terça-feira, 28 de outubro de 2014

[RESENHA] Mar da Tranquilidade - Katja Millay

Eu já conhecia este livro desde a época em que estava fazendo burburinho lá fora. A premissa sempre despertou minha curiosidade e após ler a opinião positiva de alguns leitores brasileiros que leram em inglês mesmo, fiquei ainda mais interessado. Não sei ao certo o que prejudicou meu envolvimento com a história, entretanto, não encontrei nada novo neste livro ou que tenha surpreendido-me. 

Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580413250
Ano: 2014
Páginas: 368
Nota: (2,5/5)
Nastya Kashnikov foi privada daquilo que mais amava e perdeu sua voz e a própria identidade. Agora, dois anos e meio depois, ela se muda para outra cidade, determinada a manter seu passado em segredo e a não deixar ninguém se aproximar. Mas seus planos vão por água abaixo quando encontra um garoto que parece tão antissocial quanto ela. É como se Josh Bennett tivesse um campo de força ao seu redor. Ninguém se aproxima dele, e isso faz com que Nastya fique intrigada, inexplicavelmente atraída por ele.A história de Josh não é segredo para ninguém. Todas as pessoas que ele amou foram arrancadas prematuramente de sua vida. Agora, aos 17 anos, não restou ninguém. Quando o seu nome é sinônimo de morte, é natural que todos o deixem em paz. Todos menos seu melhor amigo e Nastya, que aos poucos vai se introduzindo em todos os aspectos de sua vida.À medida que a inegável atração entre os dois fica mais forte, Josh começa a questionar se algum dia descobrirá os segredos que Nastya esconde – ou se é isso mesmo que ele quer.Eleito um dos melhores livros de 2013 pelo School Library Journal, Mar da Tranquilidade é uma história rica e intensa, construída de forma magistral. Seus personagens parecem saltar do papel e, assim como na vida, ninguém é o que aparenta à primeira vista. Um livro bonito e poético sobre companheirismo, amizade e o milagre das segundas chances.
Nastya é uma jovem nada comum. Completamente devastada pela dor, rebelou-se contra tudo, todos, e pior ainda, contra si mesma. O que a tornou esta jovem tão autodestrutiva? É um dos mistérios presentes em todo o livro. Ela busca, de forma pessoal, a cada dia, conseguir curar as feridas que assolam sua alma.

Depois do incidente ainda não revelado, ela tornou-se outra pessoa. A negatividade e o ódio pairam sobre si dia após dia. Até que ela decida mudar, recomeçar sua vida em outro local. Ao mudar de escola, novos problemas e empecilhos passam a fazer parte da sua rotina. Porém, Nastya construiu um escudo tão inabalável em torno de si que quase nada a incomoda. Inesperadamente, quando ela passa a observar um jovem que senta-se sozinho todos os dias, no mesmo local, tudo muda.

O tal jovem chama-se Josh. Ele não vive uma vida fácil. É uma pessoa só, não tem família. Cada parente seu já está morto. E amigos? Ah, apenas tem o Drew.

É justamente neste mar de tragédias (e não de tranquilidades), que Josh e Nastya se conhecem. Ele desperta algo nela que, há um bom tempo, parecia morto, inexistente. E é a partir deste ponto que a autora desenvolve sua história.

"Nem todos têm uma vida tão fácil. Algumas pessoas têm problemas e você precisa aprender a se colocar no lugar do outro, em vez de julgar." 

Bem, eu senti uma enorme contradição quanto a este livro. Na verdade, foi uma leitura bastante oscilatória (ora gostava, ora não). O que me incomodou bastante  foi justamente a "tranquilidade" incômoda que paira em toda a história. Digo incômoda porque não é algo bom. Os protagonistas sempre estão cercados por seus demônios pessoais. E pelo fato de a autora possuir uma escrita pungente, instigante em quase todos os momentos, e acima de tudo, sensível, tal aspecto deixou-me incomodado durante todo o livro devido ao meu estado pessoal no momento da leitura.

Não gostei da Nastya. Compreendo que cada pessoa reage de determinada forma após algum acontecimento horrível, mas após descobrir o que aconteceu com ela, achei desnecessária a maneira como lidou consigo mesma. Sem falar que  é uma protagonista totalmente depressiva e me deixou perturbado em alguns momentos, confesso.

