sexta-feira, 29 de agosto de 2014

[RESENHA] O Doador de Memórias - Lois Lowry

Eu sempre faço o possível para ler o livro antes de alguma adaptação cinematográfica que me interesse. O trailer do filme “O Doador de Memórias” deixou-me imensamente curioso. Portanto, foi inevitável não me interessar pelo livro. E ao concluir a leitura pude perceber que o filme divergirá muito do livro, infelizmente.

Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580412994
Ano: 2014
Páginas: 192
Nota: (4/5)
Ganhadora de vários prêmios, Lois Lowry contrói um mundo aparentemente ideal onde não existe dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não existe amor, desejo ou alegria genuína.Os habitantes da pequena comunidade, satisfeitos com suas vidas ordenadas, pacatas e estáveis, conhecem apenas o agora - o passado e todas as lembranças do antigo mundo foram apagados de suas mentes.Uma única pessoa é encarregada de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis.Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz idéia de que seu mundo nunca mais será o mesmo.Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar.Premiado com a Medalha John Newbery por sua significativa contribuição à literatura juvenil, este livro tem a rara virtude de contar uma história cheia de suspense, envolver os leitores no drama de seu personagem central e provocar profundas reflexões em pessoas de todas as idades.
Os habitantes de uma pequena comunidade desconhecem o passado e as lembranças do antigo mundo. A vida deles é pacata, estável e muito ordenada.

O Guardião de Memórias é uma pessoa que tem como objetivo principal guardar todas as memórias, lembranças, proteger o povo do sofrimento e, simultaneamente, ter muita sabedoria para lidar com momentos difíceis e delicados.

Aos doze anos, nesta comunidade, toda criança é designada a algum cargo. Jonas é escolhido para ser o novo Doador. Ele passará por um treinamento muito difícil. No entanto, ele não imaginava que seu mundo aparentemente tão perfeito e ordenado desmoronaria de forma tão conflitante e pessoal.

Aos poucos — orientado pelo velho Doador —, Jonas vai descobrindo mais sobre o passado e sobre tudo aquilo que fora-lhe roubado.

"— O pior de ser quem guarda as lembranças não é a dor que se sente. É a solidão. As lembranças precisam ser partilhadas."
Pág.: 160 

Este livro foi uma das primeiras distopias para jovens publicadas aqui no Brasil, acredito. Mas só agora, após o filme, ele está tendo mais notoriedade. É interessante observar, analisar e refletir sobre a sociedade que a autora construiu. É completamente utópica. No entanto, um detalhe notório, é que basicamente nada consegue ser completamente perfeito. Logo torna-se totalmente compreensível que o conceito de utopia seja algo inalcançável.

Jonas é um protagonista muito caricato, corajoso, inteligente e determinado. Tais características muito me agradam em um protagonista e em poucas páginas, eu já estava torcendo por ele. A maneira como a autora o desenvolveu na história é interessante e possui uma mensagem implícita a ser refletida.

Narrado em terceira pessoa, inicialmente, o livro é lento. Demorei um pouco para me sentir parte da história e me envolver com a mesma. Entretanto, isso é compreensível, pois tudo acontece de forma gradual e coesa.

O desfecho foi detestável. Infelizmente. A autora poderia concluir o livro de muitas formas melhores, mas optou pelo pior rumo. Eu sei que este é o primeiro volume de uma série composta por quatro livros, mas o final poderia ter sido bem mais concreto e satisfatório. Fiquei decepcionado, admito.

Em suma, é um bom livro e um bom início de uma série. Mesmo com um final nada satisfatório, acredito que os próximos livros serão melhores e espero IMENSAMENTE que a Editora Arqueiro não demore a publicar os demais livros. A série tem potencial e estou ansioso para conferir os rumos que a vida de Jonas tomará. 


RECOMENDO!


