domingo, 7 de dezembro de 2014

[RESENHA] Fake - Felipe Barenco

Por sorte, a literatura nacional vem ganhando destaque merecido com o passar dos anos e graças ao apoio de muitos blogueiros literários. Particularmente, é sempre uma grande surpresa quando leio livros tão bons quanto os best-sellers publicados ano após ano aqui, em terras brasileiras e que fazem um sucesso absurdo. Sobre esse tipo de sucesso, eu desejo imensamente ao autor Felipe Barenco e ao seu livro de estreia, Fake. Motivo? Você saberá mais à frente.

Editora: UMÔ
ISBN: 9788568148006
Ano: 2014
Páginas: 264
Nota: (5/5)
Téo está prestes a completar vinte anos e acabou de passar para o curso de Direito. Não bastasse a euforia em começar a faculdade, ele se apaixona por Davi, um garoto que chegou ao Rio de Janeiro para ser ator. O livro fala sobre a descoberta da sexualidade e do amor, numa fase da vida em que não sabemos se somos jovens ou adultos. É o romance de estreia de Felipe Barenco.
Aos 19 anos, Téo vive de forma aparentemente comum. Foi aprovado no curso de Direito da UERJ, e isso, por si só, deixou toda a família, amigos e parentes em polvorosa. O que todos não sabem, é que ele é gay e isso o faz viver sua vida de forma muito limitada, pois o que mais teme é ser rejeitado por sua família. Ele nunca namorou e seu melhor amigo, Tiago, vive sempre implicando com ele por tal realidade.

Inesperadamente, Téo conhece Davi e sua vida muda completamente. Algo muito intenso passa a acontecer entre eles e pela primeira vez, Téo passa a compreender e sentir o que é o amor. De início, o relacionamento entre eles é algo lindo, por vezes fofo, mas bastante palpável e realista, até porque a história em si não foge de tal aspecto. Porém, desentendimentos e desconfianças passam a surgir no relacionamento e um acontecimento na vida de Davi, muda completamente a vida de ambos.

Não quis entrar em detalhes a respeito da história porque tenho plena certeza que soltaria algum spoiler e eu realmente detesto quando isso acontece.

“Antes de nascer, Deus me perguntou: ‘Téo, você quer ser platônico ou daltônico? ’. Eu respondi rápido, me achando muito esperto: ‘Daltônico não, não quero ver o mundo em preto e branco’. Então, Ele se vingou de mim: ‘Vai, Téo, siga platônico. E esteja fadado a enxergar cor onde simplesmente não existe’.”

Eu realmente preciso ler mais livros do Felipe. Sim, preciso. É incrível como ele soube desenvolver seu livro de estreia de maneira tão inteligente e satisfatória. Digo isso porque é impossível você iniciar Fake e não reconhecer o talento do autor exposto na sua escrita simples e precisa. Além de possuir uma história bem estruturada, possui também personagens palpáveis e muito memoráveis, onde é possível se identificar com algum deles em muitos momentos.

O protagonista, Téo, é tão humano e amável que eu o compreendi o tempo todo. Não sei ao certo se o intuito do autor era fazer com que o leitor (neste caso, eu) se identificasse com o Téo, mas quero deixar bem claro que isto aconteceu durante boa parte do livro. Obviamente eu não tomaria certas atitudes em determinados momentos, mas pude compreendê-lo o tempo todo ainda assim. Ele possui qualidades, defeitos, falhas, acertos, tudo que um ser humano qualquer possui. E justamente tais características o tornaram especial perante tantos protagonistas comuns e desagradáveis que tenho conhecido ultimamente em minhas leituras diárias.

Cada personagem foi muito bem desenvolvida e inserida na história, sem soar forçada. Destaco, além do protagonista, o Tiago. Eu tenho um amigo super (isso foi assustador, confesso) parecido com ele. Ele trouxe toda a carga leve, despretensiosa e humorada da história.

Há temas rotineiros, mas ainda polêmicos, que são abordados na trama. Destaco a Aids, até porque uma série de acontecimentos surgem após uma personagem revelar que possui soro positivo. Sem esquecer que tal assunto deu movimentação à história e foi muito bem desenvolvido.

Concluindo, Fake é muito bom! Muito mesmo. Pude ter uma das melhores leituras do ano (quase no finalzinho do ano) e isso deixou-me imensamente grato e satisfeito por saber, acima de tudo, que é um livro nacional. Dispa-se de preconceitos e se jogue na leitura. Tenho certeza que irá curtir e ainda ficará com um sorriso bobo no rosto após virar a última página.


RECOMENDO!

18 comentários:

  1. Nossa Leandro, você é o culpado por me deixar curiosíssimo para ler Fake, nossa que resenha estimulante, sério mesmo! Acabei de procurar o livro para comprar, mas me parece que só tem no site disponibilizado pelo autor, mas eu preciso ler esse livro, acho importantíssimo valorizarmos os nossos autores, a minha preferida é a Clarissa Corrêa, temos autores excelentes, precisamos acordar para isso!! Mais enfim, obrigado pela ótima indicação, mal vejo a hora de conseguir ter esse livro em mãos.

    Abraços!!

