quarta-feira, 3 de setembro de 2014

[RESENHA] Se Eu Ficar - Gayle Forman

É justamente ao ler livros tão sensíveis como este que eu percebo que sou uma pessoa sentimental. Eu acreditava que gostaria da história pelo fato da premissa ter me deixado muito curioso. Entretanto, eu não só gostei, na verdade, amei a história do início ao fim e emocionei-me demais. Inevitavelmente, em alguns momentos, foi impossível conter as lágrimas e mais difícil ainda foi concluir a leitura.

Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581635415
Ano: 2014
Páginas: 224
Nota: (5/5 - FAVORITO )
Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. 
Mia é uma garota aparentemente comum, que vive de forma tranquila ao lado dos seus pais e do seu irmão. Namora o Adam — o vocalista de uma banda de rock — e o ama de forma profunda, sincera e sem receios.

Em um determinado dia, Mia ver sua vida tão estável e agradável ruir completamente. Acontece um acidente terrível e inesperadamente, tal acontecimento a deixa em coma. E só ela poderá decidir entre ficar ou ir embora e nunca mais viver.

"(...) As pessoas acreditam no que querem acreditar."
Pág.: 64

Não quis deter-me muito à história ao relatá-la acima, pois qualquer mínimo detalhe pode tornar-se um spoiler e se isso acontecer tirará toda a beleza do livro, e esta não é minha intenção.

É tão doloroso o rumo que a vida de Mia toma que mesmo escrevendo esta resenha, meu coração ainda está apertado. Imagine o quão difícil é ver sua vida tão comum e agradável tornar-se algo tão confuso, tortuoso, delicado e prestes a desaparecer completamente. Os flashbacks da Mia são tão vívidos e tocantes que ao fazer um paralelo com o estado em que ela encontra-se, toda a situação torna-se dolorosa.

Este livro aborda muito a questão do Coma Vigil. Sempre é necessário desligar os aparelhos por achar que não há esperanças? Uma pessoa em estado de coma pode ser considerada viva ainda? Essas e outras perguntas permearam meu consciente durante toda a leitura e por mais que pareçam práticas ou fáceis de responder, não são. Lidar com a vida é muito complicado e complexo, e torna-se ainda mais quando é a vida de outra pessoa ou de alguém que amamos.

O romance é tão palpável, terno, singelo e bonito que as personagens pareciam ser pessoas próximas a mim; tão próximas a ponto de acreditar que existiam naquele momento, enquanto eu lia. A dor do Adam ao ver sua namorada naquele estado é dilacerante e em determinados momentos, a manteiga-derretida aqui não conseguiu conter as lágrimas. O mesmo acontece com a Mia. Ela anseia que a vida conserte tudo o que foi destroçado, destruído; ela anseia que a sua vida volte a ser como era e que tudo não passe de um pesadelo. Mas a vida não é um conto de fadas. Muito pelo contrário. É mais dura do que se pensa! E Mia percebe isso de uma maneira tão difícil que eu sofri juntamente com ela. Foi inevitável.

Este é aquele tipo de livro curto, mas com uma profundidade tão grande que foi impossível não me comover. Ele consegue passar sua mensagem de uma forma clara e, por vezes, de forma implícita. E este foi o seu diferencial. A vida é algo inexplicável, imprevisível e muito dura. Mas são os pequenos momentos, gestos, são as pessoas que amamos e acima de tudo, o amor que a torna bonita; que faz com que valha à pena viver cada segundo e sempre ao lado das pessoas que amamos.

Em suma, este livro entrou para a minha lista de favoritos e a sua mensagem guardarei comigo para o resto da minha vida. Como eu disse inicialmente nesta resenha, não esperava que esse livro fosse mexer tanto comigo. E isso foi bom. Eu me surpreendi, amei-o e continuo amando-o. Preciso dizer ainda que o recomendo?



RECOMENDO!


