sábado, 22 de fevereiro de 2014

[RESENHA] Enfeitiçadas - Jessica Spotswood

Assim que eu pus os meus olhos na capa deste livro e em seguida li a sinopse, foi inevitável não ficar curioso e não ansiar pela leitura. Eu realmente gostei da premissa e ao menos esperei que o livro me surpreendesse. Bem, após eu concluir a leitura, percebi que eu realmente gostei do livro, mas não fui surpreendido e pelo fato de ter esperado demais, não me senti totalmente satisfeito.

Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580412307
Ano: 2014
Páginas: 272

Nota: (3,5/5)
Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror. Quando Cate descobre esta profecia no diário de sua mãe, morta há poucos anos, entende que precisa repensar seus planos. Qual será a melhor opção: servir a Irmandade, longe dos olhos vigilantes dos Irmãos Caçadores de Bruxas, aceitar uma proposta de casamento que lhe garanta proteção e segurança ou abandonar tudo e viver um grande amor proibido?Prepare-se para se encantar com os jovens pretendentes de Cate, abominar o ódio e a repulsa que os Irmãos dedicam a meninas e mulheres, e aguardar ansiosamente pela sequência de As Crônicas das Irmãs Bruxas.

A história acontece no final do século XIX. Uma nova Inglaterra é governada por uma força religiosa intitulada como Irmandade, que chegou algum tempo depois após vencer as bruxas. É uma época difícil de viver para as mulheres. Elas são acusadas de crimes como bruxaria e muitas vezes perseguidas por causa disso, apenas pelo fato de se interessarem pelo conhecimento. 

Após a morte de sua mãe, Cate sente-se responsável pelas irmãs menores. Seu pai vive boa parte do tempo ausente pelo fato de trabalhar muito. Ela sabe do risco que suas irmãs correm por serem bruxas, e devido a isso, faz de tudo para que suas irmãs passem despercebidas pela irmandade. E o mesmo aplica-se a ela. 

Num determinado dia, ela recebe uma carta aconselhando-a a não confiar em ninguém seus poderes e a procurar pelo diário de sua mãe. Por quê? No diário há uma profecia que mudará o rumo da sua vida completamente.


"Na época da Bisavó, a Fraternidade queimava garotas como nós. Claro que temos defeitos, mas eles também têm."
Página 34.
Antes de tudo, quero deixar bem claro que eu gostei de "Enfeitiçadas". Não pense nem por um segundo o contrário. No entanto, eu realmente esperava mais da história. Tudo pareceu-me muito similar a outros livros que já tive a oportunidade de ler. Mesmo abordando a opressão contra às mulheres da época — um assunto pouco explorado ou abordado em livros do gênero —, os demais acontecimentos que compõe a trama soaram-me previsíveis. 

Eu não consegui conectar-me totalmente com a protagonista. Não senti raiva ou me irritei com ela, mas também não consegui sentir um carisma pela mesma. A Cate é tão comum que remeteu-me à outras protagonistas de outras histórias. Tal efeito foi quase contínuo durante toda a leitura. Eu a compreendi em determinados momentos, mas não consegui apegar-me. Espero conseguir sentir um carinho maior por ela nos próximos livros.

O romance foi algo neutro para mim. Quando falo neutro, refiro-me a algo que não me agradou e nem muito menos me desagradou. O triângulo amoroso não ficou tão aparente para mim, porque eu percebi desde o início para quem eram os sentimentos de Cate. Portanto, se a tentativa da autora era criar alguma indecisão em mim sobre os possíveis amores da Cate, não funcionou, confesso.

A escrita da Spotswood é uma delícia. Ela realmente conseguiu transportar-me para o cenário no qual a história se passa, transmitiu os costumes da época e acima de tudo, soube me transportar realmente para história. Isso sim foi o "combustível" principal que me moveu a prosseguir a leitura e o que mais me deixou satisfeito.

