sexta-feira, 5 de setembro de 2014

[RESENHA] Outlander - A Viajante do Tempo - Diana Gabaldon

A quantidade de elogios para toda a série Outlander é enorme! Os fãs da série são tão apaixonados pela história que sempre tentam manter-se, de alguma forma, próximos à ela. Tal característica sempre despertou certa curiosidade em mim, até que tive a oportunidade de ler o primeiro livro. É um livro grande, sem dúvidas. São oitocentas páginas e praticamente não há intervalo entre os capítulos. Mas foi a leitura mais rápida que já fiz e confesso que gostei do que li.

Edição: 2
Editora: Saída de Emergência Brasil
ISBN: 9788567296227
Ano: 2014
Páginas: 800
Nota: (4/5)
Claire, a protagonista de A viajante do tempo é uma mulher de personalidade forte, lutando para se manter num mundo de homens violentos, que busca seu verdadeiro amor enquanto participa de importantes acontecimentos da história. Claire Beauchamp Randall foi separada de seu marido Frank pouco depois da lua-de-mel, quando ele foi convocado para lutar na Segunda Guerra Mundial. Ao final do conflito, Claire e Frank se reencontram e retomam a vida que tinham em comum numa viagem a Escócia. Mas o reencontro não ocorre da forma esperada. Parece haver entre a esposa e o marido um distanciamento muito maior do que aquele causado pelos anos de guerra. Ao visitar uma antiga e mística formação de rochas, Claire finalmente vai conhecer seu destino.
Claire foi enfermeira durante a Segunda Guerra Mundial e casou-se com o professor universitário Frank. Isso aconteceu pouco antes do início da guerra que, infelizmente, logo os separou. Após a guerra, reunidos novamente e para a felicidade de ambos, partem para Inverness — norte da Escócia.

Inesperadamente, Claire presencia um momento místico e um tanto diferente, eu diria. Algo inexplicável. Querendo desvendar e entender o que viu, ela retorna depois ao local e é justamente quando volta que a história toma fôlego e realmente acontece.

Ela passa por uma pedra, como uma fenda do tempo, e volta duzentos anos antes, para o mesmo local. Tudo está diferente, incluindo suas vestimentas. Os homens que a encontram, desconhecem-na e passam a querer desvendá-la. Mesmo com a dúvida pairando entre eles, decidem levá-la ainda assim até que descubram a identidade da mesma. E é justamente quando isso acontece que ela conhece o amável — e sofredor — Jamie.

"Eu posso suportar a dor. Mas não poderia suportar você com dor. Isso exigiria mais força do que eu tenho."
 — Jamie

Esse romance histórico é realmente um “prato cheio” para os fãs do gênero. Neste livro há romance, aventuras, mortes, entre tantos acontecimentos marcantes e por vezes interessantes que dão dinamismo à história. A Gabaldon é uma autora precisa, possui uma narrativa bastante descritiva e concisa que torna o seu livro riquíssimo e ainda proporciona uma leitura muito boa; isso é incontestável.

Se você adora um bom romance, também irá deliciar-se com os momentos de puro romantismo entre Claire e Jamie. A autora, inclusive, abusou bastante desses momentos. Admito que, em alguns momentos, algumas situações pareceram piegas. Mas isso é algo bastante pessoal. De forma geral, eu gostei muito da química entre os protagonistas e a maneira que ambos agiam entre si. E acredite: há muitos momentos românticos entre eles. Muitos mesmo. Mas nada que tenha me incomodado demasiadamente.

Um fato bastante notório é a personalidade palpável que a autora desenvolveu para cada personagem; não passam aquela sensação de que se trata de acontecimentos distantes da realidade. Há toda uma descrição dos costumes da época, da cultura, arquitetura, da tradição dos kilts etc. Tudo trouxe-me um aprendizado à parte e a escrita da autora é uma delícia; elegante, formal e rica; o meu envolvimento aconteceu logo no início, sem frustrações imediatas.

