sábado, 10 de novembro de 2012

[RESENHA] Um Porto Seguro - Nicholas Sparks

Depois de ler alguns livros não muito bons do Nicholas, comecei "Um Porto Seguro" um pouco receoso. Ainda bem que ele não me decepcionou e me proporcionou uma boa leitura. E é sempre difícil escrever uma resenha de um livro que eu tenha gostado muito.  

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630045
Ano: 2012
Páginas: 414

Nota: (5/5)
Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.

Katie é uma mulher misteriosa e muito bonita. Ela chega para morar em uma cidade bem tranquila, na realidade, a cidade é tão tranquila que chega a ser pacata. Ela quer encontrar um novo sentido para sua vida e acima de tudo, quer viver uma nova vida. Porém, ela guarda um segredo consigo. 

Alex é pai de duas crianças, viúvo, e sua rotina é quase sempre a mesma e nada interessante acontece. Ele possui uma pequena loja, onde vende de tudo um pouco. E é justamente dessa loja que ele tira o seu sustento e o dos seus filhos. Inesperadamente, ao ver Katie pela primeira vez, Alex sente-se imediatamente atraído por ela. Aos poucos, o mesmo acontece com Katie.

Porém, será que ambos serão capazes de enfrentar os obstáculos que surgirão entre eles? Será que Katie irá resistir ao sentimento que insiste em dominá-la?

"― Porque todo mundo mente. É necessário para viver em sociedade. Não me entenda mal, eu creio realmente que é necessário. A última coisa que uma pessoa pode querer é viver em uma sociedade onde a honestidade irrestrita seja a regra. Consegue imaginar uma conversa desse tipo? "Você é gorda e baixa", diria uma pessoa, e a outra poderia responder: "Eu sei. E você cheira mal". As coisas não iriam funcionar. As pessoas mentem por omissão, e isso acontece o tempo todo. As pessoas sempre contam a maior parte da história... E eu aprendi que a parte que elas deixam de contar é sempre a mais importante. As pessoas escondem a verdade porque têm medo."
Pág.: 87

Confesso que fiquei completamente surpreendido com a história. Não é um dos melhores romances do autor, mas é uma ótima história. Na história, não há aquele romance lindo, que faz o leitor suspirar, chorar etc. Eu observo o livro como uma história de superação, onde duas pessoas tentam superar obstáculos que surgiram nas suas vidas e seguir em frente. Claro que mudar é uma decisão muito complicada, e torna-se mais complicada ainda quando é preciso seguir em frente e não olhar para trás. 

As personagens são tão intensas, que me apaixonei por quase todas. Katie é tão humana, que é impossível não se identificar com ela. Alex é uma pessoa tão boa e tão distinta, que é impossível não gostar dele também. Esse é aquele tipo de livro em que as personagens cativam o leitor de tal forma, que é impossível não se afeiçoar a elas. 

A narrativa flui de forma natural, calma e singela, tornando quase impossível deixar o livro de lado. A história possui um enredo bem estruturado, de forma que me deixou bastante satisfeito. E o final é tão interessante e até mesmo surpreendente, que me deixou satisfeito. E há uma revelação ― que eu não vou citar ― que foi o que mais me surpreendeu.

Contudo, é um ótimo livro. Proporciona ao leitor bons momentos de leitura e acima de tudo, apresenta personagens cativantes e verossímeis, que é possível até confundi-los com a realidade. Se você gosta dos livros do Nicholas, não hesite e leia, acredito que gostará muito. E mesmo que você não esteja tão interessado, dê uma chance... Pode ser que, ao menos, a história te proporcione momentos agradáveis.

Recomendo!




P.S.1: Não gostei da escolha da capa; não condiz com praticamente nada do livro.  
P.S.2: Quem, ao término da leitura, quiser compartilhar comigo o que achou da revelação no final, sinta-se à vontade. Eu adorarei. (:

21 comentários:

  1. Gostei da resenha, acredite: é a primeira que eu li relacionada a esse livro. Sempre tenho um pé atrás quando se trata de romance, ainda mais quando se trata de Sparks, não porque ele seja ruim, não, eu gosto dele, mas romance meloso não é minha praia, mas pelo que li não é nada assim nessa obra. Me lembrou muito A Escolha que eu li e gostei. Enfim, enrolei, mas eu gostei da resenha e agora estou com vontade de ler o livro...

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com/

    ResponderExcluir
  2. A história parece ser bastante interessante!
    E sem ler o livro eu já não gostei da capa... srsr
    Blog muito bom, parabéns...

    Moisés Suhet
    @Suhet_Elrohir
    http://edensaga.blogspot.com.br
    Aparece por lá...

    Já estou seguindo!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oii *-*
    Esse é um dos livros da minha lista de desejados, rs, primeiro por ser do Nicholas, e ao contrário de você, eu gosto de praticamente todos os livros dele, rs. O outro ponto é que essa história parece mesmo diferente das demais, e agora, depois de saber que tem uma revelação e de saber que lhe agradou imagino que esse deva mesmo ser o melhor dentre todos, haha.
    Adorei, beijão!!

