sábado, 17 de maio de 2014

[RESENHA] Primeiro Amor - James Patterson e Emily Raymond

Uma coisa é notável sobre James Patterson: Seu nome já se tornou uma marca literária. Acredito que em boa parte do mundo isso é perceptível, até porque seus livros já foram traduzidos para diversos países. O primeiro romance do Patterson que li foi O Diário de Suzana para Nicolas”. Livro pelo qual me apaixonei e me emocionei demais. Mas ao iniciar a leitura de “Primeiro Amor”, já esperava um romance jovem fofo, leve e divertido. E sim, eu estava certíssimo quanto a isto.

Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581633909
Ano: 2014
Páginas: 240
Nota: (4/5)
Axi Moore é uma garota certinha, estudiosa, bem comportada e boa filha. Mas o que ela mais quer é fugir de tudo isso e deixar para trás as lembranças tristes de um lar despedaçado. A única pessoa em quem ela pode confiar é seu melhor amigo, Robinson. Ele é também o grande amor de sua vida, só que ainda não sabe disso. Quando Axi convida Robinson para fazer uma viagem pelo país, está quebrando as regras pela primeira vez. Uma jornada que parecia prometer apenas diversão e cumplicidade aos poucos transforma a vida dos dois jovens para sempre. De aventureiros, eles se tornam fugitivos. De amigos, se tornam namorados. Cada um deles, em silêncio, sabe que sua primeira viagem pode ser também a última, e Axi precisa aceitar que de certas coisas, como do destino, não há como fugir. Comovente e baseado na própria vida do autor, este livro mostra que, por mais puro e inocente que seja, o primeiro amor pode mudar o resto de nossas vidas.

Axi e Robinson são grandes amigos. Talvez mais que isso. No entanto, ambos ainda não têm noção de tal sentimento tão profundo que compartilham entre si.

O maior desejo e sonho de Axi é fugir, aparentemente sem rumo, deixando para trás todas as lembranças tristes. E a única pessoa em que ela pode confiar é em Robinson. E para felicidade dela, ele aceita e ambos embarcam numa aventura que mudará suas vidas de forma inesperada. 

“Robinson me fazia sentir o tipo de felicidade que não sentia desde que era criança, quando minha família ainda estava inteira. E ele me fazia sentir... um tipo de agitação que nunca senti antes na vida.Como eu poderia voltar a ficar sozinha, ficar sem ele, agora que eu sabia que todos esses sentimentos eram possíveis?”
Pág.: 90

Fofo e carismático: defino “Primeiro Amor” citando estas palavras. Iniciei a leitura sem grandes pretensões e aos poucos, fui me envolvendo e me deliciando ao acompanhar as aventuras dos protagonistas. Uma das boas características dos personagens do Patterson é que eles não se tornam detestáveis. Pude perceber isso claramente após ter lido alguns livros do autor.

A narrativa é objetiva e simples. Outro traço marcante do autor. Ele não se apega a detalhes. Eu, particularmente, adoro romances naturalistas devido aos detalhes que são bem abordados e até abusados nas obras. No entanto, tal característica naturalista não se aplica muito nos livros do autor. Pelo menos foi o que eu percebi. E eu até senti falta em outros livros do autor, não neste pelo fato de já esperar, até porque é um romance jovem e isso já era aguardado por mim.

O romance é adorável. Confesso que me deixou satisfeito. Embora eu não tenha gostado da forma como aconteceu o desfecho. Mas pelo fato de se tratar de uma história real – a história do próprio autor –, eu compreendi de certa forma. Há momentos encantadores entre Axi e Robinson, acredite. Provavelmente, os amantes de um bom romance adorarão.

Concluindo, é um bom livro, sem sombra de dúvidas. Interromper a leitura será um pouco difícil porque a leitura realmente é viciante e por vezes, rápida. No entanto, não possui um enredo desorganizado. Muito pelo contrário. Os acontecimentos surgem de forma coesa e satisfatória. Em suma, apenas recomendo-lhe o seguinte: leia-o.

RECOMENDO!


