domingo, 3 de agosto de 2014

[RESENHA] Álbum de Casamento - Nora Roberts

Nunca havia lido nada da Nora Roberts. Nada mesmo. Tenho dois livros da autora na estante em edição dupla e de bolso. Havia iniciado a leitura de um deles, mas parei para adiantar outras leituras mais importantes. Li pouquíssimas páginas. Porém, desde que soube do lançamento dessa nova série da autora pela Editora Arqueiro, fiquei bastante interessado. Os elogios eram muitos, e as críticas negativas também ― principalmente por parte dos fãs da autora. Até que decidi ler este primeiro volume e acabar com as minhas expectativas.

Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580412215
Ano: 2013
Páginas: 288
Nota: (2,5/5)
Quando crianças, as amigas Parker, Emma, Laurel e Mac adoravam fazer casamentos de mentirinha no jardim. E elas pensavam em todos os detalhes. Depois de anos dessa brincadeira, não é de surpreender que tenham fundado a Votos, uma empresa de organização de casamentos bem-sucedida. Mas, apesar de planejar e tornar real o dia perfeito para tantos casais, nenhuma delas teve no amor a mesma sorte que tem nos negócios. Até agora. Com várias capas de revistas de noivas no currículo, a fotógrafa Mac é especialista em captar os momentos de pura felicidade, mesmo que nunca os tenha experimentado em sua vida. Por causa da separação dos pais e de seu difícil relacionamento com eles, Mac não leva muita fé no amor. Por isso não entende o frio na barriga que sente ao reencontrar Carter Maguire, um colega de escola com o qual nunca falara direito. Carter definitivamente não é o seu tipo. Professor de inglês apaixonado pelo que faz, ele cita Shakespeare e usa paletó de tweed. Por causa de uma antiga quedinha por Mac, fica atrapalhado na frente dela, sem saber bem como agir e o que falar. E mesmo assim ela não consegue resistir ao seu charme. Agora Carter está disposto a ganhar o coração de Mac e convencê-la de que ela é capaz de criar suas próprias lembranças felizes. 

Após crescerem em meio a casamentos de mentirinha ― brincadeiras de crianças mesmo ―, as quatro amigas (Mackensie, Laurel, Emma e Parker), já adultas, abriram uma empresa de organização de casamentos.

Mackensie ― geralmente chamada de Mac ― é a protagonista desta história. Tendo um pai totalmente ausente e uma mãe que sempre estava namorando diversos rapazes, a infância de Mac não foi uma das mais fáceis. Ao completar oito anos, ela ganha uma máquina fotográfica do seu pai. De início, tal objeto não surtia tanta relevância no seu dia a dia, mas após brincar de fotógrafa com suas amigas, ao crescer, tal situação profissional foi levada a sério e ela atua como a fotógrafa dos casamentos organizados pela empresa.

Mac cresceu e tornou-se uma mulher determinada e independente. Entretanto, desacredita completamente no amor. Até que reencontra Carter McGuire e tudo muda.

Carter já fora apaixonado por ela na adolescência, mas seus sentimentos nunca foram correspondidos. Ele é nerd, fofo, atencioso, organizado etc. Porém, não faz o tipo de Mac.

Será mesmo que ela conseguirá dar uma chance ao adorável Carter e mudar todos os seus conceitos a respeito do amor?

"(...)  Dê uma chance a si mesma. O amor assusta e , às vezes, é passageiro. Mas vale a pena correr os riscos e ficar nervosa. Até se machucar vale a pena."

Confesso que concluí a leitura de “Álbum de Casamento” um pouco frustrado. A Roberts é uma autora muito elogiada por seus romances e eu acreditava que não me decepcionaria com este livro. Antes que me interprete mal, eu gostei da leitura. Juro. Mas faltaram mais emoção e acontecimentos interessantes durante todo o desenrolar da trama.

O romance é fofo? Sim, mas não tanto como eu esperava e não me surpreendeu. O que eu encontrei durante a leitura foi simplesmente mais do mesmo e nada inovador. Por vezes, eu me senti entediado, até porque a história possui um ritmo muito lento. Os protagonistas têm uma química legal, mas nada muito agradável. Eu meio que já esperava tudo o que encontrei durante a leitura.

A narrativa é o ponto alto do livro, pois é feita na terceira pessoa e me deu uma perspectiva ampla de todos os acontecimentos referentes à Carter e Mac. Isso foi o que mais me agradou. Conseguiu tornar a história mais dinâmica e concisa. Embora a história não tenha sido tão dinâmica e caricata como eu esperava.

O drama vivido pela protagonista foi algo pouco explorado pela autora. Senti que a história exigia um foco mais direcionado a este aspecto, pois tornaria a mesma mais interessante e elaborada. Mas infelizmente isso não aconteceu e apenas próximo ao desfecho, tudo é explicado de forma rápida e superficial.


Em suma, “Álbum de Casamento” é um bom livro, mas poderia ser muito melhor. Faltou um romance mais interessante e instigante. Os personagens são caricatos e palpáveis, mas não me convenceram completamente. É uma leitura lenta e que me remeteu muito a alguns romances de banca que já li. Caso seja fã da autora, indico a leitura por já haver uma familiaridade com a escrita da mesma. Caso contrário, apenas leia se sente curiosidade. Ademais, é um livro leve e sem grandes momentos.


FICA A DICA!


