terça-feira, 28 de maio de 2013

[RESENHA] O Livro do Amanhã - Cecelia Ahern

Esse livro seria como um divisor de águas entre a minha relação com a autora Cecelia Ahern. Eu li dois livros dela anteriormente: "A Vez da Minha Vida" e "P.S. Eu te amo". Gostei do segundo e não gostei do primeiro. Portanto, se eu gostasse deste livro, com toda certeza buscaria ler outros livros da autora. Felizmente, o livro em si me convenceu e agradou.

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630342
Ano: 2013
Páginas: 368

Nota: (3,5/5)
Nascida no luxo, Tamara Goodwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa a ela e a sua mãe uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante. E ali, ela encontra um livro muito misterioso. Tamara vê inscrições com sua própria letra e datadas para o dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, Tamara descobre que é melhor não virar algumas páginas e que, apesar de muito tentar, não pode mudar o destino.


Tamara é uma garota que sempre viveu no luxo. Aos dezesseis anos, ela nunca se preocupou com quase nada, exceto divertir-se com os amigos. Seu pai se preocupava apenas em ganhar dinheiro e sua mãe sempre se mantinha distante; nunca se preocupou com uma aproximação entre ambas. 


Por nunca se preocupar em agradecer pela vida que tinha e nem muito menos em ser educada, Tamara sempre foi egocêntrica, mimada, arrogante e prepotente. Inesperadamente, seu pai morre, e todo aquele mundo de insignificâncias dela, acaba.

Sem o pai, ela e sua mãe se vêem em um momento onde praticamente não há escolhas. Elas deixam a mansão em que viviam e suas coisas para trás, e partem para morar com Rosaleen e Arthur, mesmo sendo totalmente contra a vontade, principalmente, de Tamara.

Ela vive triste, solitária, entediada... Até que em um determinado dia, aparece uma biblioteca itinerante  ― super legal  , administrada por um jovem diferente e até hilário. Em meio a tantos livros, Tamara encontra um que logo chama-lhe a atenção. É um livro totalmente estranho pelo fato de que não tem título, autor e é trancado por um cadeado, que não tem chave. 

Ao conseguir abrir o livro, é que ela encontra algo mais bizarro ainda: está escrito e a caligrafia presente nas páginas é idêntica à sua. E o pior é que está narrando tudo que acontecerá com ela brevemente. Para ser mais exato, tudo que acontecerá no dia seguinte.

Mas será que vale à pena saber o que acontecerá no dia seguinte? Será que ela será capaz de mudar seu futuro? 

"Compreendi  que, quando as coisas fracassam, as pessoas não ficam apenas dilaceradas, se tornam sobreviventes. (...) Às vezes, muita coisa pode resultar de uma destruição total. Você pode crescer de verdade."
Pág.: 298

Inicialmente, ao começar a leitura, estava receoso de que a história não conseguisse me envolver totalmente. Talvez este tal receio tenha me beneficiado, pois eu consequentemente não criei altas expectativas ― como geralmente acontece ― e consegui aproveitar a leitura de uma forma mais ampla. 

Ao parar para observar a história no geral, percebi que apesar de possuir um enredo interessante, também possuiu algumas falhas, principalmente na conclusão. Algumas coisas ficaram sem uma explicação contundente como eu esperava. 

Sobre as personagens, gostei da maneira como a autora as construiu. A Tamara foi uma protagonista comum para mim. Ela não me irritou e não me agradou totalmente. Confuso? Acredito que não. Simplesmente ela não me marcou.

Por incrível que possa parecer, há alguns mistérios presentes na história. São justamente eles que fizeram com que a leitura se tornasse mais interessante, convidativa e até um pouco instigante. Isso é algo bem particular, porque eu achei consideravelmente curioso por parte da autora, inseri-los na história.

Concluindo, é um bom livro. Não possui uma história impressionante ou surpreendente, mas consegue entreter o leitor e proporcionar boas horas de leitura. Com toda certeza lerei outros livros da Cecelia. Acredito que ela ainda conseguirá me surpreender totalmente ― pelo menos espero muito. Portanto, caso tenha curiosidade, isso já é o suficiente para que você, possivelmente, goste da leitura. 

RECOMENDO!






28 comentários:

  1. Oi leandro!
    Segunda resenha que leio hoje sobre esse livro. rs E ambas bem diferentes.
    Eu ainda não li O livro do amanhã mas estou bem curiosa, devido aos elogios. Confesso que muitas vezes fico com o pé atrás com tanto elogio, mas por tudo que li acho que vou curtir bastante a leitura (ou pelo menos, espero curtir - rs).
    Beijos
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Leandro! Estou ansiosa para ler O Livro do Amanhã! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi Leandro!
    Fico feliz que tenha gostado do livro, eu o amei, assim como amo P.S. Eu Te Amo.
    Eu não esperava pelo mistério também e ele muito me surpreendeu. Porém, o que mais me agradou foi a narrativa da Cecelia, a ponto de me fisgar desde o início!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nenhuma das obras da autora publicadas aqui, mas tenho curiosidade. O livro do amanhã tem uma trama instigante e adoraria ler após ter visto a opinião de algumas pessoas. Tomara que quando eu o ler goste também.

    Abraços,
    Raquel - Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
  5. Eu quero ler esse livro assim que puder. Gostei da capa e da premissa.
    Será que essas coisas sem explicação não é pq vai ter uma continuação ou coisa do tipo?
    Acho um porre qdo o livro acaba e a gente ainda fica com um ponto de interrogação pairando acima da cabeça rsrsrs
    Parabens pela resenha!

    bjokas!