    ResponderExcluir
  4. Oie Lê
    nossa, não dava nada pelo livro rs
    mas amei sua resenha. Bem que eu imaginava que essa capa não tinha nada haver com a história rs
    vou encaixar esse e o A escolha dele na minha lista de leitura de novembro.
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oie Leandro!

    Só li dois livros do Nicholas Sparks, mas já gostei bastante de sua escrita e dos livros em si, mas confesso que acho um pouco chato a maioria de seus livros serem na "Carolina do Norte", acredito que ficaria ótimo se ele mudasse um pouquinho, rsrs!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Confesso que depois de ler alguns livros do Nicholas eu meio que enjoei... mas que bom que você gostou, mesmo não gostando de outros livros dele. Significa que eu tenho que pegar esse livro pra ler e ver o que eu acho sobre ele! Hahaha

    Beijos,
    Milena - Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  7. Oi Lê! O que mais gostei foi do toque de mistério, romance é sempre bem vindo, mas saber que Sparks enveredou por um novo caminho me deixou curiosa.
    Se eu já queria ler, agora depois de sua ótima resenha a vontade aumentou. Será que vai virar filme também?

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oi, nossa eu estou muito anciosa para ler esse livre ainda não tive oportunidade´parece ser ótimo. Nossa eu quero saber que revelação é essa, sua resenha está ótima. beijos

    ResponderExcluir
  9. É difícil encontrar um livro do Nicholas que não agrade, não é mesmo? AUHSHAUSHA
    Ótima resenha, Leandro!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  10. Oie Le =D

    Eu estou com três livro do tio Nicholas para ler aqui em casa, mas acho que não ando em uma fase muito boa para ler os livros dele.

    Adoro as histórias clichês do autor, e pelo o que você falou de Porto Seguro, tenho certeza que vou amar. Só preciso curar a minha ressaca literária =P

    bjus;***

    anereis.
    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  11. Oi Leandro ^.^ Adorei a resenha! Sério, adorei mesmo <3 ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro, não o conhecia... Eu tenho muita vontade de ler um livro do Nicholas Sparks (acredita que eu nunca li? O.O) mas eu sempre acabo não lendo, tenho uma lista imensa de livros e os do Nicholas sempre ficam pra trás (que maldade a minha kkkkk). Mas adorei saber que esse livro não é apenas romance, amo livros sobre superação, fiquei muito curiosa, quando eu ler nós podemos conversar sobre ^.^

    Agente já postou resenha lá, quer ler? Desde já obrigada!
    - Mica
    FALLEN IN ME

    ResponderExcluir
  12. Oi, Leo.

    Eu tenho dois pés atrás com os livros do Nicholas. rsrs... Mas sua resenha me deixou interessada. Ai, as capas dos livros do Nicholas têm sido tão... simplórias - para não dizer sem graça. Bom, quero lê-lo. E sonho com o dia em que me apaixonarei pelos livros do autor, já que tanta gente gosta. =)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  13. To precisando ler Nicholas de novo, eu não sinto mais nenhuma vontade de ler, mas vejo tantas resenhas positivas que acho que estou perdendo algo. Já li Querido John e amei, mas depois disso eu não li mais nenhum do autor.

    Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  14. Ai, diferente de você, o Nicholas nunca me decepcionou. Acho incrível a forma como ele faz uma história que tem tudo para ser clichê não o ser. Ainda não li esse livro dele, mas com certeza será a minha próxima leitura.
    Beijinhos

    hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. adorei sua resenha e o livro, mas acho q vou esperar um pouco pra le-lo haha
    beijos
    - No Limite da Leitura

    ResponderExcluir
  16. Estou doido para ler esse livro, pela sua resenha parece ser uma boa leitura e ainda mais pra mim que nunca li nada do Nicholas :(

    Abraços.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Este é um dos livros do Nicholas que eu mais quero ler atualmente ... já que não curti as capas dele na arqueiro ://
    Mais, falando sério, Nicholas Sparks é divo \o/ hsuauasu
    Que bom que Um Porto Seguro não te decepcionou, e espero que aconteça o mesmo comigo.
    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  18. Li apenas dois livros do autor e confesso que sou fã dele. A forma como ele escreve é surpreendente, fico abismado de quantas formas o autor pode falar de amor, sem o deixar piegas. Logo vou ler este livro. Espero gostar mais do que vc,rs!
    Bela resenha!

    ResponderExcluir
  19. 5 estrelas? Sério, depois dessa eu PRECISO ler esse livro!

    Quando o vi pela primeira vez e li a sinopse achei muito massa por ter uma mulher misteriosa e tal, coisa que nunca vi em um livro do Nick.

    Mas, COMO ASSIM O ROMANCE NÃO É TÃO ARREBATADOR? Agoora que eu preciso mesmo ler, acho que deve focar mais nos segredos da protagonista talvez?!

    Aaaar, definitivamente preciso ler esse livro! :D

    ResponderExcluir
  20. Olá Leandro,

    Esse livro esta na minha lista de espera e agora com uma curiosidde ainda maior depois da sua resenha positiva...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Sou suspeita para falar do autor, adoro e até agora só livros que gostei dele.
    Parabéns pela resenha!!!

    ResponderExcluir

Comente com moderação!