quarta-feira, 13 de agosto de 2014

[RESENHA] A Máquina de Contar Histórias - Maurício Gomyde

Quando eu soube que a editora Novo Conceito iria publicar o mais novo livro do autor (também parceiro do blog) Maurício Gomyde, fiquei surpreso e contente. Ele é um autor talentoso e este livro “A Máquina de Contar Histórias”, veio para confirmar isso mais ainda. Com uma escrita simples e simultaneamente tocante, o autor sabe como comover e até emocionar.

Editora: Novas Páginas
ISBN: 9788581635040
Ano: 2014
Páginas: 192
Nota: (4,5/5)
Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das fi lhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar. Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V. Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.
Vinícius Becker é um renomado e elogiado escritor. Seus livros são puro sucesso de vendas. Ele seria, no mundo real, um escritor do tipo Nicholas Sparks. Seus leitores acreditam na ideia de que ele é um escritor sensível, amável e incrível. No entanto, isso não passa de uma mera ilusão. Seus livros são apenas fruto de sua imaginação e também da sua obsessiva ânsia de escrever sempre mais e mais livros.

Desde que sua mulher foi diagnosticada com leucemia, sua vida sofreu uma grave mudança. Tal mudança chegou a desestruturar a relação dele com sua família, em especial com sua filha mais velha, Valentina.

Inesperadamente, sua mulher morre vítima da leucemia, e o pior: sozinha. Ele não estava nos últimos momentos de vida dela, apoiando-a; na verdade, ele estava na divulgação do seu mais novo livro. Agora, diante de tal fatalidade e ao retornar para sua casa, passa a perceber os danos consequentes da sua ausência. E como nunca é tarde para corrigir os erros, Vinícius lutará para reconquistar o amor de Valentina e mudar o rumo da sua vida.

"No fundo, as pessoas não compram autores, não compram livros. Compram a emoção que a história promete proporcionar. O que cada leitor quer é, durante a imersão no mundo criado pelo escritor, esquecer-se dos problemas, angústias e tragédias do dia a dia. Ou, ainda que por alguns instantes, experimentar uma vida diferente da sua realidade."

O drama pessoal vivido pelo protagonista Vinícius chega a ser palpável por vários motivos. Há muitos pais que passam pelo mesmo drama e superar não é fácil e nem muito menos simples. E isso é perceptível durante todo o livro. O Gomyde soube como desenvolver toda essa carga dramática presente na história que, por vezes, chegou a ser dolorosa.

Eu esperava um foco maior na personagem Valentina. Como o livro é narrado sob a perspectiva de um narrador-observador, o drama íntimo da personagem não é tão explorado como eu esperava. Entretanto, em alguns momentos — principalmente entre as conversas e tribulações com o seu pai —, era possível compreender seu sofrimento.

Vida é a filha mais nova do Vinícius e mesmo sendo tão pequenina, ficou perceptível que ela também sofreu com os rumos inesperados que a sua família tomou; não de forma tão clara e intensa pelo fato de ser apenas uma criança.

Em alguns momentos, não contive as lágrimas. É duro perder uma pessoa amada e principalmente lidar com os dias após a perda. Acredito que quem mais sofreu com todos os aspectos da perda ­— ausência do pai e morte da mãe — foi a Valentina. E eu me afeiçoei bastante a ela.

Concluindo, é um bom livro, sem dúvidas. Diferentemente dos livros anteriores do autor, aqui, pude encontrar um drama tocante, e igualmente a seus livros anteriores, possui uma história bem construída e com um final satisfatório e coeso. Com toda certeza este livro ainda emocionará muitos leitores. Portanto, caso tenha interesse em conferir, leia-o. É garantia de uma boa leitura.


RECOMENDO!


17 comentários:

  1. Olá Leandro,


    Eu gostei bastante desse livro, mas esperava mais, acho que os personagens poderia ser mais trabalhados, mas achei melhor do o livro Se eu ficar...parabéns pela resenha....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oieee Leandro! Tudo bem? Impecável resenha, como sempre. Quero mto ler esse livro. Já li Ainda Não Te Disse Nada do autor e gostei bastante.