22 comentários:

  1. Estou com uma vontade enoooooooooooooorme de ler O Doador de Memórias, eu espero poder conseguir lê-lo agora em Setembro. A premissa é muito interessante.
    É realmente uma pena quando o autor se perde logo no final :/

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Oi Leandro,

    Venho vendo alguns rumores sobre o filme, mas até ler sua resenha hoje não sabia nada sobre o enredo, muito menos que se trata de uma distopia. Achei interessante a proposta da autora e fiquei curioso para saber como se dará a derrocada desse sistema tão utópico. Pena que ela acabe dando essa derrocada destacada por você no desfecho.

    Enfim, a série consegui atrair minha curiosidade e se tiver oportunidade de ler, eu encararia de boa.

    Abraços,

    http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa me chamou bastante a atenção o Universo criado pelo autor. Você não gostou do final por não ser o que ansiava ou por não ter ficado legal para uma sequência?
    Abraço
    http://chacomresenha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por não ser o que eu ansiava. Por isso o meu descontentamento. Foi mal elaborado e também não ficou muito conciso a meu ver.

      Excluir
  4. Me arrependi de não ter solicitado esse livro,
    fiquei com vontade de ler, mas acabei dando prioridade a outras leituras... Agora leio uma resenha positiva atrás da outra e a curiosidade só aumenta.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nunca senti vontade de ler o livro, mas quero muito assistir ao filme! Pela primeira vez eu acho que a adaptação irá ser melhor do que o que esta escrito nas páginas... Ainda assim, gostei muito da sua resenha. Sempre sincera, independente da opinião, positiva ou negativa! :) Beijos e tenha um ótimo sábado!!! :D
    maluquice de garota
    página no face
    página no Twitter

    ResponderExcluir
  6. Tanta gente fala sobre este livro que fiquei curiosa e a sua resenha ainda me fez querer mais!!
    Amei o seu blog e já o estou a seguir :D
    Também curti a sua página de facebook (DanielaDS).
    beijos,
    Daniela

    http://ddocesonhadora.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/ddocesonhadora

    ResponderExcluir
  7. Oi Leandro
    Então... Mais um livro que está sendo adaptado, né?! Acredita que com a correria, não tá dando pra acompanhar essas histórias em nenhuma das plataformas?! Pois é... Mas adorei sua resenha. Espero ler o que tu achas do filme, quando o mesmo sair!

    Abraços
    http://garotodelinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Leandro! Tudo bom?
    Fiquei sabendo da história porque o filme está prestes a chegar aos cinemas e isso fez muitos fãs ficarem eufóricos e logo quero estar entre esse pessoal.
    Já fiquei admirada com o fato de ter um Guardião, fico me perguntando como seria isso.. Ruim, bom, porque no fundo a função não é ruim, principalmente pelo fato de guardar as piores lembranças, libertando um pouco seu portador.
    Mas fico imaginando a reação de Jonas ao ser o grande escolhido, um choque e tanto, não é mesmo? Agora quero saber o que ele descobriu para abalar seu mundo dessa maneira, no fundo acho que todas essas intenções não são 100% "puras".
    Estou mais intrigada ainda, porque quando li um pouco sobre o filme não falava nem metade do que você trouxe na resenha, mas com certeza o livro será o primeiro, é claro, e mal posso esperar para minha chance chegar! Linda resenha!

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  9. Então o livro faz parte de uma série de quatro livros? Caramba! Nunca imaginaria isso. :o
    A verdade é que tenho interesse em ler a esse livro, mas não me lembro de ter lido outra resenha sobre ele. Se é possível se interessar mais, acredito que esse seja o caso, principalmente porque a obra parece ter certa profundidade bacana. Só não é nada legal saber que o final não é satisfatório. :/

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Leandro, estou curiosa com esse filme, fiquei sabendo dele há pouco tempo. Acho que vou preferir ver primeiro e depois decidir se leio, mas parece ser muito bom! Nem sabia que era distopia, rs. Pena que não gostou do final, mas primeiro livro de série tem dessas coisas, haha.
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Leandro. Quero muito ler esse livro e ver o filme também, mas vai ficar só para lista de leitura do mês que vem. Nem sabia que era série, mas ainda quero dar uma chance. Fico triste que não tenha curtido o final.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  12. Oi, Leandro!
    Um livro realmente diferente; embora repita aquela história do "guardião", do "escolhido" que terá que ser treinado etc., isso perde a importância perto da complexidade de ideias que a história oferece. Afinal, vale a pena esquecer todos os momentos bons, todo o nosso passado, para nos vermos livres da violência, da guerra? Resumindo, vale a pena sacrificar o amor para se ver livre do ódio?
    E é justamente por causa dessa temática diferenciada e profunda que fiquei com vontade de ler o livro. Estou curioso também para conferir o que o final teve de tão decepcionante rsrs.

