segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

[RESENHA] Seis Coisas Impossíveis - Fiona Wood

Há quem diga que livros como "Seis Coisas Impossíveis" são leituras descartáveis. Mas há também que discorde deste argumento. Sim, eu realmente discordo. Com uma história aparentemente comum, a autora surpreende ao expor problemas cotidianos (ex.: bullyng, separação etc.) de um adolescente de forma leve e até mesmo notória. E mesmo os problemas sendo apresentados de forma "tradicional", eles não perdem sua gravidade e nem muito menos impedem o leitor de refletir sobre os mesmos.

Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581633251
Ano: 2013
Páginas: 272

Nota: (4/5)
Dan Cereill levou um encontrão da vida: seu pai faliu, assumiu que é gay e separou-se de sua mãe, tudo de uma vez só. Enquanto isso, sua mãe recebeu de herança uma casa tombada pelo patrimônio histórico que cheira a xixi de cachorro, mas que não pode ser reformada... E, agora, Dan está vivendo em uma casa-relíquia que parece um chiqueiro, com uma mãe supertriste e sem conseguir falar com o pai — que ele ama muito. Suas únicas distrações são sua vizinha perfeita, Estelle, e uma lista de coisas impossíveis de fazer, como: 1. Beijar a garota. 2. Arrumar um emprego. 3. Dar uma animada na mãe. 4. Tentar não ser um nerd completo. 5. Falar com o pai quando ele liga. 6. Descobrir como ser bom e não sair abandonando os outros por aí... Mas impossível mesmo será: 1. Não torcer para que Dan supere seus problemas. 2. Não rir muito com os devaneios dele. 3. Não querer ter um cachorrinho como Howard. 4. Não desejar que a mãe de Dan encontre a felicidade. 5. Parar de ler este livro. 6. Não querer abraçar o livro depois de tê-lo terminado...

Dan Cereill nunca imaginou que sua vida sofreria uma reviravolta tão absurda. Seu pai faliu, em seguida, esclareceu ser gay, e também separou-se de sua mãe. Graças à uma herança deixada por sua tia-avó Adelaide, Dan e sua mãe passam a morar em uma casa tombada pelo governo e o pior de tudo: fede a xixi de cachorro. O tal xixi é do cachorro que chama-se Howard e é um amor.

Seus problemas parecem sem soluções, pelo menos não tão cedo. Então, para tentar solucionar os principais, Dan decide fazer uma lista com seis coisas impossíveis: beijar a vizinha Estelle, arrumar um emprego, animar a mãe, tentar não ser um nerd total na nova escola, tentar falar com o pai quando ele telefonar, descobrir como ser uma boa pessoa e também não abandonar ninguém.

"Tenho que contar a ela sobre os diários - ou tudo o que estou sentindo por ela é uma mentira gigante. E não mereço estar com ela."

"Seis Coisas Impossíveis" é um livro bem "Sessão da Tarde", ouso dizer. Provavelmente não será uma leitura incrível, surpreendente ou que mudará sua pacata (ou não) vida. Não mesmo. É apenas uma leitura despreocupada, divertida em alguns momentos e que consegue agradar de forma geral.

O protagonista realmente sofre. Mesmo sendo uma leitura divertida, seu sofrimento é notável no decorrer da leitura e compreensível. No entanto, mesmo o compreendendo, confesso que ele me irritou em alguns momentos. Achei-o neurótico. Batam-me se necessário, mas em alguns momentos, ele teve atitudes tão sem sentido e incômodas, que eu até fiquei um pouco estressado. 

Alguns personagens poderiam ter sido mais bem aproveitados na história, mas infelizmente não foi o que aconteceu. No entanto, isto não me incomodou de forma demasiada, até porque características como o romance, deixaram-me agradavelmente satisfeito. E o desfecho não poderia ter sido de outra forma, em minha humilde opinião. Apesar de que eu esperava um aprofundamento melhor na relação entre Dan e seu pai; achei a situação entre ambos muito superficial e mal aproveitada.

Para concluir, gostaria de esclarecer que foi uma leitura satisfatória. Os problemas vividos pelo protagonista são reais e acontecem a cada dia com muitos adolescentes. É interessante refletir sobre alguns e tentar solucioná-los quando for possível ajudar alguma pessoa. Foi uma leitura válida e provavelmente agradará muitos leitores.


RECOMENDO!




5 comentários:

  1. Olá, Leandro! Como vai?
    Estou querendo o livro desde que fora lançado e essa é a primeira resenha que leio. Tinha me esquecido que a personagem principal é do sexo masculino... Entendo o seu lado de achar o Dan meio insuportável; as pessoas ficam mesmo quando têm muitos problemas, e problemas deixam-nas atordoadas que, por sua vez, as torna chatas. Raramente eu me irrito com as personagens, mas aí vai de cada um, e outra, ainda não li o livro. Estou com baixas expectativas e espero gostar.
    Abraços,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Leandro,

    No início fiquei interessado no livro, mas perdi a data de solicitação então fiquei na saudade...mas pela sua resenha não sei se iria gostar.....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Esse livro me chama atenção pela capa e pelo título, mas pela sua resenha parece que ele não é nada demais, né?! Vou pensar bem antes de comprar...

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  4. Já li opiniões tanto positivas , como negativas sobre esse livro e sinceramente ainda não sei o que achar dele e muito menos se vou lê-lo.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ótimo saber sua opinião sobre esse livro, apesar dele não está na minha lista de desejos é sempre bom saber do que se trata e a opinião de alguém que confiamos.
    Beijos!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir

Comente com moderação!