terça-feira, 22 de outubro de 2013

[RESENHA] Os Adoráveis - Sarra Manning

Eu acredito que seja impossível concluir a leitura de “Os Adoráveis” e não se sentir diferente ou até mesmo não observar as pessoas de uma forma diferenciada e melhor. Para alguns, à primeira vista, o livro pode parecer bobo. Bem, devo esclarecer que esses leitores estão enganados e que podem se surpreender (muito mesmo).

Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581631950
Ano: 2013
Páginas: 304


Nota: (5/5 - FAVORITO )
Jeane é blogueira. Seu blog, o Adorkable, é um blog de estilo de vida — na verdade, o estilo de vida dela — e já ganhou até prêmios na categoria “Melhor Blog sobre Estilo de Vida” pelo e Guardian e um Bloggie Award. Adora balas Haribo, moda (a que ela cria, comprando em brechós) e colorir (ou descolorir totalmente) os cabelos. Cheia de personalidade e meio volúvel, ainda assim Jeane é bacana — mesmo nos momentos em que se transforma numa insuportável. Mas, certamente, ela não olharia duas vezes para Michael. Porque Michael é o oposto de Jeane. Ele é o tipo de cara que namoraria a garota mais bonita da escola. E compra suas roupas na Hollister, na Jack Wills e na Abercrombie. Além disso, diferente de Jeane, que é autossuficiente, Michael é completamente dependente do pai, o Clínico Geral que condena açúcar, e ainda permite que sua mãe compre suas roupas! (Embora, para Jeane, o pior mesmo sobre Michael é que ele baixa música da internet e nunca paga por isso). Jeane e Michael têm pouco em comum, além de algumas aulas e uma maçante dupla de “ex” — Scarlett e Barney. Mas, apesar disso, eles não conseguem se desgrudar desde que ¬ ficaram pela primeira vez.

Jeane é uma garota diferente. Excêntrica até demais, ela sempre compra suas roupas em bazares e adora cores chamativas. Além de estudante, é uma blogueira famosíssima e seu blog é o Adorkable. Seu namorado é o Barney. Antes, seu relacionamento com ele parecia algo legal, inteligente e satisfatório para ambos. Porém, Jeane não acredita mais nisso. Ao que tudo indica, ela possivelmente está sendo traída.

Michael é o garoto mais desejado da escola. Diferentemente de Jeane, ele é um filho exemplar, muito inteligente e namora a garota mais desejada da escola, a Scarlett. Ele acreditava que seu relacionamento com Scar era algo ótimo e satisfatório para ambos, mas após desconfiar que está sendo traído, isso não faz o mínimo sentido.

No entanto, o que poderá unir duas pessoas tão divergentes? Como Jeane lida com seu modo diferenciado de viver, vestir e agir? Michael está satisfeito com sua vida aparentemente perfeita? Eles se aceitam da forma que são?

Bem, essas e outras perguntas são respondidas durante a leitura. Viva os dramas pessoais de duas personagens tão palpáveis, legais e incríveis. Jeane e Michael são tão adoráveis que é quase impossível não se apegar a cada um.

"[...] Aqueles eram meus sentimentos e eu tinha o direito de expressá-los da maneira como quisesse. As pessoas têm medo de dizer a verdade porque a verdade é caótica e complicada, e, decididamente, nada legal, mas nada legal era o jeito que eu estava. Na verdade, eu estaria nada legal se usasse frases velhas e clichês, como "Esse é o meu jeito", o que realmente não ia combinar."

Eu iniciei a leitura de “Os Adoráveis” aparentemente sem grandes pretensões. Esperava apenas uma história leve, divertida e satisfatória. Sinceramente, tudo foi um pouco além e me surpreendeu mais do que eu ansiava. Mesmo havendo momentos clichês — que não me incomodaram, mas sim, agradaram-me demais — a autora soube conduzir uma história tão palpável que foi impossível não torcer pelos protagonistas e acima de tudo, amá-los. Sim, eu os amo mesmo após concluir a leitura.

Jeane e Michael são pessoas totalmente opostas em quase tudo que você e qualquer pessoa possam imaginar. Os opostos se atraem mesmo? Bem, aqui sim. A maneira como o relacionamento entre eles surge é crível; não é algo irreal ou uma situação aparentemente impensável e impossível de acontecer. Não mesmo! Este foi um dos aspectos mais interessantes que a autora ousou ao tentar construir sua história. Ainda bem que deu muito certo e me deixou imensamente satisfeito.

A maneira como a autora construiu as personagens secundárias também me agradou, pois tiveram um posicionamento inteligente na história e também me surpreenderam em alguns momentos. Dificilmente, muitos autores se detêm neste aspecto e consequentemente prejudicam a construção e o desenvolvimento do enredo. Felizmente, a autora não cometeu esse possível “deslize” e me deixou imensamente satisfeito.

