terça-feira, 11 de março de 2014

[RESENHA] Sem Clima Para o Amor - Rachel Gibson

Não é novidade (ou é?) que a autora Rachel Gibson não só é elogiada lá fora, como vem sendo atualmente aqui no Brasil. Seus romances encabeçam as listas dos mais vendidos do jornal New York Times. Devido a isso, uma forte curiosidade acerca dos livros da autora crescia em mim e criar expectativas, mais uma vez, foi inevitável.

Edição: 2
Editora: Jardim dos Livros
ISBN: 9788563420671
Ano: 2014
Páginas: 280
Nota: (2/5)
Sem Clima para o Amor é um livro divertido, daqueles que te faz suspirar. A principal personagem, Clare Wingate é assim, uma hora sofre porque o vestido rosa-choque não será mais usado, num outro momento pega o namorado em posição constrangedora com outro homem e depois, quando decide dar uma trégua e se dedicar apenas ao trabalho, encontra o amigo de infância, Sebastian Vaughan. Os beijos são inesquecíveis e ela não tem vontade de ir embora.

Clare Wingate é uma jovem e atraente escritora de romances, e não está vivendo uma boa fase da sua vida. Ela foi traída pelo seu noivo com outro homem e obviamente, está muito decepcionada. No momento, o que ela anseia é apenas “curtir” sua tristeza sozinha. Mas, inesperadamente, no casamento da sua melhor amiga, ela acaba reencontrando sua paixão de infância, Sebastian.

Sebastian é jornalista e intensamente sexy. Ao revê-lo, uma atração mútua ressurge entre ambos e evitá-la será quase uma tarefa impossível, até porque ele a deseja de qualquer forma.

Mas será mesmo que Clare cederá aos encantos sedutores de Sebastian? Bem, para saber a resposta, só lendo mesmo.

"- Não consigo acreditar que a pequena Clare Wingate cresceu e se tornou escritora de livros excitantes...- E não acredito que você cresceu e comeu macaco. Pior, não acredito que permiti que um cara que já comeu macaco me beijasse.Ele estendeu a mão e tocou o braço dela.-Linda – disse ele, e olhou dentro dos olhos dela. – Beijei mais do que sua boca."

Romance de banca: É exatamente assim que defino este livro. Mas não pense que é um bom romance de banca. Alguns aspectos da história incomodaram-me, confesso. Um dos aspectos que mais me incomodou foi a tentativa completamente falha da autora de tornar o romance engraçado. Não funcionou comigo. Na realidade, o livro em si, pareceu-me burocrático e até um pouco moralista demais. Para uma pessoa que defende o feminismo abertamente, isso foi um pouco incômodo, confesso.

A protagonista não cativou-me. A autora tentou criar uma heroína, mas mais uma vez, tal tentativa falhou.  A Clare é uma personagem, por vezes, estúpida e com ideias pré-concebidas ridículas. Sem falar que também é muito antiquada em determinados momentos. Não sei realmente o que leva uma autora a construir uma protagonista de tal forma. Porque se a intenção dela era que eu sentisse empatia por sua personagem, na realidade, eu senti exatamente o contrário.

O romance pareceu-me uma linha oscilatória durante toda a sua construção. Inicialmente, eu acreditei que possivelmente curtiria. Mas a autora perdeu-se completamente. Quando o romance acontece, é algo completamente controverso, confesso. Tudo torna-se repetitivo. Até porque o romance que antes parecia ser promissor, muda completamente. Para ser mais exato, o romance passa a resumir-se apenas a sexo. E particularmente, não curti a forma como a autora “produziu” os momentos sexuais entre os protagonistas. Diria que foram cenas mal elaboradas e se duvidar, mal escritas. Já li romances onde tais momentos eram bem mais interessantes e envolventes do que os que eu realmente encontrei neste livro.

Concluindo, foi uma leitura regular. Pretendo ler outros livros da Rachel Gibson e espero imensamente que sejam muito melhores do que este. “Sem Clima Para o Amor” não foi um bom primeiro contato com a autora, admito. Mas ainda tenho esperanças de ser surpreendido pela mesma. Foi uma leitura rápida e sem grandes acontecimentos, até porque o final foi tão piegas que eu achei de um mau gosto ímpar por parte da autora. Enfim, só indico a leitura para quem realmente esteja muito curioso a respeito deste livro. Caso contrário, tente outra leitura.

FICA A DICA!




20 comentários:

  1. Oie Le
    Eu tinha muita expectativa com os livros da Rachel, justamente por todos terem bastantes comentários positivos nos EUA, e ter chegado a lista de best-seller lá, mas desconfiava da avaliação dos americanos kkkk
    Sua resenha esclareceu todos os pontos que eu precisava. Odeio quando a autora força no romance, além de criar uma personagem que não causa aquela empatia e identificação, sabe?
    Fora que não curto muito relacionamentos apenas por interesse no sexo, então pelo visto esse livro vai ficar longe das minhas expectativas, o que é uma pena. Parabens pela resenha, arrasando como sempre.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Leandro! Estou ansiosa para ler Sem Clima para o Amor e espero não me decepcionar. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Eu li Simplesmente Irresistível dela e achei muito bom, mas agora estou receosa de me decepcionar com este, os pontos que você ressaltou na resenha são bem desmotivantes e espero que minha experiência seja melhor, embora vá ler sem expectativas.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Bah, foi uma leitura mesmo regular! Estava curiosíssima com a escrita e os romances da Rachel, vi ela sendo muito bem comentada por alguns blogs, mas ainda não tive contato com alguma obra dela. E bem, sua resenha é bem confiável e acredito que vou deixar essa curiosidade de lado um pouco.rs Não gosto de romances de banca e personagens antiquadas *num sentido ruim, como o que você citou*. Mas a curiosidade ainda está aqui, só não irei realizar a leitura por agora.rs

    Beijos ><
    mon-autre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oiee rapaz =)
    sabe o que exatamente me chamou a tenção na resenha?
    Tuas palavras ( romance de banca ) own, que amei isso, sério ! *oo*
    Comecei minha jornada na leitura com esses romances, e ainda gosto, bem vou colocar esse livro no topo da minha lista, quero ler com certeza!

