quinta-feira, 12 de abril de 2012

Segunda Dose - Kelvim Vargas Inácio [RESENHA]

Para escrever esta resenha foi um pouco complicado. Não pelo fato de o livro ter sido ruim. Não. Apenas porque ele não superou minhas expectativas. O livro poderia ter se tornado um dos meus favoritos, mas não foi o que aconteceu. O que também não quer dizer que ele seja ruim. De forma alguma! 


Este é um romance cativante e dinâmico, que nos faz querer ler cada vez mais à medida que vencemos as primeiras páginas. Livro de estreia de Kelvim Vargas Inácio, Segunda Dose é uma narrativa sobre relacionamentos. Uma história de amor, dúvidas, traição e álcool. Trata-se de um triângulo amoroso vivenciado por um homem e duas mulheres. O personagem principal, Renato Duarte, é o subchefe do setor de Recursos Humanos de uma exportadora de móveis localizada na Cidade de Porto Alegre/RS. Divorciado há alguns anos, apaixona-se abruptamente por Júlia, sua mais nova assessora. Porém, ao ser duramente rejeitado por esta, acaba se aproximando de outra mulher. O romance nos faz sentir na pele as dúvidas enfrentadas por Renato, trazendo à tona sentimentos vivenciados clandestinamente pela maioria das pessoas. Basta ter vivido um relacionamento para identificar-se com os personagens, que, em suas características tão diferentes e acentuadas, são os responsáveis diretos pelo desfecho envolvente desta obra. 


A estória gira em torno de Renato um homem divorciado que sempre está aberto para novos relacionamentos. Sempre se sentiu realizado profissionalmente. Ele trabalha como subchefe do RH de uma grande empresa. Em um determinado dia, ele está fazendo entrevistas com algumas pessoas que querem trabalhar na empresa. E é neste dia, que ele conhece Júlia uma mulher linda, decidida e inteligente, que consegue mexer com todos os sentimentos dele. Ele imediatamente a contrata, não só por ter mexido com ele daquela forma, como também pelo fato de estar bastante qualificada para o cargo que deseja trabalhar.

À partir daquele dia, eles começam a se encontrar todos os dias na empresa. E Renato se apaixona por Júlia. Ele decide se declarar para ela, mas foi praticamente em vão. Ela diz que não sente o mesmo por ele, ou seja, ele leva um "fora" dela. Mas mesmo assim, não desiste dela. Com o passar dos dias, Júlia percebe que está surgindo um novo sentimento Renato; não mais aquele sentimento de amizade, mas um sentimento maior, mais forte.

Até que, inesperadamente, Renato é atropelado por Camila uma desconhecida até aquele momento. Ela passa a noite com ele no hospital e os dois acabam se conhecendo e consequentemente, se apaixonando. Tudo começa a ficar confuso para Renato. Mesmo apaixonado por Camila e estando com ela, ele não consegue esquecer Júlia. E tudo começa a ficar realmente complicado para Renato.

Eu até entendia algumas atitudes de Renato, porém, outras me deixavam bastante irritado. Ele não conseguia decidir com qual das duas deveria ficar e sempre conseguia enganá-las. Ele poderia facilmente se decidir, sem ter causado alguns problemas para si mesmo.

A narrativa do autor é rápida e nenhum momento tornou-se cansativa. Ele soube construir bem os personagens, tornando-os bastante reais — apesar de tratar-se de uma ficção. 

No cômputo geral, o livro é bom. Mesmo não superando minhas expectativas, o autor tem um grande talento e espero que escreva outras obras. Se você está querendo ler um romance dinâmico, "Segunda Dose" talvez seja a dose certa para sua leitura.

Fica a dica!

10 comentários:

  1. Historia curiosa, não chegou a dispertar o meu interesse. Só a parte das atitudes é que fica complicado opinar sobre, por que tu só sabe como ira agir diferente ou igual quando passar pea mesma coisa.

    Quando a expectativa não correspondida quanto ao livro, me desanima a pega-lo, rsrsr...a única porta de entrada que vejo para ela na minha estante é o autor ser nacional ( se não me engano).

    Parabens pelo blog

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Leandro! Já li Segunda Dose e curti bastante! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da ideia do livro, mas não me cativou muito. E confesso que quando leio que algum livro não cobriu as expectativas de alguém, já me desanimo, pois ultimamente nenhum livro está cobrindo as minhas.

    Contudo, adorei a resenha, e entendo como é difícil resenhar um livro que não gosta muito.

    Wendell Carvalho
    Something 'Bout Books

    ResponderExcluir
  4. O enredo parece ser legal e nada mais do que isso. Sabe quando é legal, mas não te conquista? Então, é isso.
    Mas te entendo... quando um livro não consegue superar as expectativas, isso decepciona muito!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, mas gostei da premissa.
    Parece ser um bom romance, mas é uma pena quando a leitura não super nossas expectativas, fico frustada quando isso acontece, por isso que sempre leio sem esperar muito rs
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha ouvido falar nesse livro. Pena que não superou suas expectativa. Confesso não ter me atrido muito pela estória.
    Beijos!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro... Pena que não ter superado suas expectativas. Gostei da resenha e fiquei interessada em ler o livro, seria diferente ler uma história que gira em torno de um homem, a maioria dos livros sempre gira em torno de uma mulher...

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Leandro,

    Não conhecia o livro, mas me parece interessante, apesar de não superar as suas expectativas...parabéns pela resenha...tem resenha nova no blog...passa lá...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. As atitudes conflitantes do personagem principal são justamente o motor do romance. Pode parecer fácil decidir-se pela pessoa certa lendo uma narrativa, quando você sabe os dois lados da história.
    Contudo, na vida real, as coisas são bem diferentes.
    Quando escrevi o livro, minha intenção era justamente dar um toque real ao personagem principal, fazendo com que ficasse deveras perdido entre duas mulheres... E na vida real, acreditem, existem essas coisas. Por isso se chama triângulo amoroso.
    Quando o personagem principal mente, não está sendo manipulador ou um canalha, mas apenas está ganhando tempo (de maneira errada) para, enfim, conseguir apaziguar seu coração.
    As questões amorosas são fáceis de resolver apenas quando não somos nós os envolvidos. Pense nisso.
    De qualquer forma, agradeço pela resenha.
    Para quem quiser conhecer mais sobre o livro ou sobre as coisas que escrevo, é só acessar o site www.segundadose.com
    Forte abraço.
    Kelvim Vargas Inácio - Autor do livro Segunda Dose.

    ResponderExcluir

Comente com moderação!