sábado, 8 de fevereiro de 2014

[RESENHA] Olho Por Olho - Jenny Han & Siobhan Vivian

Há livros que mesmo apresentando uma premissa atraente e sendo bons de forma geral, ainda decepcionam em alguns aspectos. "Olho por Olho" encaixa-se no exemplo mencionado. Claro que possui uma história legal e até certo ponto divertida, mas não chegou a me surpreender como eu esperava, em alguns momentos. 

Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581632780
Ano: 2013
Páginas: 320

Nota: (4/5)
Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena… Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho… No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos. Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!

Kat, Lillia e Mary são três garotas que não possuem absolutamente nada em comum. No entanto, o destino as unirá com um único intuito: vingança. Isso mesmo! Elas anseiam se vingar de determinadas pessoas que as fizeram sofrer muito. 

Kat está cansada de ouvir e ser alvo dos comentários depreciativos da Rennie, que um dia já fora sua amiga e que agora, tornou-se uma pessoa totalmente desprezível. Lillia sempre foi uma garota exemplar, sempre preocupou-se com a sua imagem e acima de tudo, sempre tentou proteger e cuidar da sua irmã. No entanto, devido a um "descuido", a reputação da sua irmã fica comprometida e ela precisa agir de alguma forma. Mary viveu na ilha Jar — local onde a história acontece até os treze anos de idade. O motivo de sua partida? Bem, ela viveu uma experiência traumatizante e por causa disso, sentiu-se obrigada a sair juntamente com a sua família e ir morar em outra lugar. Agora, Mary está de volta e disposta a dar a volta por cima e superar todos os traumas do passado.

Será mesmo que elas conseguirão cumprir suas vinganças? Até onde vale a pena testar seus limites em prol de vingança? 


"O que quer que tenha acontecido na escola, seja lá o que foi aquilo, eu nem quero pensar nisso. Só quero dar o fora daqui. Sair dessa ilha, afastar-me de Reeve e de tudo que me faça lembrar dele e de quem eu era." 
Pág.: 111

Bem, eu estaria sendo injusto comigo mesmo se dissesse que "Olho Por Olho" é um livro ruim. Não mesmo! Ele possui uma história agradável, objetiva e simples, com personagens palpáveis que é quase impossível não se identificar em algum momento da leitura. O que realmente me fez não gostar um pouco mais do livro no geral foi o marketing — sim, mais uma vez! — ilusório feito pela editora. 

Inicialmente, ao escolher este livro para ler, esperava uma história interessante e com vinganças bem elaboradas e até cruéis. No entanto, estava redondamente enganado. As vinganças não chegam nem perto de serem consideradas cruéis; podem até parecer bem elaboradas inicialmente, mas quando postas em prática, é perceptível como são... Bobas, eu diria. 


As protagonistas são um dos aspectos mais satisfatórios da história. Como eu mencionei anteriormente, é possível se identificar com elas em algum momento. Kat foi a personagem que mais gostei. Acredito que o fato de ser a mais corajosa e determinada entre as três, fez com que eu sentisse um carinho maior por ela. 

A narrativa é instigante, clara e por vezes, objetiva. Cada capítulo é narrado por uma das protagonistas e é possível compreender os anseios, medos e atitudes de cada uma. Isso é um aspecto que muito me agrada, até porque é possível ter uma compreensão melhor da história. 

Concluindo, "Olho por Olho" consegue agradar. O desfecho foi um pouco impensável e até fugiu do aspecto "real" presente na história. Não é um livro incrível, mas que consegue proporcionar bons momentos de leitura. Vale a pena dar uma chance e viver os dramas pessoais das protagonistas. 

RECOMENDO!


11 comentários:

  1. oie Le
    você vai mudar total de opinião quando for ler a continuação. Te juro rs
    Eu também achei esse livro meia boca, não era tudo o que eu esperava, mas você precisa ler Dente por Dente e enfartar como eu enfartei shaushaush
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  2. Leandro saudades de suas resenhas. Adorei saber sua opinião sobre esse livro. Valeu pela dica de leitura. Essa série lembra o estilo de PLL né!!!????
    Bjos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Leandro, tudo bom?

    Estou bem curioso pela leitura de Olho por Olho. Já ouvi dizer que as vinganças não eram tudo aquilo que se esperava, além do que as personagens são bem irritantes. Mesmo assim é um livro que me chama a atenção, principalmente pelo título. Quero ler o quanto antes.

    Abraço,
    Lucas
    ondeviveafantasia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha ouvido falar, mas esse tipo de leitura não me parece bom (e-e não sei porque).
    Cada um cada um.
    XOXO

    onthislastday.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Acho que nunca esperei que as vinganças fugissem do nível "bobo" e isso devido aos mais conhecidos trabalhos de uma das autoras. Isso já era esperado, assim como a falta de algo incrível na história, apesar de já ter lido inúmeras resenhas positivas e o livro também possuir um título bem sugestivo. Acho que se não conhecesse o trabalho da Siobhan, e me deparasse apenas com o título do livro, iria esperar algo muito mais forte e adulto - e particularmente isso me agradaria muito mais.
    De qualquer forma, não descarto a leitura desse e dos próximos livros da série, até porque como você bem disse não deixa de ser uma leitura agradável.

    Abraços, Leandro!
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha Leandro! Estou ansiosa para ler Olho por Olho e Dente por Dente e espero não me decepcionar. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Eu também tinha a mesma impressão que a tua sobre esse livro, mas fui tirando essa impressão com umas resenha aqui e lá. Hoje se eu fosse ler o livro seria sem pretensão nenhuma.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie Lê =)

    Li tantas resenhas negativas desse livro que até agora não tive coragem de ler ele acredita?
    Ainda pretendo ler para tirar minhas próprias conclusões e sua resenha me deixou um pouco mais animada.
    Espero não me decepcionar rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary



    ResponderExcluir
  9. Oiee =)
    que coisa essa tua resenha, eu também esperava que fosse um livro que tivesse vinganças cruéis, mas pela tua resenha estou vendo que estava errada, espero ler e me sentir como você.
    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Instagram

    ResponderExcluir
  10. Eu já li dois livros da Siobhan e achei os dois bem fraquinhos, mas desse livro ai estava lendo maravilhas e estava até estranhando. Bom vou ler e ver o que acho, mas vou ler sem altas expectativas.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Também achei a leitura não muito ruim, mas como você, esperava vinganças mais cruéis e concordando contigo, achei elas bobas mesmo. Até o motivo delas eu achei bobas, só não o de Mary, que me convenceu mais de sua vingança >< Bem, estou lendo resenhas bem positivas de Dente por Dente, espero gostar, o final de Olho por Olho fugiu mesmo do real que o livro trouxe em toda a leitura até tal ponto.

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente com moderação!