sábado, 17 de novembro de 2012

[RESENHA] O Caminho Para Casa - Kristin Hannah

Esse livro foi uma surpresa maravilhosa. Mesmo após ter concluído a leitura, ela permanece viva ainda em meu consciente. Não esperava que fosse me surpreender tanto, porém esperava uma boa leitura. O livro foi além de todas as minhas expectativas e ao terminá-lo, senti um aperto no coração — adoro quando isso acontece — e isso prova que a autora cumpriu seu papel. 

Edição: 1
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580410815
Ano: 2012
Páginas: 352
Nota: (5/5) 

Durante 18 anos, Jude pôs as necessidades dos filhos em primeiro lugar, e o resultado disso é que seus gêmeos, Mia e Zach, são adolescentes felizes. Quando Lexi começa a estudar no mesmo colégio que eles, ninguém em Pine Island é mais receptivo que Jude. Lexi, uma menina com um passado de sofrimento, criada em lares adotivos temporários, rapidamente se torna a melhor amiga de Mia. E, quandoZach se apaixona por ela, os três se tornam companheiros inseparáveis.
Jude sempre fez o possível para que os filhos não se metessem em encrenca, mas o último ano do ensino médio, com suas festas e descobertas, é uma verdadeira provação. Toda vez que Mia e Zach saem de casa, ela não consegue deixar de se preocupar.
Em uma noite de verão, seus piores pesadelos se concretizam.
Então a vida dá uma guinada, levando os personagens a viver sentimentos intensos – amor e ódio, culpa e perdão – que qualquer um de nós poderia experimentar. Uma decisão muda seus destinos, e cada um deles terá que enfrentar as consequências – e encontrar um jeito de esquecer ou a coragem para perdoar.
O caminho para casa aborda questões profundas sobre maternidade, identidade, amor e perdão. Comovente, transmite com perfeição e delicadeza tanto a dor da perda quanto o poder da esperança.

Jude Farraday é uma mulher aparentemente comum, rica, casada com o homem dos sonhos e tem dois filhos gêmeos — Mia e Zach  que os ama de forma incondicional e até mesmo de uma maneira obsessiva demais. Ela monitora tudo o que eles fazem, quer programar o que eles devem fazer... Enfim, ela é a típica mãe que não permite que os filhos não façam nada se não for da forma que ela queira. Porém, ela não imagina o quanto isso pode prejudicar não só a seus filhos, mas a si mesma.

Lexi é amiga de Mia e vive uma vida completamente diferente. Sua mãe era uma viciada em drogas, que só a fazia sofrer. Morou em um orfanato durante alguns anos, até que sua tia Eva — que até então ela desconhecia — resolveu adotá-la.

Inesperadamente Lexi se apaixona por Zach e eles vivem momentos intensos juntos. Até que ocorre uma tragédia que muda radicalmente a vida de todos e o perdão é a única solução para tudo.

"— As pessoas pensam que amar é um ato de fé — falou a mãe. — Às vezes, é um ato de vontade. Eu não tinha forças para amar você, Jude. Ou para demonstrar o amor, imagino. Não sei qual dos dois, mas, no final das contas, qual é a diferença? Você é mais forte do que eu jamais fui."
Pág.: 322

Esse livro mexeu com meus sentimentos de forma intensa. É um drama tão real, que é impossível não se impressionar. Ora eu senti ódio, ora eu conseguia entender os motivos de tal personagem. É tudo tão palpável, que é impossível não se colocar na história, ou melhor, não se envolver e tentar de alguma forma encontrar o caminho certo para resolver todos os problemas.

A Jude é uma personagem tão verossímil. É tão comum encontrar mulheres iguais a ela, que só por isso a autora merece ser elogiada. Admito que senti ódio por várias atitudes dela, mas a maioria eu pude entender os motivos que a levavam a agir daquela maneira. O medo de perder algo que se ama muito pode prejudicar muito não só a pessoa que sente medo, mas também aquilo que ela tanto ama e cuida. E a autora soube mostrar de forma magnífica isso.

É impossível não sofrer com a Lexi em vários momentos. Confesso que houve momentos em que eu queria encontrar alguma forma de ajudá-la. Alguma forma que pudesse fazê-la não sofrer tanto. 

