sexta-feira, 3 de maio de 2013

[RESENHA] O Nome do Vento - Patrick Rothfuss

Após ter lido TANTOS comentários positivos e elogios a respeito de "O Nome do Vento", resolvi acabar com a enorme curiosidade — eu estava curiosíssimo — que me atormentava e iniciar a leitura. Com uma escrita impecável, o autor me conquistou logo nas primeiras páginas e eu fui transportado totalmente para um novo mundo, uma nova vida...

Edição: 1
Editora: Sextante
ISBN: 9788599296493
Ano: 2009
Páginas: 656

Nota: (4/5)
Ninguém sabe ao certo quem é o herói ou o vilão desse fascinante universo criado por Patrick Rothfuss. Na realidade, essas duas figuras se concentram em Kote, um homem enigmático que se esconde sob a identidade de proprietário da hospedaria Marco do Percurso.
Da infância numa trupe de artistas itinerantes, passando pelos anos vividos numa cidade hostil e pelo esforço para ingressar na escola de magia, O nome do vento acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano - os lendários demônios que assassinaram sua família no passado.
Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kote seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade. 
Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade - notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame. 
Nesta provocante narrativa, o leitor é transportado para um mundo fantástico, repleto de mitos e seres fabulosos, heróis e vilões, ladrões e trovadores, amor e ódio, paixão e vingança.




Kvothe — ou Kote — é o protagonista da história. Enigmático, misterioso e inteligente, ele comanda uma hospedaria intitulada como Pousada Marco do Percurso. Como amigo e seu aprendiz, ele tem Bast para ajudá-lo.

Inesperadamente, acontecimentos estranhos tem sido frequentes na cidadezinha, chegando a assustar alguns moradores. 

Até que chega um cronista — pessoa que viaja atrás de pessoas importantes para escrever suas histórias — à pousada, de forma inesperada. O cronista sabe que Kote é, na verdade, o histórico e até inesquecível Kvothe, conhecido por muitos e em vários lugares. Então, ele o convence a contar sua história, para que ele possa escrevê-la. Ao aceitar, ele diz que precisará de três dias para contar a história, o que se refere a trilogia, já que este primeiro livro é apenas o primeiro dia. 

A partir deste momento, a história passa a ser narrada por Kote. Ele conta todas as suas aventuras, perdas, decepções, viagens, tudo. E a história em si, fica bem mais interessante e um novo mundo, com uma nova perspectiva, surge diante do leitor e é apresentado ao mesmo.

"(...) A resposta é que cada um de nós tem duas mentes: a mente desperta e a mente adormecida. Nossa mente desperta é a que pensa, fala e raciocina. Mas a mente adormecida é mais poderosa. Enxerga fundo no cerne das coisas. É a parte de nós que sonha. Ela se lembra de tudo. Dá-nos a intuição. A mente desperta não entende a natureza dos homens. A mente adormecida, sim. Já sabe muitas coisas que a mente desperta não sabe."
Pág.: 602

Finalmente posso confirmar o seguinte: "O Nome do Vento" realmente é bom. Juro. Ao ver muitas pessoas o elogiando, eu ficava receoso, acreditando que o livro poderia não me agradar, até porque havia possibilidades de que isso realmente acontecesse. Mas o Rothfuss escreve tão bem e de uma forma tão encantadora, que é impossível não se envolver com a história e ansiar por mais. 

O protagonista é singular em muitos sentidos. Kvothe possui características em sua personalidade que o difere de vários outros protagonistas e até o torna especial. Ele é inteligente, interessante, corajoso, sincero... Há muitas que eu poderia citar, mas prefiro deixar que cada leitor busque, durante a leitura, compreendê-lo e observá-lo de uma forma mais clara, ampla e transparente.

O enredo é muito bem estruturado e construído. O autor soube organizar cada personagem na história, sem complicar ou dificultar a leitura. Admito que há muitas personagens na história. Porém, elas só enriquecem a história e ajudam no desenvolvimento da mesma. 

O único ponto negativo foi que, em um determinado momento da história, a leitura oscilou muito. E quem me conhece, sabe que eu não gosto mesmo quando a leitura oscila. Principalmente quando eu vou avaliar um livro. Isso tem relevância e contribui na minha avaliação de forma negativa. 

Contudo, ficou bastante notável e perceptível que eu gostei do livro. O final foi um pouco torturante, porque eu já estou ansiando pelo seu sucessor "O Temor do Sábio", que parece ser ainda muito melhor. Se assim como eu, você tem curiosidade acerca do livro, eu super recomendo que leia, extermine sua curiosidade e se surpreenda, porque há grandes chances de que isso aconteça.


Recomendo!


 P.S.: a editora poderia aumentar a fonte do livro. Sinceramente, a fonte é demasiadamente pequena e de alguma forma, dificulta a leitura, até porque o livro é grande.

18 comentários:

  1. Oi, Leo.

    Eu comprei esse livro faz um tempo, incentivada pelos elogios dos blogueiros e de alguns colegas mais próximos, mas ainda não tive coragem para lê-lo. E já li comentários de que o segundo livro é muito ruim, de que caiu bastante. Isso aumentou meu desânimo. Bem, ainda quero ler O Nome do Vento. Acho que não vou me arrepender, apesar de você ter dito que a narração/leitura ficou oscilante.