    Abraços,
    Diego.

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Leandro! Tudo bem?
    Estou lendo opiniões bem conflitantes com relação a esse livro, apesar de ter até gostado do trailer da adaptação, ele ainda não é uma prioridade para mim. Gosto da premissa e do fato de uma criança de 12 anos já ter que lidar com todas essas "verdades" e descobrir esse lado ruim do mundo que ele achava perfeito, gosto da ideia desse conflito, mas tenho a impressão de que esse é um livro muito pacato. Só terei certeza quando lê-lo, até lá vou ficar na curiosidade. Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Leo! Tudo bem?
    Gostei da sua resenha. Mas ainda não sei se quero lê-lo!! Tô dando uma pausa nas distopias... Quem sabe mais tarde, depoiiis que sair o filme... Mas também prefiro ler primeiro e depois assistir! :)

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  15. Fiquei muito curiosa ao saber do filme também e espero ler o livro em breve, porém, que pena que o final desse primeiro livro não foi satisfatório :X Esperamos que os próximos sejam melhores ;}

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie Lê =)

    Apesar de já saber de algumas diferentes entre o filme e o livro, eu vou assistir ao filme primeiro e se eu gostar eu leio o livro rs...
    A premissa da história me parece intrigante e sobre o final eu já tinha ouvido falar que deixa a desejar então, vou com menos sede ao pote ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  17. Olá Leandro,
    Então, até o livro não ter sido anunciado que ganharia uma adaptação, eu não tinha me interessado pelo livro, na verdade nunca procurei ler sua sinopse. Só que depois desta capa tudo mudou, eu já fiz minha leitura do livro e tipo minha reação era: incrível! Achei o final condizente, apesar de ter sido muito rápido, bem que poderia ter umas páginas a mais. Ainda, não vi o trailer, mas espero que o filme não decepcione.

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá Leandro,


    Esse livro esta na minha lista de desejados e apesar das sua ressalvas ainda quero ler e acho que vou gostar, bom saber a sua opinião...abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Gostei demais da sua resenha mas só em saber que faz parte de uma série decidi adiar a leitura, estou meio cheia de séries. Quem sabe mais para frente. Parabéns pela leitura e resenha, sempre bom saber sua opinião. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  20. Oi Leandro, tudo bem?
    Olha, esse livro foi o que eu mais vi a galera comprando na Bienal SP, quase comprei, mas não sei pq ñ o levei.... Enfim gostei mto da sua resenha, só fiquei receosa quanto ao final da história já que vc falou que ñ foi das melhores (mas graças a Deus a serie continua, né) vamos ficar na torcida para que a autora capriche nos outros livros ;)
    Bjão ^^

    http://depoisqueeumudei.blogspot.com.br/2014/09/resenha-um-milagre-chamado-grace.html

    ResponderExcluir
  21. O final é ridículo e decepcionante. o segundo pior final que já li, perdendo apenas para o final do livro Tuareg. é foda, vc escreve algo muito bom e simplesmente no final decide forçar algo sem nexo e sem graça. pare de ler no penúltimo capítulo que vão achar um livro incrível. parece que o editor estava pressionando o autor que teve um bloqueio de ideias e resolveu entregar um final qualquer coisa. só tem continuação o livro porque foi bem recebido e fez sucesso, mas nota-se que não foi planejado. tanto é assim que as continuações focam em outras pessoas e não no personagem do primeiro livro. o protagonista do primeiro livro termina ali com um final imerecido.

    ResponderExcluir

Comente com moderação!