segunda-feira, 12 de novembro de 2012

[RESENHA] Ame O Que É Seu - Emily Giffin

Sempre quando vou começar a leitura de algum livro da querida Emily Giffin, crio muitas expectativas e sempre espero me surpreender. Eu gosto muito das suas personagens, pelo fato de serem tão verossímeis, que chega a ser incrível. Confesso que quando acabei de ler a última página do livro "Ame O Que É Seu", eu senti uma decepção. Esperava muito mais da história e ao menos, um final aceitável. Mas infelizmente não foi o que aconteceu. 

Edição: 2
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788599560532
Ano: 2012
Páginas: 312

Nota: (2,5/5)
O tema deste livro deixa aquela pulga atrás da orelha, te faz imaginar como seria a vida se tivéssemos feitos outras escolhas. Esta é uma história para quem algum dia já se perguntou isso. 
Em Ame o que é seu o leitor encontrará a história de uma mulher (Ellen) dividida entre o amor real e aquele fatídico "E, se"  casamento de Ellen e Andy não parece perfeito, ele é perfeito. São inegáveis a profundidade da devoção mútua e o quanto um esperta o melhor do outro. Mas por obra do destino, certa tarde, Ellen revê Leo pela primeira vez em oito anos. Leo, aquele que partiu seu coração sem se explicar, aquele que ela não conseguiu esquecer.
Quando o reaparecimento dele desperta sentimentos há muito adormecidos, Ellen se põe a questionar se sua vida atual é de fato como ela queria que fosse.
O desenrolar da história é contagiante, pois a cada página acontecem novas cenas que é quase impossível abandonar a leitura, ou ... não se colocar em seu lugar.



Ellen e Andy vivem um relacionamento aparentemente perfeito. Ambos se entendem de maneira mútua e possuem um relacionamento estável. Até que, inesperadamente, Ellen reencontra o seu grande amor do passado, Leo. Ela acreditava que não sentia mais nada por Leo; que tudo o que aconteceu no passado, havia sido apenas uma aventura. Porém, esse reencontro, mexeu com ela e mais ainda, fez vir à tona sentimentos, até então, adormecidos. E em meio a tudo isso, ela começa a se indagar: será que eu sempre amei o Andy? Será que eu, de fato, sou feliz ao lado do Andy? Será que eu seria muito mais feliz ao lado do Leo?

Enfim, em meio a vários acontecimentos, a vida de Ellen muda radicalmente e ela precisa fazer a escolha que não só mudará a sua vida, mas como a de todos a sua volta.

"Geralmente existe um passado menos glorioso escondido em algum canto. Há pessoas, lugares e acontecimentos que o levam até um relacionamento definitivo.. Pessoas, lugares e acontecimentos que você preferia esquecer ou, no mínimo, fazer de conta que nunca existiram. No final, você pode colocar um belo rótulo em tudo."
Pág.: 13

Confesso que a Ellen me irritou bastante com essa indecisão. Eu entendo que toda pessoa precisa tomar decisões difíceis na vida, mas a Ellen é muito indecisa. Se ela vivia bem com Andy, qual o motivo dessa indecisão ao reencontrar o Leo?! Claro que ela viveu momentos intensos com o Leo. Mas o Leo foi apenas uma aventura e isso estava bem explícito. 

A Ellen é uma personagem muito verossímil. Como sempre, Emily Giffin conseguindo criar personagens que poucos autores têm capacidade de fazer tal feitio. Eu entendo que muitas mulheres vivem essa indecisão, mas no caso da Ellen ― pelo menos do meu ponto de vista  não devia existir essa indecisão. 

Sobre o final, eu achei que a atitude dela foi aceitável, mas foi tomada de uma maneira muito precipitada e até um pouco, irracional. Mas acredito que tenha feito a escolha certa.

A leitura oscila muito: ora flui de maneira normal, ora torna-se muito cansativa. E essa oscilação prejudicou bastante a minha leitura, já que eu havia criado muitas expectativas.

Concluindo, o livro é razoável. Jamais é o melhor livro da autora. Como eu citei anteriormente, eu gosto muito dos livros da Emily, mas esse não foi um livro bom. Caso tenha ficado curioso, leia e tire suas próprias conclusões. Até porque, muitas pessoas elogiaram esse livro e eu quis lê-lo justamente por isso, para saber se era realmente maravilhoso e para ter minha opinião.

Fica a dica!



18 comentários:

  1. Li apenas um livro da Emily e confesso que acabei curtindo a narrativa instigante e gostosa dela. Ouço falar muito bem de seus outros livros, principalmente o de hoje. Já vi resenhas positivas e negativas quanto o que vos resenhara hoje, e notei que alguns tbm não gostaram tanto desta indecisão da personagem.
    Gosto de suas resenhas, Leo. Você é bastante sincero, expões suas opniões de forma clara e convicente, e me agrada muitíssimo saber que você é verdadeiro.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  2. Ai, Leo, Emily Giffin escreve muito bem, mas se lemos alguma coisa muito boa dela, logo esperamos outra melhor ainda no próximo, né?

