sábado, 8 de novembro de 2014

[RESENHA] Primavera Eterna - Paula Abreu

Eu adoro leituras caricatas. Imagine qual não foi minha surpresa ao iniciar a leitura deste livro e deparar-me com um pouco mais do que o esperado. Obviamente não se deve esperar uma leitura densa ou com grande carga emocional. Na verdade, a autora tenta fazer o leitor refletir sobre o peso das escolhas que faz, mas de uma maneira bem humorada, leve e amistosa.

Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580413236
Ano: 2014
Páginas: 128
Nota: (4,5/5)
Maia é uma jovem publicitária bem-sucedida. Tem um emprego estável, um namoro estável, uma vidinha estável. Até demais. Certo dia, tentando imaginar como seria sua vida no futuro, o casamento, os filhos, visualiza duas crianças loirinhas correndo... Loirinhas? Então ela se dá conta de onde vem aquela cor de cabelos: Diogo, o menino por quem se apaixonou à primeira vista aos 12 anos, numa cidadezinha do interior, onde costumava passar os fins de semana com a família. Acontece que ele se mudou para os Estados Unidos há mais de dez anos, e a essa altura da vida, já nem deve se lembrar mais dela.Mesmo assim, num impulso, Maia pede férias na agência, inventa uma viagem de trabalho como desculpa para o namorado e vai para Nova York, atrás do seu primeiro amor. Primavera Eterna é a história de uma jovem cheia de sonhos esquecidos, que ousa arriscar tudo o que tem e acaba encontrando a si mesma. 
Maia conhece Diogo quando são apenas crianças. Após pouco tempo tornam-se amigos. O que Maia não esperava era apaixonar-se. E para piorar a situação, ele vai aos EUA com os seus pais para morar por lá. Então, ela passa a enviar várias cartas apaixonadas para ele, mas nunca obtém respostas.

Anos passam-se, Maia segue em frente, quando adulta forma-se em Publicidade e torna-se uma grande profissional na área. Entretanto, seu maior sonho que era ser escritora foi deixado de lado.

Inesperadamente, ela decide ir aos EUA. De imediato, liga para Diogo e avisa que está indo à sua cidade a trabalho, mas gostaria de vê-lo.

Quer saber como essa história se desenrola? Bem, corre até a livraria mais próxima, compre-o, leia-o e surpreenda-se.

"A primeira palavra foi não. E não como em "Não posso". Simplesmente "Não!". Mas não havia mais como eu me enganar . Eu era um sistema de erros: um emprego estável pelo qual eu não era apaixonada, um namorado estável pelo qual eu não era apaixonada, uma vidinha estável pela qual eu não era apaixonada. O amor que eu acreditara morto havia tantos anos, ah, o danado tinha recebido adubo do tempo. O maldito adubo do tempo. E estava lá. Uma ferida que não tinha sarado. Um remorso que, no fundo, era saudade de mim mesma, de tudo o que eu não tinha sido." 
Pág.: 57

Eu realmente achei toda a ideia, da autora, interessante e esperta. De imediato, pode-se até esperar um romance fofinho e que fará suspirar, mas não é bem isso. Na verdade, o intuito da autora foi realmente outro. Ela busca fazer o leitor refletir sobre o peso das escolhas que o próprio faz. Como? Bem, através da protagonista, a Paula Abreu propõe ao leitor uma reflexão sobre o que, muitas vezes, não é feito em prol de si, mas do que acham melhor para você. E não é algo explorado de forma abrupta ou mal elaborado. Muito pelo contrário.

Maia é uma personagem adorável. Em dado momento da leitura, pensei: “Mas que mulher louca!” Porém, tal espanto devia-se ao fato de que não estava colocando-me no lugar dela. É bem mais prático e até mais viável fazer algo que querem. Mas e ao que EU realmente quero? E tal pergunta é o que move, praticamente, toda a história e mais ainda a protagonista que por sinal é muito humana, tornando-a palpável e proporcionando uma relação satisfatória ao leitor. (Neste caso, eu.)

Em suma, “Primavera Eterna” é um livro adorável, leve, curto e que merece ser lido. Proporcionou-me uma leitura rápida, mas que deixou sua marca. Não possui uma história arrebatadora ou incrível, mas convence e satisfaz. Foi um prazer conhecer a escrita da Paula Abreu e espero poder ler mais livros ficcionais escritos pela mesma.


RECOMENDO!


