quarta-feira, 21 de novembro de 2012

[RESENHA] O Começo do Adeus - Anne Tyler

Eu não gosto criar expectativas antes de começar alguma leitura. Confesso que há alguns livros em que é impossível não criar. Quando eu recebi esse livro, não criei expectativas e esperava apenas uma boa leitura. Mas infelizmente eu não tive uma boa leitura, apesar de a autora escrever de uma forma sublime. O grande problema foi a história.

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630397
Ano: 2012
Páginas: 208

Nota: (1,5/5)
Anne Tyler nos leva a um romance sábio, assustador e profundamente tocante em que descreve um homem de meia-idade, desolado pela morte de sua esposa, que tem melhorado gradualmente pelas aparições frequentes da mulher — na casa deles, na estrada, no mercado. Com deficiência no braço e na perna direita, Aaron passou sua infância tentando se livrar de sua irmã, que queria mandar nele. Então, quando conhece Dorothy, uma jovem tímida e recatada, ele vê uma luz no fim do túnel. Eles se casam e têm uma vida relativamente modesta e feliz. Mas quando uma árvore cai em sua casa, Dorothy morre e Aaron começa a se sentir vazio. Apenas as aparições inesperadas de Dorothy o ajudam a sobreviver e encontrar certa paz. Aos poucos, durante seu trabalho na editora da família, ele descobre obras que presumem ser guias para iniciantes durante os caminhos da vida e que, talvez para esses iniciantes, há uma maneira de dizer adeus.

O protagonista da história é Aaron  um homem deficiente — que vive normalmente com sua mulher Dorothy. Ela é mais velha que ele, porém nada atrapalha o casamento deles — que é bastante comum, por sinal. Inesperadamente, Dorothy morre e a vida de Aaron muda completamente. 
Ele vai morar com a sua irmã e não sabe o que o destino reserva para ele. Porém, nos locais mais improváveis, Aaron começa a ver o espírito de Dorothy.  
À partir dessas visões, ele começa a se indagar: eu realmente vivia um casamento perfeito? Será que os sentimentos que ambos sentíamos um pelo outro era recíproco?

"Andei numa espécie de transe, mantendo minha marcha o mais constante possível, como se Dorothy fosse um líquido e eu estivesse cheio dela até a borda, movendo-me cuidadosamente e vagarosamente para não derramá-la."
Pág.: 135



A história do livro é basicamente essa e foi justamente por isso que eu não gostei. A autora escreve muito bem e até já recebeu muitos prêmios literários devido a seu talento, porém a história é muito desinteressante. 

O livro é pequeno e eu sinceramente pensei que não demoraria para terminá-lo. Porém, estava completamente enganado. A história começa bem, mas depois fica bastante enfadonha e até mesmo repetitiva, e eu demorei bem mais do que o necessário para concluí-la.

A personagem principal — Aaron — foi bem construída e acredito que algumas pessoas se identificarão com ela. Mas quando se trata das personagens secundárias, esperava um aprofundamento melhor por parte da autora. 

Sobre o final, foi o que eu esperava e consequentemente não me surpreendeu.

Concluindo, eu não gostei do livro. A história é basicamente sobre como conseguir superar a perda de alguém e seguir em frente. Foi uma leitura que não me trouxe ensinamento algum ou mudou minha forma de pensar. Apenas mais uma leitura. Caso tenha interesse, leia e tire suas próprias conclusões. Só não espere uma grande história, pois talvez não seja isso que você realmente encontre.

Fica a dica!


24 comentários:

  1. Bom, só pela sua resenha eu já não gostei do livro, parecer ser bem parado mesmo, sem emoção alguma, e gosto de emoções nos livros.

    Abraços!

    Livro Nas Mãos
    http://livronasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Leandro,

    Vou começar a ler esse livro agora e já não tinha muita expectativa sobre ele e pela sua resenha acho que isso vai se confirmar, vamos ver...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Como já pode ver, eu já li o livro e até gostei da trama. Realmente não é o melhor romance do universo, se compararmos a outros, mas eu captei a mensagem que a autora quis passar. Acho que estamos tão acostumados a lermos livros de romance tão lindos, que quando vamos ler um extremamente calmo e simples, que o detestamos.
    Gostei de ler o seu ponto crítico, bastante sincero!

    ResponderExcluir
  4. Esse livro não esta agradando ninguém pelo menos as resenhas que li tiveram a mesma impressão que vc. Adorei sua forma simples e direta de expor sua opinião, parabéns!!!! Tô adorando vim aqui com mais freqüência.

    ResponderExcluir
  5. Oi Lê! Sinceramente não fiquei com vontade de ler este livro, parece ser meio deprimente, prefiro livros mais alegres e se for drama que traga algo para o leitor. Bjos!! Cida

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu não tenho interesse nesse livro, já começando pela capa que é muito clichê. E, depois de ler a sua resenha, prefiro nem arriscar mesmo.
    Parabéns pela resenha
    Beijos

    Andressa
    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Fui uma das poucas pessoas que adorou o livro e que surpreendeu com o final, que pena =/
    É verdade que a história não é lááá grandes coisas, mas tirei algumas experiências, o que é bom. Pena que não foi bom pra ti.
    Abração!

