quarta-feira, 27 de agosto de 2014

[RESENHA] A Lista de Brett - Lori Nelson Spielman

Eu, assim que pus os olhos na capa deste livro e li sua sinopse, fiquei curioso e ansiando lê-lo o quanto antes. Pouco tempo depois, tive a oportunidade e o li. Uma leitura que difere bastante de um chick-lit e que possui uma dose elevada de drama, “A Lista de Brett” foi uma leitura notável, tocante e carregada de sentimentalismo.

Editora: Verus - Grupo Editorial Record
ISBN: 9788576862390
Ano: 2014
Páginas: 364
Nota: (4,5/5)
Brett Bohlinger parece ter tudo na vida — um ótimo emprego como executiva de publicidade, um namorado lindo e um loft moderno e espaçoso. Até que sua adorada mãe morre e deixa no testamento uma ordem: para receber sua parte na gorda herança, Brett precisa completar a lista de sonhos que escreveu quando era uma ingênua adolescente. Deprimida e de luto, Brett não consegue entender a decisão de sua mãe — seus desejos adolescentes não têm nada a ver com suas ambições de agora, aos trinta e quatro anos. Alguns itens da lista exigiriam que ela reinventasse sua vida inteira. Outros parecem mesmo impossíveis. Com relutância, Brett embarca numa jornada emocionante em busca de seus sonhos de adolescência. E vai descobrir que, às vezes, os melhores presentes da vida se encontram nos lugares mais inesperados.
Imagine perder sua amada mãe. Doloroso, não? Pois é, Brett vive um difícil momento da sua vida e tal perda a deixa devastada. Sua mãe sempre fora seu porto seguro. Elizabeth era uma mulher divorciada, independente e bem-sucedida profissionalmente. Consequentemente e previsivelmente, os bens dela seriam divididos entre os três filhos (Brett, Jay e Joad).

O esperado seria que a presidência da empresa fosse dada à Brett. Entretanto, ela não recebe absolutamente NADA da herança.

Sua mãe tinha em mente outro plano para ela. Aos 14 anos, Brett havia escrito uma “lista dos sonhos”. Tal lista consistia em realizar alguns desejos importantes para ela na época. Mas depois a mesma a jogou. No entanto, sua mãe recuperou a lista e com o passar dos anos foi riscando os itens que iam sendo realizados pela a autora, no caso, Brett. Mas dez desejos muito importantes ainda não haviam sido realizados. E a tarefa que Elizabeth dá à sua filha é justamente a seguinte:

Ela precisa realizar os dez desejos num período de 12 meses. Fazendo isso, ela terá direito à sua herança (até então desconhecida).

A cada item realizado da lista, ela recebe uma carta da sua mãe. Essas cartas ficam com o advogado de Elizabeth chamado Brad Midar.

O que inicialmente começa como uma obrigação, torna-se depois uma experiência enriquecedora e inesquecível.

"Que outras torturas essa garota terá que suportar? E onde está a mãe dela, droga?! Ela já sentiu alguma vez na vida o abraço afetuoso da mãe? Eu não quero nada além de pegá-la em meus braços para fazer com que ela se sinta aquecida, segura e amada. Então eu faço isso."
Pág.: 294

Este livro foi uma das melhores surpresas do ano. Esperava gostar, mas não tanto. A Brett é uma protagonista que vai amadurecendo ao longo da trama e tal desenvolvimento da personagem é notório. A autora soube como desenvolvê-la e não a tornou uma personagem incômoda. Muito pelo contrário. A dor que Brett sente chega a ser palpável em muitos momentos devido à forma singela e tocante que a Spielman conseguiu passar nas páginas.

As cartas deixadas por Elizabeth são de uma delicadeza e emoção sem igual! São realmente emocionantes e foi impossível não me sentir tocado durante a leitura. Não cheguei a chorar, mas meus olhos ficaram marejados e meu coração, deveras, apertado.

O único aspecto que deixou a desejar foi a parte íntima da protagonista. A questão romântica da história mesmo. A autora pareceu perdida, sem saber dar um rumo satisfatório à sua personagem. E isso não ficou subentendido para mim. Na verdade, tal deslize ficou bem perceptível a meu ver. E no final, tudo aconteceu de uma forma tão apressada que não achei justo marca-lo como favorito. Infelizmente.

Entretanto, o livro possui uma narrativa pungente, tocante e instigante. Realmente conseguiu me fisgar, até porque eu realmente queria saber o rumo que a vida da Brett iria tomar.

Em suma, é uma boa leitura, sem dúvidas. Possui um plano de fundo dramático interessante e bem explorado por parte da vida pessoal da protagonista. Uma história sobre perdas, perdão, reconciliação, humildade e acima de tudo, sobre o amor. Uma história carregada de sentimentos e que consegue tocar, de alguma forma, quem a lê.  


RECOMENDO!



11 comentários:

  1. Oie! Nossa que capa linda! E parece ser um livro maravilhoso!
    Bjs, tem promoção no blog http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/08/promocao-de-aniversario-do-amor.html
    se puder comentar nesse post ajudará muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/08/as-cronicas-da-terra-do-lago.html
    Nay =D

    ResponderExcluir
  2. Ola, já tinha lido a sinopse deste livro, mais nunca tive oportunidade de ler, agora com sua resenha eu fiquei desejando o livro, pena que não posso comprar no momento. Vai para os desejados. Parabéns pela resenha!

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, leandro.
    Assim como você, também ao ver essa capa e sinopse fiquei bastante ansioso para ler.
    Gostei de seu ponto de vista, espero futuramente ler e gostar. Ate mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parece um bom livro, apesar de não gostar muito do gênero. Poxa...essa coisa de fazer as coisas correrem no final é um saco. Acho que também iria me emocionar com essas cartas da mãe dela.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  5. Oi Leandro, tudo bom? Vim retribuir a visita e o comentário feito no blog onde sou colunista, rs.

    Esse livro eu não conhecia, mas gostei muito da capa e da sinopse dele. Apesar de odiar a sensação de correria no final do livro acho que em alguns livros é inevitável. As cartas devem ser emocionantes!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Le, tu sabe que eu estava comparando este livro com o da Cecelia Ahern, o Ps Eu te amo que tem o mesmo sentido né, é a mesma sinopse e tal, então só lendo para ver se muda alguma coisa, mas com sua opinião acho que leria porque se você como homem acha que é sensível, então é porque realmente é tocante.

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Leandro =)

    Este livro parece ser tão bom. Ele está na minha Wishilist e pretendo ler logo, logo! *---*
    E adoro estas personagens que amadurecem, e histórias tocantes, que tenham um significado além do entretenimento. Ótima resenha.

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    nossa eu já tinha ouvido falar do livro, mas não tinha me interessado, mas adorei sua resenha.
    Parece ser muito bom!!

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie Le =)

    Venho lendo várias resenhas positivas desse livro e estou muito curiosa para ler ele.
    Adoro essas histórias com um toque dramático, pois ela sempre passam uma lição bonita.

    Amei a sua resenha *-*

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  10. Oieeee!! Tudo bem? Eu tô com esse livro na estante, não vejo a horaaa de ler!

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá Leandro,

    Não conhecia o livro e achei bem interessante, pela sua resenha vejo que vou gostar...ótima dica.....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comente com moderação!