segunda-feira, 21 de abril de 2014

[RESENHA] Todo Dia - David Levithan

Existem livros que marcam-me de forma tão inesperada, que a história permanece viva durante dias em minha cabeça; quer eu inicie a leitura de outro livro ou não, ela permanece viva dentro de mim. O livro “Todo Dia”, do David Levithan, proporcionou-me uma leitura interessante, singular e inesquecível. 

Editora: Galera Record
ISBN: 9788501099518
Ano: 2013
Páginas: 280
Nota: (5/5)
Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.
Imagine um andarilho. Inicialmente você não sabe se tal andarilho é homem ou mulher. A cada dia, ele acorda num corpo diferente; ele vive uma vida diferente dia após dia. Isso pode soar louco ou confuso para algumas pessoas, mas ilude-se quem criar tal pensamento prévio. Tal andarilho chama-se A. E a cada capítulo, A mostra sua rotina e como é viver de tal forma.


Apaixonar-se nas condições em que A vive é algo desgastante. É como se apaixonar por alguém e vê-lo, praticamente, apenas uma vez, até porque a imprevisibilidade é estável em sua vida; ele nunca sabe em que corpo acordará e nem muito menos como será sua vida no outro dia.

Num determinado dia, A acorda no corpo de Justin. Até então, parecia algo normal, natural. Mas Rhiannon – namorada do Justin – muda drasticamente a vida de A. Sim, ele apaixona-se por ela. Em um único dia ao lado dela, ele vive momentos simples e únicos, mas também intensos. E também proporciona o mesmo a ela. No entanto, as coisas mudam naturalmente, rotineiramente, e A fará de tudo para mantê-la ao seu lado, independentemente das consequências. 

“(...) O momento em que você se apaixona parece carregar séculos, gerações atrás de si – tudo isso se reorganizando para que essa interseção precisa e incomum possa acontecer. Em seu coração, em seus ossos, por mais bobo que saiba que é, você sente que tudo levou a isso, que todas as flechas secretas estavam apontando para este lugar, que o universo e o próprio tempo construíram isso muito tempo atrás, e agora você acaba de perceber que chegou ao local onde sempre deveria ter estado.”
Pág.: 25

Caro leitor, você pode até pensar que este é mais um mero romance juvenil, sem grandes aprofundamentos na sua história. No entanto, estará cometendo um erro notável. Levithan criou uma história inovadora, inteligente e até certo ponto profunda, capaz de mexer com as emoções de qualquer pessoa. Sim, eu me comovi durante muitos momentos, acredite.

Todos os capítulos são narrados sob o ponto de vista do protagonista. Entendê-lo foi algo natural, pelo fato de ter me identificado com o mesmo. A maneira como ele observa o mundo e suas realidades foi algo tangível para mim. E é justamente neste aspecto que tornou-se perceptível a maturidade que a história possui. Os assuntos abordados em toda a história são atuais e diversos, e levaram-me a refletir sobre muitas coisas.

“Todo Dia” pode possuir uma história simples, mas os temas tratados são tão interessantes, relevantes e tocantes, que o tornam singular em diversas circunstâncias.

Contudo, resta-me apenas dizer-lhe uma coisa: Leia-o. Não hesite em dar uma chance a este livro. Posso afirmar que não será uma leitura irrelevante. Provavelmente mexerá com você assim como mexeu comigo. A narrativa é instigante e prazerosa. A construção do protagonista acontece de forma gradual e mui satisfatória. É realmente uma leitura agradabilíssima, confesso. Portanto, dê algum jeito e o leia. Vale à pena.

RECOMENDO!




  

19 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Lê! Já li Todo Dia e amei! Foi uma das minhas melhores leituras de 2014! Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Leandro, eu comprei esse livro semana passada, estou ansiosa para poder iniciar a leitura, depois passo para te contar o q achei ♥
    Abraços

    Relíquias
    http://reliquiasaline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    já tinha visto a capa por ai, mas nunca imaginei nada parecido rs
    Não sei se leria, não me chamou muita atenção.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Já li esse livro, gostei bastante, mas não tanto quanto a maioria do pessoal que já leu.
    A premissa dele é bem única, mas mesmo assim acho que o autor pecou em alguns pontos!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu ganhei esse livro em uma promoção e espero gostar. O que me chamou a atenção foi justamente essa dificuldade que o protagonista tem que enfrentar todo dia.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Desde o seu lançamento esse livro chamou minha atenção. Quero ler Todo Dia ainda mais! Sera que veremos mais livros desse David aqui no Brasil?! Fiquei sabendo que ele curte escrever mais histórias que envolvam personagens homossexuais e etc. O que é ótimo ^^