Foi quase uma tarefa demasiadamente árdua não compreender, amar e torcer pela Jeane. Ela é incrível. Juro. Pude me identificar com a mesma em muitos momentos. Talvez tenha sido isso o que me fez amar a história. Por mais que ela tenha sido difícil de lidar em alguns momentos, acredito que seríamos ótimos amigos. Louco? Talvez. Adoraria ser amigo de várias personagens literárias.

Os capítulos são narrados alternadamente entre os protagonistas. A escrita da Sarra é uma delícia e o envolvimento é garantido. Ela possui uma maneira diferenciada de narrar e isso ficou perceptível a cada capítulo lido. Os diálogos são inteligentes, sarcásticos e divertidos.

Concluindo, eu amei este livro. Foi uma leitura extremamente adorável (precisava fazer este trocadilho). Eu concluí a leitura e pude perceber que algo mudou intimamente. Aceitar-se, nos dias atuais, não é uma tarefa fácil e nem todos são capazes de suportá-la. Mas a autora soube como abordar tal assunto. Enfim, ficou bastante perceptível que eu curti muito a leitura. Só me resta fazer apenas um pedido: leiam.

RECOMENDO!


26 comentários:

  1. Oi, Leo.

    Eu amo livros com narradores alternando os capítulos. Nossa, agora você me deixou super curiosa pela história. Tomara que o meu exemplar não demore a chegar. ;)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  2. Leandro fico mega feliz por vc ter encontrado um livro bom para ler, já estava preocupada pq suas últimas resenhas não foram positivas, mas enfim estou bem curiosa para ler esse livro, geral está gostando. Assim a NC vai me falir, só livro bom. Brincadeirinha.
    Adorei saber sua opinião.

    =) Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  3. Adoro quando os livros são narrados sob mais de um ponto de vista, dá uma visão da história muito melhor!
    Admito que não conhecia esse livro, parece ser uma leitura super agradável...
    Essa temática garota diferente do garoto já é um tanto batida... admito que, se você não tivesse elogiado tanto provavelmente eu não iria sentir vontade de ler. mas depois dessa resenha é impossivel não adicionar no skoob rs
    Beiijos,
    Paula
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Que bacana, livro que gostou o/ rs
    Bem, li algumas resenhas negativas, que achou chato e tudo( o que não foi co você)
    Eu gostei da capa mas não me interessei pela sinopse, ainda tenho dúvidas sobre ler ou não, mas quero arriscar.
    Me parece história legal, divertida e realmente deixa algo marcado.
    Bem, até favorito está no seu! rs vou ter que ler.

    Abraço.
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, sua resenha foi tão fluida e divertida, serio, senti o quanto você gostou de ler os adoráveis e confesso, fiquei curioso para lê-lo, apesar de geralmente fugir de livros muito adolescentes (sou chatinho, sabe! rs).
    Mais uma vez me encanto pela tua escrita, parabéns garoto! Ah só mais uma coisinha, acho que aceitar-se sempre foi uma tarefa dificílima, não somente na contemporaneidade, mas ao longo de todos os séculos da existência humana (somos complicados)
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oie Leo
    eu já estava mega curiosa com o livro, pois pelo visto a protagonista é muito parecida comigo, pois também compro a maioria das minhas roupas em bazar :P
    Já tinha lido algumas resenhas negativas que me fizeram ficar com medo e diminuir a expectativa, mas como confio no seu gosto, sei que irei curtir a leitura, e vou passar na frente da fila.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Leo, tudo bem?
    é interessante como livros são relativos. eu particularmente não gostei desse livro, a estória e os personagens não me agradaram. Mas que bom que você gostou.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  8. Oi Leandro, ainda não tive oportunidade de ler esse livro, fiquei curiosa para conferir, vou seguir seu conselho e vou ler!
    Obrigada pela dica.
    Abraços

    Blog Relíquias

    ResponderExcluir
  9. Oi Léo. Vim conhecer seu cantinho e amei!

    É a primeira resenha que leio desse livro. Quando li a sinopse não pensei que seria tão profundo esse livro. Espero em breve ter a oportunidade de ler!

    Beijinhos
    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  10. Com certeza um daqueles livros que não podemos jugar pela capa, porque para mim ele era o tipo de livro bobinho mesmo, mas a sua resenha me provou que eu estava bem enganado ;)

    Abraços,
    muchachoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Leandro,
    Me surpreendi muito com sua resenha, li algumas resenhas que não me deixou motivada para essa leitura, sua resenha é a primeira que me despertou um curiosidade pra saber minha opinião.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  12. Oie Le =)

    Estou começando a leitura desse livro e assim como você estou em busca de algo leve e divertido.

