domingo, 10 de agosto de 2014

[RESENHA] Princesa Adormecida - Paula Pimenta

Princesa Adormecida” foi o meu primeiro contato com a elogiada autora Paula Pimenta. Há um bom tempo eu vinha querendo conhecer a sua escrita e aventurar-me em alguma das suas histórias. Até que tive a oportunidade e não medi esforços para ler o novo livro dela. Aqui, pude encontrar uma história caricata e que possivelmente agradará o seu público-alvo: os pré-adolescentes.

Editora: Galera Record
ISBN: 9788501034205
Ano: 2014
Páginas: 192
Nota: (3,5/5)
Era uma vez uma princesa... Você já deve ter ouvido essa introdução algumas vezes, nas histórias que amava quando criança. Mas essa princesa sou eu. Quer dizer, é assim que eu fiquei conhecida. Só que minha vida não é nada romântica como são os contos de fada. Muito pelo contrário. Reinos distantes? Linhagem real? Sequestro? Uma bruxa vingativa? Para mim isso tudo só existia nos livros. Meu cotidiano era normal. Tá, quase normal. Vivia com meus (superprotetores) tios, era boa aluna, tinha grandes amigas. Até que de uma hora pra outra, tudo mudou. Imagina acordar um dia e descobrir que o mundo que você achava que era real, nada mais é do que um sonho. E se todas as pessoas que você conheceu na vida simplesmente fossem uma invenção e, ao despertar, percebesse que não sabe onde mora, que nunca viu quem está do seu lado, e, especialmente, que não tem a menor ideia de onde foi parar o amor da sua vida. Se alguma vez passar por isso, saiba que você não é a única. Eu não conheço a sua história, mas a minha é mais ou menos assim... 
Ana Rosa é órfã e mora com seus tios desde pequenina. No entanto, estuda em um colégio interno para garotas durante a semana. Seus tios a protegem de forma demasiada e isso, por vezes, incomoda-a. Ana sempre foi muito obediente, até o dia em que conhece inesperadamente (e virtualmente) um misterioso rapaz. E consequentemente, a descoberta do amor acontece.

Entretanto, o que poderia ser algo bom, acaba tornando-se o maior pesadelo da vida dela. Assim como a Bela Adormecida, Ana cairá num sono profundo e ao acordar, perceberá que as coisas não eram bem como acreditava e que todo esse tempo viveu uma mentira.

"(...) Sensibilizada, jurei que eu não iria namorar ninguém até completar 18 anos e prometi a mim mesma que não iria desapontá-los."

Página 55

Bem, essa foi uma das leituras mais rápidas que fiz este ano. É um livro curto mesmo, mas bem agradável. Na verdade, se você espera uma leitura surpreendente ou incrível, descarte-o da sua lista de possíveis leituras. O enredo do livro ― mesmo apresentando aspectos que possam ser considerados inovadores na história como a questão da tecnologia ― é previsível. Isso é inegável. Consequentemente, quem espera que a história tome um rumo diferenciado para que haja uma surpresa, irá decepcionar-se.

A troca de mensagens entre Ana e o seu possível “príncipe encantado” é fofa. Muito fofa mesmo. Mesmo com quase vintes anos de idade, ainda acho fofas essas situaçõezinhas, confesso. Para alguns, essa troca constante de mensagens entre Ana e o misterioso rapaz pode soar inconsequente, irresponsável. A meu ver, acho normal. Sou uma pessoa extremamente curiosa e possivelmente agiria da mesma forma que ela no seu lugar.

A narrativa foi algo bastante complicado para eu avaliar. A Paula (prefiro mencioná-la usando o primeiro nome) possui uma narrativa instigante, por vezes rápida e devido a isto, em determinados momentos, senti falta de mais descrições; principalmente das personagens. Eu realmente gosto quando os autores descrevem suas personagens, relatando suas características físicas, aspectos pessoais etc. Aqui, senti uma falta enorme de tais descrições, infelizmente.

Contudo, é uma leitura muito agradável e que satisfaz de forma geral. Não chegou a me desapontar completamente mesmo apresentando algumas falhas como comentei acima. Para quem curte contos de fadas e histórias caricatas, com toda certeza deve ler esse livro. E até mesmo quem pretende conhecer a escrita da autora assim como eu pretendia, pode seguir meu exemplo e iniciar a leitura de “Princesa Adormecida”. Acredito que não se decepcionará. 


RECOMENDO!




Quem leu o livro, entenderá que esta linda música faz total sentido com a história. <3

21 comentários:

  1. Eu quero muito ler esse livro. O que você falou sobre ele é bem o que eu imaginei que seria mesmo. Bom saber que a leitura é bem rápida, estou precisando ler uns livros assim hehehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Leandro, seu lindo <3 Senti a mesma coisa que você (ou talvez um pouco mais, já que realmente o livro não funcionou pra mim)
    Eu tinha taaaanta vontade de ler algo da Paula, mas ao mesmo tempo tinha receio, sabe? Infelizmente minha primeira leitura dela não foi nada legal. Senti que mesmo com uma narrativa tão agradável e fluída, a rapidez com que ela foi feita "comeu" vários pontos que poderiam ser positivos.

