segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Retrospectiva Literária 2012 - Via Pensamento Tangencial

Olá Pessoal!
Bem, 2012 foi um ano de muitas leituras. Nunca passou pela minha cabeça que eu iria conseguir ler mais de 100 livros. Mas felizmente eu consegui. Minha meta de leitura era de 62 livros, mas eu consegui ir além. O blogue Pensamento Tangencial criou o Retrospectiva Literária, onde o blogueiro irá colocar suas principais leituras. Confesso que não foi fácil escolher os livros de cada categoria. Foi BASTANTE DIFÍCIL. Abaixo estão os livros que marcaram de alguma forma nesse ano:


A aventura que me tirou o fôlego:

Comentário: Esse livro me deixou em muitos momentos, tenso e extasiado. É uma leitura que consegue tirar o fôlego do leitor mesmo. Enfim, eu amei e super recomendo a leitura. Esse é o primeiro livro de uma trilogia e seu sucessor será "Os Doze". 

O terror que me deixou sem dormir:


Comentário: Não é que ele tenha me deixado sem dormir, apenas foi um livro que fez jus ao seu objetivo. Eu não li nenhum terror que tenha tirado meu sono, mas esse se aproximou apenas.


O suspense mais eletrizante:

Comentário: Foi o meu primeiro contato com o autor e confesso que curti bastante. O livro possui uma narrativa ágil e um suspense ótimo. 

O romance que me fez suspirar:

Comentário: Esse livro me fez suspirar diveeeeersas vezes! É belíssima a história de amor de Marina e Daniel.  E sem esquecer de Shanti e Lance que também me arrancaram muitos suspiros. rs

A saga que me conquistou:

Comentário: Essa série foi uma grata surpresa. Acredito que muitas pessoas não gostariam caso lessem, mas eu curti bastante a leitura. A série é composta por quatro livros, mas eu só li os dois acima. Enfim, para quem curte romance com um pouco de fantasia, é uma boa recomendação.

O clássico que me marcou:

Comentário: Esse livro foi uma grata surpresa. Sempre tive vontade de ler e quando li, gostei. O autor escreve super bem e a leitura é ótima.

O livro que me fez refletir:

Comentário: Foi incrível como eu gostei desse livro. Passei várias horas refletindo sobre os assuntos abordados no livro. Foi um livro que me marcou bastante.

O livro que me fez rir:

Comentário: É impossível não rir ao ler esse livro. É hilária a história da Delilah. E sem falar que o romance entre ela e Colin é ótimo! Enfim, foi uma história que eu amei e pretendo reler brevemente. 

O livro que me fez chorar:

Comentário: Foi um sufoco ler as últimas sessenta páginas desse livro. E sabe por quê? Porque eu não conseguia conter as lágrimas e com medo de manchar as páginas do livro. Foi bem complicado, porque esse livro me tocou bastante. 

O livro de fantasia que me encantou:

Comentário: Os autores desse livro mostraram que a literatura brasileira tem potencial. Adorei conhecer cada personagem e viver momentos bem legais. Recomendo a leitura para quem curte o gênero fantasia.

O livro que me decepcionou:

Comentário: GRANDE DECEPÇÃO! Esperava muito desse livro. Desde a época em que ele foi lançado, que eu nutria expectativas e acreditava que a história era incrível. Porém, a narrativa é bastante cansativa, a história é muito triste e eu só fiquei decepcionado com o final. Não gostei mesmo.

O livro que me surpreendeu:

Comentário: Foi impossível não amar esse livro! Não nutria muitas expectativas sobre gostar dele, mas ao concluir a leitura, estava completamente surpreendido. Amei a história e o romance intenso entre Abby e Travis. 

A frase que não saiu da minha cabeça:

"Nem sempre o que queremos é o que realmente precisamos"

O(a) personagem do ano:

Travis "Cachorro Louco" Maddox

O casal perfeito:

Daniel e Marina <3

O(a) autor(a) revelação:

Comentário: A autora me surpreendeu em muitos aspectos e desde então sou fã. 