O aspecto que realmente me incomodou foram os determinados acontecimentos que acometeram o Jamie. A meu ver, soaram-me demasiadamente torturantes e quase impossíveis de serem suportados por um ser humano. E isso intensifica-se ainda mais no final. Não acredito que nenhum homem, nas condições psicológicas e físicas em que ele encontrava-se, conseguiria suportar tudo aquilo — obviamente não direi o que acontece a ele; seriam spoilers absurdos.

O final deixou a desejar, confesso. Esperava um desfecho diferenciado e até surpreendente, mas foi tão “insosso”, repetitivo e desinteressante que, infelizmente, tirei uma estrelinha da minha avaliação geral. Foi frustrante, admito.

Em suma, “Outlander – A Viajante do Tempo” não decepciona. Muito pelo contrário. É um bom livro, rico em detalhes precisos e que não desaponta de modo geral — apesar de que apresentou algumas falhas, a meu ver. Para os amantes de um bom romance histórico, super recomendo a leitura. Com toda certeza irão delicia-se. Porém, aviso-lhes o seguinte: este é o primeiro livro de uma série composta por oito volumes no total. Portanto, sintam-se avisados de que muitas histórias ainda virão por aí. 

RECOMENDO!


23 comentários:

  1. Oiii Leandro. Olha só, ela não se casou com Randall, foi com Frank, na verdade. Randall era o capitão... rsrsrs
    Eu também achei que Jamie sofreu muito e não achei que sobreviveria nem ao primeiro açoite, enfim..... amei demais o livro e aguardo a continuação. Gosto de histórias assim e agora vou ver os episódios!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Greice! Hahaha...
      Desculpa. Já corrigi. Obrigado, querida.
      :D

      Excluir
  2. Oi, Lê!
    Confesso que meu interesse no livro ainda é pouco, mesmo que tenha uma premissa interessante e até curiosa. Uma pena que tenha deixado a desejar em alguns aspectos. Maasss, no geral é uma leitura boa, pelo visto. Boa dica.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Leandro.
    Eu ainda terei esse livro, sonho com ele desde que ele era de outra editora, só me espanta o tamanho, e a quantidade de livros que compõe a série, mas enfim, um dia dou conta de todos.
    Você conseguiu me deixar curiosa sobre os acontecimentos que ocorrem com Jamie, e é claro que eu já estou assistindo o seriado....de alguma forma eu preciso captar a essência dessa história.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  4. Heey!

    AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAMOOOOOO esse livro! E estão fazendo um trabalho maravilhoso com a série também! Li tem alguns meses, e nossa, estou louca pra conferir todo o resto da coleção. Uma pena que os livros sejam tão caros, espero que essa nova edição tenha preços mais acessíveis pra que eu possa continuar acompanhando meu lindo Jamie <3 como sofri junto com ele! Eu concordo, é sofrimento demais pra uma pessoa só, e me peguei imaginando várias vezes como ele suportou tudo isso. Eu nem me incomodei com o final, pra ser sincera. Achei fofo.

    Beijinhos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Leandro.
    Acho a capa e sinopse desse livro tão chamativa, mas fiquei meio com pé atrás, por não ter sido um livro totalmente envolvente ao seu ponto. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Essa é a primeira resenha que leio desse livro. Gostei de ter mais informações sobre ele e confesso que fiquei com vontade de ler, mas duas coisas me fizeram pensar duas vezes. A primeira foi a qnt de páginas e a segunda o tamanho da série. Enfim ainda não desisti mas não sei quando conseguirei ler.
    Parabéns pela leitura e resenha. Bjos querido!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu me interessei por essa serie quando relançaram com essa nova capa muito bonita por sinal. Mas o meu interesse se deve mesmo é por causa da serie de tv que assisti e gostei. Assim que der vou comprar para ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Olá Leandro, quanto tempo não passo por aqui...
    Quando vi que a Arqueiro iria lançar esse livro, não me interessei muito, mesmo que a história tenha uma boa premissa. Mas quem sabe um dia eu leia né? Hehehe e aliás, sua resenha ficou ótima! ;)

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Leandro,
    Então, este livro é minha próxima leitura e confesso que estou bastante entusiasmado. O que me incomoda mais é de ser uma série longa demais, mas estou me acostumando com isso, grande parte dos livros hoje faz parte de uma série/trilogia. O que fez mais eu querer ler o livro é o momento histórico dele, narrativas em guerras costumam ser geniais.