    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Oi Le! É um livro fácil de ler e doce, é uma adaptação de contos de fada, mas encaixou bem em nossos dias atuais, eu gosto deste jeito de escrever da autora, leve e jovial, e mesmo com a pitada de fantasia, há algo real lá no fundo.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Querido que bom que vc leu e gostou desse livro. Mas te indico ler a série FAZENDO MEU FILME que para mim é a melhor da Paula. Já li quase tudo dela e falo com conhecimento de causa. Enfim essa autora é maravilhosa. Beijos e parabéns pela resenha ficou ótima, mesmo!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu já ouvi falar muito desse livro, mas nunca li.
    Não conheço nada da Paula Pimenta, mas quero ler. :D
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Leandro,
    ainda não li nada da Paula Pimenta, e queria começar por esse livro, mas acho que não seria uma boa escolha =/
    Acho a capa dele linda, mas parece ser bem leve msm. Gosto quando o autor é equilibrado na narrativa e descrições: nem de mais, nem de menos 'haha
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Leandro,

    Eu adorei o livro. Foi o meu primeiro contato com a autora e mesmo conhecendo a história, ela não me desapontou. A sua versão me deixou encantada e me sentir num filme adolescente. Aquelas comédias românticas americanas e bem "seção da tarde", que eu particularmente adoro. Uma leitura rápida e agradável.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiii Leandro. Não sei se leria, apesar de gostar muito dos outros livros da Paula. Esse não me interessou muito!

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie Lê =)

    A principio esse era um livro que eu até está com aquele pontinha de curiosidade para ler. Porém já li algumas resenhas que me desanimaram, e como não sou muito fã da história da Bela Adormecida vou deixar passar essa rs...

    Uma pena o livro não ter superado as suas expectativas. Infelizmente acontece né =/

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary



    ResponderExcluir
  10. OI, Leandro.
    Confesso que quando o livro foi lançado pela Galera me chamou atenção, a capa é linda e tals. Ainda tenho certa curiosidade, mas acho que não devo ir com muita ansiedade. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Hey!

    Já esperava mesmo um livro previsível, mas mesmo assim não hesitei em solicitá-lo. Sou fã dessas releituras de contos de fadas, e Paula Pimenta é um grande nome da nossa literatura nacional. E curti bastante. Nãos e tornou um favorito, mas dei as 5 estrelinhas do Skoob. Ai, essa música <3

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu já li o livro e simplesmente amei! Li em menos de dois dias e sem dúvidas a Paulinha mais uma vez conseguiu me impressionar. Realmente, a sinopse deixa a história na ponta da nossa língua, mesmo que ainda não tenhamos lido, mas isso não me incomodou. Acho que como se trata de uma releitura seria meio difícil não tentar apontar quais são as diferenças entre essa história e a história original, sabe? Infelizmente, eles decidiram fazer isso já na sinopse. Beijos e tenha uma ótima semana :D!!!
    maluquice de garota
    página no face
    página no Twitter

    ResponderExcluir
  13. oie Le :)
    essa leitura foi uma das maiores decepções do mês em que li (não estou lembrada se foi junho ou julho shaushuahsuah)
    Também foi meu primeiro contato com a Paula, mas não deu pra mim. Senti falta também das descrições das características físicas dos personagens, e até mesmo de um desenvolvimento melhor para a história.
    Ainda quero ler outros livros dela, e tirar essa péssima primeira impressão rs
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Le, tudo bem?
    Eua cho que leituras assim são ótimas para aqueles momentos de ressaca, uma leitura leve e descontraída. Tu sabes que tua opinião é importante, então acho que vou dar uma chance ao livro, pois estou vivendo uma de minhas pior ressacas literárias. :/
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  15. Ah sempre quis ler algo de Paula Pimenta, porque todos falam bem.
    Mas este livro tem uma opinião bem dividida entre os leitores. Mesmo assim fico curiosa e quero o livro.
    Também gosto quando o autor descreve os personagens, dá para imaginar eles certinho na mente. Sem a descrição fica estranho.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. OI Leandro

    Quando esse livro foi lançado achei que ele faria o mesmo sucesso que os outros livros da Paula, mas cada vez mais tenho lido resenhas bem negativas sobre ele. As maiores reclamações são por causa da protagonista.
    Sua resenha não é tão desanimadora, mas também não conseguiu me animar o suficiente para desejar ler, por mais que você tenha recomendado.
    Por enquanto deixarei passar.

    Abraços
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  17. Eu comprei esse livro :D
    Há poucos mêses li o "apaixonada por palavras" da Paula, e não foi que me apaixonei pelas palavras dessa moça... Ainda não li, mais só por ser da Paula já amo.
    Estou começando um blog, se puder me fazer uma visita, ficarei imensamente grata.
    comassimanalice.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. opa, o link certo é comoassimanalice.blogspot.com.br ;)

    ResponderExcluir
  19. Acho que este é o primeiro livro da Paula Pimenta que eu me interesso em ler. Os outros livros não faziam meu tipo de leitura, nem este. Porém gosto desses re-contos de histórias tradicionais, e por isso acho que agradarei deste livro;
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá Leandro,

    Acho que essa é a terceira resenha que leio desse livro e todas foram positivas, não li nada da autora mas tenho muita curiosidade.....gostei de saber a sua opinião....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. OI Leadro!!
    Todo mundo que leu Paula Pimenta só é elogios para ela. Tenho sim vontade imensa de lê-la, e esse livro realmente parece um bom para começar!
    A resenha ficou incrível, parabéns!!!

    AAh, voltei a escrever no Peças de Oito, dá uma olhadinha lá depois se puder, blz?

    Abraços,
    Diego.

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comente com moderação!