terça-feira, 25 de dezembro de 2012

[RESENHA] O Rosto Que Precede O Sonho - Maurício Gomyde

Esse foi o segundo livro do Maurício Gomyde que eu li. O primeiro foi "Ainda Não Te Disse Nada" que superou todas as minhas expectativas e tornou-se ainda um dos meus favoritos. Antes de começar a leitura de "O Rosto Que Precede O Sonho",  esperava me envolver completamente com a história, personagens, tudo. Porém, infelizmente eu não consegui me envolver tanto com a  história como esperava. Não que o livro seja ruim. Não mesmo. O livro é bom, o problema fui eu. 

Edição: 1
Editora: Porto71
Ano: 2012
Páginas: 176

Nota: (3/5)
Os sinais que ele não percebeu, no dia do acidente, poderiam ter evitado que seus pais entrassem naquele avião. Tempos depois, algo inesperado mudou o rumo das coisas, e ele, então, passou a esperar o dia em que os sinais voltariam... Tomas Ventura levava uma vida quase perfeita, cercado por tudo que sempre quis: um violão, um telescópio, muitos discos bons, amigos, um emprego de sonhos e uma casa que flutuava. Mas no dia em que recebeu a proposta de trabalho da sua vida, o convite para participar da trilha sonora de um grande filme de Hollywood, ele decidiu dizer “não”. Até que dois sinais, os olhos cor de mel daquela menina, mostraram-lhe que ainda havia motivos para seguir em frente...


O livro narra a história de Tomas Ventura — compositor de trilhas sonoras de filmes —, que vive tranquilamente em um veleiro e até então não teve nenhum relacionamento amoroso marcante em sua vida. Até que o destino resolve mudar tudo, inclusive o problema que eu mencionei. Em um dia comum, Tomas conhece Aurora — a garota dos olhos cor de mel — na livraria sebo do seu melhor amigo, Benjamin. 

De início, ela não diz seu nome. Mas o encontro inusitado é muito engraçado e deveras marcante. Após ela ir embora, ele não consegue esquecê-la e espera reencontrá-la. 

Inesperadamente, eles se encontram outras vezes e a aproximação entre ambos só aumenta. Aos poucos, um sentimentos forte e intenso surge entre os dois e eles vivem grandes momentos juntos; momentos singelos e românticos, que com certeza encantará muitos leitores.

"— Lembro. Enfim chegou a alguma conclusão?
 — Cheguei. A de que é um sonho eterno e você é o rosto que o precede, o que está no meio e aquele que estará até o final dele, aconteça o que vier a acontecer. Você me faz melhor, me faz sentir vontade de levantar cedo e encarar o dia de um jeito que nunca senti. Obrigado por ter aparecido na minha vida."

O Maurício Gomyde escreve muito bem e de uma maneira singela e leve, que flui naturalmente. O problema foi que eu não consegui me envolver com a história e nem muito menos me envolver com as personagens. Cada personagem é tão real, que consegue passar uma sensação de realidade incrível — pelo menos passou para mim. 

O Tomas e a Aurora vivem momentos fofos, delicados e românticos. Para quem curte romances, com certeza irá amar os momentos íntimos entre as personagens principais e ainda suspirar. 

Admito: eu não suspirei não me emocionei, mas não pelo fato de o livro ser ruim ou mal escrito. Não. O Maurício escreve livros maravilhosos, e sabe o que faz. Portanto, não tenha medo de ler algum livro dele. Vá em frente e leia. Acredito que no mínimo gostará.

Sobre o final, eu esperava um final diferente. Porém eu gostei da maneira como o Maurício finalizou; deu todo um diferencial para a história. 

Contudo, apesar de tudo o que citei acima sobre meu envolvimento com a história, o livro é bom. É um romance inteligente e interessante, que mostra que o destino pode ser bem mais imprevisível do que imaginamos. Com toda certeza, em outro momento, irei reler o livro e acredito que possa até me envolver mais. Foi uma leitura válida e que não me arrependo. 

Recomendo!

12 comentários:

  1. O livro é lindo e posso até arriscar em dizer que esse é o melhor livro do autor. E o engraçado é que sempre que o Maurício Gomyde lança um livro, eu digo que é o melhor que ele já fez, sinal de que ele sempre vai se inovando e melhorando. E a história é bem simples, mas não deixa de ser maravilhosa, é algo que vai nos envolvendo.

    Beijos
    Boas festas *-*
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu tento não ler com muita expectativa, para não me decepcionar.
    Sempre ouço falar bem do Mauricio e quero ler um livro dele ^^

    ResponderExcluir
  3. Maurício Gomyde é um dos meus autores nacionais favoritos, por isso que na primeira oportunidade adquiri o livro e agora só estou esperando chegar. Por incrível que pareça, acredito que sua resenha seja a primeira que não tenha sido totalmente positiva, não apenas desse como dos demais livros do autor, apesar de você deixar claro que o livro não é ruim. Eu realmente espero que eu consiga me envolver mais com o livro e com os personagens, já que aposto todas as minha fichas no Maurício e a expectativa é muito grande :)
    (Vale lembrar que os outros livros estiveram na lista dos meus favoritos de 2011)

    Abraços e parabéns pela resenha.
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostei da sua resenha, o livro me parece legal.
    Sobre vc ter tido dificuldade para se envolver talvez não fosse o momento ideal para ler esse livro, eu sou assim tem época que quero ler romances, outras comedias, distopias etc. Fica a dica, antes de decidir o que ler veja em que vibe vc esta ok!!!??? Abraçao!!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que essa questão de se envolver com a história é única de cada um, eu já me envolvi bastante e me emocionei demais, adorei a sua resenha!

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nenhum livro deste autor.
    Você me deixou animada para ler!
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi leandro!
    Todos falam bem do autor, pena que esse livro não foi como o esperado por vc...
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Lê! Eu gostei muito deste livro, eu li dois do autor e este é o favorito. Mas no meu caso foi porque me identifiquei demais, tem muitas coisas que acontecem que já vivi(o final não), e então foi uma leitura que trouxe boas recordações. A resenha está ótima.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Parece ser um ótimo livro

    http://paraleloindie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela resenha Leandro! Estou ansiosa para ler O Rosto que Precede o Sonho e espero não me decepcionar. Pretendo lê-lo ainda em 2012. Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Oi Leandro!
    Eu já li os outros dois livros do Maurício e fiquei apaixonado por ele. Estou louca pra ler esse livro também.
    Um pena que você não conseguiu se envolver pela história ):

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. adorei seu blog ♥♥


    http://ilovestarandbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente com moderação!