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Leandro!

    Todos estão bem empolgados com essa série. Essa empolgação me deixou intrigada, além disso, confesso que achei a premissa muito bacana. Adorei sua resenha, consegui ter uma visão mais profunda dos pontos positivos e negativos da história, assim, quando for ler, não crio muitas expectativas sobre tudo. Aliás, gostei de saber que a autora pesquisou sobre a época em que a personagem principal foi transportada e tudo o mais.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá Leandro já estou com meu exemplar aqui...
    E inclusive já iniciei a leitura, mas dei uma paradinha para adiantar algumas leituras antes de mergulhar de vez nesse histórico tão ansiado... Sou apaixonada pelo gênero e fiquei mais ansiosa ainda depois de saber desses "muuuitos" momentos românticos entre a Claire e o Jamie.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Leandro! Romance histórico não é muito meu gênero, e sim o da minha colunista Domino - que alias, vou indicar para ela.
    Não me interessei muito pela premissa, mesmo tendo elogiado bastante a obra.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  13. Oi Lê! Pretendo ler este mês, faz tempo que quero conferir a história, desde que era da outra editora, mas agora mato a vontade. Fiquei super curiosa para saber o que aconteceu com o mocinho, você fala como se ele tivesse chegado perto da morte praticamente e sob tortura. Coitado. Ótima resenha.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. oie Le
    menino, que resenha. Eu estava esperando uma resenha de um blogueiro com o gosto parecido com o meu, e que confiasse totalmente no julgamento, e pronto. Já achei.
    Acho que a parte do romance não me incomodaria. Amo quando o romance tem grande destaque no livro.
    Fiquei com medinho da síndrome de super homem que parece acometer o Jamie.
    Mas acho que irei gostar.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  15. Não estou no pique pra livros grandes, ainda mais séries D: rs Mas já ouvi muito falar sobre a série de TV e agora estou lendo sobre o livro. Realmente me pareceu bem interessante, mesmo com algumas falhas que você cita. Amo romances históricos, mas por enquanto vou ficar apenas com os da Lucinda Riley que ainda preciso ler.haha

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Leandro...

    Não tô conseguindo dar conta de tantas séries... hahahaha por enquanto essa não vi nada em especial. Não encheu os olhos pelo menos por hora. Mais adorei sua resenha!

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oie,
    nossa já ouvi falar tanto deste livro que estou curiosa.
    Não parece ser tão bom assim, mas ainda sim leria

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oii,

    Lembro a primeira vez que ouvi falar do livro e o como fiquei interessada na história!!
    Gostei da sua resenha :D

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  19. Parece ser um livro muito bom! Eu ainda não conhecia a série, mas fiquei interessada e curiosa para saber o que acontece. Já coloquei o livro na minha listinha :D Beijos e tenha uma ótima semana :D!!
    maluquice de garota
    página no face
    página no Twitter

    ResponderExcluir
  20. Oi leandro

    Esse livro era muito desejado por mim, apesar de ser bastante inacessível. Consegui lê-lo ainda na outra edição, mas acabei parando poucas páginas do final porque ele era emprestado e eu precisei devolver.
    Essa semana comecei a releitura dele, com bastante calma, ao mesmo tempo que acompanho a série.
    Estou bem curiosa para saber como o livro terminou.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  21. Oie Le =)

    Ainda não assisti ao seriado, por que estou querendo ter a oportunidade de ler o livro primeiro. Adoro essas histórias de viagens no tempo e pelo visto essa série tem tudo para conquistar meu coração rs...
    Espero ter a oportunidade de ler em breve^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  22. Uma leitura rápida com um livro descritivo é algo que infelizmente ainda não aconteceu comigo, o que geralmente torna o meu desejo por um livro muito menor. Apesar desse detalhe, isso não acontece com "Outlander" e realmente estou na expectativa por essa história, que pela aproximação com a realidade aparenta ser muito bacana.
    Não sei quando vou ter a oportunidade de ler, mas a maioria declara certo vício pela leitura (e pela série de TV também), então quero saber se vou entrar para esse grupo. haha Espero que sim.

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir

Comente com moderação!