quinta-feira, 2 de outubro de 2014

[RESENHA] Belleville - Felipe Colbert

Ao escolher “Belleville” para iniciar a leitura, confesso que havia certo receio da minha parte. Não pelo fato de ser nacional. De forma alguma. Mas sim, pelo fato da premissa não ter despertado tanto minha curiosidade. O que realmente motivou-me a ler o livro foram algumas resenhas positivas que li. No entanto, minha opinião divergirá com a de muitos leitores porque não foi uma leitura satisfatória para mim.

Editora: Novas Páginas - Editora Novo Conceito
ISBN: 9788581634111
Ano: 2014
Páginas: 304
Nota: (2/5)
Se pudesse, Lucius aterrissaria em 1964 para ajudar Anabelle a realizar o grande sonho do seu falecido pai! De quebra, ajudaria a moça a enfrentar alguns problemas muito difíceis, entre eles resistir à violência do seu tio Lino. Claro que conhecer de perto os lindos olhos verdes que ele viu no retrato não seria nenhum sacrifício... Sem conseguir explicar o que está acontecendo, Lucius inicia uma intensa troca de correspondência com a antiga moradora da casa para onde se mudou. Uma relação que começa com desconfiança, passa pelo carinho e evolui para uma irresistível paixão – e para um pedido de socorro...
Lucius se muda para uma antiga casa que fica localizada em Campos do Jordão. Ele cursa matemática e com o intuito de diminuir as despesas ― até porque mora sozinho ― instala-se na casa. Entediado pelo fato de não ter amigos e já dominar as matérias do seu curso, ele passa a explorar a sua “nova” moradia. Inesperadamente, encontra uma caixa enterrada no quintal da sua casa, e dentro dela, há uma carta; a carta que mudará sua vida.

Ano de 1964. Anabelle mora sozinha em uma casa. Motivo? Bem, seus pais faleceram e sua única companhia é seu gato chamado Tião. A melancolia e nostalgia permeiam seus dias devido às frequentas lembranças de sua antiga vida. O sonho de seu pai era construir uma montanha-russa caseira que ele já havia iniciado antes da sua morte. E para expressar tal desejo, ela escreve uma carta pedindo para que o próximo morador da casa continue a construção e consequentemente realize o desejo do seu amado e falecido pai.

O destino, inadvertidamente, une essas duas pessoas e muda completamente o rumo de suas vidas.
"Tinha algo a ver com pensar que a Via Láctea é pequena demais para acharmos que estamos tão longe assim um do outro, e que uma simples reta imaginária me ligava a ela, não importava onde ela estivesse. O mesmo sentimento que eu começava a ter em relação a Anabelle."
Pág.: 113
Bem, minha relação com esse livro passou por uma mudança de opinião drástica. Inicialmente, a história indicava ser boa e eu acreditava que ela iria desenvolvendo-se e, consequentemente, melhorando com o virar das páginas. Entretanto, aconteceu exatamente o contrário. O autor parece que se perdeu no desenvolvimento do enredo e o que poderia melhorar, não melhorou, infelizmente.

Os protagonistas tomaram um rumo tão desagradável e desinteressante que eu fiquei entristecido, confesso. O Lucius, de início, era determinado, caricato, realista, interessante e inteligente. Tais características muito agradam-me em uma personagem. Mas sua fixação em tentar construir a montanha-russa e sua paixão inesperada por Anabelle tornou-o um protagonista irritante e, consequentemente, incômodo. Era tudo tão surreal, a meu ver, que chegou a entediar-me.

Anabelle é uma personagem comum. Juro que tentei me afeiçoar a ela durante toda a leitura, mas sua constante tristeza ― mesmo que compreensível, algumas vezes ― foi demasiada e por vezes, desnecessária.

A história possui um ritmo muito lento. Não possui acontecimentos marcantes, interessantes e nem muito menos instigantes. O mistério que paira na história não foi bem elaborado e o que poderia colaborar para um melhor desenvolvimento de toda a trama em si, só a deixou com mais perguntas e poucas respostas.

Mesmo possuindo uma boa escrita, nem mesmo a narrativa conseguiu salvar o livro. É perceptível que o autor é um bom narrador e sabe construir suas personagens ― mesmo não desenvolvendo-as tão bem no enredo.

Em suma, “Belleville” poderia ter sido um bom livro, mas não foi. O desfecho foi sofrível. Concluí a leitura insatisfeito. O autor parece que quis concluir logo e apressou todos os acontecimentos finais. Foi realmente frustrante. Indico a leitura se você realmente estiver muito curioso a respeito da história. E ainda assim, aconselho a não criar expectativa alguma. Ademais, cabe ao leitor decidir se irá lê-lo ou não.


FICA A DICA!



17 comentários:

  1. Dessa vez a minha opinião em relação a obra é bem distinta, Leandro. KKKK Gostei muito de "Belleville", que inclusive foi uma das leituras mais rápidas que realizei ao longo desse ano. De qualquer forma, como você gostou da escrita, espero que leia outros livros do Felipe. Apesar de não ter lido nenhum outro, tenho grandes expectativas.

