segunda-feira, 5 de novembro de 2012

[RESENHA] Ladrão de Almas - Alma Katsu

Após ler algumas resenhas positivas, resolvi começar a leitura e ter minha própria opinião. Confesso que fiquei um pouco receoso. Sempre que elogiam demais um livro, eu fico com "um pé atrás". Mas no geral, foi uma boa leitura. Somente uma boa leitura.

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630373
Ano: 2012
Páginas: 432

Nota: (3,5/5)
No turno da noite em um hospital em Maine, Dr. Luke Findley espera ter outra noite tranquila com lesões causadas pelo frio extremo e ocasionais brigas domésticas. Mas no momento em que Lanore McIlvrae — Lanny — entra no pronto-socorro, ela muda a vida dele para sempre. Uma mulher com passado e segredos misteriosos, Lanny não é como outras pessoas que Luke já conheceu. Ele é, inexplicavelmente, atraído por ela... mesmo ela sendo suspeita de assassinato. E conforme ela conta sua história, uma história de amor e uma traição consumada que ultrapassa tempo e mortalidade, Luke se vê totalmente seduzido. Seu relatório apaixonado começa na virada do século XIX na mesma cidadezinha de St. Andrew, Maine, quando ainda era um templo Puritano. Consumida, quando criança, pelo amor que sentia pelo filho do fundador da cidade, Jonathan, Lanny qualquer coisa para ficar com ele para sempre. Mas o preço que ela paga é alto — um laço imortal que a prende a um terrível destino por toda a eternidade. E agora, dois séculos depois, a chave para sua cura e salvação a depende totalmente de seu passado. De um lado um romance histórico, de outro uma história sobrenatural, The Taker é uma história inesquecível sobre o poder do amor incondicional não apenas para elevá-lo e sustentá-lo, mas também para cegar e destruir — e como cada um de nós é responsável por encontrar o próprio caminho para a redenção.


O livro começa apresentando Luke: médico divorciado, que tem duas filhas, mas que moram com a mãe. Sua rotina diária é cansativa e parece que nada interessante acontece. Até que uma viatura da polícia traz uma mulher, que supostamente é assassina e está ferida. A mulher assassina é Lanore, a protagonista da história. Porém, ao ter o primeiro contato com Lanore, ele percebe que ela não está ferida e ela começa explicar o que aconteceu para que ela chegasse até ele. 

Lanore é imortal. Isso não é um spoiler. Bem antes do que você possa imaginar, a autora expõe esse tal fato ao leitor. Lanore, aos poucos, conta sua história dolorosa e sombria, desde o ponto em que se apaixonou por Jonathan até onde tudo, por fim, chegou. Porém, ela não era só apaixonada por ele. Era praticamente uma obsessão. Ele tinha que ser dela e de mais ninguém. 

Com uma narrativa osciladora ― ora instigante ora monótona ― conhecemos personagens marcantes e de certa forma, reais. Até porque, a palavra "perfeição" não existe na história. 

"Para Jonathan, era impossível me dar aquilo que ele dizia ser o seu desejo; ele não poderia abrir mão de sua família ou de suas responsabilidades. Ele não precisava me dizer que seus pais nunca permitiriam que ele me escolhesse como esposa. Mas, naquele início de noite, naquele estábulo frio, eu possuía o amor de Jonathan e, por tê-lo, ficava ainda mais feroz para mantê-lo. Ele declarou seu amor por mim, eu tinha certeza de meu amor por ele, prova que éramos feitos um para o outro e que, de todas as almas no universo de Deus, estávamos unidos no amor."
Pág.: 103

Ultimamente, histórias sobrenaturais têm circulado em grande escala pelo mercado. Algumas têm grande potencial, outras são completamente desprezíveis. Esse livro tem uma história interessante, porém não encontrei nada surpreendente e que me fizesse ficar impressionado. Eu até entendo que a autora inovou no sentido de mostrar um outro lado do amor, deixando completamente de lado aquele amor romantizado. 

Acredito que toda pessoa é egoísta. Sempre haverá algo, pelo qual, toda pessoa sentirá que é seu e que não vai querer compartilhar com ninguém. E foi com base nesse pensamento ― eu acredito  que a autora construiu sua trama. Porém, o que a Lanore sentia pelo Jonathan, eu não conseguia encarar como um amor. Era mais uma obsessão: ele tinha que ser dela, somente dela e de mais ninguém. 

O grande ponto positivo da história são as personagens. Você não encontrará uma personagem bondosa e indefesa. Não mesmo. Em "Ladrão de Almas", as personagens são impulsivas, egoístas e até mesmo cruéis. E dificilmente encontram-se livros com personagens assim.

Confesso que, em alguns momentos, a leitura tornou-se cansativa. Até citei isso anteriormente, mas não expliquei. É que boa parte da história, Lanore narra tudo o que aconteceu em sua vida e em alguns momentos, eu fiquei entediado. 

Contudo, é um bom livro. Diferente até certo ponto, mas não chega a ser surpreendente. Não estou desesperado pela continuação. E para ser seu livro de estreia, a autora até que soube criar uma boa história. E ainda bem que não cometeu o erro comum, que muitos escritores vem cometendo: escrever "mais do mesmo".

Recomendo!



