terça-feira, 12 de novembro de 2013

[RESENHA] A Outra Vida - Susanne Winnacker

Não necessariamente um livro precisa possuir uma história incrível para agradar ou deixar-me satisfeito. Não. Basta apenas me proporcionar o que busco no momento em que o escolho na estante. Antes de iniciar a leitura de “A Outra Vida”, esperava apenas uma boa leitura, permeada por uma história aparentemente comum — pelo fato de o tema central da mesma já ter sido muito usado atualmente — e bons momentos de aventura. Bom, felizmente, pude encontrar exatamente tais características e ainda por cima, concluí a leitura satisfeito.

Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581631516
Ano: 2013
Páginas: 272
Nota: (4/5)
O mundo de Sherry — de uma hora para outra — mudou completamente. Por causa de um vírus muito contagioso, as pessoas que ela costumava conhecer, e quase todas as pessoas de sua cidade, Los Angeles, na Califórnia, se transformaram em mutantes assustadores. Esses mutantes têm uma força excessiva, são ágeis, o corpo é coberto de pelos, eles lacrimejam um líquido imundo e… comem gente! Portanto, não há muito o que fazer — talvez tentar fugir — quando se encontra algum deles. A não ser que você tenha ao seu lado a força e a determinação de um jovem como Joshua. Joshua perdeu uma irmã para os mutantes e sua raiva é tão grande que ele seria capaz de vingar todos aqueles que perderam alguém para as criaturas. No entanto, para que esta revanche aconteça, é preciso prudência. Afinal, até que ponto a disseminação deste vírus foi uma coisa realmente natural? Que poderosos interesses estão por trás desta devastação? E será que Joshua e Sherry conseguirão ter a cautela necessária para lutar contra as criaturas justo agora que seus corações estão agitados pelo começo de uma paixão?

Imagine um mundo destruído. Um mundo onde as pessoas, ao serem contaminadas por um determinado vírus, tornam-se seres assustadores. Bem, esse é o mundo de Sherry, a protagonista desta história. Ela vive em um porão com a sua família e os seus dias são extenuantes, tristes e até sofríveis.

Os alimentos armazenados para alimentar a si e à sua família acabaram. Infelizmente, ninguém sobrevive sem alimento e água. Portanto, ela precisa se unir ao seu pai e ir em busca de alimento. E é justamente isso o que ela faz.

Ao sair e encarar a realidade de uma forma mais crua, Sherry sente-se vulnerável em meio a tudo. Seu pai, mesmo acreditando que sua filha pode se safar pelo fato de saber atirar, ainda teme perdê-la.

Algo inesperado acontece...

Ao entrar em um estabelecimento de alimentos abandonados junto com o seu pai, seres mutantes e horríveis tentam atacá-los. Sherry consegue sobreviver graças à presença inesperada de Joshua — um jovem forte, corajoso e destemido. Porém, seu pai não tem a mesma sorte e é levado pelos mutantes. Será que ele ainda pode estar vivo? Quem será o tal jovem Joshua? Há ainda outros sobreviventes vivendo escondidos em um mundo totalmente banhado pelo caos?

Só lendo para que essas e outras perguntas respondidas. “A Outra Vida” é uma leitura tensa, sofrível — em determinados momentos — e repleta de ação, onde o leitor, praticamente, não consegue desgrudar do livro até virar a última página.

“Eu ainda não tinha ido a uma festa, nunca tinha pintado o cabelo, nunca tinha beijado um garoto. Existia tantos “nunca”.
Pág.: 14

Confesso que este livro me surpreendeu de uma forma positiva e satisfatória e admito que não esperava por isso. Juro. Ultimamente, livros que abordam tramas com um teor mais sério, mas que possuem como público-alvo, os jovens, não me agradam muito. Quase sempre os autores “pecam” durante o desenvolvimento de suas histórias. Felizmente, não foi o que aconteceu aqui. Mesmo havendo alguns aspectos negativos na construção do enredo, o livro consegue agradar em sua totalidade.

Sherry é uma protagonista que ainda precisa de um desenvolvimento, quando se trata da sua personalidade. Em alguns momentos — mesmo compreendendo sua realidade —, achei-a fraca e sentimental demais. Isso me incomodou. É preciso ter foco, coragem e determinação em momentos de perigo, e eu não percebi tais características em sua personalidade de forma contínua. As demais personagens são apresentadas e construídas de forma sutil, e me deixou satisfeito, confesso. Joshua é uma personagem que provavelmente agradará muitos leitores assim como também me agradou. Ele possui uma personalidade forte e não desaponta durante toda a leitura.

O romance está presente na história, mas apenas como segundo plano. Agradavelmente, a autora não focou tanto nesse aspecto — até porque a história não exigia isso — e o resultado foi satisfatório. Sherry e Joshua formam um casal bonitinho e eu já sinto um carinho por eles.

A construção do enredo possui algumas falhas pelo fato de que deixa alguns pontos da história sem explicação. No entanto, como este é o primeiro livro de uma trilogia, isso é compreensível. Embora que nem sempre seja aceitável. A narrativa é altamente instigante e conseguiu me envolver inicialmente; logo nas primeiras páginas eu já pude me sentir parte da história.

Em suma, “A Outra Vida” agrada e possui um bom potencial a ser desenvolvido nos próximos livros — espero que a autora não me decepcione. Se você busca uma boa leitura, com um ritmo rápido e também tenso, permeada por momentos de aventura e ação, com toda certeza gostará deste livro. Só não espere ou anseie por uma história incrível, pois poderá se decepcionar.


