quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

[RESENHA] Condenáveis - Leonardo Torres

Ao receber a proposta do autor para ler esse livro, fiquei relutante por dois motivos: eu não leio e-books e não sabia do que se tratava o livro. Porém, aceitei a proposta e confesso que foi uma surpresa boa. O livro é praticamente uma biografia do autor sobre sua a dura relação com seu pai.

Edição: 1
Editora: Independente
ISBN: 9788591354313
Ano: 2012
Páginas: 145

Nota: (4/5)
Ele descobriu que o pai havia sido preso através de um programa de TV. No início, sentiu culpa e vergonha por acreditar ser filho de um criminoso. Depois, raiva e aversão. Tudo o que queria era distância. Policial civil conhecido pelo combate ao tráfico de drogas, o pai foi acusado de venda de armas e repasse de informações sigilosas a traficantes procurados no Rio de Janeiro. Era a chamada Operação Guilhotina, que ocupou os noticiários nacionais em 2011. Estudante de Jornalismo, o filho tinha pânico que os colegas de trabalho descobrissem sua ascendência. Nunca pensou em visitar o pai na cadeia ou em telefonar para ele após sua libertação. O filho condenou o pai e, neste livro, explica o porquê.


O livro é basicamente um desabafo mesmo. Inicialmente, o autor já deixa bem claro que seu pai foi preso e que se sente revoltado e envergonhado diante de tal situação. Inevitavelmente surgem as seguintes perguntas: por que ele não gosta do seu pai? E por que seu pai foi preso?

Aos poucos, o autor vai narrando sua difícil relação com seu pai. Desde a sua infância, ele já sentia certa falta do pai em vários sentidos. Ele volta no tempo justamente para explicar passo a passo o porquê de tudo. Só para que se tenha uma noção, seus pais se separaram antes do seu nascimento e ele acreditava que não tinha pai, devido a constante ausência do mesmo em sua vida. 

Após um tempo, o pai volta e tenta viver os momentos que nunca viveu com o filho de uma forma que, pelo menos para mim, foi um pouco pré-estabelecida e até mesmo relevante, como se a situação entre ambos fosse normal. Porém, ele tenta conquistá-lo, mas nunca tenta, de fato, uma aproximação, complicando ainda mais a relação.

“Às vezes, um confronto é necessário para deixar tudo claro para ambas as partes. Sem roteiro, somos obrigados a dizer o que sentimos, mais que o que pensamos.” 
Pág.: 137

A situação tratada no livro é bem complicada, até porque o leitor não tem um noção dos sentimentos do pai em relação ao seu filho. Apenas é mostrado o ponto de vista do filho que, de certa forma, sofreu com a ausência do seu pai.

É evidente que o autor emprega bastante sentimentalismo em determinados momentos. Eu pude entender seus problemas, suas frustrações, tudo o que ele vivenciou inevitavelmente. É bastante compreensível os motivos que levam o Leonardo a se afastar do seu pai. 

Foi triste observar os momentos constrangedores que o Leonardo vivenciou. É impossível dizer se suas atitudes, em determinados momentos, eram corretas ou não, porque eu apenas era um observador. Apesar de eu entender, de certa forma, um lado da história, ainda assim não posso julgar. 

Contudo, eu recomendo a leitura para quem curte livros biográficos e que acima de tudo, fazem com que o leitor reflita sobre algumas questões sociais. Confesso que foi uma leitura interessante e que me fez refletir de diversas formas. 

Recomendo!

15 comentários:

  1. Esse livro parece ser muito interessante...justamente por ser um fato que realmente aconteceu. Quando puder irei ler. O autor é super simpático, já entrevistei ele no blog.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  2. Parece bem interessante. Fico pensando em como ter sido realmente dificil pra ele, só lendo pra se ter noção.

    ResponderExcluir
  3. Parece ser bom
    Tenho encontrado muitas resenhas positivas a respeito dele pela net

    Beijos
    Boas festas *-*
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu já vi uma outra resenha sobre o livro e ela também falava bem dele, não gosto de auto biográficos, mas este parece fascinante.

    Abração!

    livronasmaos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha Leandro! É a primeira vez que ouço falar deste livro e gostei muito da temática, apesar de não curtir muito biografias/ autobiografias. Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Tenho um pouco de preconceito não biografias, não vou mentir... apesar de o assunto do livro ser bem interessante.
    Beijinhos

    hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Também recebi a proposta de ler esse livro, mas, como não leio e-books, não aceitei. Porém, vejo que o livro realmente bom, mesmo sendo um biografia.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha ouvido falar desse livro e apesar de não curti muito biografias, achei bem interessante!
    Parabéns pelas resenha ;)

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Já conhecia esse livro e li uma resenha dele esses dias e achei que pode ser uma leitura interessante embora não curto muito livro biográficos ^^

    Abraços.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie Lê
    eu adoro livros biográficos, e este em especial me chamou atenção. Já tinha visto a resenha em outro blog, e se tiver oportunidade certamente irei ler
    bjos

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Leandro,

    Já li boas resenhas desse livro e confesso que fiquei curioso, quem sabe um dia...parabéns pela resenha...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Confesso que não me interessei por esse livro. Acho que eu não vou gostar :(

    Beijokas, feliz natal e ano novo! ^^
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  13. Oii Leandro, você tocou em um ponto bastante importante, que é o lado "esquecido" do pai e os sentimentos do mesmo. Em nenhum momento ficamos sabendo a respeito dessa parte e nem ficaremos, então fica complicado julgar, pois é impossível saber o que se passava na cabeça e coração daquele. De qualquer forma, também achei um livro bom, interessante e uma história bastante válida, mas não achei fácil julgar um personagem da vida real.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela resenha. Não é muito meu estilo além do tema ser tenso, mas valeu é sempre bom saber do que se trata os livros nacionais para poder indicar, conheço pessoas que gostam do estilo e posso indicar.
    Feliz Natal parava viu!!!!

    ResponderExcluir
  15. Poxa, fiquei com vontade mesmo de ler esse livro viu, me deixou curiosa. Parece ser um daqueles que nso fazem pensar sobre nossas vidas e tudo o mais :)
    adorei aqui
    bjs
    naquelemomentoeujuro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente com moderação!