segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

[RESENHA] O Diário Secreto de Lizzie Bennet - Bernie Su e Kate Rorick

Ainda pergunto-me se há algum ser humano que nunca tenha ouvido falar no clássico “Orgulho e Preconceito” ou na autora Jane Austen. Existe, claro!  No entanto, são bem poucos. Eu, particularmente, amo o clássico e amo a escritora também. Quando soube do lançamento deste livro, fiquei bastante animado e curioso para saber como ficou esta releitura atual do clássico. Mesmo após concluir a leitura um pouco decepcionado, deixo bem claro que, de modo geral, foi satisfatória.

Editora: Verus
ISBN: 9788576863410
Ano: 2014
Páginas: 364
Nota: (3,5/5)
Uma adaptação moderna de Orgulho e Preconceito, baseada na série The Lizzie Bennet Diaries.Lizzie Bennet é uma jovem estudante de comunicação que resolve fazer um vlog como projeto para a faculdade, postando vídeos em que reflete sobre sua vida e a de suas irmãs. Quando dois amigos ricos e charmosos chegam à cidade, as coisas começam a ficar mais interessantes para as irmãs Bennet - e para os seguidores de Lizzie na internet.De repente, Lizzie - que sempre se considerou uma garota bastante normal - se torna uma figura pública. Mas nem tudo acontece diante das câmeras. E, felizmente para nós, ela escreve um diário secreto...
Como projeto para a pós-graduação, Lizzie decide criar um vlog onde fala sobre sua vida. E ao abrir um canal no Youtube, ela não esperava que o mesmo fosse receber um número incrível de visualizações. Rapidamente o vídeo-blog cresce e ela passa a receber muitos comentários e sugestões sobre sua vida, principalmente depois da chegada de dois jovens ricos, bonitos e solteiros na cidade.

Sua mãe, conhecida como senhora Bennet, vive buscando a todo custo um bom partido (lê-se um homem bom, bonito, rico e gostoso) para suas filhas. Então, ao saber da chegada dos tais jovens, não mede esforços para fisgá-los para suas filhas.

“Mas dias como o de hoje levam à reflexão. Especialmente dias com essa data.Então eu deveria estar refletindo. Mas o problema é que eu deveria estar refletindo sobre coisas mais substanciais. Sobre a situação do mundo, os sacrifícios que fazemos pelos nossos privilégios e a esperança de paz. Em vez disso, estou pensando em meninos.Muito iluminada, Lizzie.”
Pág.: 159 

Bem, eu acreditava que iria amar “O Diário Secreto de Lizzie Bennet”. O clássico no qual este livro se inspirou abertamente sempre terá um lugar especial no meu coração e na minha estante. Porém, o grande problema desta releitura moderna é a forma como foi desenvolvida. Toda a escrita e o enredo em si são muito teen (muito mesmo). A protagonista é uma universitária e por vezes agiu como se fosse uma adolescente de quinze anos. E ao fazer, inevitavelmente, uma comparação com a verdadeira Lizzie, pude sentir uma incompatibilidade gritante. Obviamente compreendo que as histórias se passam em épocas distintas, mas a personagem da Austen é muito madura, integra e à frente da sua época; é uma personagem memorável mesmo. A Lizzie atual não conseguiu, ao menos, passar a sensação de maturidade com as suas atitudes.

Eu considero o Sr. Darcy um protagonista memorável, completamente inesquecível. E aqui, nesta releitura, senti uma incompreensão para com ele. Sabe quando uma personagem não convence e você não consegue envolver-se com ela? Se sim, foi exatamente assim que me senti. Uma pena, infelizmente, porque adoro romances e esperava sentir um carisma muito grande pelos protagonistas desta história.

O bom aspecto deste livro é que possui capítulos curtos e por possuir uma escrita simples e jovial, a leitura flui de forma natural e rápida, sem grandes esforços. Logo, de maneira alguma, posso considerá-lo uma leitura cansativa.

Em suma, é um bom livro, mas que apresenta ressalvas relevantes. Proporcionou-me uma leitura leve, despreocupada, sem grandes acontecimentos, mas que serviu para relaxar-me. É bem perceptível que eu esperava mais da leitura, mas não deixo de recomendar aos leitores amantes de romances teen, romances em si, e acima de tudo, aos amantes das obras da Austen e do grande clássico “Orgulho e Preconceito”


RECOMENDO!


7 comentários:

  1. Acabei de ler uma resenha desse livo e a blogueira nunca tinha nem lido, nem visto o filme , então existe sim essas pessoa hehe. Eu amo o filme e gosto do livro, então não sei se para mim seria decepcionante. Pretendo ler e tirar as minhas conclusões, mas gostei de saber sua opinião sobre ele. Assim já leio sem maiores expectativas.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi, Leandro! Tudo bem? Que pena que o livro não funcionou tanto com você :/
    Eu assistia a webserie com essa releitura e amava, imagino que se esse formato me agradou, com o livro não será diferente. “O Diário Secreto de Lizzie Bennet” está no topo da minha lista de desejados é difícil não ter expectativas com relação a ele, mas qualquer coisa baseada nas obras da Jane Austen merece minha atenção e esse livro é uma delas, independente se ele for realmente bom ou não. Espero que a leitura funciona um pouco mais comigo, de qualquer forma, curti a sinceridade na sua resenha! Bjs (:
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Leandro,

    Esse é um livro que com certeza vou querer ler, fiquei super curioso e apesar da leitura não ser aquilo tudo que você espera, acho que vou gostar bastante....boa dica...abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie Le =)

    Esse é um dos meus problemas com os livros "New Adults", os protagonistas que se comportam de forma infantil demais. É tão irritante!
    Achei a premissa desse livro interessante, porém não sei se conseguiria levar a leitura até o fim por conta dos pontos negativos que você citou.
    Uma pena a leitura não ter fluido como você imaginou, infelizmente as vezes acontece.

    Beijos e um Feliz Natal!
    ;***

    Ariane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  5. Oiii, tudo bem??? Eu tinha muita vontade de ler esse livro, mas depois da sua resenha, fiquei receosa. Eu não li o livro clássico, mas tenho vontade. E esse eu tbm tinha curiosidade. Apesar de gostar de livros com essa pegada teen, muitas vezes me irrito com eles :(
    Abraços
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. ooi,

    Eu sou uma das que não leram Orgulho e Preconceito. Tenho um certo problema com livros mais antigos, mas conheço o enredo e tenho até curiosidade, o problema é que se pegar para ler agora, será uma leitura arrastada e não proveitosa...
    Eu adoro sua sinceridade na resenha. Uma pena que a autora não soube trabalhar bem os assuntos, e que ficou faltando algo para te prender. Tenho problemas também com livros muito teen, acho que tô ficando velha e chata HAHAHAH


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. Já li tantas resenhas positivas sobre Orgulho e preconceito que ele será lido esse ano com certeza. Mas ainda não sei sobre suas releituras, depois decido. Gostei de saber sua opinião sobre esse, que pena que ele não te agradou.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Comente com moderação!