segunda-feira, 25 de agosto de 2014

[RESENHA] Invisível - David Levithan e Andrea Cremer

Por sorte, tive meu primeiro contato com o autor David Levithan este ano ao ler seu elogiado livro “Todo Dia”. Pude ter uma leitura incrível e de imediato passei a amar o autor e ansiar por todos os livros do mesmo. Então, ao saber que a Galera Record iria publicar “Invisível”, não medi esforços e fiz de tudo para ler o livro. Admito que estava com expectativas altas. Infelizmente, o livro não me surpreendeu e nem me deixou satisfeito como esperava.

Editora: Galera Record
ISBN: 9788501403223
Ano: 2014
Páginas: 322
Nota: (2,5/5)
Stephen passou a vida do lado de fora, olhando para dentro. Amaldiçoado desde o nascimento, ele é invisível. Não apenas para si mesmo, mas para todos. Não sabe como é seu próprio rosto. Ele vaga por Nova York, em um esforço contínuo para não desaparecer completamente. Mas um milagre acontece, e ele se chama Elizabeth.Recém-chegada à cidade, a garota procura exatamente o que Stephen mais odeia. A possibilidade de passar despercebida, depois de sofrer com a rejeição dos amigos à opção sexual do irmão. Perdida em pensamentos, Elizabeth não entende por que seu vizinho de apartamento não mexe um dedo quando ela derruba uma sacola de compras no chão. E Stephen não acredita no que está acontecendo... Ela o vê!Stephen tem sido invisível por praticamente toda sua vida - por causa de uma maldição que seu avô, um poderoso conjurador de maldições, lançou sobre a mãe de Stephen antes de ele nascer. Então, quando Elizabeth se muda para o prédio de Stephen em Nova York vinda do Minnesota, ninguém está mais surpreso do que ele próprio com o fato de que ela pode vê-lo. Um amor começa a surgir e quando Stephen confia em Elizebth o seu segredo, os dois decidem mergulhar de cabeça do mundo secreto dos conjuradores de maldições e dos caçadores de feitiços para descobrir uma maneira de quebrar a maldição. Mas as coisas não saem como planejado, especialmente quando o avô de Stephen chega à cidade, descontando sua raiva em todo mundo que cruza seu caminho. No final, Elizabeth e Stephen devem decidir o quão grande é o sacríficio que estão dispostos a fazer para que Stephen se torne visível - porque a resposta pode significar a diferença entre a vida e a morte. Pelo menos para Elizabeth...
Stephen tem 16 anos e desde o seu nascimento foi amaldiçoado. Ele é invisível. Completamente. Sua mãe já morreu e seu pai sempre foi muito ausente. Consequentemente, ele é um jovem muito solitário e seus dias geralmente costumam ser tristes.

Até que inesperadamente, em um determinado dia, sua vizinha, Elizabeth, consegue enxergá-lo e sua vida muda completamente. Sem falar (mas já falando) que seus dias passarão a ter um novo significado após tal acontecimento, pois um novo sentimento entre estes dois jovens surge e a vida de ambos muda completamente.

"(...) Não é solidão, na verdade. Porque a solidão vem na ideia de que você pode estar envolvido no mundo, mas não está. Ser invisível é ser solitário sem o potencial de ser outra coisa além de solitário. Por isso, depois de um tempo, você se retira do mundo. É como se estivesse num teatro, sozinho na plateia, e tudo o mais estivesse acontecendo no palco."
Pág.: 106

Bem, eu não imaginei que concluiria a leitura deste livro decepcionado. Não mesmo. Não considero o livro totalmente uma perca de tempo. Seria algo muito grosseiro e até radical. Mas, sabe quando uma leitura não surpreende e parece ser “mais do mesmo”? Foi esta a sensação que eu tive ao ler “Invisível”.

O Stephen é um bom protagonista e me convenceu. Seu drama pessoal é muito palpável e a mensagem por trás dele é deveras dura e atual. A invisibilidade presente na trama não é apenas algo fictício, irreal. Não. Possui um significado metafórico interessante. Poderia ter sido mais bem trabalhado, confesso, mas não me desapontou totalmente.