O Josh foi o aspecto mais convincente de toda a história, em minha opinião.  Ele possui uma personalidade forte e mostrou-se uma pessoa incrível durante a leitura. Eu parecia ser seu amigo e compreendê-lo não foi difícil. Muito pelo contrário. Torci sempre para que ele pudesse encontrar algum conforto para a sua alma tão triste e machucada.

O romance não me envolveu e era o principal fator para me convencer. Este era o ponto mais importante do livro para mim. Inclusive, ao propor-me iniciar a leitura, esperava algo que realmente deixasse-me satisfeito. Mas infelizmente minha satisfação não aconteceu e fiquei frustrado, admito.

Quando o segredo de Nastya foi revelado, aconteceu outra frustração. Achei-o tão pequeno perante todo o dramalhão que ela fez durante o livro, que até certa revolta da autora, eu pude sentir. E detalhe: só é revelado no final. Ou seja, tive que ler todo o livro para encontrar uma revelação tão ínfima. Esperava um acontecimento mais doloroso. Julgue-me como quiser, mas achei a maneira como ela lidou com tudo foi muito “estou revoltada, quero aparecer e julguem-me!”. Ridículo!

Concluindo, foi uma leitura regular. Esperava mais. O livro não apresentou-me uma história, de todo, ruim, mas poderia ter sido bem melhor. Poderia mesmo. Gostei da escrita da Millay e espero ler outros livros da mesma para, quem sabe, envolver-me mais. Possivelmente este livro agradará muitos leitores. Portanto, caso tenha a oportunidade e queira lê-lo, leia e tire suas próprias conclusões. Meu grande mal é criar expectativas demais. E isso me impediu de achar a história, ao menos, boa. 


FICA A DICA!


24 comentários:

  1. Oie magoei ao saber que foi uma leitura regular. Já não tinha tanta expectativa, agora então vou passar no momento. Isso porque confio demais na sua opinião, e nosso gosto literário é muito parecido.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Le! Que pena que você não curtiu o livro, eu ao contrário gostei demais da história, mas entendo seu ponto de vista, eu senti muita simpatia pelos personagens e isso foi essencial para o aproveitamento da minha leitura. Eu não tinha expectativas e acabei sendo surpreendida.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oi, Leandro!

    Que decepção. Apenas pelos seus comentários acerca da história e de Nastya, percebi que não vou gostar da leitura. É triste termos tanta expectativa e, depois, levarmos um balde de água fria.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Leandro,

    Uma pena você não ter gostado do livro, mesmo com as sua ressalvas ainda quero ler e espero gostar da história, mas gostei de saber sua opinião, ótima resenha....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Leandro.
    É sempre bom ler uma opinão que diverge das demais, isso me deixa mais pé no chão e baixa as expectativas.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  6. Oi Leandro

    Minha primeira reação ao ver a nota que você deu ao livro foi: "Oi?????" kkkkkk
    Essa é a primeira resenha negativa que leio sobre ele e admiro sua sinceridade em falar que não gostou e expor claramente os pontos que te incomodaram.
    Eu tenho um histórico enorme de desgostar de histórias que todo amaram, agora que li sua resenha ou diminuir minhas expectativas e ler sem esperar muita coisa, quem sabe assim consiga favoritar o livro como aconteceu com a maioria dos leitores.

    Abraço
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  7. Comprei o livro essa semana. Vi algumas resenhas positivas dele e fiquei bastante curiosa.
    Uma pena o livro não ter alcançado suas expectativas. Espero que comigo seja diferente.
    Não vou lê-lo por agora, pois estou mais curiosa com os outros que comprei haha.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook Tem promoção de Halloween lá no blog. Não fique fora dessa!

    ResponderExcluir
  8. Já li esse livro e apesar da opinião positiva que dei a ele no blog, não foi o que eu esperava.
    Adoro ler resenhas sinceras, e a sua foi uma delas.
    parabéns!
    Caixinha de Correios #54.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira

    ResponderExcluir
  9. esse livro tem frases otimas e com muito efeito, beijos
    ja estou seguindo o blog ^^
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Leandro,
    A capa desse livro me lembra a capa de "Ouro", mas acho que as semelhanças param por ai.
    Não sei se a história me agradou. Sua opinião serviu pra me desanimar ainda mais... mas quem sabe, né?!?