    Sua resenha me deixou bastante animada, com a história. Pelo visto escolhi o livro certo =D

    Parabéns pela resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  13. Olá, Leandro! Como vai?
    Essa é a segunda resenha que leio de "Os Adoráveis" e fiquei feliz por saber sua opinião. Na outra que li, foi dito que a Jeane era muito chata e a história era meio besta, o que me fez ficar com um pé atrás. Estou querendo comprar esse livro desde que fora lançado. Gostei da questão de aceitar o que você é e creio que a Jeane é muito fofa por seu estilo diferenciado, o que chama muito atenção.
    Ótima resenha!
    Abraços,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ai, que bom saber que gostou, Leandro! Tô de olho nesse livro desde a Bienal, mas queria ler as resenhas antes de me aventurar.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  15. Oi amigoooo!
    Nossa, você realmente adorou esse livro :O Lembro quando comentava comigo o tanto que estava gostando, a história, os personagens e tudo kkk.
    Gosto de livros diferentes, principalmente quando são moderninhos. Logo lerei ele, quando estiver no momento certo, não como da outra vez em que peguei hehehe.

    Beijos
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
  16. Oi Leandro (: Como você pode fazer uma resenha assim? já tinha um tempo que tava com vontade de ler esse livro, mas depois dessa resenha não vou mais conseguir esperar, vou ter que me comprar de presente de aniversário pra poder seguir minha vida kkkkkk adoro livros com estórias normais, mas eu admito que quase não leio esse estilo, confio quando você diz que um livro é bom, então mal posso esperar pra começar a leitura desse livro ((:

    Já postamos lá, quer ler? Desde já obrigada!
    -mica
    Fallen In Me

    ResponderExcluir
  17. Você não é o primeiro e tenho certeza que não será o último a fazer esse trocadilho kkkk Cada nova resenha me surpreendo mais com esse livro, já que, assim como você, não esperava nada muito diferente. Pelo contrário. Imaginava que seria só mais uma história boba e descartável - tanto que nem tinha a intenção de ler, mas como acabei recebendo o livro, vou procurar ler o quanto antes. Só espero ao menos gostar de algo assim como você, porque, como já disse inúmeras vezes, não é um gênero que costuma me agradar.

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  18. Esse livro despertou opiniões divergentes nos leitores, já que uns amaram e outros odiaram, confesso que ele não despertou meu interesse, mas quem sabe no futuro eu não me arrisque a lê-lo.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Leandro,
    sua resenha deixa bem claro o quanto você gostou do livro.
    Eu ainda o estou lendo, mas gostando bastante.
    Gosto dos dois protagonistas e me identifico em alguns momentos com um ora com outro.
    Adoro livros que me causem empatia e este parece ser um deles.
    Vamos ver no que dará quando eu terminar de lê-lo.
    Bjos!!!
    Andreia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  20. Ainnn, Lê! Desde o lançamento desse livro já me despertou uma leve curiosidade, ai me deparo com esta resenha linda e mega positiva sua *_*. Me parece bem interessante!

    Beijo

    ResponderExcluir
  21. Oiee =)
    apesar de não gostar muito dessa capa, amei tua opinião, de sabe que esse livro é tão divertido, quero ler com certeza, espero que aconteça o mais rápido possível, tenho certeza que terei uma ótima tarde com ele.
    Beliscões carinhosos da Máh ♥
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  22. Que livro maravilhosa, nem conhecia, mas só de ler sua resenha fiquei encanto, já o desejo loucamente hehe

    Abraços,
    http://www.revolucaonerd.com/

    ResponderExcluir
  23. Oi, Leo.

    Sobre sua pergunta lá no blog, publiquei meu livro pelo site PerSe. Lá os livros podem ser baixados em e-book (PDF) ou comprados impressos. O valor unitário de Simplesmente Dan é R$ 20,00 + frete. Segue o link, caso queira adquiri-lo: http://goo.gl/l9g3JA

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  24. Olá Leandro, gostei muito de sua resenha! FIquei curiosa com o livro, gosto desse tipo de história, bem conduzida então me encanta, vou procurá-lo ♥
    um abraço

    Pan
    http://www.punkystore.com.br
    http://pansmind.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Leandro, esse livro está aqui na estante só esperando o momento certo! Depois da sua resenha, acho que vou ler muito em breve!! Parabéns pela resenha, você está escrevendo cada vez melhor!! Fiquei encantada com as suas impressões do livro e muito curiosa para conhecer Os Adoráveis!!

    Te espero lá no Prólogo da Leitura, até mais!!

    ResponderExcluir
  26. Oiii seu lindo <3
    Eu fico empolgada toda vez que lembro da sua empolgação com esse livro e ao mesmo tempo lembro que o começo não me animou em nada e perco as esperanças de um dia voltar a lê-lo sabe? É um sentimento contraditório :/ jahahahahha

    Beijos,
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir

Comente com moderação!