As personagens foram bem trabalhadas. Obviamente nem todas tiveram um bom foco — o que é compreensível. Eu percebi que este primeiro livro foi mais introdutório. Os acontecimentos mais intensos e interessantes provavelmente acontecerão e surgirão nos livros sucessores. Pelo menos é o que eu espero. 

Concluindo, é um bom livro. Não me surpreendeu e nem supriu todas as minhas expectativas, mas foi uma agradável leitura. Para quem curte livros sobre bruxos e bruxas, provavelmente gostará de "Enfeitiçadas". Apenas não espere um livro incrível. É uma leitura simples, agradável e satisfatória, de certa forma. E só isso. Eu pretendo ler os próximos volumes e espero gostar ainda mais. 


RECOMENDO!




23 comentários:

  1. Oi Leandro, tudo bom?
    Essa foi a primeira resenha que li do livro, e confirmei o que havia sentido em relação a ele depois que li a sinopse: não gostei. A história me pareceu bem comum, não vi nada de atrativo - a não a capa que é maravilhosa - que me fizesse querer lê-lo.
    Entretanto sua resenha ficou muito boa.

    Beijos,
    Gabriella Suzart
    http://mbgsuzart1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quero ler esse livro pois gosto muito do gênero. Já tinha lido em outras resenhas opiniões iguais a sua. Eu meio que já nem estou esperando muito mesmo, então não vou me decepcionar.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muuuuiiiiiiitttoooo ler esse livro :]
    Não só pela capa linda, ou por se trata de bruxas, bom, na verdade é por isso mesmo kkkkk .. Amei sua resenha ;]

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Leandro! Como volume introdutório fez seu papel, eu gostei da trama e senti muita raiva em relação ao modo como as mulheres eram tratadas, espero mais ação no segundo livro e romance também.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei do livro, só achei a Cate chata de mais, toda aquela história dela sempre colocar as irmãs na frente de suas decisões me irritou. Mas espero ler a continuação :)

    Beijos, www.rayramii.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Leandro!
    Gostei da sua resenha! Eu terminei de ler esse livro no final de semana e gostei bastante.
    Também achei difícil me identificar com a Cate, mas acho que é porque a situação dela é diferente demais da nossa... Mas fiquei o livro todo torcendo para que ela fosse feliz.
    Agora é aguardar pela continuação!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Leandro querido como é bom saber sua opinião. Concordo com vc sobre o possível triângulo amoroso, desde o começo tanto eu quando a cate estávamos loucas pelo Finn!!! Enfim gostei demais da leveza do livro, apesar de tratar de um assunto intenso e a narrativa assim como vc falou é uma delícia. Parabéns pela ótima resenha querido!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Leandro!!
    Nossa, primeiro que essa capa é mais que lindo, me apaixonei. A história parece ser muito empolgante, adicionei a minha lista de pretendo ler.
    Já estou seguindo o blog, lindo aqui.
    Beijos, Ariane.
    www.diariodostreze.blogspot.com Visita?

    ResponderExcluir
  9. Otimo saber da sua opinião Leandro, Enfeitiçadas sobre minha próxima leitura e vou ir sem muita expectativa e espero gostar
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Que pena que não supriu todas as suas expectativas. O começo da leitura pra mim não foi tão agradável assim, pois a leitura estava demorando pra 'engatar', mas logo depois a leitura foi fluindo melhor. Cate me irritou um pouco algumas vezes, mas gostei do casal romântico <3 Espero que os outros livros tragam mais ação ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu sei o que é um livro não suprir todas as expectativas - aconteceu com "Bruxos e Bruxas" comigo. :/ Mas que bom que, apesar dos pontos de romance (que eu sei que você gosta bastante) não terem tanto assim satisfeito você, os locacionais e históricos da história funcionaram e engataram você na leitura. Eu já li algumas resenhas desse livro, e é sempre isso que os resenhistas parabenizam: a verossimilhança da história. O quanto que ela parece real e gostosa de se ler e descobrir. ^^
    Que as próximas leituras lhe satisfaçam mais, Leandro! Ótima resenha, como sempre! Beijão!


