sexta-feira, 30 de novembro de 2012

[RESENHA] Doce Perseguição - Janethe Fontes

Primeiramente devo dizer que adoro a capa desse livro; acho-a muito linda mesmo. Sobre a história, eu esperava um bom suspense, com uma boa dose de romance. O grande problema é que o romance não foi tão bom como eu esperava, e nem o suspense. Mas o que mais me incomodou durante a leitura foi apenas uma personagem: Graziela.

Edição: 1
Editora: Giostri Editora 
ISBN: 0000000000
Ano: 2012
Páginas: 247

Nota: (2,5/5)
Uma jovem brutalmente assassinada... Um homem frio e perigoso... Uma promessa de vingança... Graziela tinha apenas quatorze anos de idade quando a irmã fora violentamente assassinada, e ela jurou vingança ao assassino. Essa, porém, seria a missão mais difícil de sua vida, pois, por mais que renegasse seus sentimentos, ela amava o principal suspeito do assassinato... Mas Graziela está disposta a ir até as últimas conseqüências para descobrir a verdade e cumprir sua promessa. Afinal, a paz de seu coração depende exclusivamente disso...

Graziela e Helena são irmãs e moram sozinhas. Seus pais morreram em um acidente e ambas só tem uma à outra. Helena vive um relacionamento aparentemente normal com Felipe — que além de muito bonito, é modelo. As duas irmãs têm o apoio dos tios, já que ambas vivem sozinhas. Helena vive um caso amoroso com seu primo Rodrigo, o que leva Graziela a ser irritar com ela diversas vezes por isso. Graziela sente algo por Felipe; um sentimento forte. Porém, ela não tem coragem de expor esse sentimento, por medo de criar conflitos principalmente com a sua irmã.

Inesperadamente, em uma noite comum, Helena é brutalmente assassinada e o principal suspeito é Felipe. Ele é preso sem provas concretas de que fosse de fato o assassino, apenas porque ele esteve com a Helena naquela noite; fora a última pessoa que aparentemente esteve com ela. 

Com o passar dos anos, Graziela começa a nutrir um sentimento de vingança contra Felipe, querendo a todo custo vingar a morte da irmã. Então, assim que descobre que ele está sob liberdade condicional, não se contém e tenta fazer de tudo para que ele volte para a prisão. Porém, esse reencontro mexe totalmente com os sentimentos dela e com os dele também, até porque ele também sentia algo por ela; algo parecido com paixão.

E à partir desse ponto, Graziela começa à se indagar: Felipe matou mesmo a Helena? Será que naquela fatídica noite a Helena se encontrou com outro alguém?

"— Eu também não estou brincando. Tudo isso é muito sério para mim, Grazi. Será que ainda não percebeu isso? — e aproximou a boca da dela, fixando o olhar provocantemente. — Precisa entender que nossos destinos se cruzaram há muito tempo atrás. E que não estou confundido nada, porque tudo já foi suficientemente confuso para nós dois. Mas não precisa ser assim. Eu amo você e você me ama. E o amor é muito simples e autossuficiente."
Pág.: 222

Eu gostei muito da escrita da autora. Precisava deixar bem claro isso. Porém, a história deixou a desejar. Eu acreditei que o suspense seria bem trabalhado, levando o leitor a criar suas principais suspeitas. Mas isso não aconteceu e a maneira como foi revelado o assassino foi muito rápida.

A Graziela me irritou durante quase toda a leitura. Personagens como ela sempre me irritam demais e me incomodam bastante. Não havia razões para ela querer se mostrar forte o suficiente diante do Felipe, sabendo que isso nunca acontecia. Ela também é muito imatura e algumas vezes eu a achei parecida com a Nina da novela "Avenida Brasil". Claro que só é uma mera semelhança. E sinceramente, não gostei mesmo dela.

As únicas personagens que me conquistaram foram: Felipe e Raquel — amiga da Graziela. Elas são interessantes e me conquistaram desde o início do livro. Esse foi o grande positivo da história — pelo menos para mim.

Contudo, o livro é razoável. Poderia ter sido bem melhor, mas infelizmente não foi. Como eu citei anteriormente, a autora escreve muito bem, sabe usar bem as palavras no momento certo, porém cometeu alguns deslizes, principalmente na construção da história. Caso tenha ficado interessado, leia e tire suas próprias conclusões. Espero ler outros livros da autora, até porque acredito no potencial dela.

Fica a dica!


21 comentários:

  1. Me interessei por esse livro, mas que pena que ele deixa a desejar... :(
    Também detesto personagens assim, meio metido a "sou a decidida, a destemida, mas é bunda-mole" rsrs.

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  2. A capa é mesmo muito bonita, mas o livro parece ser meio chato, uma coisa um pouco sem noção, não gosto de livros assim.