    David - Leitor Compulsivo (www.leitorcompulsivo.com)

    ResponderExcluir
  7. Oie Lê
    Eu me emocionei muito com a história de A. Chorei ainda nas primeiras linhas, e me apaixonei pela narrativa do David.
    Bela resenha, transmitiu com perfeição o propósito do livro.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  8. Oie Lê =)

    Saudades de você menino ^^
    Assim, mesmo com todos os elogios que leio sobre esse livro, infelizmente ele ainda não me atraiu.
    A narrativa parece ser bem delicada e envolvente mesmo.
    Se eu tiver oportunidade vou dar uma chance para ele sim ^^

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  9. Leandro que máximo ler uma resenha de um livro que vc adorou e deu nota máximo. Fico feliz por vc, a tempos só via vc triste com as leituras nada satisfatórias que vinha fazendo. Parabéns pela leitura e resenha. Estou com saudade de sua frequência, tanto aqui quanto lá no meu blog. Beijos e feliz dia mundial do livro!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Leandro,
    Até agora só li comentários positivos sobre esse livro, que parece ter uma trama diferente e até mesmo envolvente. Talvez no futuro eu me arrisque a lê-lo.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Leandro,

    Esse livro esta na minha lista de desejados, só leio resenha super positivas dessa obra e a sua não foi diferente, é muito bom quando isso acontece.....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, querido! Quanto tempo.
    Essa vai ser a primeira resenha que vou ler desse livro, espero não me decepcionar! Acho que não aguentaria de tanta curiosidade, saber se é homem ou mulher, mas acho que sempre acabamos escolhendo um lado, mas espero que sempre impressione todos, porque, uma hora o sexo precisa ser revelado, certo?
    Mas de fato, que loucura troca assim de corpo o tempo todo.. Acho que nunca li um livro com um tema assim abordado antes, apenas viagens no tempo. JAMAIS pensaria que esse é um romance comum, nunca, tendo imaginar a luta de A para se manter no corpo ou até mesmo para não se afastar de sua paixão, meu coração está apertado e quero ler logo o livro. Estou muito feliz por ver que a história é ótima, e a ansiedade está enorme por aqui!
    Linda resenha, parabéns!

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. KK parece mesmo que esse livro está me perseguindo aonde eu vou vejo ele kk. Acho que é um sinal que devo ler mesmo ele. adorei a resenha. E pretendo mesmo ler-lo, nunca li nada deste autor, então será mais uma descoberta.

    Abraços,
    http://muchachoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Leandro! Ai, cara, eu não vejo a hora de ler esse livro! Só vejo comentários positivos a respeito dele. Sério mesmo. Hoje de tarde acredito que já terei iniciado a leitura e espero gostar dela tanto quanto você.

    Um beijo enorme da Jeni!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo sua visita! ♥

    ResponderExcluir
  16. Oi Leandro, já vi tantos comentários apaixonados por esse livro, e morro de vontade de ler. Uma pena que eu tenha tantos livros de parceria, então acabo não criando coragem de comprar. Adorei sua resenha, e fiquei com ainda mais curiosidade de conhecer a história do A.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi, Leandro! Tudo bem? =)
    Essa é a segunda ou terceira de "Todo Dia" que leio somente no dia de hoje. Acho a temática abordada nesse livro bem interessante, mas existe algo que me afasta dele e eu fico sem a menor vontade de lê-lo. Acredito que estou cometendo um erro gravíssimo, porque só leio/escuto elogios sobre a obra como um todo.
    Não sei se eu conseguiria viver como "A"; deve ser irritante não ter uma 'raiz', uma família ou algo do tipo. Porém, deve ser interessante a perspectiva do personagem sobre seus novos 'corpos', dia após dia. Estou pensando que talvez eu tenha que dar uma chance para essa história.

    Mil beijos!
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  18. Oi, Lê!
    "Todo dia" está quase ultrapassando o topo da minha lista de necessidade. Necessito mesmo desse livro, e ainda mais agora. Acho curiosa a temática dele, de fato me chama muita atenção.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  19. Uma sinopse interessante e curiosa! E que resenha ein? De uma objetividade que desperta interesse na medida certa. Excelente texto.
    Número 1 na minha lista trocas no Skoob a partir de agora. hahah

    Ah, dá uma passada lá no blog. Estou de volta e com post novo.
    Espero ler sua opinião por lá.
    satierff.blogspot.com

    Grande abraço! Fica com Deus!
    ;)

    ResponderExcluir

Comente com moderação!