14 comentários:

  1. Olá, Leandro. Tudo bem?
    Comprei o livro na Bienal, mas, ainda, não comecei a lê-lo. Mas, vou ler antes de ver o filme, com certeza.

    Obrigado pela dica.
    A resenha é otima.

    Abraços.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    confesso que não estou tão empolgada assim para ler este livro, mas estou gostando bastante das resenhas.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já vi algumas resenhas, está todo mundo querendo ver o filme hahahaha tô até ficando mais curiosa! Valeu a dica, vou tentar ler. Beijos!

    www.entorpecendo.com

    ResponderExcluir
  4. Oi,Leandro!
    Eu fiquei interessado nesse livro justamente por causa de sua mensagem. Um livro com uma sinopse tão incrível como essa abre espaço para discutir e refletir muitos temas legais, além de emocionar qualquer leitor. Tenho que comprar esse livro logo, rsrs.
    E o filme, bom, só o fato de ser com a Hit-Girl já o torna espetacular, rsrs. Amo a Chloe.

    Abraços,
    Diego.

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Lira,

    Já li algumas resenhas desse livro e nenhuma conseguiu me passar a profundidade da história como essa sua. Não estava convencido a ler, só que agora preciso conhecer essa história e saber se serei tocado por ela assim como você. Uma excelente resenha!

    Abraços,

    http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie Le =)

    Ao contrário de você não consegui me envolver com a história de Se eu Ficar. Achei as relações muito superficiais e não sei, mas acho que no decorrer da leitura fui meio que pegando birra com a Mia rs...

    Em fim, fico feliz que saber que você gostou e aproveitou a leitura mais do que eu ^^

    Parabéns pela resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  7. Ai, que lindo! Estou doida pra ler e ver o filme, quero chorar tbm! kkk
    Eu amo quando os livros tem uma mensagem forte pra passar, que de alguma forma mudam nossas vidas :)
    Adorei sua resenha!
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Le! Que legal que foi uma leitura excelente, no meu caso eu achei que faltou algo, não me emocionei como esperava, mas é bom ver como o livro marca as pessoas de maneiras diferentes, entendi bem seu ponto de vista.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Como você bem disse, esse livro deixa qualquer leitor com o coração apertado, apesar de ser de uma simplicidade quase tocante. Eu estava muito ansioso e felizmente todas as minhas expectativas foram atendidas, mas confesso que estou com receio da continuação. Realmente espero que seja tão especial quanto esse livro.
    Apesar de não ter a mesma profundidade, com a leitura me lembrei muito da série "Saving Hope", que trata de um tema relativamente parecido.

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  10. Gente... Preciso ler esse livro,
    cadê os sorteios??? Já tentei comprar algumas vezes, mas sempre alguma coisa da errado.. Estou louca para me emocionar com essa estória.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Heey!

    Ao contrário de você, eu não amei esse livro. Na verdade fiquei até um pouco decepcionada. Não que seja um livro ruim, longe disso. É fofo na medida certa, e emocionante em alguns momentos. Mas eu esperava muuuuuuuuito mais depois das resenhas que li. Talvez o problema tenha sido as altas expectativas, não sei. Mas enfim, ele passa mesmo uma bela lição, e o que mais me encantou foi ver o papel que a música tem na história e na decisão da protagonista, é quase como se ela fosse um personagem da história, tanto quanto Mia ou Adam.

    Beijinhos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Leandro que resenha fascinante. Confesso que quando esse livro foi lançado não prestei muita atenção, mas depois de ver o trailer do filme e ler algumas resenha decidir que tenho que ler e sei que vou chorar litros (também sou manteiga derretida). Enfim amei saber sua opinião. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  13. Queria muito ler antes de ver o filme, por isso não sei se verei no cinema. :/
    Suas resenhas estão cada vez melhores! Parabéns! :D

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha e faz tempo que estou querendo ler este livro. To precisando de uma leitura mais assim esse mês kk Brigado pela indicação (:

    lumenseries.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Comente com moderação!