    Sua resenha esta ótima, não conhecia o livro ainda, mas não gostei muito dele, não me cativou.

    http://livronasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parece uma historia muito triste, a irmão morrendo com a outra ainda adolescente. Não me interessei não ^^

    ResponderExcluir
  4. Pelo que vi o livro promete, mas não cumpre tanto...ODEIO ISSO! E também personagem irritante me deixa com os nervos á flor da pele! kkkkk Não sei se leria, mas de uma coisa tenho certeza:A capa é linda.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  5. Olá, Leandro!
    É sempre uma pena quando a autora deixa a desejar, né? A trama parece ser bem interessante - apesar dos pontos negativos.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    Biih
    http://hellostar.org

    ResponderExcluir
  6. Hey,
    não gostei muito da sinopse. Mas gostei da sua resenha. Só acho que não gostaria de ler esse livro agora, haha.

    Bye,
    http://prateleiradepensamentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Leandro,

    Não conhecia o livro, mas confesso que não me chamou a tenção e não gosto da capa.....parabéns epla resenha....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nao conhecia esse livro e não me chamou muito a atenção... Lendo a resenha fiquei com a impressao de um suspense muito superficial e um romance nada convincente...

    Nao leria... Pelo menos não no momento.

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  9. Huuum flor, a capa é linda viu, mas confesso não ter me interessado por essse livro, mas sua resenha está linda!!!

    Beijinhos da Táta

    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br/
    @umdiaacadalivro

    ResponderExcluir
  10. Olá, Leandro!
    Parabéns pela resenha!
    Tenho que concordar com você em um quesito, a capa é bem bonita, mesmo que eu não aprecie esse tipo de capa. Pela sinopse imaginei algo bastante diferente, que dá até vontade de ler, seus comentários foram tão bem produzidos e verdadeiros.

    Abraços.
    Entre Livros e Livros.
    musicaselivros.blogspot.com.br
    O blog Está de cara nova, dá uma passada por lá e comenta!

    ResponderExcluir
  11. Acho que ainda não tinha prestado atenção nesse livro, nem sequer me lembro de ter realmente visto ele em qualquer outro lugar!Parece ter uma temática interessante, que até me atrai devo admitir. Estou afim de lê-lo!

    Segredos Que Ferem
    Literatura de Cabeça

    ResponderExcluir
  12. Oi Leandro ;)
    Eu confesso que não conhecia o livro, tbm achei a capa linda *-*
    Uma pena não ter superado as suas expectativa, mas realmente quando a protagonista é do tipo chatinha não dá muito certo neh? rs Vc falou que ela lembrava a Nina de Avenida Brasil e eu já soube que não ia curtir ela tbm rs

    Adoro as suas resenhas, acho tão legal sua sinceridade quando não gosta de algo, mas mesmo assim sempre com classe ;)

    Tem resenha nova lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir
  13. Acho show de bola essa capa também, a premissa parece ser interessante, não curto muito também quando o assassino é revelado muito rápido, gosto de eu mesmo achar o vilão rsrsr

    Abraços.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Lê! Eu esperava mais do livro, li desta autora Vítimas do Silêncio e gostei muito, a protagonista é forte e cativante, pena aqui não ser assim.

    Sei como é ruim quando criamos expectativas demais em relação a proposta e ela não é cumprida.

    Parabéns pela ótima resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. É muito chato quando um livro tem tudo para ser mega interessante, mas não passa de apenas mais um enredo que passa despercebido. :\ Muito chato mesmo. Mesmo assim, certas experiências de leituras são válidas...

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Leandro,
    Não conhecia o livro até então, mas estou dando um tempo em leituras triste, que pelo que eu entendi esse é um livro repleto de emoções.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oie Lê!

    Não conhecia esse livro e pela sinopse ele até que parece ser um livro que eu daria uma chance, mas a sua resenha me desanimou por completo rs...

    É complicado quando um livro não cumpri a promessa e nos decepciona, mas em fim acontece infelizmente.

    Parabéns pela resenha!

    bjus;***


    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia esse livro, a capa é legal devido a cor. Gostei da resenha, parabéns pelas palavras!!!!

    ResponderExcluir
  19. NOssa Lê, essa capa é linda.
    Não conhecia o livro, e lendo a sinopse pensei: uau, que ideia original, deve ser um baita suspense mesclado com romance, mas que pena que não foi bem desenvolvido o enredo.
    Ultiamente tenho criado muita expectativa nas minhas leituras, e acho que isso acaba murchando quando vou ler e o livro não corresponde.
    Uma pena.
    Bjos

    ResponderExcluir
  20. É uma pena que a história tenha deixado a desejar, pois a sinopse e a sua descrição do livro o fazem parecer realmente interessantes. Mas achei que é muita morte pra um livro só, hehe. Primeiro os pais e depois a irmã. Senti pena da Graziela, talvez seja por sofrer tanto que ela é uma personagem irritante, hehe. Quem sabe?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oi, Leo!
    Juro que quando cheguei no parágrafo que vc diz que a Helena é assassinada, até li de novo. É quase incomum uma autora ousar neste quesito, normalmente, o suspense gira em torno de um personagem distante da história principal ou com poucas ligações.

    Eu acho que iria gostar deste livro - talvez não fosse ótimo, razoável como vc disse - mas a premissa realmente me instigou.

    Beijo!

    ResponderExcluir

Comente com moderação!