    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Instagram

    ResponderExcluir
  6. Leandro, primeiramente, adorei o seu blog, é uma honra você me seguir e com certeza estou te seguindo [no momento eu não consegui, porque deu algum erro na solicitação, mas vou continuar tentando até dar certo, o meu deu esse problemas por dois dias, acredita?]
    Já tinha visto a capa do livro, mas a sua resenha é a primeira, gostei como você começou a resenha, mas o primeiro pensamento que me veio foi: "Mais uma história em que a mulher é traída, e reencontra uma paixão antiga logo depois".. É tão, clichê, não acha?
    Acho que você deu a nota merecida ao livro, e mesmo não tendo lido o livro, da pra sentir o que você disse, a autora forçar um romance engraçado. Uma história com personagens fracos e que não cativam? É.. Esse com certeza vai demorar MUITO ainda para eu ler!

    Mais uma vez, parabéns para o blog, adorei seu canto e pode esperar que vou estar aqui sempre! E assim que eu conseguir te seguir, dou um jeitinho de te avisar!

    Beijinhos,
    Percepções Blog

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha Leandro.
    Também li este livro e é o primeiro titulo da escritora que leio e gostei muito e com certeza lerei os outros que já foram lançados no Brasil.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu estou curiosa quanto a autora, mas os comentários que eu vi dela sempre foram muito contrários. Gente que adorava e beijava o chão, mas gente que não curtia tanto como foi você no caso desse livro. Eu pretendo tirar a prova dos nove por mim mesma, mas com certeza não vai ser por esse depois da sua resenha. Afinal, o que você descreveu foram coisas que eu não curto quando acontece em livro. :/
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie Leo =)

    Tenho bastante curiosidade de ler os livros dessa autora, pois sempre leio resenhas muito positivas deles.

    É uma pena que você não gostou tanto desse, mas ao menos já sei que não vai ser uma boa ideia começar por ele rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  10. Já li um livro da autora, Loucamente sua e gostei bastante, exatamente pelas partes engraçadas do livro. Que pena que você não gostou. Tenho um outro livro aqui dela para ler que ganhei de amigo secreto, mas estou enrolando.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oi Leandro!
    A editora é quase xará do meu blog. :P
    Eu tenho curiosidade de ler os livros dessa autora por causa da fama, mas nunca li e acho que não vou começar por este!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  12. Poxa Leandro que chato =\ uma pena tal livro não ser bom! já que como vc falou a autora é tão bem falada =\ enfim desejo leituras melhores esse mês!!! Bjos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá, acho que é a minha primeira vez aqui, rs.
    Sua resenha é muito boa, mesmo. Eu sou bem curiosa em relação a RG, admito. Curto bastante o gênero e cheguei até a solicitar um romance dela com uma editora parceira a fim de finalmente matar a minha curiosidade sobre seus livros e isso me desanimou, já que esperava coisas boas rs. Se for assim, já vi que não vou gostar do livro. Adoro personagens realmente independentes, caso contenham cenas de sexo, que sejam boas e que o romance não seja forçado.
    Espero que eu não me decepcione como você.
    E caso leia outra coisa dela, desejo boa sorte :P

    Beijos,
    Larissa♥

    - Vitamina de Pimenta -

    ResponderExcluir
  14. Poxa, que pena que você não gostou desse primeiro contato com a autora. Sempre leio comentários tão positivos sobre a obra dela que achei que era unânime. Tenho curiosidade de ler algo, mas acho que não terei oportunidade tão cedo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Esse livro parece ser muito bom,
    estou precisando de uma leitura leve e acho que ele pode ser uma boa aposta, pena que não gostou... Eu vou ver se consigo ele para dar uma conferida assim mesmo.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Confesso que nenhuma resenha ainda me chamou atenção, a capa e sinopse são demais, mas as resenhas, muitas não estão sendo totalmente positivas...
    Uma pena não ter sido como queria e como assim colocar como feminista?
    Não li nada ainda da autora, espero ler algum dia, mas não este livro ^^

    Abraços!
    De tudo um pouco da Thá

    ResponderExcluir
  17. Ai, Leandro, juro que fiquei muito receosa de ler esse livro agora.
    Todo mundo fala justamente que os romances da Rachel são bem construídos, mas quando você disse que ela se perdeu, me deixou um pouco desanimada, sabe?

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  18. Oi Leandro
    Os dois livros anteriores da autora são maravilhosos, mas já ouvi comentários de que este não está seguindo os mesmos padrões dos outros, já comprei este livro exatamente com a expectativa dos livros anteriores, mas depois de sua resenha e dos comentários que li, vou ler sim mas com pouca expectativa, o que vier será lucro né. Gostei muito da sua sinceridade na resenha, acho isso muito legal parabéns.
    Bjs
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá Leandro,

    Não livro nenhum livro da autora ainda, esse parece interessante, mas não é uma leitura para o momento....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comente com moderação!