Elizabeth é uma personagem que entrou “insossa” e acabou do mesmo jeito. Não consegui me conectar a ela e nem muito menos senti afeição pela mesma, infelizmente.

O romance não aconteceu como esperava. É tudo muito abrupto e em pouquíssimo tempo já estão declarando juras de amor um para o outro. Você pode até me nomear como um ser humano insensível (só para constar estou bem longe disso!), mas eu não eu não me envolvi com o casal e não achei coerente a química entre eles. Pareceu-me forçado. E eu realmente não gosto quando isto acontece.

A história possui um início lento e continua neste mesmo ritmo durante mais e mais páginas. O lado sobrenatural que surge na história (ou já era presente e eu não havia percebido?) foi algo totalmente inesperado para mim. Não esperava mesmo. Eu acreditava que seria uma história mais voltada para o aspecto realístico — mesmo apresentando a questão da invisibilidade de uma forma tão crua. E confesso que até mesmo essa característica sobrenatural me convenceu. Na realidade, foi o aspecto mais previsível de todo o livro.

Concluindo, é uma leitura regular. Poderia ter sido muito melhor, mas não foi. Concluí a leitura frustrado, inevitavelmente. Pretendo ler mais livros do autor, mas quando se trata da Cremer, não sei se lerei algum livro dela. Não curti os capítulos escritos por ela e ela não me apresentou nada novo ou inovador. Enfim, recomendo a leitura para quem realmente é fã de algum dos autores ou até mesmo dos dois. Apenas isso. E caso esteja curioso, leia, mas sem expectativas. É o melhor a ser feito.


FICA A DICA!




20 comentários:

  1. Oie,
    não conhecia o livro e confesso que a capa não me chamou atenção.
    Pela resenha não acho que seja meu estilo de leitura

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leandro!
    Gosto da ideia desse livro; acho que ele trabalha, usando uma metáfora literal, com aquela sensação que temos às vezes de que somos invisíveis na sociedade... E de que estamos esperando alguém que, realmente, consiga nos enxergar, da forma que nós somos.
    Fiquei com bastante vontade de verificar esse livro!

    Abraços,
    Diego.

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Comprei esse livro não faz muito tempo, mas ainda não tive oportunidade para ler. Achei linda a sinopse, a capa, o tema... fiquei um pouco triste por você ter dito que o livro não te surpreendeu. Ainda não li nenhum livro do David, mas tenho muita, muita vontade de ler Todo dia! Acho que desde o ínicio do ano passado esse livro esta na minha lista, mas até agora não o comprei :/ Beijos e tenha uma ótima semana!!! :D
    maluquice de garota
    página no face
    página no Twitter

    ResponderExcluir
  4. Oie Le =)

    Eu já não tinha lá muita curiosidade de ler esse livro, mas depois de ler a sua resenha estou percebendo que realmente não tenho mais idade para ler certos livros rs...

    Parabéns pela resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  5. Oi Leandro!
    Vixe! Parece ruim msm esse livro.
    Essa coisa monótona é bem chatinho msm. Nada empolga...
    Ah não quer dizer q vc seja insensível não... Na realidade essas paixões instantâneas são ruins. Eu pessoalmente não acredito mto nelas. Tem q ter uma construção pra chegar a essas juras de amor e no fim elas terem credibilidade.

    http://lapiselivros.blogspot.com.tr/

    ResponderExcluir
  6. Oi Leandro.
    Estou lendo esse livro no momento, começando ainda, não consegui uma brecha pra engranar na leitura, mas diante da sua decepção, vou preparada e sem esperar grandes coisas.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  7. Oi Le! Eu me surpreendi também com o lado sobrenatural do livro, eu pensei que seria algo na mesma linha de Todo dia, com aquele romance diferente, e embora este romance não seja comum, não foi como eu esperava. Eu gostei do livro, mas tenho certas ressalvas.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oi Leandro!
    Puxa, que pena que o livro decepcionou! Eu ainda não li nenhum livro desses dois autores, mas pelo jeito não é bom começar por Invisível.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  9. oie Le
    eu também postei a resenha do livro hoje rs
    não esperava a parte sobrenatural. Comecei achando que seria como Todo dia, onde as reflexões sobre a condição do personagem acabaram me ganhando, e nem me importei com o motivo por trás de tudo.
    Eu gostei muito. Apesar do romance ter sido bem miojo, eu gostei de cara dos dois.
    Leia a trilogia da Andrea. Tenho certeza que você irá gostar.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Oi Leandro, como vai?!
    Tinha visto este livro antes do lançamento quando a editora postou em sua fanpage.
    Li Todo dia e não gostei muito. Apesar do autor ter boa escrita achei que ele quis forçar a questão da homossexualidade. Também achei o final de A uma verdadeira droga. Então estou fugindo do autor.
    Nesse livro novamente ele traz a questão da homossexualidade. Ele só sabe escrever sobre isso?!?!
    Só vou ler Will & Will porque o Jonh Green tá no meio e eu leria até a lista de compras dele.
    Dadid Levithan nunca mais! rs