O livro também aborda a injustiça que sempre cai para o lado do mais pobre financeiramente. É impressionante, mas sempre a justiça só favorece o lado mais privilegiado.

Eu poderia citar sobre tantas coisas que eu encontrei durante a leitura, mas acabaria soltando spoilers enormes. A leitura me envolveu de várias formas, que eu me senti preso à ela e vivendo todos os dramas de cada personagem. E eu sei que eu não conseguirei descrever o quanto essa história é emocionante, porque é complicado comentar sobre um livro muito bom. 

Concluindo, eu gostei muito mesmo do livro. Possui um enredo bem construído, com personagens bem construídas também e que conseguiram me envolver completamente. Portanto, se tiver oportunidade, leia esse livro. É uma leitura interessante que consegue envolver o leitor de diversas formas. 

Recomendo!





26 comentários:

  1. Leandro, parabéns pela resenha ficou muito boa!
    Nossa até agora eu não tinha lido nada sobre esse livro e gostei bastante do que você falou a respeito do livro!

    Beijos :*
    Natalia.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Uau, nunca ia imaginar que esse livro fosse tão bom! Juro, achei que fosse aquela coisa "mais do mesmo". Gosto quando os autores constroem personagens verossímeis, como você disse. Acho que isso aproxima muito o leitor da história. E tratar de pontos injustos da sociedade também é algo que soma pontos pra eu querer ler o livro. Vou ficar de olho ;)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Sério, essa foi a melhor resenha, repleta de informações sobre este livro.
    Já tinha visto ele nas livrarias, li os resumos das capas, mas nada muito informativo, agra vou procurar e comprar, adorei a resenha.

    E adorei seu blog tbm, se puder conferir e seguir o meu também, agradeceria.

    http://livronasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Lê! Fiquei muito emocionada com este livro, a trama é tão verdadeira que não há como não compartilhar os sentimentos dos personagens. Desperta amor, ódio, compaixão, uma gama de sentimentos.

    Você ficou mexido como eu, uma leitura tocante.

    Parabéns, a resenha transmitiu muito bem o enredo deste livro.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Ei Leandro!

    Eu nunca tinha ouvido falar do livro, mas só de ver a capa já senti vontade de ler - me lembrou muito aquele filme, Um olhar do Paraíso, que eu amei intensamente.
    É difícil ler livro de drama, mas geralmente eu adoro. É mesmo muito bom quando um livro passa verdade, e talvez por isso eu iria gostar de O Caminho para Casa.
    Além do mais, fiquei curiosa para saber o que acontece hahahaha

    Bjoos'
    Letícia

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Leandro,

    Deposi da sua resenha fiquei ainda mais curioso em relação a esse livro, além de gostar da capa....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adoro os livros da editora Arqueiro! São muito bons mesmo to vendo que não estou errado no que digo! Realmente você gostou! É tão bom quando uma leitura flui e fica na nossa mente, relembrando. A capa é linda! E está ai, fiquei com vontade de ler o livro. Gosto desses que provocam reflexões. Que realmente mudam o leitor. Parabéns pela resenha! Adorei.

    Abraços. www.7hings.com.br

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela resenha \o/
    Já solicitei esse livro a arqueiro e estou mega anciosa para que chegue e agora com sua resenha fiquei mais curiosa.

    Obrigada pela visita e comentários no meu blog, vc é muito atencioso.

    ResponderExcluir
  9. Hum adoro livros que quando chego ao final a história fica marcada, difícil esquecer. Com certeza é uma livro que quero ler, mas já sei que com uma caixinha de lenços ao lado,já que é impossível segurar as lágrimas em história que envolvem a maternidade e a perda. Ótima resenha.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu já li algumas resenhas desse livro em outros blogs, e só em lê-las já fiquei arrepiada. Quero bastante ler esse livro, acho que ele deve tão intenso... e olha que eu não gosto de livros que envolvam tragédias, mas eu preciso abrir uma exceção para esse.
    Parabéns pela resenha
    Beijos

    Andressa
    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Quando vi que a editora iria lançar o livro, eu não tinha curtido a sinopse, por isso nem interesse algum pelo mesmo eu tinha. Mas fui vendo cada resenha boa dele por aí, falando de um drama familiar intenso e muito emocioante, que acabei solicitando pra resenhar. Espero gostar tanto quanto você, Leo, e os outros resenhistas!
    Parabéns, adoro suas resenhas, são muito sinceras e isso é o que enaltece uma opinião!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Leo.