    ResponderExcluir
  8. Concordo com você. Também li esse livro e não gostei muito, não. Achei até o carinha principal um infantil...meio chato até.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir


  9. Oi,
    Eu como a Gabriela gostei do livro e me surpreendi com final, mas também tenho que concorda com você a história não é lá grande coisa.
    Mas parabéns pela resenha
    Beijos

    Mari - Stories And Advice







    ResponderExcluir
  10. Sempre achei que esse livro poderia ter uma história interessante e justamente hoje resolvi que seria minha próxima leitura. Depois de sua resenha acho que vou pensar novamente sobre o assunto...
    Se tiver a mesma opinião, vai ser uma grande decepção, já que com a quantidade de prêmios, como você citou, a história deveria ser mais interessante. Ou não?

    Abraços
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  11. Acho que enquanto alguns autores se preocupam na dinâmica da história e deixam os detalhes de lado, outros se preocupam tanto em ser detalhistas que a história não acontece. Acho que foi isso que aconteceu com esse livro.
    Beijinhos

    hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Que pena que você não gostou.
    É tão chato quando a gente lê um livro e não gosta né?!
    Eu não me interessei de ler porque não faz muito meu estilo de leitura.
    Espero que tenha mais sorte nas próximas leituras haha
    Beijinhos
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ain Lê, péssimo isso de criar expectativa né?
    sabe que estava pensando nesse livro essa semana? parecia ser uma linda história, emocionante, mas que pena que a autora errou a mão e não conseguiu cativar o leitor.
    Uma pena mesmo, mas ainda assim preciso ler ,porque é de parceria rs
    bjos

    ResponderExcluir
  14. bom, eu nao tinha mto interesse neste livro ate agora, pq eu nao sabia sobre oq se tratava, mas por incrivel q se pareça, apesar do q vc mencionou na resenha, eu dikei interessada em le-lo pra ter minha opiniao... acho q gosto de ler livros q nao tem mta indicaçao pq assima expectativa é menor hahaha
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Esse é um tipo de livro que tem muito a minha cara. Eu meio que adoro livros tristes. E ainda tenho que aprender a dizer adeus então sei lá, acho que eu leria ):
    Beeeeeijos

    ResponderExcluir
  16. Leandro, nem tenho muito o que comentar. Fiquei assutada com a nota e com suas críticas, ahauahua. Assustava porque, embora eu nunca tivesse livro até o momento resenha alguma desse livro, eu esperava que fosse algo diferente, algo bacana de ser lido. Acredito que no seu lugar eu também não teria curtido. Uma pena quando isso acontece, não é mesmo? Enfim...

    Adorei a resenha, principalmente a sinceridade que você transmite nela. ;)

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Gostei bastante da resenha leandro, não sei se vou curti muito esse livro também, mas quem sabe em um futuro bem distante eu o leia hehe

    Abraços.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, Leo.

    Lendo a sinopse e a resenha, tenho que concordar com você. A história também não me parece muito atrativa. Mas não descarto a possibilidade de leitura, porque pode ser enriquecidor, digo, no sentido do aprendizado, já que a escritora é tão bem conceituada. Sem falar que, conhecendo as falhas dela, posso evitar cometer as mesmas. ;)

    Obrigada pela resenha e pela sinceridade. Estou lendo um livro assim: o escritor é ótimo, mas a história...

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  19. Oi Leandro :) A sinopse é bem fraquinha mesmo, mas acho que até que dava pra ter desenvolvido de um jeito legal essas aparições da esposa né? Não é um livro que me interessaria, ainda mais sabendo que você não gostou.
    Beijos
    Raiana - Território Pop

    ResponderExcluir
  20. Eu vi resenhas sobre esse livro e também não crei grandes expectativas, vou colocar ele como último em minha lista de leituras.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Hey Leandro!!
    Ainda não tinha decidido se leria o livro ou não, mas agora acho que não o lerei. Apesar de ter uma proposta interessante, não gosto de livros muito repetitivos, e para mim, gosto de clichês, quando sei que vou encontrá-los, mas esperava bem mais desse livro. #decepção rs
    BeijO!

    ResponderExcluir
  22. Quando a história não interessa, a leitura mais cansativa. E, pelo que vi, você não foi o único que não gostou desse livro, todas as críticas que percebi por ai foram negativas. Está ai um livro que não faço a minima questão de ler. Entretanto, o Kit dele é lindo né? rsrs

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  23. Oi Leandro, tudo bem?
    Bem, esse livro gera opiniões controversas. Uns gostam, outros jã não gostaram tanto. Eu quero ler pra tirar as minhas conclusões, apesar de achar que esse livro me parece mais uma auto ajuda. Mas que pena que você não gostou. Da uma sensação quase que de perda de tempo.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  24. Poxa vida, que pena que você não gostou da história. Eu também não gosto de criar expectativas, mas as vezes não tem como. Deixa eu te contar uma história *senta que lá vem história* hahaha

    Eu queria MUUUITO Ladrões de Elite, a capa é diva e todos falavam bem da história, li e não achei tudo aquilo, a história foi totalmente diferente do que eu tinha imaginado. Fiquei bem decepcionada e uma coisa que acho estranha é que parece que só eu que não gostei do livro. A maioria amou, pensei até dar uma chance a ele. Acho que não acabei gostando porque fui com muita sede ao pote, haha


    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir

Comente com moderação!