    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir
  12. Não sei se esse livro será o grande sucesso de “Todo Dia”, que curiosamente ainda não li, mas acho interesse que apenas essa semana conheci a obra. Não sei se é um lançamento muito recente, porém me surpreendi por isso.
    Em relação ao livro, particularmente, gosto dessa questão da invisibilidade e novamente me surpreendi, dessa vez pela questão sobrenatural. Em outros momentos poderia desejar o livro, porém com sua resenha acho que o melhor é ter calma e, se for o caso, ler sem expectativas.

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  13. Hey!

    Nossa, eu estava tão animada pra ler esse livro! Sou fã de carteirinha do David Levithan, e já ouvi maravilhas da andrea Cremer, então esperava um livro sensacional. Fiquei meio chateada ao saber que você se decepcionou. Mas mesmo com os pontos que você levantou, ainda vou solicitar o livro e conferir por mim mesma. Mas vou com expectativas baixas, como você recomendou.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Leandro
    Como vc, eu tb conheci o autor através do gostoso Todo Dia. Deu pra notar que ele adora submeter seus personagens a situações-limite, tadinhos! rsrs
    Pena que o livro não atingiu o prometido, não te satisfez. É desanimador, principalmente depois de ter gostado do livro de estreia de Levithan...
    Fiquei curiosa com a trama e com esse aspecto sobrenatural, mas ainda assim desconfiada e com medo de ler e tb não gostar.
    Vou esperar outras opiniões sobre o livro para decidir.
    Beijo.

    Minhas novas resenhas, adorarei saber sua opinião:
    A verdade sobre nós: Ler para Divertir
    A cor do leite: As Meninas que Leem Livros

    ResponderExcluir
  15. Oi Leo, tudo bem?
    Ultimamente tenho tido muitas decepções com livros escritos por dois autores. Acho que deste eu vou passar longe, pelo menos por enquanto.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  16. Oi leandro

    As últimas resenhas que li sobre esse livro eram completamente o oposto da sua. Eu realmente fiquei interessada porque a premissa do livro é interessante, mas se tem uma coisa que me desencanta em uma história é um romance que começa de uma hora para outra e os dois já estão sem amando sem limites. Acho pouco convincente.
    Os pontos que você citou são coisas que me incomodam também, então é algo a se pensar.

    Abraços
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  17. Sou totalmente contra David Levithan, mas gostei da sua critica!
    Beijinhos,
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Leandro,
    Achei a proposta do livro interessante e como ainda não li nada de nenhum dos autores, seria minha primeira experiência, mas levado em consideração os pontos, ressaltados por você na resenha, lerei sem grandes expectativas, para não me decepcionar.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Leandro,

    Do Levithan já li Will & Will, parceria dele com o Green. Então, achei o Will dele depressivo demais e tinha horas que dava vontade de dar uns sacodes no personagens, mas na boa curti bastante o livro como um todo. Aí veio Todo Dia, muitas resenhas positivas e eu curioso já comprei meu exemplar, embora ainda não tenha lido.

    Quando vi sobre esse lançamento fiquei bem curioso. Achei a premissa boa, entende? E agora fico triste por saber que é uma narrativa tão regular assim. Mas lerei da mesma forma. Obrigado pela dica, estarei com as expectativas moderadas.

    Abraços,

    http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá Leandro,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, não me despertou muito interesse e pela sua resenha vejo que não é isso tudo, uma pena....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comente com moderação!