segunda-feira, 3 de novembro de 2014

[RESENHA] Garoto Encontra Garoto - David Levithan

Seria uma utopia sonhar em viver num mundo onde todos amem-se independente de cor, sexo, peso ou qualquer outro aspecto físico e pessoal? Bem, eu ainda tenho esperanças que sim. Na verdade, é partindo de tal devaneio que explicarei mais à frente a ideia deste livro tão caricato, lindo e cheio de amor. Levithan é um escritor que merece notoriedade sempre no cenário atual da literatura para jovens.

Editora: Galera Record
ISBN: 9788501047779
Ano: 2014
Páginas: 240
Nota: (5/5)
Nesta mais que uma comédia romântica, Paul estuda em uma escola nada convencional. Líderes de torcida andam de moto, a rainha do baile é uma quarterback drag-queen, e a aliança entre gays e héteros ajudou os garotos héteros a aprenderem a dançar. Paul conhece Noah, o cara dos seus sonhos, mas estraga tudo de forma espetacular. E agora precisa vencer alguns desafios antes de reconquistá-lo: ajudar seu melhor amigo a lidar com os pais ultrarreligiosos que desaprovam sua orientação sexual, lidar com o fato de a sua melhor amiga estar namorando o maior babaca da escola... E, enfim, acreditar no amor o bastante para recuperar Noah!
Paul conhece Noah em um show e de uma forma bem inusitada. Ambos sentem uma atração imediata e recíproca um pelo o outro. Aos poucos vão conhecendo-se e consequentemente vai surgindo um sentimento pungente e forte entre ambos.

Porém, Paul “pisa na bola”. E obviamente, reconquistar a confiança de uma pessoa não é uma tarefa fácil. E para que isso aconteça, ele precisará da ajuda de pessoas amigas e verdadeiras, mas acima de tudo, precisará ser paciente e mostrar seus sinceros sentimentos para com Noah.

"Vi homens andando de mãos dadas na rua em uma cidade grande e li sobre mulheres se casando em um estado não muito longe do meu. Encontrei um garoto que talvez eu ame e não fugi. Acredito que posso ser quem eu quiser ser. Todas essas coisas me dão força."
Pág.: 188

Não pense que esta é uma simples história ou um simples romance. De forma superficial e aparente, parece ser um simples romance gay qualquer. No entanto, tratando-se de David Levithan nada é superficial e nem muito menos simplório. O autor consegue, de forma implícita, passar os seus ideais, anseios e ainda constrói personagens memoráveis sem soar forçado.  Os protagonistas são memoráveis, adoráveis e mais que isso, são palpáveis. É possível colocar-se no lugar de cada um e compreendê-los — mesmo que a história apenas seja narrada sob o ponto de vista de Paul.

O romance é bem teen. De início, por já esperar isso, acreditava que não possuiria nenhum aspecto relevante para comentar sobre. Entretanto, estava enganado. Há inúmeras pessoas preconceituosas mundo afora e ao parar para observar tal fato, é possível chegar à conclusão de que não tem sentido algum, tamanha violência praticada contra o grupo LGBT. Relacionamentos são e devem ser considerados como algo pessoal. A vida do outro não interessa a ninguém que não seja a ele mesmo. E tratar sobre um relacionamento gay com a naturalidade esperada foi algo bastante notório que aconteceu neste livro. O autor trata tudo de forma tão tangível, sensível, amável e verdadeira que foi impossível não viver, de fato, o relacionamento entre Noah e Paul. Não existe absolutamente nada imoral, repulsivo ou digno de desprezo a ser julgado quando trata-se de relacionamentos homoafetivos. E o Levithan deixa isso bem explícito em sua história. Cabe, de fato, a cada pessoa respeitar e aceitar o outro enquanto ser humano. Apenas isso.

Aqui, neste livro, a rainha do baile da escola é um quaterback, e a líder de torcida, na verdade, é um rapaz. O autor adora brincar com as facetas de suas personagens, onde cada uma possui uma particularidade. É bem interessante acompanhar os acontecimentos desta história tão caricata e também reflexiva, pois alguns assuntos sérios e atuais são abordados de forma mais leve, mas que ainda assim, fizeram-me pensar sobre a realidade de muitos jovens que são vítimas por não terem a liberdade de ser quem são.