    Achou o Quê?:
    http://achouoque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Leandro, tudo bem?
    Eu já li outra resenha desse livro e fiquei muito empolgada. A sua me refreou um pouco. Acredito que seja melhor não ir com tanta sede ao pote.
    Mais uma ótima resenha.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  13. Oie Le =)

    Estou lendo resenhas bem dividas sobre esse livro, mas como o tema "bruxas" é algo que sempre me chama a atenção estou bastante curiosa para ler "Enfeitiçadas". Mas, claro que não vou com muita sede ao pote para não me decepcionar rs...

    Parabéns pela resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  14. Olá Leandro,
    Eu li esse livro logo que chegou para mim e não teve como não se encantar por ele. Realmente é uma pena, ele não ter te agradando tanto. Espero que nos próximos livros você curta mais a leitura (:

    Lucas - Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá Leandro, tudo bem?
    O livro não parece ser tão surpreendente, mas ainda tenho curiosidade de conhecer sua trama, então espero não me decepcionar.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Leandro!

    Estou muito ansiosa para ler Enfeitiçadas, pois amo histórias de bruxas e assim como você, adorei a capa.
    Confesso que fiquei um pouco desanimada com alguns comentários negativos que li na sua resenha, mas ainda quero lê-lo... Espero que eu goste tanto quanto o esperado.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá Leandro.
    Eu adorei o livro. Também percebi tudo o que falou, a questão do triângulo amoroso sendo que já sabemos de quem ela realmente gosta, mesmo assim, adorei ser "transportada" ao local.
    Concordo que foi introdutório, acho que faltou mais ação, o final foi muito melhor, de todas as três eu fico com a mais nova, a Cate foi mais chata eu acho, não precisava daquela superproteção...

    Ótima resenha, Abraços!
    De tudo um pouco da Thá

    ResponderExcluir
  18. Oi, Lê!
    Assim como você, assim que vi essa capa e li a sinopse fiquei interessada na leitura, mas desanimei bastante (não sei ao certo com o quê) durante esse curto período do lançamento e agora. Mas ainda assim, se tiver oportunidade, lerei.

    Beijão,
    Sofia - Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P.s: acho que você confundiu o livro no título do post.
      Beijão! :)

      Excluir
  19. Li a sinopse e gostei ai fui ler a resenha e me bateu uma tristeza :\.
    Nunca li livros que focassem em bruxas, mas esperarei a resenha do segundo
    livro de enfeitiçadas, para saber se melhora. :)

    Abraços
    http://muchachoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oie Leandro
    nossas reações foram praticamente as mesmas, com ressalva para o romance que eu amei.
    Também não consegui me apegar a protagonista, talvez pelo fato dela não ser tão apaixonada por leitura, e ser um pouco certinha demais. Preferi a Maura rs
    Mas vou continuar lendo pra saber o que acontecerá com as bruxinhas.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Leandro (:
    Eu estou louca por esse livro, sem dúvidas ele chama a atenção e me deixa cheia de boas expectativas (o que geralmente não é bom) mas, gostei bastante do que você falou sobre ele, por mais que você não tenho conseguido se conectar com a personagem principal e ter achado o romance fraco o que me encanta nesse livro é com certeza o cenário que se passa a estória e obviamente a bruxaria (: está na minha lista e eu com certeza lerei no futuro!

    Já postamos lá, quer ler? Desde de já obrigada!
    Fallen In Me
    -Cami

    ResponderExcluir
  22. Olá Leandro,

    Esse livro esta na minha lista de desejados, li muitas resenhas positivas dele e apesar de não ter sido tudo isso para você, acho que irei gostar....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comente com moderação!