segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

[RESENHA] A Garota Que Não Queria Ser Top Model - Lia Zatz

Quando eu solicitei esse livro à editora, esperava que fosse apenas uma história sobre os problemas de uma adolescente. Mas foi muito além que isso. O livro aborda vários dramas de uma maneira direta e objetiva, sem medo de expor nada. E isso foi fundamental para que a história, de fato, me envolvesse. 

Edição: 1
Editora: Biruta
ISBN: 9788578480844
Ano: 2011
Páginas: 156

Nota: (4/5)
A mãe já tem o futuro traçado para a filha. Mas será que a filha compartilha os mesmos sonhos? Em 'A menina que não queria ser top model', Lia Zatz nos coloca diante da relação delicada entre mãe e filha. Nessa narrativa, sensível e dinâmica, todos têm voz e querem contar sua história. Não existe o certo e o errado. Apenas duas pessoas aprendendo a se conhecer e, ao mesmo tempo, a se relacionar uma com a outra com o mundo.


Vitória nunca quis ser top model. Desde o seu nascimento, sua mãe sempre quis que ela fosse, independente se queria ou não isso para si. Sempre a criou para seguir a tal profissão, impedindo-a de fazer várias coisas normais, que várias pessoas faziam como comer besteiras, doces etc.

Porém, Vitória começa a apresentar problemas. Ela percebe que pode comer o que bem quiser e que depois pode vomitar tudo o que come que o problema logo é resolvido. Obviamente ela acaba ficando bulímica e os problemas só aumentam.

"Ó, a gente fez isso de brincadeira, não foi pra ofender ninguém. Se eu tava tirando sarro de mim mesma? Acho que sim. Eu fiz e faço algumas propagandas, é verdade, mas minha mãe é que me meteu nisso e quer de qualquer jeito que eu seja uma modelo famosa. Para mim, isso é um problema, eu odeio, não quero ser modelo, de jeito nenhum. Agora, se tem gente que quer ser, tudo bem, não vejo nada de mais. O que eu não gosto mesmo é dessa pressão que tem em cima das meninas, das mulheres: todas têm que ser lindas e altíssimas e magérrimas e isso e aquilo e... eu não aguento mais".
Pág.: 114

O livro em si aborda vários assuntos. O leitor não só vivencia a vida de Vitória, mas também vivencia a vida de sua mãe, seus medos, traumas, enfim tudo o que ela passou durante a sua vida para que trate sua filha de tal forma. Ambas não tem um bom convívio, uma boa relação e isso é exposto até mesmo de forma bem crua no livro.

É notável que os assuntos abordados no livro são atuais. Muitos pais esquecem-se de viver suas vidas, exigindo que seus respectivos filhos realizem seus sonhos e deixem de ir em busca dos deles. Infelizmente isso ainda é uma realidade. 

Outro ponto bastante interessante da história é que o narrador onisciente conversa com o leitor e até com as personagens durante a leitura. Eu achei isso bastante interessante e incrível.

Contudo, o livro é bom. Possui uma narrativa rápida, direta e instigante, que não torna a leitura cansativa. Se você curte dramas, com toda certeza curtirá a leitura. Caso não curta, dê uma chance. A história em si poderá agradar você de alguma forma.

Recomendo!




21 comentários:

  1. Ah, eu amo dramas! O narrador conversando com os personagens? *-* Essa eu quero ver!
    Gostei da indicação. Até mais! :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Lê! Gostos dos livros desta editora pela sua singularidade, são história narradas de uma maneira diferente e que tocam o leitor.

    Tem pais que até frustram os filhos com tantas determinações. Ainda bem que sempre fui livre neste aspecto.