    Eu só li O Noivo da Minha Melhor Amiga e Presentes da Vida, mas só com o primeiro já virei fã dela.

    Tenho este livro aqui (mas ainda com a capa antiga e autografado *----*), mas não é minha prioridade ler agora, estou mais empolgada para Laços Inseparáveis rsrs.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lê! Eu ia começar ler os livros desta autora por este, mas agora desanimei. Gosto de leituras mais dinâmicas.Você pode me indicar um muito bom? A resenha está ótima.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Eu vi o filme o noivo da minha melhor amiga e fiquei um pouco nervosa com a atitude tão passiva da Rachel. Gosto da Emily e estou com o livro Presentes da Vida pra ler.
    O Ame o que é seu, está na minha lista de livros desejados e espero ler em breve para descobrir se vou gostar ou não.

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  5. Leonardo, ainda não li nada desta autora. Esta autora possui muitos comentários positivos sobre seus livros, espero ainda ler algum livro dela. Confesso que não tenho muito interesse neste livro, a sinopse não me atraiu tanto como de costume.

    Parabéns pela resenha!
    Beijos :*
    Natalia.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Bom, eu não li o livro, mas sinto ter que te dizer que eu entendo completamente a personagem. Talvez seja porque sou mulher, talvez seja simplesmente porque nós dois vivenciamos coisas diferentes.

    Tem momentos de nossas vidas amorosas que percebemos que algo falta e surgem fragilidades, nesses momentos a pressão em nossa mente de saber como seria se conseguíssemos nos desvencilhar da nossa comodidade/estabilidade é muito grande.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Leo...
    Emily sempre escreveu bem... e isso é uma pena, sempre esperamos muito quando os autores nos surpreende com suas obras... mas isso parece acontecer com muitos... citando por exemplo Nicholas Sparks... que foi bastante criticado em seus últimos lançamentos.
    Ótima resenha!

    Moisés Suhet
    @Suhet_Elrohir
    http://edensaga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Leandro, tudo bem?
    Gostei e muito da sua resenha. Li apenas um livro dela, e gostei muito da escrita e da forma como ela nos apresenta seus personagens. Quero muito ler esse, apesar de que você citou, só pra tirar minhas conclusões.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  9. Nossa que chato me decpcionei com esse livro, a nota que você deu para ele está muito baixa. Desanimei totalmente em ler, vou colocar outros da minha lista na frente.
    óima resenha. beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Leandro!
    Eu estava esperando muito deste livro, tenho ele aqui e ainda não li. Leitura oscilante não é o meu forte, porque se flui muito bem e depois muda pra algo cansativo, eu fico com a leitura parada por dias.

    Beijos;
    Ticia - ObsessionValley

    ResponderExcluir
  11. estou esperando o livro novo da Emily chegar pra mim junto com os kits da NC, mas tenho muito medo do q vou achar ;s
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Acredita que não li nada dessa autora ainda? Acho que ja disse isso, não sei se aqui no seu blog, mas eu tenho um livro dela em inglês e pretendo o ler em breve. Acho que não vou ler Ame o que é seu :(

    Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  13. Da Emily, por enquanto li Presentes da Vida, e simplesmente ADOREI. A escrita dela é maravilhosa *-* ... Já este livro aparenta ser bom. E, nossa! Livro que fica oscilando toda hora é o caos ... não gosto!

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  14. Aidna não li nada da autora, mas por ser tçao elogiada tenho muita voooontade e espero poder ler algo em breve dele *-
    Quanto a esse livro não sei se leria porque de indecisa já basta eu haha tenho alguns problemas com personagens indecisos, mas se um dia tiver a oportunidade lerei esse livro pra tirar minhas próprias conclusões.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Boa resenha! Nunca li nenhuma obra da Emily e estou querendo, viu? Gostei da sinopse e acho que talvez eu vá gostar do livro. Será?

    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Leandro,

    Li dois livros da autora e gostei muito e com certeza irei ler esse, gostei da resenha...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ainda não li nada da autora mas tenho muita vontade, preciso me organizar até já tenho alguns na minha estante.
    Parabéns pela resenha viu!!!

    ResponderExcluir
  18. Já li questões do coração é lindo,a autora aborda temas que as vezes vc nem imagina,o ínicio foi chato mas ai fui me empolgando ^^
    Este livro dela de ser d+,a sua resenha ficou ótima! bom fds!

    ResponderExcluir

Comente com moderação!