terça-feira, 21 de maio de 2013

[RESENHA] A Linhagem - Camila Dornas

Eu concluí a leitura deste livro muito contente, por causa de alguns motivos. O principal de todos é por saber que um livro tão cativante em muitos sentidos é totalmente nacional. Isso é gratificante. A Camila Dornas, autora do livro, sabe como envolver o leitor da primeira até à última página e acima de tudo, soube construir uma personagem tão interessante, como a Evangeline.

Edição: 1
Editora: Novo Século
ISBN: 9788576798682
Ano: 2013
Páginas: 336

Nota: (4,5/5)
Londres do século XVIII. A capital da Inglaterra era um dos mais importantes centros do mundo. Vestidos pomposos, elegância e boas maneiras. Um tempo onde as posses e a reputação regiam a sociedade. A igreja possuía poder absoluto e condenava aqueles os quais pesava a suspeita de bruxaria – a arte oculta temida e repudiada pelo senso comum. Nesse cenário intimidador, surge uma mulher especial, com dons inimagináveis. E um destino grandioso... 



Evangeline é totalmente diferente de todas as garotas de Londres do século XVIII. Totalmente astuta, corajosa e firme nas suas decisões, ela jamais se deixa ser submissa a nenhum homem ― o que era bem comum na época. Ela mora com seu pai, o conhecido Julian Bennett. Ele é um homem completamente arrogante, inescrupuloso, frio... Há inúmeros adjetivos negativos para descrevê-lo, mas os citados já são suficientes para que se tenha uma noção do quão desprezível ele é.

Por perder sua mãe muito cedo, Evangeline tem como apoio materno a criada Morgana, que sempre a está ajudando e a confortando da melhor maneira possível. Uma pessoa maravilhosa.

Inesperadamente, a casa recebe um novo criado. O tal criado chama-se Henry é uma pessoa extremamente encantadora e maravilhosa. Obviamente, Evangeline se encanta com ele e com sua maneira de agir diante dela e também para com ela. Um sentimento puro e intenso vai surgindo, aos poucos, entre ambos e sinceramente, foi uma delícia acompanhar os momentos íntimos entre eles. 

Muitos mistérios cercam a vida de Evangeline e da sua família. A vida de Beatriz Rothe ― mãe da protagonista ― é uma incógnita, devido a muitos mistérios existentes sobre a mesma. 

O que muitos não imaginam ou sabem, é que Evangeline possui um dom: ela consegue controlar os quatros elementos da natureza. O que para muitos é considerado como bruxaria, para ela é algo único, mágico, interessante, incrível... Entretanto, para não correr o risco de ser queimada na fogueira, em praça pública, seu pai a proibiu de usar seus poderes.

Uma história encantadora e agradável, recheada de aventura, romance e mistérios. 

"Acredito que todos nós somos como vulcões dormentes. Que, a cada novo problema, vamos acumulando pressão atingir um ponto de colapso e entrar em erupção."
Pág.: 280


"― A ambição pode levar um homem a fazer coisas das quais se arrependerá eternamente."
Pág.: 159

É quase uma missão impossível, ao iniciar a leitura, conseguir interrompê-la em algum momento. A narrativa da Camila é maravilhosa e altamente viciante. Isso foi o que mais me surpreendeu, porque eu não esperava ser fisgado totalmente, logo nas primeiras páginas. Isso pode servir como um aviso, para que você comece a leitura apenas durante o dia. Iniciar a leitura à noite pode ser complicado, se é que me entende...

A maneira como cada personagem foi construída e inserida na história foi um ponto positivo e satisfatório para o livro, no geral. A Evangeline está entre as minhas protagonistas preferidas. Gosto muito do jeito dela, da sua personalidade forte... Ela realmente consegue agradar e surpreender com suas atitudes.

O romance é tão lindo, fofo e encantador, que eu sempre queria mais e mais momentos entre o Henry e a Evangeline. Quando ambos ficavam juntos, meu coração palpitava de felicidade. O Henry é o tipo de homem que muitas pessoas desejam. Ele conseguiu ser incrível em todos os momentos. É impossível não torcer por eles!

Apesar de a história ter me agradado muito, possuiu uma falha considerável. Por se tratar de um romance histórico, em alguns momentos, a autora fugiu dos padrões da época, levando-me a duvidar se a história realmente se passou no século XVIII. Isso pode soar irrelevante para alguns leitores, mas para mim foi relevante. 

Contudo, foi uma leitura muito satisfatória. Concluí o livro com um sorriso bobo no rosto e surpreendido. Espero MUITO que a Camila escreva e publique vários livros, pois com toda certeza irei querer ler e ter todos na minha estante. 


RECOMENDO!


23 comentários:

  1. Tenho ficado cada vez mais orgulhosa de tantas publicações nacionais e de livros tão incríveis. Tenho vários na minha lista pra ler e este está entre eles. Amei sua resenha. Mais uma resenha positiva sobre o livro!

    Beijos,
    http://comoumrefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ler esse livro hoje, e tive a mesma sensação de você!!!Adorei!!!