21 comentários:

  1. Oi Leandro! Sempre que leio resenhas deste livro, vejo que foi em algumas partes cansativo, eu esperava que fosse um livro mais sombrio e dinâmico. Não sei se vou ler agora, mas ainda quero tirar minhas conclusões.
    A resenha está muito boa mesmo, parabéns.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Tenho bastante interesse em ler este livro, já li muitos comentários sobre ele.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Leandro!
    Adoro as suas resenhas por elas serem, além de super bem escritas, bem fundamentadas e principalmente sinceras. Parabéns por isso!
    Eu não li esse livro ainda, mas também sinto esse meio receio que você quando falam demais de um livro. Já me decepcionei muitas vezes com o livro em que a editora aposta tudo, diz que é maravilhoso e no fim tem nota 3 no geral, hehe ^^
    Acho que, nesse caso, por ser uma autora iniciante, podemos dizer que ela fez um bom trabalho =]

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Leandro, concordo com você em um comentários que você fez em sua resenha, na qual você diz que os livros sobrenaturais estão sendo muito comentados na blogsfera e isso é verdade. Vi também que este livro possui várias opiniões, algumas muito positivas outras nem tanto. Quero muito ler esse livro para que eu possa comprovar alguns comentários relacionados a este.


    Beijos :*
    Natalia - ELL
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/
    Tem post novo, comenta por lá?

    ResponderExcluir
  5. Hmm, eu tenho visto mais contras que a favores para ler esse livro.

    Não sei se eu lerei.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Qe pena q vc nao gostou tanto do livro qaunto eu!
    Eu amei e achei a personagem principal mto realista, pq realmente há mulheres q fariam td por amor... e acho q eu sou uma delas por isso me identifiquei tanto ;s
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Estou doido para ler esse livro, li muitas resenhas positivas, e fiquei curioso pela obra, achei interessante a premissa e pretendo lê-lo em breve hehe
    Gostei bastante da resenha :D

    Abraços.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Lê, tua resenha tá perfeita como sempre.
    Assino embaixo, também achei algumas partes super chatas, e o fato de todos os personagens parecerem degenerados me tirou o gosto pela leitura dele. Nem sei se irei ler a continuação. Não curti mesmo.
    bjos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Leandro!
    Também já li muitas resenhas positivas desse livro. Gostei demais dos seus argumentos, de tomar conhecimento desse outro lado "não tão bom" do livro. Já tinha ouvido falar super bem dos personagens, do quanto eles aparentam ser reais, justamente por causa dos seus defeitos e falhas, tão comuns a todos nós e acho que isso foi um ótimo acerto da autora.
    Também não gosto de amores obsessivos, mas fiquei curiosa para conhecer o contexto desse, até por conta de toda a ambientação sobrenatural por trás.
    Uma pena que seja monótono vez ou outra, porém, acima de tudo, fico feliz em saber que o livro não é apenas mais do mesmo.
    Gostei da resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Ah parece ser bom pelo que você falou, mas não to muito afim de ler esse, sei lá, não curti a capa, nem sinopse.. quem sabe outro.
    Mas adorei a resenha
    http://lisz-tomania.blogspot.com.br/
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Leo.

    Essa é segunda resenha que leio desse livro, a outra também não foi empolgante. Bem, há algo de bom, o fato de ser um romantismo diferente, o novo, como você mesmo disse, mas não estou tão empolgada assim para lê-lo. Pode ser que eu o leia, mas não faz parte da minha meta.

    PS. Parabéns pelos mais de mil leitores. =)

    Beijo,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  12. Oi Leo,

    Gostei da sua resenha, mostrou pontos positivos e negativos da obra, a história parece ser interessante, mas não sei se empolga muito.
    Já a capa, é linda.

    ps: tem resenha lá no blog, comenta? :)
    http://escutaessa.blogspot.com.br/2012/11/resenha-livro-jogador-n-1.html

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  13. Estou enlouquecendo de vontade de ler esse livro, mas poderei ler quando terminar a semana de provas na faculdade... :(
    ótima resenha!

    Beijão
    http://ninhodefogo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Sei que o livro mostra o lado negativo das pessoas

    Quero ler o livro para tirar a minhas proprias conclusões.

    Adorei seu blog e já estou seguindo com certeza.

    Se gostar siga o meu também?

    http://aerafeminina.blogspot.com.br

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  16. Oie!

    É a segunda vez que leio algo sobre este livro, mas foi a primeira que mostrou algo que eu já vinha achando do livro (apenas pela sinopse, uma vez que eu ainda não o li): também não achei lá tão empolgante, apesar de ter uma abordagem um pouquinho diferente do que eu imaginava. Receio também tenho, mas acho que leria sim, seria até interessante.

    Bjins

    www.dicasoutravessuras.blospot.com

    ResponderExcluir
  17. Como eu sempre digo, não devemos comprar um livro pela capa, mas essa capa vende o livro! hehehe
    Parece muito bom mesmo!
    Bjoos

    http://www.annemartins.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Nossa pela capa achei que o livro era ótimo. Mas a sua resenha já é a segunda que vejo falar que o livro é bom, mas não é tudo aquilo. Bom vou ler pra tirar minhas conclusões. E é até bom que não leio cheio de expectativa. BJs

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Esse está bem cotado ai na blogosféra. Mas, sempre me pergunto o livro é bom mesmo ou puxa-saquismo???
    Não sei, gostei da sua resenha e logo pegarei ele para ler e terei minha opinião ^^
    Beijos
    brubs
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Leandro,

    Esse livro esta na minha lista de espera e não sei o que esperar, boa resenha...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pela resenha.
    Estou curiosa para ler esse livro.
    Capa mais linda!!!!

    ResponderExcluir

Comente com moderação!