  

15 comentários:

  1. Estou com este livro na minha pilha de leitura e estou esperando apenas minha semana de provas acabar para iniciar minha leitura. Sobre o lance de abusar da descrição, acho que se não for um autor de romances muito foda (desculpe a expressão) ou um romance de época, acaba ficando meio ruim a obra. Adorei a resenha! Assim que sobrar um tempo eu leio o livro e venho deixar minha opinião ^^'

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  2. Quero ler, porque James Patterson é o rei dos romances de banca (no sentido de livros que a gente pega e lê rapidinho, que nem jornal). Isso me agrada porque volta e meia precisamos de um livro assim.

    Eu não curti tanto o romance dele que todos adoram (O diário de Suzana para Nicholas), mas tenho vontade de arriscar em outro, ainda mais em parceria. Parece que eu gostarei desse.

    Agora os desfechos... bom, ele não é tão mestre.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Amigão adorei saber sua opinião sobre esse livro. Também adoro o autor e sua objetividade, além dos seus capítulos curtos que da agilidade a leitura. Tem que não goste, mas tudo na vida é assim, agrada só alguns. Faz parte!!! Adoro essa capa. Valeu pela dica de leitura. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  4. oie Le
    esse livro é muito fofo. meu primeiro do patterson tmb foi O diário (...) e aquele livro detonou com meu emocional rs
    Achei o final desse bem triste também.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Leandro, tudo bem?
    Minha experiência com o J.P foi com Bruxos e Bruxos e não foi lá muito agradável, nem consegui concluir a leitura do livro. Mas o diário de Suzana e esse eu quero muito ler, pois parecem ser muito bons. Esse livro parece ser bem leve, aquele tipo de leitura para momentos mais tranquilos.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  6. Ai que bom que você gostou. Eu também amei O diário de Suzana para Nicolas, mas depois todos os livros que li do autor forma medianos. Estava com medo desse não ser tão bom, mas pelo jeito acho que o autor acerta é no romance mesmo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Confesso que estava com o pé atrás gigante com esse livro, mas com essa resenha fiquei mt curiosa!
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  8. Oie Lê =)

    Com exceção de "O Diário de Suzana para Nicolas", as minhas experiencias com o James Patterson não foram é muito boas. Mas, depois de ler a sua resenha estou disposta a dar mais uma chance ao autor.

    Espero não me decepcionar XD

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  9. Eu também gostei bastante de “O Diário de Suzana para Nicolas” e por esse motivo tenho interesse de ler outro livro do autor, espero gostar de “Primeiro Amor”, que parece ter uma boa trama.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Awn, que bom que não decepciona como romance <3 Fiquei muito curiosa em ler esse livro, até por que ainda não li nada do autor nesse gênero, apenas no do policial. Bem, sua resenha ficou bem explicativa sobre a estória e acho que vou gostar sim ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Pegaria "Primeiro amor" para ler somente por ser do Patterson. Apesar de só ter lido até o momento, um livro dele ("O Diário de Suzana para Nicolas") me apaixonei pela escrita e sensibilidade do autor. Boa dica!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  12. Oi leandro!

    De longe é um dos meus autores preferidos, não li nenhum livro dele nesse estilo. Esse vai ser o primeiro,o Kit é lindo! A Novo Conceito arrasou. Acho dificil pegar um livro do James e soltar na metade ou num determinado momento da leitura, é viciante demais e provavelmente os capitulos curtos contribuem pra isso. Adorei a resenha.

    Beijos!

    Cintia
    www.theniceage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. É um livro que estou bem curiosa para começar e desestressar da vida. haha
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá Leandro.

    Que demais, ainda não li nada do autor, mas adorei saber mais de como é a escrita e sim, é bem famoso.
    Adorei saber que não é apegado a tantos detalhes, tem livros que me deixa furiosa com isso, sei que é importante, mas não precisa de tanto...
    Enfim, adorei saber mais de sua opinião e o próximo livro será Diário de Susana para Nicholas (=.

    Beijos
    De tudo um pouco da Thá

    ResponderExcluir
  15. Nunca li nada do James Patterson, mais a NC me enviou este mês "Caçadores de Tesouros" apesar de não ser um romance assim, porque este livro é voltado ao público juvenil estou bem curioso para conhecer a sua escrita. Quando via a capa deste livro fiquei meio que "nunca lerei este livro" até porque eu mal gosto de ler romance. Mas pela sua resenha me parece uma leitura bem agradável. :)

    abraços,
    muchachoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente com moderação!