sábado, 30 de novembro de 2013

[RESENHA] A Agenda - João Varella

Há livros que por mais que possuam uma escrita inteligente e satisfatória, não conseguem proporcionar ao leitor uma história ao nível do que se é esperado. Um exemplo do caso mencionado acima é o livro "A Agenda", do autor João Varella. Eu concluí a leitura, de certa forma, com um sentimento incômodo de incompletude e insatisfação. 

Editora: Novo Conceito / Novas Páginas
ISBN: 9788581632926
Ano: 2013
Páginas: 240

Nota: (2,5/5)
Sandra Macedo é uma alta executiva de marketing. Obstinada e competente, sua eficiência é reconhecida pelos funcionários e pela diretoria da holding onde trabalha. Exemplo de mulher bem-sucedida, Sandra vive atolada entre as obrigações profissionais e uma filha que não lhe dá muita atenção. Em meio a essa correria, fica difícil dedicar um tempo ao lado afetivo. Assim, ela acaba se envolvendo com pessoas que podem comprometer sua carreira e sua saúde emocional. A não ser que ela deixe de ser a menininha que, no fundo, continua sendo...
Sandra é aparentemente o exemplo da mulher moderna. Uma executiva cheia de trabalhos, compromissos, deveres etc., e que dedica pouco tempo à sua vida amorosa. Ela tem uma filha que mora em outro país, e que além de ser seu orgulho, é também uma das suas principais fraquezas. 

A Agenda é como um guia rotineiro para o seu dia a dia. Para ser mais claro, significa um equilíbrio; algo para que ela não se sinta perdida a cada dia e possa ser responsável da forma como pretende. Até que, inesperadamente, ela esquece sua agenda em um táxi. 

A tal agenda vai parar nas mãos de Carrano, um poeta fracassado, pobre e misterioso. Ele entrega a agenda à ela e por meio da poesia, tenta ajudá-la a superar os problemas que estão por vir...


"- Você já viu no YouTube? Ela é a campeã de acessos com aquela entrevista em que erra a letra do Hino do Brasil e diz achar mais fácil cantar o Hino da França."
Pág.: 50

Não entendi exatamente qual foi a proposta do autor ao concluir a leitura. Não foi fácil escrever esta resenha porque meus sentimentos com relação a este livro ainda estão confusos. Muito mesmo. Eu simplesmente iniciei a leitura esperando algo; esperando uma história, no mínimo, mais interessante do que a que encontrei. Infelizmente, eu achei tudo tão irrelevante e em alguns momentos, sem sentido, que foi impossível não decepcionar-me.

Porém, mesmo possuindo falhas perceptíveis na construção da história, o autor soube como criar personagens tão humanas chegaram a ser palpáveis. É impossível não achar, em algum momento, que elas podem existir ou até mesmo existem. Este foi o aspecto do livro que mais me agradou, confesso.

Concluindo, avalio este livro como regular. Minha relação com ele foi um pouco confusa. No entanto, mesmo a história não me agradando, o autor possui uma escrita incrível e eu pretendo ler outros livros do mesmo — caso ele tenha a intenção de publicar mais títulos. Não é uma leitura descartável, mas não convence totalmente. Enfim, leia despreocupadamente. Acredito que será mais vantajoso. 


FICA A DICA!

7 comentários:

  1. Não conhecia esse livro e sempre gosto de saber sua opinião e fico tão triste quando vejo que vc praticamente perdeu seu tempo quando poderia estar lendo algo melhor. Mas como vc explicou no final do texto, gostou do autor mas achou a história incompleta, então não foi tempo perdido né. Mas uma vez deixo aqui meu desejo de mais sorte nas próximas escolhas!!!!
    Abração querido e assim que poder comenta lá no blog, adoro sua presença por lá. Tem resenha novinha, ela ficou um pouco grande mas vale a pena ler!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser muito bom, A resenha me atraiu muito e adorei a capa ;)
    Beijos.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha Leandro, mas não leria o livro. A sinopse não me chamou a atenção e também não curti a capa, sem contar que a sua opinião a respeito acabou de confirmar a minha tese. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Leandro
    Esse livro não entrou na minha lista de desejados, ele não despertou a minha atenção, apesar da capa ser bem bacana. Gostei da sua resenha, expressou bem os seus sentimentos em relação a leitura ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  5. Olá Leandro!
    Esse livro está aguardando na tal "fila dos livros que irei ler", apesar de já ter lido o primeiro capítulo.
    Acho pertinente você ter ressaltado essa humanização dos personagens por que tive a mesma impressão a respeito, no entanto, fico um pouco triste ao ler sua resenha imaginando como o autor conseguiu perder o rumo da estória. Convenhamos, isso é muito chato!
    Parabéns mais uma vez pela sua ótima escrita!
    Abraço!
    http://agoraemdiante.blogspot.com/
    e
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Leandro,

    Não me interessei muito pelo livro, gostei da capa somente...parabéns pela sua resenha...abraços.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Acho que esse é um dos livros que mais causaram esse sentimento de indecisão ao longo desse ano. Estava comentando ainda hoje que, mesmo após semanas, continuo sem saber exatamente o que tirei da leitura, apesar de ter achado a escrita muito agradável. Acho que por esperar uma leitura totalmente diferente, e até mesmo chata, que eu acabei aproveitando um pouco mais do livro, algo que não aconteceu com tantos leitores.
    Nesse caso acho que vou precisar realizar uma nova leitura e, quem sabe assim, consiga tirar uma conclusão mais convincente :x

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir

Comente com moderação!