“Garoto Encontra Garoto” poderia ser considerado mais um romancezinho qualquer ou passar despercebido, mas felizmente, ele consegue deixar sua marca na vida de cada leitor que saiba apreciá-lo. É um livro lindo, encantador e que merece ser lido por toda e qualquer pessoa livre de preconceitos e que saiba valorizar o amor, acima de tudo.

Para concluir, apenas digo-lhe o seguinte: leia-o. Com uma narrativa simples e também profunda quando se faz necessário, Levithan criou uma história caricata, apaixonante e cheia de amor. Os protagonistas são encantadores e conseguiram fazer-me torcer por eles. Eis aqui mais uma leitura válida e que recomendo abertamente.


RECOMENDO!


21 comentários:

  1. Cara sua resenha conseguiu tirar todas minhas dúvidas relacionadas a "ler ou não ler" este livro. Já coloquei ele na wishlist e acho que será uma leitura diferente, já que ainda não li nada com essa temática.
    (Só Orange is the new black, mas é outro tipo de homossexualismo).

    www.booksever.blogspot.comConcorra a 16 livros no SORTEIO DE NATAL.

    ResponderExcluir
  2. Oi Le! Desde que li Todo Dia eu virei fã do autor, ele tem um texto muito sensível, sabe mexer com o leitor sem soar dramático ou apelativo, o que me deixou mais curiosa foi este lado caricato, deve ser divertido, ao mesmo tempo que nos leva a refletir sobre assuntos mais sérios.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oi Leandro!
    Nunca li nada do David Levithan, mas leio tantos elogios a respeito da escrita dele (e todo mundo elogia Todo Dia) que é impossível não ter vontade de ler algo do autor.
    Esse livro me chamou atenção por conta da temática. Eu nunca li um livro com um romance gay e acho que vou amar! <3 Ele parece ser fofo, sensível e livros assim sempre conseguem me conquistar.
    Sua resenha ficou uma graça e, assim que vi que deu 5 estrelas, já comecei a ler animada. Espero ler em breve.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  4. Oi, Leandro! Tudo bom?
    Finalmente vou ler uma resenha sobre esse livro, estou super ansiosa porque finamente vou ter uma opinião sobre a história e se vale a pena ou não ir atrás. Gostei de ler que o sentimento foi recíproco, e que principalmente existem pessoas que estão a favor do que pode florescer entre os dois.
    O autor de fato conseguiu criar algo único não é? Fazer com que o leitor sinta na pele o que cada protagonista passa e sente, e ainda por cima trata-se de algo forte e nada cansativo o que adorei. Aprecio muito o fato do autor ter escolhido o tema para escrever é algo que sempre vai gerar preconceito, mas tenho certeza que temos ai uma história que pode mudar a visão de muitos e espero que isso aconteça. Linda sua resenha e principalmente sua opinião, parabéns e lá vou eu comprar o livro!

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Esse livro já está na minha lista de desejados.
    Conheci a escrita de David Levithan com Will & Will e, posso dizer que fui fisgada por sua escrita.
    Esse livro parece ser muito profundo, fiquei mais curiosa com a sua resenha.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  6. Oiee, tudo bem?

    To doida pra ler esse livro. Já li outros titulos do David Levithan e gostei muito da escrita do autor. Gosto do fato dele abordar a temática homossexual sem que isso seja um problema.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  7. O titulo me lembrou de um livro do enrique coimbra. E também trata de relacionamento entre pessoas do mesmo sexo. Fico imaginando se tem algo de diferente. Aliás, parece bem adolescente. Acho que eu leria (se pudesse, porque o dinheiro tá curto). - @ Emilie

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro a capa desse livro! Eu tenho uns livros do Levithan, mas acho que até hoje só li um. :)
    Beijos
    Iris
    literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ótima postagem, sou mega curiosa em relação a esse livro, pretendo ler logo.