    Nossa, que resenha intensa! Amei! Fiquei com vontade de ler esse livro desde quando soube do lançamento, imagine como estou agora... Ai, não vejo a hora de descobrir o que houve com a Lexi... ;)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  13. Oie Le =)

    Confesso que eu já tinha uma certa curiosidade de ler este livro, mas até então não tinha lido nenhuma resenha dele.

    Estou passando o mesmo que você com o livro O Caminho.

    Adorei a sua resenha! Espero ler este livro em breve e me surpreender como você.

    bjus;****


    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  14. Oi Leandro!
    Eu já li um livro da autora há muito tempo e adorei.
    Estou vendo todos falarem bem desse, dizendo que foi uma surpresa, então quero lê-lo!
    Se ele é envolvente e tocante como você disse, sei que vou amar!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  15. Oi Le,
    Já tinha visto esse livro no catálogo da Arqueiro e ele me chamou a atenção, mas ainda tinha um pouco de dúvida se iria gostar ou não.
    Mas depois de ter lido a sua resenha e ler a seguinte frase "O livro foi além de todas as minhas expectativas e ao terminá-lo, senti um aperto no coração". Pronto, fiquei curiosa pra ler essa obra.
    Ela já vai pra minha lista de livros desejado ;)

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  16. Oi Leandro!!
    Já havia visto esse livro por aí, mas confesso nunca ter me interessado e tampouco o colocado na minha lista de desejados, rs. Mas depois dessa resenha ele com certeza estará incluso nela. Adoraria ler esse livro, principalmente por ser um caso tão facilmente comparado a pessoas que conhecemos, convivemos e amamos. Feito você falou, a Jude é tão verossímil que encontramos pessoas iguaizinhas ela onde quer que a gente vá, rs. Tem até um programa no DIscovery que é sobre mães assim, controladoras e que super mimam os filhos, rs. Beijo!

    ResponderExcluir
  17. Ah...esse livro me chama muito atenção e desejo deveras ler. Parece ser uma obra maravilhosa mesmo. Ah...a corda quase sempre arrebenta para o lado do mais pobre mesmo, infelizmente.
    Bom começo de semana.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  18. Amei a resenha! E é um livro que nunca havia imaginado que seria assim como você descreveu. Estou curiosíssima para lê-lo! :)

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Leandro!
    Como é bom quando uma história consegue nos envolver de tal forma, não é? Eu adoro! :)
    Assim que li a sinopse desse livro, sabia que seria uma ótima leitura. Ainda bem que não me enganei.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  20. Fiquei bem mais curioso para ler esse livro agora hehe
    Vou só esperar minhas leituras diminuírem que lerei esse livro =D

    Abraços.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Leandro, tudo bem?
    nossa, que resenha! Já li outras sobre esse livro, e que me despertaram e muito a vontade de ler, mas a sua foi além, fazendo com que eu realmente queira lê-lo o mais rápido possível.

    ps: Te indiquei um meme lá no blog ta?
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  22. A resenha me deixou com vontade de ler, hein? Parece ser bem surpreendente!
    Beijinhos

    hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Eu fiquei encantada com essa capa. Assim que vi me apaixonei *_* hehe
    Gostei bastante da história do livro.
    E já vi que vou ficar indignada (no bom sentido) com a questão da injustiça rsrs
    Beijinhos
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Li a sua resenha e a de outra pessoa sobre este livro, estou morrendo de vontade de ler!
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. O.M.G, SÓ DEUS SABE O QUANTO EU QUERO LER ESTE LIVRO! <3 PARECE PERFEITO!!! DPS DE LER SUA RESENHA FIQUEI COM MAIS VONTADE! SEM CONTAR QUE A CAPA É PERFEITA *-*
    ABS!
    http://bobagemdagente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Eu amo esses livros da Arqueiro por causa disso... Todos nos deixam com aquela sensação de "historia linda, nao queria que acabasse nunca" hehehe

    Adorei a resenha e ja quero esse livro pra ja!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir

Comente com moderação!