    Tem duas promoções de livro (2 livros e 3 livros + Cumpom) super legais lá no blog. Confira aqui: SORTEIOS

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vendo-lhe um conselho: Leia. Um dos melhores livros que tive a oportunidade de ler.

      Excluir
  2. Oi Lê!
    Já li muito comentário positivo a respeito desses livros, e assim como você, também fico receosa quando encontro tanta gente amando tanto tal livro. Sou meio do contra, sabe? hehe
    Mas tenho uma leve vontade de ler "O Nome do Vento".

    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei a sua resenha.Eu estou louca para ler esse livro mais ainda não tive oportunidade de comprar só vejo elogios a respeito dese livro!!
    Céu de Letras

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler esse livro (na verdade, quero muito ler muitos livros, e este faz parte da lista), mas ainda não o vi aqui para que eu pudesse comprá-lo e como minha lista é grande o que aparece na minha frente to comprando.. esse ainda não apareceu.. Adorei sua resenha, não tinha lido nenhuma resenha do livro ainda.. Gostei da sua porque acima de tudo me pareceu sincera.

    Delmara | Sou Bibliófila

    ResponderExcluir
  5. Olá! Tenho muita curiosidade em ler essa série e já ouvi vários comentários positivos a respeito. Sua resenha só serviu pra atiçar ainda mais a minha curiosidade a respeito do livro. Quem sabe nas minhas próximas férias eu consiga finalmente acompanhar essa série!
    Beijos,
    Niki - http://www.meigaemalefica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Leandro que resenha ótima, parabéns. Já tinha ouvido falar desse livro mas devido seu tamanho tinha medo de começar a leitura e ele não ter uma narrativa interessante, além dessa questão da fonte me incomodar um pouco, mas agora fiquei curiosa para ler. Valeu pela dica querido. Abração e desejo ótimas leituras para vc!!!

    ResponderExcluir
  7. O Nome do Vento é um livro perfeito e fiquei tão envolvido com a história, tão interessado em saber mais sobre o Kote, que comigo a leitura não oscilou. Na verdade ocorreu justamente o contrário.
    Só me culpo por, mesmo após um ano da leitura, não ter conseguido ler O Temor do Sábio, que realmente deve ser muito melhor.

    Fico feliz que tenha gostado.
    Abraços!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  8. Este livro está na minha lista de desejados há meses! Sempre perco oportunidades de comprá-lo! E olha, sua resenha não me ajudou muito não, hein!? Rsrs... Agora PRECISO do livro, ou morrerei de curiosidade!
    Beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  9. Oi Leandro!
    Meu noivo leu esse livro e adorou! Ele teceu os mesmos elogios que você. Estou bem curiosa para ler, espero poder matar minha vontade em breve. Parabéns pela resenha! E vamos esperar que, no terceiro volume (pq no segundo a letra é miudinha) a fonte seja maior. rs
    Beijos
    http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Realmente muitos blogueiros falam bem dele, estou super curioso para lê-lo. O único problema é o seu tamanho e meu pouco tempo livre para ler =/ espero gostar bastante.

    Abraços.
    Guilherme.
    http://omeu-diva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Leo, eu tenho muita vontade de ler esse livro, ela tão bem falado por todo mundo! Espero poder lê-lo em breve, estou pensando em solicitá-lo. Adorei a resenha!

    Tem uma tag pra você lá no blog: http://behindenemyline8.blogspot.com.br/2013/05/11-things.html

    Beijos, Bianca

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha Leo, estou bem curiosa com esse livro, mas só vou lê-lo quando tiver a continuação em mãos!!

    Beijos.
    http://livrosobaluzdalua.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. O livro é grande mesmo, mas se é tão bom, vamos enfrentar a fonte. Pelo visto foi uma excelente leitura e sei como você é exigente, assim sua resenha tão positiva bem animou muito. Preciso ler logo.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Oi Leandro, também tenho esse receio de o livro não agradar tanto quanto todo mundo fala. Mesmo assim, quero muito ler, espero que não fuja muito à regra.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Quero conferir essa série! Não tinha muito interesse até ler sua resenha, parece um ótimo livro. Muito boa sua resenha. Grande Beijo!

    Camila - Meu Livro Cor-de-Rosa
    http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Leandro...Meu até vc curtiu o livro e eu não, me sinto tão excluída, mais fazer o que né?! Isso que é o legal da leitura.
    Concordo com você o autor escrever super bem, mais foi por causa da leitura casantiva e por eu ter me perdido na história que eu abandonei, mesmo morrendo de vontade de O Temor do Sábio. E sim, a fonte é muito pequena, mais fico imaginando o tamanho do livro se aumentar a fonte. O.o
    Beijos
    brubs

    ResponderExcluir
  17. Olá Leandro,

    Sou suspeito para falar desse livro, pois gostei demais e estou com o segundo aqui na minha lista de espera....é um dos meus favoritos...parabéns pela resenha.....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente com moderação!