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Leandro!
    AAAAA, eu estou doida pra ler Belleville, já garanti o meu exemplar!
    Mas vc deu 2 estrelas :( Realmente, a sinopse tbm não me chamou taaanto a atenção, fui mais pela capa, por ser nacional, e pelos elogios por aí.
    Tomara que eu não me decepcione =/
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
    // tem MEGA SORTEIO rolando: 9 livros, 3 ganhadores! //

    ResponderExcluir
  3. Oie Le =)

    Esse foi um livro que não me chamou muito a atenção desde o lançamento. Mesmo com algumas resenhas positivas que li dele, não consegui sentir aquela curiosidade de saber do que se trata a história.

    Uma pena que a leitura não tenha sido proveitosa para você.

    Ótima resenha!

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  4. Olá, Leandro.
    Confesso que esperava uma opinião bem positiva da sua parte de sua obra. Mas gostei de sua opinião, é tão ruim quando o livro nos passa a impressão de ter sido escrito com bastante pressa, enfim, continuo com vontade de ler o livro por ter lido um livro do autor um tempo atrás e gostado. Até mais.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/2014/10/promocao-rumo-pluvia.html

    ResponderExcluir
  5. Bem, confesso que não me interessei pela leitura desse livro em nenhum momento. Sua resenha só corrobora para o meu desinteresse,rs Uma pena a gente ver que o autor é bom e a estória também, mas que não foi bem desenvolvida e por isso a leitura não foi boa :X

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Poxa Leandro, que pena que não curtiu a leitura :/ ! Eu confesso que não conhecia o livro ainda, mas já não senti atração por ele, nem pela sinopse e nem pela capa. Ainda asim vou pesquisar mais algumas resenhas. Beijos e tenha um ótimo sábado!! :D
    maluquice de garota
    página no face
    página no Twitter

    ResponderExcluir
  7. Que pena. Eu li um livro policial do autor e ache fantástico. Sei lá, tem alguns autores que são muito bons em um gênero e em outros não. Pode ser isso. Mas se tiver a oportunidade, ainda quero ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oii,

    A sinopse dele não me atraiu muito e saber que o autor apressou tirou mais ainda a vontade de ler :(
    Não gosto de livros tão direto assim :(


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Leandro, tudo bem?
    Que pena que você não gostou muito do livro, fiquei muito surpresa quando vi a sua nota no inicio, pois a maioria das resenha que eu li eram positivas. Mas cada um tem um gosto, eu por exemplo não sei se gostaria muito do livro também.

    http://fonte-da-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Leandro! Apesar de ter achado a capa linda e o título melhor ainda, a sinopse também não me cativou :/ sinto muito não ter sito uma boa leitura pra você, e espero que a próxima seja melhor! Você me perguntou de Garota Exemplar lá no blog! Eu adorei tanto o livro quanto o filme, é um suspense psicológico excelente e com um final chocante, eu só não recomendo às pessoas que estão às vésperas do casamento :p beijos!
    http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie Le
    uau, quando vi a nota meu coração já ficou todo xoxô rs
    eu nutria imensas expectativas com esse livro, mas caracterização de personagens é algo que pesa muito pra mim. Se não for convincente já era, eu acabo não gostando do restante, e aconteceu isso recentemente com o livro Perdida.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Leandro! Tudo bem?
    Nem pela sinopse fiquei animada para ler "Belleville" porque achei tudo surreal demais, imagina então depois de ler a sua resenha... Posso estar fazendo um pré-julgamento errado levando em consideração a quantidade de pessoas que elogiaram a história, mas confesso que prefiro uma trama recheada de ação do que uma pautada pelo drama e o romance. É uma pena isso, considerando que o autor é um bom narrador, estarei esperando o lançamento de outro livro dele para conferir, afinal de contas, não posso deixar de prestigiar a literatura nacional, né! Adorei a sua resenha e suas explicações! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Leandro.
    a capa é linda.
    uma pena mesmo.
    mas acontece muito disso do autor se perder no meio do livro.
    bju

    http://karinapinheiro.com.br/o-que-nao-foi-entregue-e-nem-dito/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Leandro!
    Esse livro nunca me despertou interesse, nem na época do lançamento. Acho que foi a premissa que realmente não me cativou, que de certa forma, já é um tanto quanto 'comum". Gostei de saber seu ponto de vista.

    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Oi Leandro!
    Vixe parece que realmente não vale a pena... tb achei a sinopse desinteressante.
    Uma pena pq a capa é tão linda.
    Mas tá ai um bom exemplo de que a história não pode ser julgada pela a capa.

    Beijos!
    http://lapiselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oiii Leandro, tudo bem? Eu não conhecia o livro mt bm. Mas n leria. Me lembrei de um filme (n lembro o nome), mas q tem essa temática. De trocas de correspondencias em anos diferentes e tal. E confesso q tenho um certo preconceito com essas historias meio parecidas (n q o autor tenha copiado, n eh isso), mas como eu n entendi como acontecia no filme, n ia qrer ler um livro com a mesma temática, pois tbm n ia aceitar essas cartas mt bm. hehehehe.
    Abraçosssss
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Quando esse livro foi lançado gostei da capa e por ser nacional fiquei curiosa, mas após ler a sinopse não me senti atraída e lendo algumas resenhas percebi que todos tiveram a mesma impressão que vc. Enfim é uma pena que esse livro não tenha agradado. Desejo mais sorte ao autor da próxima vez.

    ResponderExcluir

Comente com moderação!