quarta-feira, 28 de novembro de 2012

[RESENHA] Manuscrito Encontrado em Accra - Paulo Coelho

Quando eu soube que o Paulo Coelho havia publicado outro livro, fiquei curioso. Antes mesmo de ler a sinopse, só ao observar a capa, acreditei que o livro fosse bom. Mas inevitavelmente me enganei. Esperava uma história bem mais interessante da que foi apresentada no livro. 

Edição: 1
Editora: Sextante
ISBN: 9788575428221
Ano: 2012
Páginas: 176

Nota: (2/5)
14 de julho de 1099. Enquanto Jerusalém se prepara para a invasão dos cruzados, um grego conhecido como Copta convoca uma reunião com os jovens e velhos, homens e mulheres da cidade. A multidão formada por cristãos, judeus e muçulmanos chega à praça achando que irá ouvir uma preleção sobre como se preparar para o combate, mas não é isso que Copta tem a lhe dizer. Tudo indica que a derrota é iminente, mas o grego só quer instigar as pessoas a buscarem a sabedoria existente em sua vida cotidiana, forjada a partir dos desafios e dificuldades que têm de enfrentar. O verdadeiro conhecimento, acredita, está nos amores vividos, nas perdas sofridas, nos momentos de crise e de glória e na convivência diária com a inevitabilidade da morte. Na tradição de O Profeta, de Khalil Gibran, o Manuscrito encontrado em Accra, de Paulo Coelho, é um convite à reflexão sobre nossos princípios e nossa humanidade.

A história acontece no dia 14 de Julho de 1099. Toda a cidade de Jerusalém se preparava para a invasão dos Cruzados. Mesmo com membros de religiões distintas vivendo entre si, o clima entre todos era harmônico e inevitavelmente esperavam pela invasão. Porém, antes que a tal invasão aconteça, um grego chamado Copta reúne uma multidão e começa a dialogar sobre diversos valores e situações cotidianas. 

O livro aborda uma reflexão sobre diversos valores e tenta fazer o leitor refletir sobre eles. Será que estamos, de fato, esquecendo dos valores mais importantes na vida? Por que boa parte dos valores estão tendo seus significados distorcidos? 

“E os verdadeiros amantes poderão entrar no jardim da beleza sem temor de serem julgados. Não serão mais dois corpos e duas almas que se encontram, mas uma única fonte de onde jorra a verdadeira água da vida” 
Pág.: 93

Eu sinceramente não gosto de livros onde praticamente não existe história e só há ensinamentos, reflexões etc. E "Manuscrito Encontrado em Accra" é bem assim. Eu esperava que iria encontrar uma história bem trabalhada, onde as reflexões fossem parte do resultado ao término da leitura. Mas não foi o que encontrei.

É inevitável dizer que o Paulo Coelho escreve bem. Ele sabe usar bem as palavras, no momento certo. O grande problema mesmo foi a história que não me convenceu em momento algum. Lembrou-me muito livros de autoajuda, que eu particularmente não gosto.

Contudo, caso tenha curiosidade e sabe que gostará do tema proposto, não hesite e leia. Acredito que para você, a leitura será proveitosa. Porém, caso contrário, não será uma boa escolha. Até porque para mim não foi proveitosa.

Fica a dica!



23 comentários:

  1. QUe pena que não gostou do livro. Também acho que um livro com historias e reflexões fica melhor ^^

    ResponderExcluir
  2. Também esperava uma história um pouco mais elaborada nesse livro, principalmente porque até então não conhecia o estilo do Paulo Coelho. Achei até interessante a ideia, com muitos ensinamentos que dá pra aproveitar, mas muitas vezes senti que aquilo não era totalmente novo. Como se já tivesse lido em algum outro lugar.

    Como uma historiadora da minha cidade disse: "Paulo Coelho é Ctrl C + Ctrl V". Não que tenha perdido o interesse em conhecer a obra completa do autor, mas realmente esperava mais.

    Abraços!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu não gosto dos livros do autor e não tenho muito interesse nos temas que ele aborda, então vou passar esse livro. hehe
    Beijos

    Andressa
    http://umiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oii!!
    Eu também não gosto de livros muito reflexivos, acho que a moral da história tem que vim no final, de forma subjetiva. E não um livro cheio de filosofia de vida, sabe?
    Gostei da resenha
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Já tentei ler vários livros do Paulo Coelho e parei no início de uns, na metade de outros. O único que li inteiro foi O Diário de Um Mago e que gostei.