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Nossa, que interessante haha acho mt legal temas assim que hj em dia, graças a nós, estão sendo mais abordados e discutidos e por fim, aceitados.
    Sua resenha ficou ótima e fiquei extremamente curiosa pelo livro, espero ler em breve e gostar bastante, curtir tanto quanto vocês.
    Muito legal a recomendação.

    Beijão
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/12/caixa-de-correio-19-especial-meu.html

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha, Leandro, me deixou com muita vontade de ler o livro. É o primeiro livro nacional que eu vejo sobre o tema, se tem mais algum, me fugiu da memória agora. Gostei bastante da temática do livro e a dica já está anotada. Ótima resenha e dica!
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiii. Que perfeita essa resenha. meus parabéns =D
    Estou adorando esses novos autores que estão abordando o tema dessa forma tão simples e tão natural quanto deveria ser. Fiquei morrendo de vontade de ler esse livro =D
    Beijoos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oooi,

    Sempre com resenhas incríveis!
    Já li uma resenha sobre esse livro e a sua só aumentou a minha vontade de ler . Gostei do tema abordado, é polemico, mas de uma forma bem trabalhada. Acho que isso é o que mais conta. Nunca li nada parecido, mas como se tornou uma leitura favorita de 2014, eu vou dar uma chante sim!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Leandro!
    Sua resenha me conquistou completamente!
    Fiquei interessada nessa história. Muito bom ler uma obra nacional bem escrita, bastante estruturada e com personagens bem desenvolvidos
    Agora estou curiosíssima para ler Fake, que por sinal, já está na minha lista de desejados.
    Beijos

    >>Tem promoção de Natal e Final de Ano lá no blog. São livros, marcadores e vale presente. Não fique fora dessa!<<
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  7. Oi, Leandro! Tudo bem?
    Fiquei super empolgada para conferir o livro, eu não o conhecia, mas depois de uma resenha dessas é impossível não ficar minimamente curiosa! Melhor ainda é saber que é nacional, é ótimo encontrar livros incríveis oriundos dos autores do nosso país. Sobre a história, eu ainda não li nenhum livro que envolve a homossexualidade na sua trama e acredito que esse pode ser um bom começo, sinto falta de tramas que não só fujam dos "padrões", como também criam situações na quais possam promover igualdade, seja de gênero, raça, orientação sexual e por aí vai. Adorei a resenha e espero curtir o livro tanto quanto você! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. É tão bom quando nos identificamos assim com um livro. Já aconteceu comigo. Eu já conhecia o livro e já tinha me interessado por ele. Assim que der vou ler. Quem bom que o autor aborda temas como aids que voltou a crescer o numero de portadores e isso é um alerta para os jovens.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oie Le
    não conhecia o livro, mas só por ser sua melhor leitura do ano já quero ler. Suas resenhas sempre me influenciam kkkkkk
    Parece um livro bem profundo. Quero ler
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  10. Uma das melhores leituras? Legaaaal. Eu definitivamente não me importo se o livro é nacional ou internacional, nós temos é que embarcar na leitura, independentemente disto. Mas fico muito feliz pelo destaque que nossa literatura está tomando, isso é muito legal. Fiquei muito curiosa, ainda mais depois de comentários tão positivos.

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Gostei de saber que você gostou do livro, eu ainda não tinha ouvido falar dele e depois de ler a sua resenha, fiquei curiosa para saber mais sobre o livro. Quero ler ;)

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  12. Já, comprei, já comprei, já comprei e estou apenas esperando chegar lol V-I-V-A
    Cada resenha que leio me deixa ainda mais animado.

    Abraços
    http://garotodelinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oie Le =)

    Você conseguiu transmitir todos os seus sentimentos em relação a leitura desse livro, através da sua resenha.
    Fiquei bastante curiosa para saber quais foram os acontecimentos que mudaram a vida dos protagonista.
    Esse é um livro que com certeza se tiver uma oportunidade vou ler ele.
    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  14. Olá! Ótima resenha! Deixou uma certa curiosidade no ar que dá uma vontade imensa de ler o livro!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Parece ser muito bom mesmo.
    Adorei o trecho do daltônico e platônico. Poesia verdadeira pura.
    Amei mesmo.
    Parece ser muito interessante
    beijo querido

    http://karinapinheiro.com.br/coisas-da-vida/

    ResponderExcluir
  16. Ahhh Léo, não conhecia nem o livro, nem o autor, mas a trama parece ser mesmo muito boa, eu fico tão feliz quando vejo os autores nacionais se destacando, porque tem tanta gente boa aqui no nosso país.
    Bj
    Amanda Nery
    leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá Leandro tudo bem?

    Fiquei conhecendo esse livro aqui no seu blog, vejo que gostou mesmo da história, muito bom saber que os autores nacionais estão cada vez mais ganhado seu merecido espaço....parabéns pela sua resenha....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Leandro fico tão feliz quando percebo que vc gostou de uma leitura, você literalmente vibra. Não conhecia esse livro nem o autor e foi positivo saber um pouco sobre o enredo do mesmo. Bom saber que a literatura nacional também está te conquistando.
    Beijos e valeu pela dica!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir

Comente com moderação!