terça-feira, 6 de maio de 2014

[RESENHA] Austenlândia - Shannon Hale

Qual bookaholic  nunca ouviu falar em Jane Austen? Isso é quase impossível, acredito. Austen é uma das escritoras mais famosas e lidas no mundo. Sua principal obra é “Orgulho e Preconceito”. E devido ao amor que a própria autora tem por tal obra, ela criou uma história divertida, adorável e romântica, intitulada como “Austenlândia”.

Editora: Record
ISBN: 9788501403889
Ano: 2014
Páginas: 240
Nota: (4,5/5)
Jane Hayes tem 33 anos e mora na Nova York atual. Bonita, inteligente e com um bom emprego, ela guarda um um segredo constrangedor: é verdadeiramente obcecada pelo Sr. Darcy. Embora sonhe com ele, os homens reais com os quais se depara são muito diferentes dos que habitam sua fantasia. Justamente por isso, ela decide deixar de lado sua vida amorosa e aceitar seu destino: noites solitárias aconchegada no sofá assistindo a Colin Firth em seu DVD. Porém, esses não são os planos que sua rica e velha tia-avó Carolyn, tem para a moça. A única a descobrir o segredo de Jane deixa, em seu testamento, férias pagas para a sobrinha-neta na Austenlândia. A ideia é que Jane tenha uma legítima experiência como uma dama no início do século XX e consiga se livrar de uma vez por todas de sua obsessão. Contudo, para isso, ela terá que abrir mão do celular, da internet e até do uso de sutiãs em troca de tardes de leitura, espartilhos e... a companhia de belos cavalheiros. 
Jane Hayes  tem trinta e três anos, e é nova-iorquina. O homem ideal para ela é nada mais nada menos que o Sr. Darcy – protagonista do livro “Orgulho e Preconceito” e um dos homens literários mais desejados no mundo. Sua vida amorosa anda numa terrível maré de azar. Então, ela decide desistir dos homens e sua única companhia passa a ser o filme de “Orgulho e Preconceito”, onde Colin Firth interpreta Darcy e por quem ela é completamente apaixonada.

Inesperadamente, Jane ganha uma viagem para Austenlândia – um local temático, onde as pessoas devem se portar como se estivessem em uma história da adorada Austen.
Incrível, não?

Lá, ela terá a oportunidade de viver o romance que sempre sonhou. Ou seja, realizará seu maior sonho. Mas será que isso deixará de ser ficção e se tornará realidade em algum momento? 


"É uma verdade universalmente reconhecida que uma mulher de 30 e poucos anos com uma carreira satisfatória e um corte de cabelo fabuloso deve querer bem pouca coisa da vida, e Jane Hayes, muito bonita e inteligente, sem dúvida era vista como alguém com poucas preocupações. Não tinha marido, mas isso não era mais algo necessário. Tinha alguns namoradinhos, e se eles iam e vinham em um fluxo regular de insatisfação mútua... bem, as coisas eram assim, não eram?"

Eu realmente me diverti bastante durante a leitura deste livro. Sempre quis ler algum romance da Shannon Hale. Ela é uma escritora bem elogiada e isso por si só foi motivo suficiente para deixar-me interessado em seus livros. Meu primeiro contato aconteceu com esta história e não poderia ter sido melhor, confesso.

Jane é uma protagonista adorável e hilária, em alguns momentos. Durante a leitura, ri e me deliciei com suas “loucuras” inusitadas. Seu azar nos relacionamentos fica perceptível a cada início de capítulo, pois o leitor descobre como foi cada um, de forma simples e resumida. Acredito que muitas mulheres se identificarão com ela.

A narrativa flui de forma agradável. Ao iniciar a leitura, será complicado ou quase impossível deixar o livro de lado. A história realmente me prendeu e a escrita da Hale é ótima. Os clichês são esperados, como sempre. Mas não me incomodaram em momento algum. Muito pelo contrário. A autora soube como usá-los em sua história e eu fiquei imensamente satisfeito.

Sobre o romance, o que posso afirmar, é que não poderia ter sido melhor ou mais coeso do que realmente foi. Foi uma delícia acompanhar a mudança que a vida amorosa da Jane “sofreu”. E o final foi extremamente fofo, acredite.

Concluindo, recomendo abertamente este livro. Principalmente para os leitores que gostam de romances e chick-lits assim como eu. É uma história leve, descontraída, divertida e por vezes, romântica sobre uma mulher em busca do seu grande, árduo e tão almejado amor.

P.S.: Este livro me salvou de uma ressaca literária, acredite. Se você também está com uma ressaca literária horrível, corra e leia este livro. Poderá ser a solução dos seus problemas. (Risos) 


RECOMENDO!



12 comentários:

  1. Parece ser um livro divertidíssimo hehe! Mais um livro para ser colocar na lista de "livros para ser sair de uma ressáca literária".
    Provavelmente quem gostou de Orgulho e Preconceito, vai adorar este livro.

    David - Leitor Compulsivo (www.leitorcompulsivo.com)

    ResponderExcluir
  2. Que máximo Leandro saber sua opinião maravilhada desse livro. Que bom que ele te ajudou a sair da ressaca literária \o/ vou correndo add ele a minha lista de desejos no skoob. Valeu pela dica!!! Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Querido, tudo bom?
    Li várias resenhas sobre o livro e a sua não ficou para trás. A cada leitura, mais e mais cresce a vontade em mim de conseguir o livro para ler e me encantar como todos!
    Acho maravilhosa a oportunidade que ela tem, de entrar um pouco no costume da época! Agora quero ir para uma livraria e correr atrás desse livro, bate uma invejinha dela não bate? Uma energia positiva logo vem quano se le algo sobre esse livro!

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  4. Eu assisti o filme e adorei. Principalmente por causa das vergonhas alheias *---* Quero bastante ler o livro, mas não com taaanta urgência. Adorei a resenha.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Le, seu lindo.
    Abraça. Eu também me diverti horrores com o livro.
    O final me deixou com aquele comichão super satisfatório quando finalizo um bom romance. Alguns defeitinhos aqui e ali foram culpados por não ter favoritado, mas amei mesmo assim.
    Bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  6. Super curiosa para ler! Adoro Jane Austen.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Só assisti o filme até agora e ME APAIXONEI <3 Li algumas resenhas não muito favoráveis à esse livro,mas a sua é a segunda resenha dele que li hoje que o elogia muito bem. Estou mais curiosa ainda, sei que é um livro para divertimento e descontração, sem grandes propósitos e ainda com romance, por isso acho que será uma boa leitura para mim, com certeza.
    Ótima resenha!

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Parece ser um livro divertido! Quero ler e assistir o filme, pretendo ler o livro primeiro. Ótima resenha.

    Beijos

    Cintia
    www.theniceage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Leandro, acho que vou gostar dessa leitura. Tem humor? Ai que maravilha. Estou super querendo ler..
    Beijinhos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Adóro romance, chicklit e... sou absurdamente apaixonada por Jane Austen. Será que irei gostar?

    A segunda resenha que me deixa com urticária de desejos.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. E quem, nesse mundo não é apaixonada pelo Sr. Darcy haha
    Louca de vontade de ler esse livro!
    Excelente resenha.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir

Comente com moderação!