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Le! Tudo bom?
    A capa ainda consegue me roubar suspiros, acho que é praticamente impossível isso não acontecer não é mesmo? Tenho quase certeza que a história carrega uma lição muito grande, fico com o coração apertado pela vida de Vinicius dar essa guinada, seu livro finalmente começa a ganhar a atenção merecida e sua esposa resolve deixar esse mundo, e é mais trágico ainda ele perceber que não existe nenhum laço entre ele e suas filhas.
    Ele deve estar totalmente me perdido, eu já fico ao tentar imaginar o que ele está passando. Sua resenha está maravilhosa, como é de se esperar, você nunca decepciona, e o livro já está sendo totalmente desejado por mim!

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  4. Oie Le =)

    Estou querendo tanto ler esse livro *-* (tempo cade vc??!!).
    O Mauricio tem uma narrativa tão linda e delicada que é difícil não se emocionar com as histórias dele.
    Espero conseguir ler ele logo.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  5. Oi, Leandro!
    Já ouvi falar muito nesse livro e tô com vontade de ler. Ele parece ser emocionante. *-*
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Leandro!
    Tenho muita curiosidade em ler os livros do autor, costumo ler resenhas super positivas dele. Como já tenho esse livro, irei começar por ele. Que bom saber que você gostou!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá Leandro.
    Nossa, sinto que esse livro promete. Fiquei muito curioso agora. Gosto de ler drama, encontro a beleza nele, e acho sinceramente que vou lê-lo.
    Obrigado pela dica rapaz!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Oi Leandro!
    AAAAAAAAAAA, quero muito esse livro de capa maravilhosa e com uma história que com certeza vai me arrancar muitas lágrimas! haha ♥ Nunca li nada do Maurício, mas estou pronta pra conferir, rs ;)
    Fiquei curiosa pra conhecer a Valentina, hein? Ótima resenha!
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    confesso que gostei dos ouros livros do autor, mas não sou muito chegada a dramas, então estou curiosa para ler este livro, mas ao mesmo tempo acho que não vou gostar tanto.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  10. Leandro ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas vi que ele é bem recomendado por vários blogs. Achei a premissa bem interessante, quem sabe tenho a oportunidade de lê-lo ainda este ano?

    Abraços
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, Leandro.
    Tenho bastante curiosidade para ler este livro, me parece muito bom.
    Assim como sua resenha vi outras super positivas sobre a obra, espero ler e gostar.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi leandro

    Confesso que apesar das inúmeras críticas positivas com relação aos livros do Maurício, eu realmente estava receosa de me decepcionar.
    Ainda bem que a leitura foi maravilhosa. Esse livro é doce, singelo e tem uma história muito bonita.
    Minha única reclamação foram as partes onde o Vinícius explica o processo criativo de escrever um livro, achei chato e desnecessário.
    Espero poder ler mais livros do Gomyde em breve.

    Abraços
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  13. Tenho o livro aqui em casa (comprei assim que soube que ele seria lançado - não só por causa da sinopse, mas também por causa dessa capa simplesmente maravilhosa <3 -), mas ainda não tive oportunidade de ler. Parece ser uma história tocante, bonita e depois da sua resenha minha vontade de começar a ler só aumentou! Beijos e tenha uma ótima sexta!! :D
    maluquice de garota
    página no face
    página no Twitter

    ResponderExcluir
  14. Olá Leandro, acabei ficando bastante curioso para conhecer a escrita do autor e em especial esta história que parece ser muito bonita e tocante, como mencionado na resenha.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  15. Concordo com tudo o que você disse e, assim como você, foi difícil controlar a emoção durante a leitura. O Maurício já fez isso com todos os livros anteriores, mas dessa vez foi diferente, talvez por isso tenha gostado tanto. Quem já enfrentou a situação, mesmo em aspectos diferentes, consegue vivenciar ainda mais a obra.
    Se não já fosse fã do autor, esse livro teria mudado essa situação.

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  16. Não sabia que esse livro era tão interessante e intenso. Vou aceitar a sugestão!!! Bjos e parabéns pela leitura e ótima resenha.

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  17. Foi a primeira vez que li um livro do Maurício mais amei a história foi super emocionante a leitura recomendo demais o livro e virei fã do autor.
    www.fernandameireles.com

    ResponderExcluir

Comente com moderação!