    ResponderExcluir
  6. Oi Leandro!
    Eu achei o começo do livro lento por ser muito introspectivo, mas esses elementos de misterio me fisgaram do meio para o final, que considerei redondinho. A personagem que mais me intrigou, portanto a que mais gostei foi a tia Rosaleen.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  7. Oi Leandro.
    Pois é, quando a gente vai sem muitas expectativas parece que a leitura flui melhor, tenho sentido isso com minhas leituras.
    Eu cheguei até me interessar pela premissa, mas conforme fui lendo algumas resenhas percebi que não é uma leitura marcante, então ela ficou em segundo plano.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  8. Eu comprei A vez da minha vida para minha mãe, não sei se ela está gostando. Acabei por perceber que a temática dos dois são meio parecidas, em ambos tem algo que aparece e diz 'sua vida vai mudar', pode ter sido impressão não sei.
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie Le =D

    Eu literalmente comecei meio que o pé esquerdo com a Cecelia Ahern =/ então estou meio receiosa se leio A Veaz na minha Vida ou O Livro do Amanhã para ver se tiro essa "má impressão" que fiquei da autora.

    Vou deixar eles mais para frente (...), uma pena eu estava tão esperançosa com esse livro.


    Beijos e um ótimo feriado!
    ;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  10. Leandro adorei saber sua opinião sobre esse livro. Dessa autora só li um livro: Onde terminam os Arco-iris. E gostei muito, preciso ler os mais novos dela. Enfim valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  11. Amo os livros da Cecelia
    Estou com esse aqui, mas ainda não li
    E amei a resenha

    Seguindo e Curtindo aqui ;)

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Essa coisa de saber o futuro... Morro de medo! :P
    Tenho vontade de ler esse livro, ainda que você não tenha achado a oitava maravilha do mundo! rs

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  13. Oi Lê! Eu gostei do livro, no entanto um elemento da história não foi explicado e isso fez com que eu tirasse um ponto em sua classificação, achei algo muito importante para ser deixado de lado. Bjos!

    Bjos!!
    Cida

    ResponderExcluir
  14. Querendo muito ler esse livro,
    acredito que vale a pena ler, mesmo que não seja
    tão surpreendente. Que bom que apesar de tudo você gostou do livro.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Não li muitas resenhas sobre esse livro, por esse motivo não tenho tantas expectativas, apenas uma curiosidade de conhecer a escrita da autora.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Um dia leio esse, morro de vontade ;D

    ResponderExcluir
  18. O Livro do Amanha está na minha lista de vou ler desde que foi lançado pela NC! Ele está ali, na minha estante, me chamando pra perto dele toda vez que passo por ali, mas enquanto minha lista de URGENTES nao termina, nao posso dar atençao ao meu bebe :(
    Parabens pela resenha, Cecelia nunca me decepcionou, entao duvido que será agora xD
    Beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu achei um bom livro também, mas diferente de ti, a Tamara me irritou bastante, hehe.
    Só achei o inicio muito massante, mas depois a leitura ficou interessante.
    Beijos
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  20. Oi, Leandro. Esse livro me deixou curiosa quando li a sinopse dele pela primeira vez, mas não chegou a me cativar para a leitura. Acabei escolhendo outros títulos para ler, sem considerá-lo. Parece ser uma história boa, porém, apenas isso: boa. Talvez eu me anime a ler quando precisar de um livro leve e agradável...
    Beijos,
    Niki - https://www.meigaemalefica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Lê! Acho esse livro curioso, mas somente, pois o vejo como você o descreveu: bom, porém, não surpreendente. Mas ainda sim tenho vontade de ler "O Livro do Amanhã"!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  22. Eu gostei da história, não foi cinco estrelas contudo teve uma boa nota. O enredo realmente é interessante, o que a Cecelia pecou, foi que ela tinha a faca e o queijo na mão e não soube aproveitar sua própria história, o que poderia torná-la muito mais interessante.
    Adorei sua opinião!

    ResponderExcluir
  23. Oi Leo,

    Ótima resenha como sempre!
    Da Cecelia eu só li P.S. Eu te amo e gostei bastante. Mas dos outros livros as opiniões que vejo por aí divergem muito, eu tenho os dois aqui e vou ler em breve, pra poder tirar as minhas próprias conclusões. Espero que eu goste!

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá Leandro,

    Esse livro esta na minha lista de espera e acho que irei gostar....parabéns pela resenha...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Da Cecilia eu só li "P.S. Eu Te Amo" e, apesar de não ter chorado como esperava - assistindo o filme eu quase fiquei sem lágrimas -, foi ótimo. "O Livro do Amanhã" me parece... empolgante? Hahah, não sei se é a palavra certa.
    Enfim, amei a resenha.
    Abraços,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Essa foi boa... De todas as personagens que você encontra e coloca milhões de defeitos, a Tamara não te irritou?!kkkk Que isso, até eu que quase não me estresso fiquei brava com ela no começo. Bem pouco, mas fiquei...kkk
    Hum, eu também esperava um pouquinho mais do final, mas de forma geral gostei do livro. Não tanto quanto o outro que li da autora, mas gostei.

    Bjs, Yara.
    http://www.ilusoesescritas.com/

    ResponderExcluir
  27. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Comente com moderação!