    Blog http://cantinhodacarolll.blogspot.com.br/

    Página https://www.facebook.com/pages/Luxuoso-Estilo/175631289312048

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    não conhecia o livro e não li nenhum do autor.
    Mas adorei a premissa do livro.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oii,

    Ouço maravilhas sobre o autor, mas não tive a oportunidade de ler ainda. Não li nada relacionado ao tema, mas eu gostei do seu ponto de vista, também sonho com um mundo onde as pessoas pararão de julgar as demais por suas escolhas pessoais.
    Esse livro não estava na minha meta, mas com a resenha acabei de adicionar na lista <3

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  12. Só li um livro do autor, Todo Dia e é exatamente essa a mensagem que ela passa com o livro. Que bom seria se deixássemos de amar a nós mesmos acima de tudo e amar um pouco o próximo. Vou querer ler sim. Ainda bem que li sua resenha, pois estava achando que era apenas só mais um romance.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Nahim que fofo! Li sua resenha e fiquei suspirando corações por aqui. rsrs Sério...nunca li um livro do autor, mas me interessei muito por esse. Gosto quando o livro surpreendi de alguma maneira.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  14. Oi leandro, o que eu gosto neste livro é realmente a questão da barreira que se quebra do preconceito. Claro que lá fora isso não existe, mas aqui ainda sim. E isso é maravilhoso. Livros assim deveriam existir aos montes e sei que ainda vão haver várias. Sou super a favor. Gostei da sua resenha e assim que tiver a oportunidade vou ler ele.

    Greice

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  15. O livro parece ser bacana, o autor muito me agrada e sempre estive curiosa para conhecer a história do livro. Estou esperando que minhas pendências com a Galera Acabem para eu solicitar.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Só leio elogios quanto ao Levithan e tô doida pra ler algo dele. Comecei a ler Invisível, mas não pude continuar a leitura.rs Que bom que esse livro dele não é superficial e mais um romance gay qualquer.

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Leandro

    Todos os leitores são só elogios aos livros do Levithan e apesar de ter Todo Dia na estante ainda não me senti empolgada para ler.
    Parece ser realmente uma história interessante e é legal ver que o autor fala de forma tão sincera e sensível sobre o amor, quebrando a barreira do preconceito.

    Abraços
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  18. Amigo que resenha maravilhosa, vc me esclareceu sobre o enredo do livro e ainda me deixou curiosa. Parabéns pela leitura e pela resenha. Valeu demais pela dica.
    Com certeza o preconceito é como um vírus que se espalha de forma assustadora. Graças a Deus sempre tive a mente aberta e não tenho problemas com o assunto. Estou feliz pq aos poucos as pessoas estão pensando mais sobre o assunto é quem sabe um dia as coisas serão mais naturais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oie Lê =)

    Ainda não li nada do autor, e confesso que tenho um pouco de receio pois sempre fico com o pé atrás quando vejo um autor o livro muito elogiado. Sou chata mesmo rs...
    Infelizmente ainda vivemos em uma sociedade muito preconceituosa, e de verdade as vezes isso me assusta muito.
    Não sei quando vou me render e finalmente ler algo do David, mas espero que quando isso aconteça eu me encante assim como você.
    Linda resenha! Parabéns <3

    Beijos e bom final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  20. Olá

    Eu acho o Levithan sempre muito bom naquilo que se propõe, pra mim é um dos melhores autores de YA. Gosto sempre dos temas que utiliza e também de sua forma de conduzir as narrativas. Concordo contigo, ele cria sempre bons personagens. Estou bem curioso com esse livro, embora a história caricata possa soar tediosa, não sei, só lendo pra descobrir.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  21. EI Leandro,

    Legal como tivemos impressões parecidas com esse livro. Também achei genial a história criada pelo Levithan. Paul e Noah são fofos. Torci muito para que o Tony superasse o drama que vivia e quando ele enfrentou os pais, oh céus, que lindo aquilo. Darlene é uma figuraça, despensa comentário. Passei raiva com a Joni. Como é que pode virar as coisas para os melhores amigos daquela forma? Enfim, achei lindo e digno. E quero muito ler outros livros do autor. Ótima resenha.

    Abraços,

    http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente com moderação!