    Até mais,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Poxa, eu estava com as expectativas lá em cima para ler esse livro após eu ter lido a sinopse e achado a história ótima, e agora que vou começar a ler esse livro essa semana já fiquei desanimada. É realmente uma pena quando a história não é tão boa quanto imaginamos. Bom, de qualquer modo irei ler, e ver o que eu acho.

    www.lostgirlygirl.com
    bjos

    ResponderExcluir
  12. Oii,

    Nossa é a primeira negativa que leio do livro, estava super afim de ler, mas ainda não comprei... Vou deixar mais pra frente e tentar ler depois.
    Não curti saber que a autora esperou o livro todo pra contar o segredo e que as personagens ficam enrolando :( :(
    Curti seu ponto de vista, mudou um pouco minha visão da história.

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  13. Já diz o ditado para não julgar um livro pela capa. Quando vi os lançamentos e vi essa capa maravilhosa, já fiquei louca querendo ele, mas nem sabia sobre o que se tratava, Agora lendo a sua resenha, já não sei se quero tanto assim. Quem sabe se tiver uma boa promoção, mas se não, já não estou mais com tanta vontade de ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Oie Le =)

    Nossa eu estava com tantas expectativas em relação a esse livro =(
    Li várias resenhas que elogiavam bastante o livro e a sua foi um verdadeiro banho de água fria.
    Ainda pretendo ler ele, mas certamente vou com menos cede ao pote agora.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  15. Nossa Leandro, é a primeira resenha negativa que vejo desse livro!
    Realmente é muito chato quando criamos expectativas demais num livro, decepciona msm =/ Eu tbm se fosse lê-lo, apostaria na parte do romance. Tbm não gosto de personagem revoltado por nada kkk
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Leandro! Eu adoro a capa desse livro, achei linda mesmo, mas alguma coisa me fez com que eu não tivesse vontade de ler esse livro. Mesmo com todas as resenhas positivas desse livro, eu levei mais em consideração duas negativas que eu li e os leitores falavam justamente da mocinha, que ela foi exagerada muitas vezes. Enfim, eu vou ler, só não vou fazer dele minha prioridade hehe que pena que não foi uma boa leitura pra você! Boa sorte na próxima! parabéns pela resenha! beijos!
    http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, Leandro!
    Como sempre eu amo suas opiniões e todos seus pontos de vista.
    Quando sabia de seu lançamento fiquei em duvida, mas o livro não me agradou tanto, pelo menos a sinopse. A sua não a resenha que tem regular.
    Te entendo o ora gosta e ora não rs, já aconteceu diversas vezes comigo, mas foi na leitura de Quinn, aliás, romances de época fazem isso comigo...

    Beijos!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
  18. Olá, Leandro.
    Mar da Tranquilidade foi o livro que solicitei da editora, já que sou colunista no blog Livros de cabeceira. Confesso que fiquei meio triste com seu ponto de vista, minha expectativa para com este livro é tão grande, que sinceramente espero ter uma opinião totalmente contrária a sua. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Leandro querido é sempre bom saber sua opinião. Desde que li a sinopse imaginei esse drama e por isso adiei a leitura, mas agora sabendo que é muito drama para pouco motivo nem sei quando vou ler.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  20. Gostei bastante da história do livro, acho que o fato de não saber muito sobre ele e não ter expectativas sobre o livro me ajudou em certo ponto. Tiveram algumas partes que me incomodaram, mas nada o suficiente para estragar minha leitura.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Estou lendo este livro neste exato momento! Hehehe
    Já estou chegando ao final e minha opinião não está sendo muito diferente da sua. Criei muitas expectativas e o livro não está sendo tudo que eu pensei que seria :/

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi, Le! Ain, sério que você não curtiu (tanto)? Uma pena :/ Será minha próxima leitura, e eu sinceramente espero sentir o contrário que você. Não tenho grandes expectativas a respeito, mas espero ao menos me envolver com o enredo. Gostei de saber seu ponto de vista.

    Beijão <3

    ResponderExcluir
  23. Oi, Leandro.
    Já tinha encontrado esse livro para vender em muitas livrarias, mas não tinha ainda lido nenhuma resenha. Acho que acertei em não ler, porque não me chamou muito a atenção. A capa também não é bonita, sei lah, não me atraiu. Concordo contigo sobre o livro.

    beijos.
    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Apesar de tantas pessoas demonstrarem interesse em relação a esse livro, o mesmo não aconteceu comigo. O enredo nunca chamou a atenção e agora, com sua resenha (a primeira que vejo), dá para ter a certeza de que isso foi ótimo. rsrs O pior de tudo é passar toda a leitura esperando por algo incrível e isso não acontecer. :/ Isso também teria me irritado.

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir

Comente com moderação!