RECOMENDO!


14 comentários:

  1. Só o título do livro já é bem atrativo, com essa ótima resenha então, já estou louco para ler :)

    Abraços,
    http://www.revolucaonerd.com/

    ResponderExcluir
  2. É bom quando o romance fica em segundo plano. Sério, estou precisando de livros com mais ação e menos romance. De vez em quando é bom, não é?
    Ainda bem que esse livro tem um grande potencial! O problema é ser trilogia. Tenho medo de ficar arrastado no segundo, sabe? :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Oie Lê =D

    Saudades de você sumido *-*
    Acho que o segredo para um livro cativar a agente é não ter nenhuma expectativa. Você consegue se envolver mais com a história e curtir mais a leitura.
    Pessoalmente esse foi um livro que não me chamou muito a atenção. Ando meio chata com o livros que escolho para ler rs...

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  4. Amigo estou louca para ler esse livro, mas ainda não tive oportunidade. Amei a diagramação, andei folheando na livraria.
    Parabéns pela leitura e pela ótima resenha!!!
    Que bom que vc atualizou, estava com saudades!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  5. Amoreeee <3
    Eu amei tanto esse livro, achei a proposta da autora boa, e ela soube como amadurecer os pensamentos, apesar de que, claro, algumas partes ainda precisaram de mais. Como você citou, a Sherry - que me lembra Cherry hahaha, já nem chamava ela de Sherry, chamava de cereja hahahaha- tem uma personalidade um pouco indefinida por assim dizer ahaha'

    E o fato que mais me encantou foi justamente a autora não ter FOCADO no romance e transformado tudo em um conto de fadas como estamos acostumados hoje em dia, nada contra.

    Amei a resenha <3
    Beijos,
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Leo, tudo bem?
    Saudade das suas resenhas ^.^
    Eu ainda não li esse livro mas estou curiosa quanto a ele. E depois da sua resenha fiquei ainda mais curiosa. Mas estou com tantos livros na pilha que acho que vou esperar um pouco.
    Mais um ótima resenha.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  7. Distopia né? Meu atual gênero preferido junto com fantasias épicas.
    Não tem como eu não ficar com imensa vontade de ler por ser desse gênero. Sempre quero todos hahahha
    Adoro quando romance é deixado de lado, raramente é o que eu gosto na história.
    preciso mesmo desse livro <3

    Beijos, Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Leandro! Como vai?
    Como assim é o primeiro livro de uma trilogia? Gente, não há mais livros sem continuação no mundo atual?
    A resenha ficou ótima. Creio que a Susanne não é a única que, por ser uma trilogia, deixa perguntas sem respostas, até porque eu acho que, se não fossem esses pontos, não haveria continuação. Sei lá, só minha opinião.
    Quero ler esse livro, entretanto eu não sei, parece que não é o certo a se fazer. Sabe quando você não quer querer um livro e isso te faz desistir? Estou assim. Eu iria pedir de aniversário para um de meus amigos. Quem sabe minha opinião mude em menos de um mês? A personagem principal não parece aquela coisa que vai marcar minha vida, mas o Joshua está interessante hahahha
    Abraços,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie Le
    que saudade de estar aqui lendo suas postagens!!!!!
    Então, eu também fui surpreendida positivamente com esse livro. Prova que o chichê pode ser tão bom quanto o original, desde que a autora saiba trabalhar com eles.
    Eu amei muito e aquele final me deixou querendo mais.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  10. Só do livro não dar muito destaque ao romance ele já ganha um ponto a mais. Em alguns casos isso é completamente desnecessário, e sempre tenho medo de ser o caso. Felizmente não - ainda.
    De qualquer forma, mesmo antes das resenhas, já tinha grande interesse em conhecer essa história, que julgo ser muito interessante. Vi algumas críticas negativas, mas nenhuma capaz de me desanimar, talvez justamente por isso que você citou: as pessoas pegarem o livro com muita expectativa e isso nunca é bom :( Sei que não posso ter essa expectativa toda, até porque é um tema levemente clichê.
    Espero conseguir um tempo para ler o quanto antes.

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oiee =)
    aaah, eu tenho medoh! hsuashu sério, não é terror nem nada, mas sou fraquinha pra suspense, alienígenas etc, por isso não quero ler o livro, mas gostei da tua opinião e forma que escreveu.
    Beliscões carinhosos da Máh ♥
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  12. Parece bem diferente e interessante. Nunca li nada com essa "vibe zumbi" e fiquei bem curiosa!
    boa semana
    ;*

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  13. Oie,
    Mais uma resenha ótima que leio aqui, confesso que não esperava tanto assim do livro, mas pelo que li na sua resenha ele é bem mais do que eu imaginava, claro que já anotei a dica para ler no ano que vem.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  14. Eu gostei bastante desse livro, principalmente por amar zumbis, kk, e por no momento querer ler pós-apocalípticos e distopias do gênero. Eu já esperava uma leitura normal, e fui sem muitas expectativas, mas terminei satisfeito. Susanne foi feliz em escrever um número ideal de páginas sem acrescentar nada de enfadonho ou diminuir, e isso é o que interessa. A história voa nas mãos do leitor, e mesmo tendo seus furos e clichês, fiquei empolgado para a sequência que não deve demorar a chegar no Brasil. E ainda, um dos personagens é meu xará, kk!

    Abraços,
    - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente com moderação!