16 comentários:

  1. Oi Leandro.
    Desde que eu li a premissa desse livro, eu imaginei exatamente uma história assim, leve, e gostei de saber que ele é mais do que um simples romance.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  2. oie Lê
    amo esses livros assim curtinhos, bem diretos, mas que passam uma lição bacana, e ainda diverte. Confio no teu gosto, e é por isso que fiquei ansiosa agora para conhecer essa história.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  3. O que chama a atenção em primeiro lugar nesse livro é a capa. E pelo que pude perceber passa uma ideia errada do livro hehehe. Quero ler. Fiquei muito curiosa em relação a ele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. É ótimo né? Eu amei demais este livro por ser justamente isto que você citou na resenha: faz o leitor refletir sobre as escolhas. Foi justamente isto que me chamou a atenção. E é super descontraída a leitura. Eu adorei cada momento.

    Beijos,
    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  5. Estou curiosa com esse livro.
    O enredo é interessante a forma como os personagens foram construidos agrada bastante.
    Já está na minha listinha. Parece uma leitura agradável.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  6. Oii. Achei interessante a indicação. Não conhecia esse livro, e nem a autora, mas parece ser uma história agradável e fácil de ler. Gostei mesmo.

    beijos
    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lê!
    A premissa desse livro é muito curiosa, mas ainda não sinto "aqueeela" vontade de lê-lo, sabe? Mas creio que no futuro será uma leitura maravilhosa. Adorei saber o que você achou (como sempre) <3

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Oie Le =)

    A sua é a primeira resenha que leio desse livro, e gostei bastante da proposta da autora.
    Gosto desses livros que fazem a gente refletir sobre a nossa própria vida. Romances gracinhas são ótimos, mas um pouco de realidade é preciso também.
    Dica anotada! Espero poder ler ele em breve =)
    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Nossa tenho mt curiosidade em relação a esse livro, mas estava com o pé atras! Depois da sua resenha vou criar coragem e solicitar o livro!
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  10. Olá, Leandro.
    Já tinha visto esse livro entre os lançamentos do mês da Editora Arqueiro, mas também pensei que se tratava de uma história bem forçada, caricata, enfim... Fico feliz que tenha sido bem mais que isso, que de fato te surpreendeu. Confesso, o título, capa e sinopse não me chamam muita atenção, mas depois de sua opinião comecei a ver o livro de modo geral com outros olhos.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Eu li esse livro que, de tão curto, se assemelha a um conto e gostei mais ou menos. Acho que poderia ter sido (muito) melhor desenvolvido.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Gostei tanto do título
    interessante a história, leve e bem verdadeira
    "Saudade de mim mesma" sei bem o que é isso
    as vezes é bom sair da estabilidade e fazer umas loucuras por ai hehe
    beijo

    http://karinapinheiro.com.br/entre-chocolates-e-poemas/

    ResponderExcluir
  13. Oiii,

    Eu ainda não li o livro e é a primeira vez que vejo uma resenha sobre ele, não imaginava do que se tratava a obra, e gente amei!!
    Claro que já coloquei na lista. Gostei da forma como a autora tratou o tema, obrigada pela resenha!!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  14. Olá! Tenho visto resenhas sobre esse livro e estou apaixonado. Gostei do enredo e a capa me convidou também. Os questionamentos sobre o primeiro amor me instiga também, já que passo por um momento parecido. Parece uma leitura leve e divertida.

    Já estou querendo trazê-lo a minha estante.

    Bela resenha.

    Bjão,/ Abraço
    Diego França
    Blog Vida & Letras.

    - Iniciei um novo (autoral) lá no meu blog, intitulado 'Outono na rua Brookling', caso tenha interessa passa lá e dá uma conferida.

    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Fico feliz que vc tenha gostado desse livro, sei o quanto vc é exigente.
    Solicitei ele esse mês pela parceria com a arqueiro e estou ansiosa para ler. Mais um nacional de qualidade. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  16. Eu não tinha entendido muito o da leitura caricata lá no início. Poxa, essa capa e esse título remetem a um romance tranquilo. Penso em mil coisas.

    E eu fiquei sim com vontade de correr para saber o que ocorre. A sinopse que fizeste não me atrai tanto, mas teus comentários sobre se colocar no papel da personagem. Bom, o que eu quero?

    http://liliescreve.blogspot.com.br/2014/11/promocao-aniversario.html

    ResponderExcluir

Comente com moderação!