    A resenha está ótima, fiquei com muita vontade de ler.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conhecia o livro e nenhum trabalho da editora
    Mas me interessei bastante e já coloquei na lista

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ótima resenha Leandro! Gostei do livro, e principalmente da temática abordada. Como você disse, muitos pais querem "sonhar" através de seus filhos, e se esquecem que cada um tem os seus próprios anseios e desejos. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Gostei do tema do livro, achei bem interessante. Ainda não li nada sobre esse tipo de doença, mas possuo curiosidade. Vou anotar a dica.
    Beijos

    Andressa
    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nahim...não curti a capa desse livro, mas acho que isso seja o de menos! Eu me interessei bastante pela estória. E concordo que muitas vezes as pessoas colocam muitas expectativas nos filhos...de eles serem algo que os pais não puderam e tals. Adoreii.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  7. OLá Leandro,

    Mais um livro que conheço aqui no seu blog e achei interessante e epal sua resenha vale a leitura...boa dica...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  8. Gostei do livro, parabéns pela ótima resenha, os temas abordados são interessantes e importantes para serem debatidos e divulgados. Ótima dica!!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu achei que esse livro seria tipo um chick-lit, não algo mais profundo, como é na verdade.
    Gosto de livros assim, mas no momento prefiro mesmo algo mais leve, acho que a faculdade sugou tudo que eu tinha de seriedade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Hey,
    Não me interessei muito pelo livro, mas se tivesse oportunidade eu iria ler c:

    Bye,
    http://prateleiradepensamentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Parece ser muito bom! Com certeza vou solicitar com a Editora quando tiver oportunidade :)
    Adorei a resenha!
    Beijos
    Raiana - Território Pop

    ResponderExcluir
  12. Leandro, eu acho que leria por curiosidade, sim. Não é do tipo que me atraia ao extremo, mas fiquei curiosa, e daria uma oportunidade se tivesse a chance. Acho que iria gostar bastante, inclusive. Adorei sua resenha!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Lendo sua resenha, me lembrei bastante do livro Garotas de Vidro que tem um mesmo assunto deste que vos falou. Acho isso uma besteira, de uma pessoa comer e depois pôr tudo pra fora, nossa, só de pensar me dar uma agonia.
    Fiquei curioso pra lê-lo. Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  14. Nossa, Leo, eu adoro narrativas objetivas, mas que tenham desenvolvimento, sabe? rs

    Eu gosto de dramas e este apresentado é bem comum - alguns pais têm mesmo a mania de projetar a vida que não tiveram nos filhos.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Achei a capa linda!
    Bem, estou com tantos livros pra ler que nem sei o que farei pra conseguir ler todos, mas esse me parece ser bom. Fiquei na vontade!
    Beijinhos

    hiperbolismos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. oi querido,
    não conhecia a autora nem o livro, mas já fiquei bem curiosa. Principalmente por tratar de assuntos familiares e atuais. Ótima resenha e a capa é uma graça.
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oie lê
    adoro essa capa,e a sinopse me agrada muito.
    Relações de mãe/filha sempre me interessa em um enredo, ainda mais porque vou ter uma filha, e gosto de ficar imaginando como eu lidaria no papel da "mãe" da personagem.
    Adorei a resenha e este é mais um livrinho que vai pra minha listinha.
    bjos

    ResponderExcluir
  18. Nunca tinha parado para ler uma resenha desse livro, embora já o conhecia, achava que seria uma estória infantil rsrsrsr, mas num todo, parece ser uma ótima estória ^^

    braços.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Pela capa e pela sinopse não me interessou, agora pela sua resenhas... hmm.. até que o livro parece ser legalzinho..

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  20. Oi Leandro!
    Eu não sei se leria esse livro, mesmo gostando do tema e ele até que parece ser legal.
    O que me chamou realmente a atenção foi o que você falou sobre os pais acabarem esquecendo de viver as suas vidas e ao mesmo tempo querendo viver sonhos por meio dos filhos. Dou graças a Deus que meus pais não são assim. ;)
    Beijinhos!
    http://thebooksthief.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Nossa me encantei com este livro. Essa capa super chamou minha atenção (:
    Quero ler. Será que tem em pdf por aí rs
    http://www.avidaemletras.com/

    ResponderExcluir

Comente com moderação!