posso mais gastar dinheiro, comprei alguns e ainda nem li.
    Mas vou dar um jeitinho e ler esse livro o mais rápido possivel.

    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu também li muitas resenhas positivas desse livro. Estou louca para ler e ele já está na minha lista de próximas leituras. Adoro suas resenhas, são bem escritas!
    Beijocas!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Léo!

    Estou bastante curiosa para ler este livro e esta foi a primeira resenha que li sobre ele!

    Adorei :))
    Parabéns por ter colocado de uma forma tão objetiva e sucinta o contexto da história!


    Um abraço,
    Samanta

    ResponderExcluir
  9. Oi querido!
    Sua resenha ficou perfeita! Ela realmente diz tudo!
    Eu pensava, antes de ler, que não iria gostar tanto da história, mas me rendi aos encantos da narrativa de Mafi.
    O livro é muito bem construído, os personagens são demais (tbm adorei as cenas do Warner, ele foi muito bem desenvolvido!) e realmente é difícil parar de ler.
    Ainda não sei direito o que pensar do final, as semelhanças com X-men são inegáveis, porém, adorei o livro e acredito que a continuação será ótima!
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  10. Todos dizem que esse livro é maravilhoso mas ainda não tive a oportunidade de ler, também já vi várias resenhas positivas pra ele e to muito ansiosa, sua resenha ficou ótima, não tem spoiler e explica bem a história, sem falar que não ficou muito longa! eu gostei mesmo *-*

    Agente já postou resenha lá, quer ler? http://falleninme.blogspot.com/ desde já obrigada!
    - Mica

    ResponderExcluir
  11. OMG! Ultimamente só leio resenhas positivas deste livro e estou super curiosa para conferi-lo! Dizem sobre a Vampira, sobre o distópico não ser tão focado, sobre a narrativa... Todo Mundo sempre fala também sobre o possível triângulo amoroso e de como o Adam é lindo, hot, tudo de bom, mas ninguém nunca fala sobre o Warner. Fico feliz que o vilão foi forte e tomou seu papel na trama.
    Ótima resenha, Leo! Sou muito fã de resenhas objetivas e a sua foi incrível e direta!
    Beijos e sorte! :D

    ResponderExcluir
  12. Esse livro é maravilhoso!
    Também adorei as cenas entre Warner e Juliette, prefiro ele ao Adam D::::::
    A narração é maravilhosa, me deixou realmente dentro do livro e é tão maravilhosa q nao dá nem pra descrever!

    Beijos,
    Nathalia Duarte
    www.mentalmorfose.com

    ResponderExcluir
  13. Olá amore, tudo bem?

    Adorei a história desse livro, parece ser realmente interessante! Adorei a sua resenha, ela está perfeita, só fez com que eu queria ler mais esse livro! rsrs Um dia eu quase comprei, só falto o dinheiro.. shuahsuahsuahusa
    Enfim está de parabéns, todas as suas resenhas são perfeitas!

    Beijos.

    Beatriz - Blog Escrevendo mundos

    ResponderExcluir

Comente com moderação!