18 comentários:

  1. Oi, Leandro! Tudo bem? Eu quero muito conferir esse livro, principalmente pelo fato dele ser escrito pela Nora Roberts, mas confesso que as resenhas dos últimos livros dela lançados por aqui não estão me agradando. A maioria comenta que os personagens não são profundos ou que a história não é bem desenvolvida, essa série mesmo não está tendo uma recepção tão boa quanto eu estava imaginando e fiquei receosa de ler também. Assim que surgir a oportunidade, irei conferir, mas agora não terei tantas expectativas assim... :/ Curti a resenha! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sério que não se encantou perdidamente por Álbum de casamento, Leo? Gente...
    Juro que não entendo nós dois. Em alguns casos amamos os mesmos livros, em outros odiamos os mesmos livros, mas tem vezes que um ama e o outro não e isso é estranho...kkkk No caso, eu amei a obra da Nora Roberts, e você não.
    Mas concordo que o livro é meio que "mais do mesmo", mas acho que a autora conseguiu desenvolver bem a história e isso me conquistou bastante. Além disso, o Carter é um fofo!

    Bjs e espero que goste de outros livros da autora. Já li alguns outros e amei todos. :D
    Yara.
    http://www.ilusoesescritas.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Leandro..
    As opiniões sobre este livro são divididas. Ainda não li nada de Nora, e pretendo começar com esses livros.
    Talvez você tenha criado algumas expectativas em torno do livro, isso as vezes acontece comigo.
    Espero gostar do livro quando ler. A resenha ficou ótima.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Também nunca li livros da Nora
    esse parece ser bem leve, românico e divertido.
    A arqueiro sempre lançando bons livros ;)

    http://karinapinheiro.com.br/cronica-parte-3-amantes/

    ResponderExcluir
  5. Nunca li um livro de Nora Roberts, mas sempre ouvi falar muito bem dos livros da autora.
    Não sou muito fã desse estilo, mas para quem gosta, parece ser um livro legal, apesar de não parecer nada de muito novo.
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Mi amore <3
    Estou completamente decepcionada. Eu A-M-O a Nora e esperava que esse livro fosse FABULOSO, um escândalo. Mas, odeio livros que me deixam com aquela sensação de "queria saber mais". E se tem um lado dramático que foi pouco abordado pela Nora, com certeza irei ficar bem chateada. Odeio ficar na vontade de saber e nada acontecer. Como adoro a narrativa dela, acho que de uma certa forma irei gostar, mas sabes que eu sou chata pra isso, né? hahaha

    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Leandro

    Apenas 2,5? Nossa, já havia lido algumas resenhas bem positivas sobre essa série e estava até empolgada para ler. Gosto bastante da Nora e seus romances sem sua maioria são bem leves mesmo, não há o que discutir.
    Uma pena que você não curtiu. Eu ainda penso em arriscar.

    Abraços.
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  8. Oie Le =)

    Quero muito ler essa série, mesmo já tendo lido resenhas bastante divergentes desses livros. Gosto da narrativa da Nora, mas reconheço que os livros mais antigos dela são os melhores mesmo.
    Uma pena que você não tenha gostado, mas eu ainda vou preferir arriscar rs...

    Beijos e uma ótima semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  9. Já li alguns livros da autora e gosto dos romances, mas prefiro os policiais. Concordo com a sua opinião sobre o livro. É bom, mas somente bom. Vale para quem quer ter um pouco de diversão, mas não para quem quer algo mais circunstancial.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Eu curti bastante esse livro, simples e singelo,
    estou ansiosa pelo terceiro livro que pretendo ler em breve...
    O segundo é bem melhor que esse em alguns aspecto, um pouco mais enjoativo também.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Leandro, tudo bem?
    Nunca li nada da Nora Roberts e acho que depois dessa sua experiência, acabei ficando com menos vontade ainda! hehe

    Beijos, Be
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Leandro, como está?
    Nunca li nada da autora e com certeza não vai ser esse livro que vai me fazer ler, ainda mais depois da sua resenha.
    Chega de clichês.
    Seguindo aqui, se puder, retribui.

    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Leandro! Bom dia :)

    Gostei muito da sua sinceridade, é sempre algo que admiro em você.
    Bom, >eu< nunca gostei dessa série. Sempre passei pra frente, parece mesmo ser enjoadinha, maçante e sem graça. Nora Roberts nunca consegue me prender D:
    Sua resenha só confirmou isso, mas é claro que eu pretendo ler o livro... Sou estranha a ponto de não gostar de algo, mas ter de ler pra confirmar hahahaha

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie :)
    Tbm nunca li nada da Nora e tenho enorme curiosidade, mas com pé atras, mesmo sendo uma autora aclamada eu iria sentir o mesmo que vc sentiu ao ler. Já até tentar pegar um livro dela mas não funcionou, parei na sinopse kkkk
    Parabéns pela sinceridade.
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Le,

    Sabe que este foi o primeiro livro da Nora que li e eu amei de cara. Acho que é porque mulheres gostam mais de histórias assim do que homens. Claro que não iria ter um dramalhão porque é um livro mais curto e tinha que ser mais rápido, mas eu curti pra caramba.

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Leandro, tudo bem?
    Então, eu amo a Nora Roberts, rs. Ela é super criativa e uma baita escritora. Mas desde que essa série foi lançada eu não me interessei pela leitura. É muito diferente do que ela geralmente escreve, e talvez não tenha saído tão bom msm =/ Recomendo que vc leia outros livros dela (Série Mortal é uma boa) e não desanime ;)
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Após ler sua resenha já posso concluir que não lerei o livro. Primeiramente não é um livro que leria espontaneamente, somente se eu recebesse uma grande indicação. E segundo que tenho precisa de livros muito leves e sem grandes momentos. Livros levinhos até vai, mas precisa daqueles momentos marcantes, né?

    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Que pena que não gostou. Eu particularmente tive meu primeiro contato com a escrita da autora com essa série e estou adorando. Percebi que ela é sim mais leve que as outras dela que já ouvi falar, mas gostei e pretendo ler toda.

    Leituras, vida e paixões!!!,

    ResponderExcluir

Comente com moderação!