O melhor livro nacional:

Comentário: Muito amor com esse livro! <3

O melhor livro que li em 2012:

Comentário: Escolher o melhor livro foi bastante complicado, até porque eu li muitos livros e muitos me marcaram bastante. E o que me fez escolher esse livro é a maneira como a autora soube construir uma história tão envolvente, bem construída e que fizesse, digamos, uma costura entre passado e presente de forma incrível. Enfim, amei a leitura.

Li em 2012 113 livros.

A minha meta literária para 2013 é:
50 livros.

Obrigado por fazer parte do blogue Palavras ao Vento no ano de 2012!
Um Feliz 2013 recheado de boas leituras para todos!

25 comentários:

  1. Aiiin Tento tanta vontade de ler A Passagem.
    Viva para contar sempre pego para ler e acabo deixando de lado.
    Ótimas leituras e que 2013 vc leia beeem mais :)
    Beijos
    brubs

    ResponderExcluir
  2. Gostei das escolhas, estou bem curioso para ler A casa das orquídeas, qual é o seu número, A culpa é das estrelas e A passagem^^

    Abraços.
    Feliz 2013
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler A Casa das Orquídeas e Viva para Contar, mas Belo Desastre e A culpa e das estrelas, já na minha lista leitura para o próximo ano.
    Eu lhe desejo um feliz 2013, recheado de coisas boas e de muitos livros!!!

    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  4. A culpa é das estrelas está dominando as listas de todo mundo! Ele e Belo desastre também estão na minha.
    Boa sorte com a sua meta e um feliz 2013!

    Beeijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Leandro!! é verdade! nossa lista tem livros em comum ^^ eu to aqui com A casa das Orquideas tem um tempinho e ainda não li acredita?! Mas com esse incentivo, eu devo começar logo! Melhor do ano né? ^^
    Feliz 2013 pra você, tudo de melhor e muuuitos livros por favor!
    Beijos, Nanda
    www.superbookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Leandro!
    Adorei conferir as suas respostas!
    Eu sou LOUCA para ler A Passagem, sinto que se o tivesse lido este ano, ele também estaria presente na minha retrospectiva; tenho altas expectativas em relação ao livro.
    Também preciso parar de adiar e ler A Casa das Orquídeas.
    Viva Para Contar esteve presente na minha lista, mas como suspense mais eletrizante.
    Acho que vou chorar rios de lágrimas quando ler A Culpa é das Estrelas, por isso vou sempre adiando.
    E, nossa, 113 livros foi um número ótimo! Quero conseguir ler mais no ano que vem!
    Beijos, e um ótimo Ano Novo!

    ResponderExcluir
  7. Adorei a retrospectiva! De todos que você citou eu só li A culpa é das estrelas e qual o seu número! A culpa é das estrelas tem o poder de fazer qualquer pessoa chorar e qual o seu número é muito engraçado e claro, muito bom! Adorei a retrospectiva, acho que vou fazer também *-*

    Adorei o top! Deu até vontade de fazer um lá no blog kkkk Alguns da sua lista entrariam fácil na minha, mas, ainda sigo sendo teen Ren kkkkk Primeira vez que vim aqui e adorei! Voltarei mais vezes ;D

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    http://entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiiiiiiiiiiiiiii, não imaginava passar aqui e me deparar com uma postagem que me encantaria tanto. Vc nem acredita! Eu sou uma caça-livros hehehehe adoro coisas novas, do tipo..que eu ainda ñ tinha conhecimento a respeito, mesmo que já está um bom tempo no mercado..gostei de alguns títulos e fiquei muito curiosa por alguns devido ao comentário que vc colocou...
    Beijos literários.

    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Lê! Belo Desastre é muito bom mesmo! Acredita que acabou o ano e não consegui ler A Casa das Orquídeas, foi um livro tão bem falado e ainda está aqui parado. Feliz 2013

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post, parabéns pelas leituras e sucesso no ano novo. Bjão!!