    Vi o link do seu blog em um que sigo também e resolvi fazer uma visitinha, adorei seu cantinho e já estou seguindo!!!
    Beijos
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito ler esse livro. Só estou vendo falar bem dele em todas as resenhas que eu leio. Eu amo esse gênero e desde que lançou eu quero ler.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie Lê
    esse livro é realmente encantador!!!
    eu amei a personagem, por ela ser tão diferente das mulheres daquela época, e por possuir tanta força!!!
    ótima resenha
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Acho que para mim também realmente seria levado em conta se ela fugisse da época em que a história está inserida, estou fugindo de romances,mas esse me interessou.
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. O livro parece ótimo! Amo leituras que me prendem desde a primeira página, são as melhores. Os personagens parecem ter sido bem construídos. Parabéns pela resenha.
    Beijos.
    Karol,
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha Leandro! Estou ansiosa para ler A Linhagem! Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  8. É tão bom quando ficamos com esse sorriso meio bobo né? Gosto de ler suas resenhas Leo, porque vc não finge e dar pra sentir que tudo que esta escrito é verdadeiro. Seu entusiasmo é notável, e agora me arrependo de não ter tentado uma parceria com a autora. Espero ter contato com o livro dela logo, pois gostei da premissa!

    Douglas Brandão
    Literatura de Cabeça
    Segredos Que Ferem

    ResponderExcluir
  9. Oi Lê!

    Sabe que todas as resenhas que li sobre o livro,apontam o mesmo descuido da autora e certamente tb foi relevante para eles.Ainda estou na indecisão, pois se leio um livro de época espero ser transportada para a época escolhida para que se passe a história.Mas, vamos ver, quem sabe ainda não leio.

    Bjos
    www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Leandro.
    A literatura nacional vem crescendo cada vez mais e me surpreendendo, adoro conhecer novos livros nacionais. Já li outras resenhas sobre esse livros e todas positivas , o que me deixou ainda mais curiosa.
    Ainda bem que essa deslizada da autora em relação a época que se passa a história não atrapalhou você de levar a leitura até o fim.
    Continuo muito interessada em ler esse livro.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. A cada nova resenha sobre esse livro, a minha vontade de lê-lo só aumenta, espero não me decepcionar.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Hum...adoro! Estou louca para ler esse livro, muitos amigos blogueiros falando super bem. Ai...pena que ela fugiu um pouco dos padrões da época que escolheu...Curiosa sobre esse romance do livro.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  13. Olha eu não li sua resenha inteira, porque eu não li o livro ainda, mas todos estão dizendo que ele é otimo. Eu quero muito ler ele, mas depois de terminar de ler alguns que tenho na lista.
    Mas a Camila Dornas é uma ótima autora e concerteza a historia que ela escreveu é surpreendente !

    Parabens pela sua resenha viu ?
    Eu li só algumas partes, mas ficou muito bom =]

    Olha eu ja estou te seguindo e se puder fazer o mesmo e tambem curtir minha pagina do face ficarei grata. Se tiver já fazendo isso IGNORA hahahah...bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Leandro!
    Todas as vezes que leio uma resenha desse livro fico ainda mais ansiosa para ler. Ele tem tudo que me agrada: romance, aventura e mistério! E, pelo que vc escreveu, parece ser encantador. Quero demais!!!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Leandro que resenha fantástica, eu já estava curiosa para ler esse livro e agora estou anciosa. Com certeza será o primeiro do mês de junho!!!! O meu volume já chegou e agora é só lê, tenho certeza que vou gostar, confio muito na sua opinião!!!! Abraçao!!!!
    Tem resenhas novas lá no blog, Qnd puder deixa sua opinião ok!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Leandro,

    Esse livro parece bem interessante, não gosto da capa acho fraca...mas isso não importa....parabéns pela resenha....abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Parece ser um ótimo livro!!!

    Beijos,
    www.estanteseletiva.com

    ResponderExcluir
  18. Amei essa capa
    A resenha esta muito boa
    Parece ter uma boa leitura

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Nossa, um livro de época nacional? Parece ser no mínimo, interessante. Sua resenha tá ótima!

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Lê! Ah, provavelmente a personalidade forte de Evangeline também me cativaria, praticamente todos os personagens assim me conquistam, talvez por que eu me identifique com eles. Tenho lido muitos comentários bons sobre o livro da Camila.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  21. Olá
    Adorei a sua resenha.
    Morro de vontade de ler o livro, foi bom saber que você gostou.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Leandro! Eu gostei muito do livro, mas também achei falho o ambiente e alguns termos em certas ocasiões, não combinavam com a época, no mais é história que prende e agrada fãs de magia e romance.Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  23. Oi Leandro!! Eu ainda não conhecia esse título e gostei bastante dos seus comentários! Parabéns pela resenha, apesar de apontar alguns pontos negativo do livros, com certeza sua opinião instigou os leitores!! Eu vou procurar saber mais respeito do livro e da autora, e depois da sua resenha, espero ter a oportunidade de ler em breve!!

    Te espero lá no Prólogo da Leitura, até mais!!

    ResponderExcluir

Comente com moderação!