sábado, 28 de junho de 2014

[RESENHA] The 100 - Os Escolhidos - Kass Morgan

Eu realmente estava ansioso pela leitura do livro “The 100 - Os Escolhidos”. Havia assistido os primeiros episódios da série de TV com o mesmo título e havia gostado. A empolgação ao começar a leitura foi inevitável. No entanto, infelizmente, não foi uma leitura totalmente satisfatória por ter sido bastante introdutória.

Editora: Galera Record
ISBN: 9788501400598
Ano: 2014
Páginas: 288
Nota: (2,5/5)
Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Mas com uma população em crescimento e recursos se tornando escassos, governantes sabem que devem encontrar uma solução. Cem delinquentes juvenis — considerados gastos inúteis para a sociedade restrita — serão mandados em uma missão extremamente perigosa: recolonizar a Terra. Essa poderá ser a segunda chance da vida deles... ou uma missão suicida.
Após um apocalipse nuclear, a terra ficou completamente desabitada. Os únicos humanos sobreviventes ficaram refugiados em uma nave. Cem jovens delinquentes e considerados grandes problemas para a sociedade são mandados para a terra com o intuito de reabitá-la. Dentre os cem jovens, destacam-se Clarke, Wells, Bellamy e Glass.

A cada capítulo, a autora tenta apresentar e construir suas personagens em torno de todo o desenvolvimento da história. São personagens distintas, no entanto, comuns. Mas que poderão ou não agradar os leitores que decidirem se aventurar na história.

"Bellamy abriu os olhos. Ele estava sendo ridículo, sabia disso. A chuva era apenas água, e não existia essa história de começar do zero. Esse era o problema dos segredos - você tinha que carregá-los consigo para sempre, independentemente do custo."
Pág.: 207
Eu estaria mentindo se dissesse que não gostei da história. Na realidade, eu gostei. Mas a Kass cometeu deslizes notáveis na construção da sua história. Se ela ainda souber como aproveitar a trama, de modo que desenvolva de forma satisfatória alguns aspectos relevantes, haverá uma melhora considerável, suponho.

O principal problema da autora foi na construção das quatro personagens principais. Elas não possuem características marcantes e nem muitos menos agradaram-me completamente. Em um dado momento, pareceu que a autora perdeu-se no desenvolvimento e todo o enredo em si pareceu desfocado, infelizmente.

Destaco apenas o Bellamy como um dos trunfos da autora. Suas atitudes, personalidade etc., todas as características desta personagem são justificadas e apresentadas de forma clara e objetiva durante a história. Sinceramente, foi a única que me agradou de forma mais ampla. Ademais, não sei se sentirei empatia nos próximos livros da série.

Eu realmente espero que haja um bom aproveitamento por parte da autora acerca dos próximos livros. Há situações apresentadas neste primeiro volume que não foram bem aproveitadas, mas mereciam. Este livro em si foi bastante introdutório. E nem sempre o primeiro volume de uma série precisa ser assim. Isto foi o que realmente prejudicou bastante o meu envolvimento com a leitura; esperava mais que isso, se é que compreende-me.

Para concluir, deixo claro que pretendo ler os próximos volumes e espero que realmente sejam melhores. A séria tem potencial, cabe apenas a autora saber aproveitar da melhor forma possível. 


FICA A DICA!


2 comentários:

  1. A maioria das opiniões que li sobre esse livro diz que é bom, mas falta algo pra ser ótimo. Quando comparam, então, com a série, aí que piora, porque parece que a adaptação é bem melhor e mais completa. Eu não li nem vi, mas tenho curiosidade pelo tema.
    E que bom que vc não desistiu de ir pro 2º, vamos esperar o lançamento pra ver se vai melhorar mesmo.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  2. Por isso que atualmente espero a série ser toda lançada para assim decidir investir ou não.
    Também fiquei sabendo que a série de TV é totalmente diferente, mas pretendo ver. Então quem sabe no próximo ano eu invista nos livros para formular uma opinião.
    Mas no geral adorei saber sua opinião. Parabéns pela resenha. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Comente com moderação!