    ResponderExcluir
  11. Caraca 113 livros como conseguiu? Parabéns é mesmo difícil escolher o melhor, A culpa das estrelas é lindo e gostei do Príncipe Gato

    bjos

    ResponderExcluir
  12. Adorei sua retrospectiva.
    Algumas respostas minhas seriam iguais ao que você respondeu haha :)

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Leandro, simplesmente adorei o post!! Gostei de cada uma das suas leituras marcantes desse ano, espero poder ler algumas que ainda não conheço!! Fiquei feliz por você ter ultrapassado sua meta, agora em 2013 quero conseguir ler uns 100 livros também!! Parabéns pelo blog, sempre muito bacana e informativo! Que o ano de 2013 reserve ótimas surpresas para o blog e que você tenha outras leituras marcantes!!

    Te espero lá no Prólogo da Leitura!!

    até mais!!

    ResponderExcluir
  14. 113? hahaha Você não imagina minha reação quando li isso. hahah Mas enfim! Ganhaste mais uma seguidora. Tudo aqui é lindo e acolhedor demais.
    <3

    ResponderExcluir
  15. Oi Leandro!
    Adorei as suas respostas, tem bastante coisa diferente das minhas. Não sabia que A Passagem era uma trilogia. Até tive mais vontade de ler, mas agora ela passou, hehe.
    Qual seu número e ACEDE também estão no meu top de melhores livros, justamente por ser engraçado e me fazer chorar, respectivamente.
    Que pena que você não gostou de Edgar Sawtelle, eu adorei a história!
    Beijão e um feliz 2013 pra você.

    ResponderExcluir
  16. Ei Leandro!

    Eita, quantos livros você leu :O Eu, infelizmente, não passei dos 45 hahaha Depois da metade do ano fui relaxando e deixando a ressaca literária tomar conta :/
    Dos livros que você citou só li A Culpa é das estrelas, mas tenho vontade de ler todos os outros. Realmente parecem muito bons!

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir
  17. Estou lendo viva para contar agora, estou adorando, meu coração está a mil aqui! rsrs

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  18. Oie...
    Quantos livros bons que eu não seio nem por onde começar... deixa eu ver... Amor no ninho A culpa é das estrelas Qual o seu número Acasa das orquídeas ai são tantos... quero muito ler eles!!!
    Adorei o post!
    Obg pela visita lá no blog!
    Tem post lá se vc quiser ir lá e deixar um coment...
    -fallen In Me
    Bjão

    ResponderExcluir
  19. Oi Leandro, tudo bem?
    Antes de qualquer coisa, feliz ano novo! muita paz, saúde e muitos livros claro!
    Também participei da retrospectiva e pelo que vi, algumas de suas respostas bateram com as minhas *-*. qual é o seu número de fato é um livro ilário e que vale a pena um releitura de tão bom rsrsr. E a Lucinda Riley se tornou uma de minhas autoras favoritas também.
    Um grande abraço,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  20. Nossa, 113 livros lidos em 2012? Acho que eu nunca vou ter tempo para tudo isso, infelizmente.
    Estou louca para ler A culpa é das estrelas e O caminho para casa, espero ler esse ano.

    Tourner la Page

    ResponderExcluir
  21. De toda a sua retrospectiva só li o que te fez rir e o que te fez chorar e concordo plenamente! Acho que A Culpa é das Estrelas foi o primeiro livro que me fez chorar mesmo e Qual o Seu Número é muito engraçado.
    Beijos
    Raiana - Território Pop

    ResponderExcluir
  22. Muito obrigada por ter uma dose dupla de Amor no Ninho na sua lista. Amei!
    Bjks...

    ResponderExcluir
  23. Boa noite Leandro,

    Gostei demais da sua retrospectiva...alguns estão na minha lisra....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Da sua lista só li "A Culpa é das estrelas" (amei!) e "A casa das orquídeas", que não achei tudo aquilo, sabe? Conheci a autora quando ela veio para Curitiba e principalmente pelo fato de ela ser fofa, queria ter gostado mais da história!
    Beijos, Ni

    ResponderExcluir
  25. Léo, tem toda razão quando colocou falando que "Viva para contar" te deixou sem dormir, eu muitas vezes morrendo de sono não desistia de ler.

    ResponderExcluir

Comente com moderação!