segunda-feira, 18 de novembro de 2013

[RESENHA] Claro que te amo! - Tammy Luciano

Ainda continuo me fazendo a seguinte pergunta: por que alguns autores transformam situações tão comuns em surreais? Por quê? Juro que não compreendo isso. Eu, sinceramente, considero “Claro que te amo!” uma das minhas principais decepções literárias deste ano. Não quero desanimar os leitores ansiosos pela leitura deste livro. Não mesmo! Apenas espero esclarecer minhas impressões como leitor de forma sincera e objetiva.

Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581633084
Ano: 2013
Páginas: 320
Nota: (2/5)
Piera tem certeza: está cometendo a maior loucura da sua vida ao assistir, escondida, ao casamento de seu ex-noivo. Depois de seis anos de relacionamento, entrar de penetra na comemoração foi tudo que André deixou para ela. E olhar a cena não a faz feliz, mas encerra uma fase de sua vida. Hora de recomeçar. Mas como recomeçar se seu coração está cheio de dor? Envolver-se com a história de Piera é como descobrir que sempre há um lado muito bom a ser revelado… Mesmo que tudo pareça tão difícil.

Piera vive um momento difícil em sua vida — talvez o mais difícil de todos. O homem com quem um dia acreditou que seria seu por muitos e muitos anos está se casando com outra mulher. A situação parece inacreditável, mas não é. É como se nada mais fizesse sentido e seu mundo estivesse ruindo.

Ela tem dezenove anos, arquiteta, mora com seu pai — que também é arquiteto — em um confortável apartamento e possui, aparentemente, uma vida tranquila. Seu pai sempre a ensinou a superar os problemas que surgiriam na vida e acima de tudo, conscientizá-la de que sempre existirão.

Com a ajuda de amigas maravilhosas e do seu amado pai, ela segue em frente. Inesperadamente, um passado — até então adormecido — retorna e o seu mundo é abalado novamente. No entanto, sempre há um lado bom em toda situação ruim. Inesperadamente também, Piera conhece Marcelo e tudo passa a ter um novo sentido em sua vida, começando pelos novos sentimentos que surgem em seu coração após conhecê-lo.

“Claro que te amo!” apresenta uma história sobre uma mulher que, após uma grande decepção, busca seguir em frente e encontrar a tão almejada felicidade amorosa e ainda por cima, superar e compreender alguns problemas que o passado traz consigo.

"O mais duro de alguns momentos da nossa vida é ser a última a saber. Você fica ali na fila, o segredo passando, as pessoas sabendo, menos você! É de perder a cabeça a calma se saber que uma família inteira é capaz de mentir e se passar por boas pessoas, quando tentam enrolar você para ajudar o ente querido cafajeste."
Pág.: 30

É incrível como uma sinopse e um bom marketing podem e conseguem enganar um leitor. Não é surpresa para nenhum leitor do Palavras ao Vento que eu curto romances. Adoro aqueles momentos fofos em que, inicialmente, há aquela conquista, em seguida vêm as demonstrações de afeto etc. Enfim, quando há coerência na construção de qualquer romance, sinto-me satisfeito. Isso é primordial para mim. Infelizmente não foi o que aconteceu neste livro.

O romance presente aqui soou-me irreal demais. As situações em que o casal principal vive são incômodas pelo fato de que tudo me pareceu um conto de fadas da Disney. Não quero soar grosseiro. De forma alguma! Inclusive, até curto alguns desenhos de princesas (pois é, acredite!). No entanto, a forma como a história se inicia — de uma forma aparentemente real, mostrando a realidade de muitas mulheres que já enfrentaram ou enfrentam tal situação — não exigia ou sugeria que tomasse determinado rumo e tornasse os acontecimentos tão ilusórios, irreais... Não consegui me envolver e nem sentir-me satisfeito.

A Piera é uma protagonista irritante — principalmente no ínicio da história. É incrível como ela fica se lamentando por páginas e mais páginas, e parece que a história não prossegue, progride. Tornou não só a história enfadonha, como impediu meu envolvimento de imediato como geralmente acontece. Lamentar-se é normal. Porém, lamentar-se demasiadamente é incômodo demais.

O Marcelo não me convenceu em momento algum. Imagine uma personagem com atitudes tão — enfatize o “tão” — ilusórias e comportamentos tão surreais. Bem, acredite, ele é exatamente assim. É impressionante como ele causou justamente o efeito contrário em mim; esperava simpatizar-me com ele e não o oposto. Infelizmente, contradições acontecem...

Algumas personagens poderiam ter sido mais bem aproveitadas e acredito que até dariam um aspecto melhor à história, mas a autora não se preocupou tanto com esse importante ponto — desenvolvimento de personagens — e focou boa parte da história no romance desinteressante. O pai da Piera é a melhor personagem do livro, confesso. Ao menos, os momentos entre ela e seu pai eram agradáveis e deixaram-me satisfeito.  

Contudo, “Claro que te amo!” não foi uma leitura satisfatória. Frustração e decepção foi exatamente o que senti ao concluí-la. Embora a história possua poucos momentos agradáveis e satisfatórios, e também o final tenha sido agradável, não me convenceu e não me envolveu totalmente como eu esperava. Caso tenha curiosidade, leia e tire suas próprias conclusões. É apenas o que eu posso sugerir. 

FICA A DICA!


19 comentários:

  1. Nossa, Leandro.
    Gostei da sua realidade com as palavras.
    É, realmente não achei aquela coca-cola toda, porém, ainda não li. Não quero tentar não, não curto o estilo literário rs.