    Abraços Leandro!

    http://livronasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Tenha gente que ama o Paulo Coelho, e ele é até o autor preferido de alguns, todavia outros discordam e o julgam bastante. Tenho curiosidade de ler um livro dele, já vi até este na livraria da cidade vizinha, mas não curtir a sinopse nem me empolguei, tampouco, mas quem sabe não dou uma chance pra ele mais pra frente?

    Segredos Que Ferem
    Literatura de Cabeça

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nada do Paulo Coelho e tenho curiosidade, mas esse livro não me interessou muito! ^^
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  8. Oi Lê! Li alguns livros do Paulo Coelho e tinham história e ensinamentos, mas um que só traga reflexões, não é comigo. Eu nem tinha chegado ao final da resenha e já estava pensando que parecia auto -ajuda.

    O que mais gosto dele é Na margem do Rio Piedra eu sentei e chorei, se tiver um tempinho leia.


    Parabéns pela resenha.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Adoro os livros do P. Coelho, ainda não li esse. Nos seus livros as vezes começa a ficar monotono, concordando com você. Diminuindo as expectativas do livro, porém eu acho que compensa ler. Que pena que o livro não te agradou tanto. :/

    Abraços, 7hings.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    A maioria das pessoas com quem conversei não gosta do Paulo Coelho mas, como eu li vários livros dele e gostei da maioria, quando tiver a oportunidade e dar uma olhada nesse também. Porque, como todo mundo acha mais ou menos e eu gosto, pode ser que eu curta esse tbm ;)
    Ah, e eu também gosto quando há mais história além dos ensinamentos. Mesmo assim, darei uma chance :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Uma vez peguei um livro desse autor emprestado para dar uma olhada, mas o enredo não prendeu a minha atenção. Esse parece interessante, se surgir uma oportunidade eu leio ;)
    Parabéns pela resenha

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  12. Eu nunca li nada do Paulo Coelho, sei que tem pessoas que amaaaam de paixão e outras que odeio, as opiniões são realmente extremas. Tenho um livro dele aqui e pretendo ler em breve para formar minha própria opinião, mas espero não me decepcionar.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  13. Oi, Leandro!
    Os livros do Paulo Coelho nunca me chamaram a atenção, principalmente pelo fato de lembrar livros de auto-ajuda. Mas muita gente gosta dos livros dele, acho que preciso ler algo dele pra formar uma opinião haha

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.com

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Uma pena o livro não ter te agradado. Às vezes acontece, não é? Acho que vai de cada um, porque há obras (seja por seu estilo, pela escrita ou pelo assunto) que não nos atrai. O bacana é ver você apontar o seu ponto de vista, falando por você e expondo o porquê daquilo não ter te chamado a atenção. Não sei se leria esse livro, mas se surgisse a oportunidade, com certeza o faria.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá, Leandro!
    Acredita que nunca fui fã dos livros do Paulo Coelho? Tenho curiosidade, mas nunca consigo me interessar por nenhuma obra. :/
    Beijos!

    Biih
    http://hellostar.org

    ResponderExcluir
  16. Oi Leandro!
    Não gosto muito de gênero de Paulo Coelho, já li brida há séculos, a escrita dele com certeza é boa mas gosto quando a estória é focada no desenvolvimento de acontecimentos..
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Acho que o problema de Paulo Coelho, como já vi várias críticas abordarem, é o fato de ele ter se tornado muito 'internacional'. Sei lá, já li alguns livros dele que gostei, outros que odiei. Mas esse eu não li ainda.
    Beijinhos

    hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Leandro, uma pena quando um livro não nos agrada tanto quanto esperávamos.. Eu não sou muito de ler Paulo Coelho porque acho que ele filosofa demais, não me agrada esse estilo de leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Eu particularmente não gosto dos livros do Paulo Coelho.. simplesmente não me agradam.

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  20. Oi Leandro, tudo bem?
    Bem, sou suspeita pra falar porque eu já admiti que não gosto dos livros dele. Mesmo ele sendo um grande escritor, e super elogiado, mas simplesmente não consigo, pelo que você expôs. Enfim, provavelmente ão vou ler, a não ser que esteja entediada em uma sala de espera que só tenha esse livro pra ler. rsrsrs
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde Leandro,

    Não gosto de Paulo Coelho e ainda mais pela sua resenha o livro não parece bom...abçs.



    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Já li alguns livros do Paulo Coelho, o melhor é O Alquimista. Beijinhos

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Paulo Coelho é mesmo um autor polêmico. Ele tem alguns livros bons e outros nem tanto. Mas parabéns pela ótima resenha e pela escolha de palavras, consegui entender tudo que vc quis dizer.

    ResponderExcluir

Comente com moderação!