    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
  2. Bravo!!! Finalmente alguém que compartilha da mesma opinião que eu! Piera é chata, reclamona, incorformada, irreal e caricata. Lamenta demasiadamente e torna o livro chato. Ela quer que a vida seja um conto de fadas?! Tiveram VÁRIAS divagações totalmente desnecessárias ao longo da trama que tornaram a leitura extremamente lenta e maçante. O livro não me desceu, muito ruim. Não consigo acreditar no número extenso de resenhas colocando esse livro em um pedestal, me pergunto para onde tem ido todo o senso critíco. Mas enfim, resenha apoiada!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oiee =)
    owwww, amei tua resenha!
    Gosto assim, opinião sincera, e as vezes mesmo quando não é positiva pro livro, me estinga a ler e ver se tenho a mesma opinião.
    Sei muito bem o que é isso, de uma sinopse, o marketing e tudo o mais pode nos enganar, safadeza! Tenho me engando algumas vezes e com livros estrangeiros e não nacionais. rsrs

    Beliscões carinhosos da Máh ♥
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  4. Oie Le
    sua resenha é a segunda negativa que leio, mas como confio absurdamente no seu gosto e opinião, tenho certeza que esse livro não irá funcionar, assim como o primeiro que eu li da autora (Garota Replay) não funcionou.
    Uma pena, porque como você eu amo romances , e pensei que este focasse nele. Mas uma protagonista chata e reclamona o tempo inteiro não dá pra descer.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  5. Oie Lê =)

    Então ... eu tenho certo receio de ler os livros da Tammy por que não curti Garota Replay.

    Não cheguei a solicitar esse livro para a editora justamente por medo que esse seguisse a mesma linha e pelo visto fiz a coisa certa.

    Adoro romances inteligentes. Pode até ter um bom conto de fadas desde que esse seja convincente, o que pelo visto não acontece aqui. E de protagonistas chatas eu já esgotei a minha cota esse ano rs...

    Adorei a resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary



    ResponderExcluir
  6. Oi Leandro ;)
    Eu amo a sua sinceridade, você não engana seus leitores por editora parceira e isso é muito legal!
    Não sou muito fã de romances "normais" (gosto dos sobrenaturais) , e só o título e a capa já me pareceu que o livro seria exatamente como você descreveu irreal e fraquinho ;/

    Lendo suas resenhas eu meio que acho que a Novo Conceito tem muitos lançamentos chamativos, mas poucos livros realmente bons neh?

    Tem post novo lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - PatyScarcella

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha Leandro! Estou ansiosa para ler Claro que Te Amo e espero não me decepcionar. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    nossa série que se sentiu assim?
    Este livro é a minha próxima leitura e estava curiosa para lê-lo, mas agora vou com menos expectativas.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  9. OI Lê! Minha amiga abandonou o livro e depois desta resenha estou com medo de começar a leitura, sinceramente estou preparada para a decepção, quem sabe assim acabo não ficando muito frustrada. Bem, eu vou ler e depois te falo minha opinião. Ótima resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Quando a protagonista é chata, fica muito difícil simpatizar com a trama. Tive uma experiência com uma assim há pouco tempo e isso me fez gostar bem pouco do livro.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei da sinopse, mas tenho lido alguns comentários bem negativos sobre esse livro, que vai demorar um pouco para eu lê-lo.

    *bye*

    ResponderExcluir
  12. Oi Leandro,
    Uma pena que o livro te frustou, confesso que pretendo ler esse livro mas sem expectativas sabe, estou lendo algumas resenha semelhantes as suas.
    Mesmo assim parabéns pela resenha.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  13. Leandro adorei sua opinião sincera.
    Às vezes o marketing em cima de um livro é tanto que acabamos criando grandes expectativas e nos frustrando, por isso eu evito ler no momento os 'livros tão falado'.

    Até mais.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  14. Oi Leandro!
    Eu também já caí na armadilha do marketing... Agora, quando uma editora fala demais de um livro só, até desconfio. Nem vou perder tempo com este.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  15. Oi amor <3
    Você sabe muito bem que eu não gostei da proposta desse livro né? E depois que você me disse que não tinha curtido eu desisto completamente, ao menos por enquanto. E agora que vi toda essa sinceridade com o livro fiquei mais pra baixo hahaha <3
    Amo a tua sinceridade e a forma que expõe seus pensamentos sem ofender.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  16. Poxa que triste esse livro não ter te agradado. Confesso que ainda não tive vontade de ler nada dessa autora devido as críticas, mas quem sabe se eu tiver oportunidade darei minha opinião. Gosto da sua sinceridade!!!!
    Enfim desejo que as próximas leituras sejam mais satisfatórias!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  17. Tão chato quando colocamos nem que seja menor expectativa no livro e ele nos decepciona, não gosto muito de romances só mais fã de fantasia. Mas adorei ver sau verdadeira opinião sobre a leitura, pois tem muitos blogs que dizem que o livro é bom só por ser parceira da editora, isso é triste. ;)

    Abraços
    muchachoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Leandro, tudo bem?
    Nossa querido, você tirou toda a vontade que eu tinha de ler esse livro. Você sabe que dou e muito crédito para as suas resenhas, e descobrir esse lado "enfadonho" dos personagens me tirou completamente o interesse. Eu pedi esse livro, mas agora acho que vou deixar ele bem pra lá rsrsr, mas ainda lerei para tirar minhas próprias conclusões.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  19. Olá Leandro,

    Esse livro esta na minha lista de espera de leitura e não sei o que esperar dele...sua resenha me desanimou....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comente com moderação!